collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?  (Lida 12803 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?
« em: 02 de Janeiro de 2013, 04:58 »
Boa noite e já agora bom ano, visto que este é o meu 1º post de 2013 ;)

Ando aqui com uns dilemas em relaçao aos meus proximos projectos e gostaria de saber se alguem me pode esclarecer umas dúvidas...

Na minha lista de projectos futuros estão alguns envolvendo LED's/displays de LED's RGB.
Sei que há displays de anodo comum (que requerem um chip de source driver) e de cátodo comum (que requerem um chip de sink driver) para ligar 1 linha de cada vez e fazer  o varrimento . Já passei umas boas horas a pesquisar (mesmo muitas lojas online com )diferentes displays e chips, mais ou menos com os seguintes resultados:

Parece-me ser BASTANTE mais fácil e barato achar displays de anodo comum do que de cátodo comum.
Para usar displays de anodo comum, dava-me jeito então ter chips de source drivers. Já nos chips, a coisa parece funcionar ao contrário... Foi mesmo muito mais fácil e mais barato achar sink drivers do que source drivers.

Visto que vou fazer vários projectos diferentes mas que vão andar à volta do mesmo, gostava de esclarecer umas questões:

No início das minhas pesquisas, li algures que havia vantagem (do ponto de vista eléctrico) em usar um dos métodos em vez do outro. Infelizmente li isso meio de passagem, e já n faco ideia onde foi, ou quais eram as vantagens. Do meu ponto de vista, é tudo bastante simétrico, não vejo nenhuma vantagem electrica num tipo ou noutro. Existe realmente alguma vantagem eléctrica num dos métodos?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?
« Responder #1 em: 02 de Janeiro de 2013, 15:21 »
referes-te a displays 7 segmentos ou referes-te a matrizes de leds?

nos displays de 7 segmentos, ha os de anodo comum e cátodo comum..o mais habitual é pedirem de CC, mas os de anódo comum, podem ser mais baratos devido à pouca procura, mas a nivel de projecto electrico, nao vejo ou n sei que vantagens tem mais usar os de CC ou de AC... (eu na minha webloja vendo ambos ao mm preço).

Qto às matrizes de leds, serem de anodo comum ou de cátodo comum, acho um disparate dizer k sao de AC ou CC porque a configuraçao em matriz implica smp ter um anodo comum e um cátodo comum!... ou seja, quer sejam de AC ou CC, pramim sao todos iguais!.. (se nao estou em erro na minha ideia!..)

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?
« Responder #2 em: 02 de Janeiro de 2013, 16:12 »
Boas.

Estou a falar de matrizes de leds RGB 8x8.

Em relação aos anodo/cátodo comum, só faz sentido considerar isto para matrizes com mais de uma cor. Ok é verdade o que dizes que em matriz vais ter sempre anodos e cátodos comuns.
Se forem monocromáticas tens todos os anodos ligados em linhas e os cátodos em colunas (ou ao contrário), e é tudo perfeitamente simetrico (tens 8 linhas e 8 colunas). Sendo assim podes fazer o varrimento tanto por linhas como por colunas. Mas quando tens mais de uma cor (por ex rgb) tens 8 linhas e 24 colunas, tipicamente interessa-te fazer uma multiplexagem nas colunas e depois ligar uma linha de cada vez, por isso aqui já vai interessar se o ponto comum dos leds é o anodo ou o cátodo. O normal é teres tipo 3 shift registers para as 24 colunas, em que por cada pino de cada shift register passa apenas corrente para 1 cor de cada led, aqui não há stress porque é pouca energia. Mas depois a nivel das linhas, a corrente de todos os leds dessa linha vai parar a um ponto comum (24 leds a 10mA cada já dá 240mA, o que já frita mtos chips :)
Pelo que eu vi, chips mais genéricos tipo os arduinos ou os shift registers podem funcionar tanto como source ou como sink de corrente, mas com 50mA max por pino. Para correntes mais fortes os chips que tenho visto já costumam ser próprios para fornecer ou receber corrente. E pronto aqui há dois caminhos possíveis e já depende de serem anodo ou cátodo comum.

