collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: O que é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?  (Lida 9062 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
O que é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« em: 16 de Janeiro de 2014, 17:11 »
Venho aqui partilhar um vídeo acerca de "Virtual Breadboard" VBB . Escreverei aqui mais notícias sobre VBB e o que VBB oferece à Comunidade Arduino e compatíveis:

« Última modificação: 25 de Janeiro de 2014, 09:14 por Tayeb »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: O que´é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #1 em: 16 de Janeiro de 2014, 21:18 »
É de lamentar estas aplicações, além dos poucos componentes que se manuseiam quem usa o arduino, ainda fazem breadboards virtuais, para quê, é como brincar com legos através do pc porque na realidade já não o conseguem fazem fisicamente?!

Agora tudo leva arduinos o que considero um monstro com um micro menosprezado em que se trabalha sem o conhecer minimamente.

O que é o virtual breadboard? peguem mas é nos componentes e façam experiências, são baratos e foram feitos para se queimarem.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: O que´é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #2 em: 16 de Janeiro de 2014, 22:01 »
É de lamentar estas aplicações, além dos poucos componentes que se manuseiam quem usa o arduino, ainda fazem breadboards virtuais, para quê, é como brincar com legos através do pc porque na realidade já não o conseguem fazem fisicamente?!

Agora tudo leva arduinos o que considero um monstro com um micro menosprezado em que se trabalha sem o conhecer minimamente.

O que é o virtual breadboard? peguem mas é nos componentes e façam experiências, são baratos e foram feitos para se queimarem.

 Conheço pessoas que nem tentam iniciar-se nestas coisas porque tem receio de gastar dinheiro no material
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: O que´é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #3 em: 16 de Janeiro de 2014, 22:03 »
Realmente eu prefiro montar e por vezes ver fumo :D
ahahahah

Aliás voces bem me deram na cabeça por ter feito um projecto sem sequer ter um esquema ahahaah

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: O que´é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #4 em: 16 de Janeiro de 2014, 22:43 »
Eu acho piada a esses projectos... Como o LuísR.A. disse, há pessoas que não querem gastar dinheiro inicialmente, ou tem medo de estragar cenas, e esse tipo de programas pode servir um bocado para perder o medo.
Eu por exemplo há 2 anos atras comecei a usar o fritzing para fazer umas screenshots com as coisas nas pcb's, depois comecei a desenhar umas pcb's tb meio na brincadeira, hoje já fim um monte delas e já passei para outros programas... Mas o facto é que se não tivesse sido pelo fritzing hoje era bem capaz de ainda n saber desenhar PCB's de todo.
E com o arduino tive uma experiencia parecida. Queria fazer um projecto, vi uns sketches e como já sabia programar em C/C++ vi que conseguia fazer o que queria em poucos minutos... Sim tem coisas irritantes, alguns bugs e tal... Mas sempre vai dando uma ajuda ao pessoal que quer começar aos poucos nestas andanças.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: O que´é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #5 em: 18 de Janeiro de 2014, 08:15 »
Gostei do que li tarquino  ;)

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: O que´é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #6 em: 25 de Janeiro de 2014, 09:04 »
A simulação é para testarmos as ideias antes de as implementarmos. Valha-me Deus se se lançassem foguetes para o Espaço sem se simular!

O conhecimento desenvolveu-se tanto que hoje podemos testar "o que seria se..." e outras situações com poderosíssimas ferramentas chamadas "simuladores".

Também quando se ensina, ou estamos a aprender pode ser muito importante simular antes de montar fisicamente o nosso circuito. É pedagógico ensinar com simuladores. Depois de testar as ideias é claro que se montam os circuitos. Tendo na minha vida profissional feito muitos circuitos,  apavora-me ver por exemplo circuitos de alimentação mal desenhados. Concerteza que os projetistas que desenharam o circuito devem ter feito o mesmo sem tomar em consideração muitas regras do jogo nem terão simulado.

Um dos processos mais populares nos Departamentos de Desenvolvimento e Pesquisa é testar em simuladores os extremos, como por exemplo pior cenário e temperatura.

Nada melhor do que no fim montar fisicamente e testar. O processo "hands-on" de mexer com "as mãos" é crucial. Estou a frequentar um curso online de ARM Cortex no edX em que logo no início os professores que estão ministrar o curso Drs Ramesh e Valvano da Universidade de Texas, encorajam a aquisição do kit Stellaris Launchpad com ARM Cortex-M4 e os componentes adicionais incluindo uma placa. breadboard, porque "hands-on" é crucial como eles dizem num dos primeiros  vídeos, embora começarão com teoria, cálculo e simulação.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2014, 09:18 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: O que´é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #7 em: 25 de Janeiro de 2014, 09:28 »
É de lamentar estas aplicações, além dos poucos componentes que se manuseiam quem usa o arduino, ainda fazem breadboards virtuais, para quê, é como brincar com legos através do pc porque na realidade já não o conseguem fazem fisicamente?!

Agora tudo leva arduinos o que considero um monstro com um micro menosprezado em que se trabalha sem o conhecer minimamente.

O que é o virtual breadboard? peguem mas é nos componentes e façam experiências, são baratos e foram feitos para se queimarem.

Se me permite como já expliquei a simulação é feita para se testar. Ter medo não é má coisa. Faz bem ter medo.

A popularidade do Arduino deve-se ao enorme número de "shields" disponíveis e porque o projeto é inteiramente código aberto todos podem participar e contribuir. Tenho pena que o projeto Arduino se transformou em lucro por si só, e neste contexto acuso os autores iniciais que aparentam agora se virar para o lucro como objetivo.

Não se deve pegar só nos componentes e montar. No mínimo devem ser feitos alguns cálculos e tomar certas precauções. Por exemplo uma regra básica é que existe um limite de corrente que uma porta pode fornecer. Se não, porta queimada!


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: O que é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #8 em: 25 de Janeiro de 2014, 12:06 »
Se calhar dei uma resposta não muito feliz.

Gosto de fazer ensaios em breadboard antes de seguir para a prática, coisas que não sei  se resultam ou que precisam de ser calibradas faço 1º a simulação com programas específicos antes de seguir para a breadboard, normalmente multisim.

Medo é uma coisa que não se tem e aprende-se com os erros, não deve haver receio em tentar.

Ora quem faz as montagens neste simulador de breadboard não deve ter grandes conhecimentos para usar sequer portas lógicas ou limites de corrente, já vi muitas vezes esquemas com o fritzing em que nem leva resistências de limitação do led.
É muito bonito ver imagens em 3D de uma breadboard com os componentes...

Continuo a aproveitar placas de aparelhos que estão no lixo, tiro os componentes e aproveito para fazer experiências, o máximo que já me aconteceu foi queimar umas resistências, transistors ou ics... e ainda bem que os queimei (sem danos humanos)
Quando tenho algo concreto a fazer é que uso componentes novos.

Existe muita matemática, hardware, dados técnicos e teoria por assim dizer; para brincar sem preocupações pode pegar num simulador de breadboard mas se quer fazer algo a sério não recomendaria por nada o seu uso.
Agora quem quer sair do arduino, por favor, escolham um bom simulador.

Não tenho nada contra si @Tayeb, já fiz inúmeras compras à Aliatron e fiquei satisfeito, por isso estou a dizer o meu ponto de vista em relação ao que apresenta aqui, até agora nunca o vi ajudar ninguém, apresentar projectos feitos por si, apenas publicidade de produtos que aparecem no mercado com vídeos ou imagens, nem tudo são negócios e aprecio os entusiastas de electrónica sem receios.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: O que é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #9 em: 25 de Janeiro de 2014, 12:50 »
Se calhar dei uma resposta não muito feliz.

Gosto de fazer ensaios em breadboard antes de seguir para a prática, coisas que não sei  se resultam ou que precisam de ser calibradas faço 1º a simulação com programas específicos antes de seguir para a breadboard, normalmente multisim.

Medo é uma coisa que não se tem e aprende-se com os erros, não deve haver receio em tentar.

Ora quem faz as montagens neste simulador de breadboard não deve ter grandes conhecimentos para usar sequer portas lógicas ou limites de corrente, já vi muitas vezes esquemas com o fritzing em que nem leva resistências de limitação do led.
É muito bonito ver imagens em 3D de uma breadboard com os componentes...

Continuo a aproveitar placas de aparelhos que estão no lixo, tiro os componentes e aproveito para fazer experiências, o máximo que já me aconteceu foi queimar umas resistências, transistors ou ics... e ainda bem que os queimei (sem danos humanos)
Quando tenho algo concreto a fazer é que uso componentes novos.

Existe muita matemática, hardware, dados técnicos e teoria por assim dizer; para brincar sem preocupações pode pegar num simulador de breadboard mas se quer fazer algo a sério não recomendaria por nada o seu uso.
Agora quem quer sair do arduino, por favor, escolham um bom simulador.

Não tenho nada contra si @Tayeb, já fiz inúmeras compras à Aliatron e fiquei satisfeito, por isso estou a dizer o meu ponto de vista em relação ao que apresenta aqui, até agora nunca o vi ajudar ninguém, apresentar projectos feitos por si, apenas publicidade de produtos que aparecem no mercado com vídeos ou imagens, nem tudo são negócios e aprecio os entusiastas de electrónica sem receios.

Obrigado pela sua honesta resposta. Não levo nada como algo pessoal. É preciso ter vocação e tempo para ajudar. Ajudo sim. Aqui ajudo pouco porque sem menosprezar alguns dos valiosos membros, infelizmente confrontei muitas vezes situações desagradáveis de membros com pouco conhecimento mas que não têm humildade de que o Conhecimento é património da Humanidade. Já administrei fóruns e sei que as pessoas quando teclam por vezes pensam que são detentoras de toda a verdade.

Eu e creio eu que o Administrador deste espaço não vemos nenhum mal em publicitar produtos e soluções. Muitas vezes creio eu que não se deve perder tempo a reinventar a roda, se ela já existe.

Partilho trabalhos no meu blogue que podem interessar. Na lista de visitantes Portugal está em terceiro lugar depois de Estados Unidos e India. Escolhi escrever em inglês para ter uma audiência maior. Se não conhece, o link direto é:

http://redacacia.me

Vai notar que muitas das publicações no blogue não se relacionam aos produtos que a minha empresa comercializa, que estas publicações foram referidas em minhas intervenções aqui.

Quero agradecê-lo por dizer que as compras que fez na Aliatron foram de sua saitsfação. O meu objetivo principal com a Aliatron que nasceu há mais de 15 anos foi o de trazer para Portugal novos produtos e soluções. Neste contexto garanto-lhe que Portugal está numa posição invejável em comparação com muitos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento.

Já agora deve-lhe interessar saber que o software Multisim foi trazido para Portugal por mim quando ainda era Electronics Workbench.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: O que é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #10 em: 25 de Janeiro de 2014, 12:52 »
Para mim não vejo utilidade nenhuma,  nessas virtual Breadboard.

Eu prefiro usar simulador mais a sério como o  proteus(se usar atmega) ou multisim, depois passo para uma breadboard real.  Depois se tudo funcionar é que passo para as pcbs.

As vezes do simulador para o real as coisas  falham. Não há nada que andar com um multimetro na beardboard para ver as coisas como deve ser.





Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: O que é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #11 em: 25 de Janeiro de 2014, 13:30 »
Para mim não vejo utilidade nenhuma,  nessas virtual Breadboard.

Eu prefiro usar simulador mais a sério como o  proteus(se usar atmega) ou multisim, depois passo para uma breadboard real.  Depois se tudo funcionar é que passo para as pcbs.

As vezes do simulador para o real as coisas  falham. Não há nada que andar com um multimetro na beardboard para ver as coisas como deve ser.

Depende dos seus objetivos. A simulação em breadboard pode ser sofisticada e no caso de VBB exportada para PCB. Em tempo útil apresentarei aqui ICE Shield que permite depuração e experimentar em hardware real.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: O que é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #12 em: 25 de Janeiro de 2014, 14:28 »
Desconhecia a sua página, até podia colocar na assinatura para conhecimento do pessoal,
gostei do que vi, afinal ainda faz umas coisas interessantes e bem descriminadas (ao contrário do meu),
sim, o tempo não dá para tudo, e o que vou fazendo é mais pelo gosto que tenho desde novo.

Minha ideia sobre a Aliatron é que tem coisas boas e outras "caras", sei que tem a sua razão e a Bungard tem produtos excelentes como as pcbs foto-sensíveis e químicos, já as brocas... embora já tenha comprado 2 conjuntos de 10, acho caras, mesmo sendo de tunsténio não são muito diferentes a 50 que comprei saindo a 1€ cada (supostamente do mesmo material, acho eu) a 1/5 do preço.

Quanto ao Multisim, conheço-o desde o Electronics Workbench, ainda com programas separados digital e analógico, adorei aquilo, só não gosto muito do Ultiboard e continuo a usar o Eagle para fazer layouts mas isso são gostos.

Os fóruns têm destas coisas, até se pode falar normalmente e do outro lado entenderem como provocação ou humilhação, por isso é preciso ter moderação de como se escreve. Não foi essa de longe a minha intenção, só quis deixar o meu ponto de vista e reconheço que fui um pouco rude.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: O que é "Virtual Breadboard" VBB (Breadboard Virtual)?
« Responder #13 em: 25 de Janeiro de 2014, 14:48 »
Desconhecia a sua página, até podia colocar na assinatura para conhecimento do pessoal,
gostei do que vi, afinal ainda faz umas coisas interessantes e bem descriminadas (ao contrário do meu),
sim, o tempo não dá para tudo, e o que vou fazendo é mais pelo gosto que tenho desde novo.

Minha ideia sobre a Aliatron é que tem coisas boas e outras "caras", sei que tem a sua razão e a Bungard tem produtos excelentes como as pcbs foto-sensíveis e químicos, já as brocas... embora já tenha comprado 2 conjuntos de 10, acho caras, mesmo sendo de tunsténio não são muito diferentes a 50 que comprei saindo a 1€ cada (supostamente do mesmo material, acho eu) a 1/5 do preço.

Quanto ao Multisim, conheço-o desde o Electronics Workbench, ainda com programas separados digital e analógico, adorei aquilo, só não gosto muito do Ultiboard e continuo a usar o Eagle para fazer layouts mas isso são gostos.

Os fóruns têm destas coisas, até se pode falar normalmente e do outro lado entenderem como provocação ou humilhação, por isso é preciso ter moderação de como se escreve. Não foi essa de longe a minha intenção, só quis deixar o meu ponto de vista e reconheço que fui um pouco rude.

A minha assinatura mostra o link para o blogue.

As brocas que comercializamos diferenciam-se com a argola limitadora da altura. Adequada a máquinas de CNC. Tenho em conta o IVA os nossos preços são 3 vezes mais caros do que ao preço que adquiriu. O stock permanente é que encarece os preços. O dinheiro está caro. Além de tudo isso, o mercado português ainda nâo atingiu a maturidade suficiente de os consumidores adquiriem os produtos no país. As empresas vendem menos, pagam menos impostos e por sua vez não empregam trabalhadores. É um ciclo vicioso. Felizmente há muitos portugueses que preferem adquirir em Portugal. Já aprenderam com a vida.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2014, 14:52 por Tayeb »