A G7 foi das primeiras lojas que vi, tens lá este:
http://www.g7electronica.net/pt/diversos/118-matriz-de-led-s-8x8-bicolor-.html
que bate certo com o que eu disse, é do tipo mais comum. Tem 8 linhas de anodos e 16 linhas de cátodos, ou seja, anodo comum.
Infelizmente n tens matrizes RGB, por isso tenho de ir à concorrência :P

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?
« Responder #3 em: 02 de Janeiro de 2013, 16:22 »
certo, sendo bi-colores ou rgb ja existe entao CC ou AC.. (bem, qto às vantagens e ou desvantagens, acho k é melhor pesquisar isso ou entao alguem quem esteja habituado ou sabia da coisa que se prenuncie!

A G7 foi das primeiras lojas que vi, tens lá este:
http://www.g7electronica.net/pt/diversos/118-matriz-de-led-s-8x8-bicolor-.html
que bate certo com o que eu disse, é do tipo mais comum. Tem 8 linhas de anodos e 16 linhas de cátodos, ou seja, anodo comum.
Infelizmente n tens matrizes RGB, por isso tenho de ir à concorrência :P
ja encomendei as de rgb, mas ainda n me chegaram às maos essas malucas!  8)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?
« Responder #4 em: 02 de Janeiro de 2013, 20:49 »
Maior parte de controladores/drivers de leds capazes de pwm e corrente constante, são low side(para cátodos comuns), isto porque é muito mais facil ligar e desligar a ligação á massa, do que a voltagem de alimentação porque assim o chip é mais agnóstico á voltagem máxima.
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?
« Responder #5 em: 02 de Janeiro de 2013, 22:51 »
Hummm... Quando dizes que é mais fácil ligar e desligar a ligação á massa, estás a falar em relação ao funcionamento interno do chip certo?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?
« Responder #6 em: 02 de Janeiro de 2013, 23:32 »
E mesmo externamente, se usares mosfets na tensão de alimentação positiva, terás de ter um driver(a solução simples é usar um transistor a puxar á massa e uma resistencia de pullup, mas podes ter de usar um driver com charge-pump/boost dc-dc com diodo e condensador e nesse caso tens de ter sempre pwm, se não o condensador descarrega, não tens voltagem suficiente na gate e ele desliga).
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?
« Responder #7 em: 03 de Janeiro de 2013, 00:21 »
Ok pelo que dizes então seria melhor utilizar cátodo comum...
Mas sendo assim, fazes idéia porque é que a maioria das matrizes RGB que há por aí são anodo comum? Por exemplo acabei de procurar "rgb led matrix 8x8" no ebay e obtenho 47 resultados... Todos eles de ânodo comum. E noutros sites é parecido...
A minha idéia à partida era realmente usar cátodo comum, não propriamente por ver alguma vantagem, mais por estar mais habituado a pensar nos circuitos nessa configuração. Por isso é que me está a fazer um bocado de confusão que a maioria dos displays que encontro sejam de anodo comum. :s

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?
« Responder #8 em: 03 de Janeiro de 2013, 02:46 »
O senso queria dizer ánodo comum.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?
« Responder #9 em: 03 de Janeiro de 2013, 03:57 »
Errmmmm agora perdi-me... Estás a falar de que frase? Não me pareceu ver nada trocado...
O senso queria dizer ánodo comum.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?
« Responder #10 em: 03 de Janeiro de 2013, 10:27 »
Maior parte de controladores/drivers de leds capazes de pwm e corrente constante, são low side(para cátodos comuns), isto porque é muito mais facil ligar e desligar a ligação á massa, do que a voltagem de alimentação porque assim o chip é mais agnóstico á voltagem máxima.

É "para ánodos comuns". O ánodo é o comum e os cátodos são independentes, para poderem ser levados à massa independentemente.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, 10:30 por Njay »

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Displays de LED's com anodo comum ou cátodo comum?
« Responder #11 em: 04 de Janeiro de 2013, 13:59 »
eu andem para arranjar um display de 7 segmentos e decidi escolher um de anodo comum porque podiam pedir demasiada corrente dos pins do processador (imaginado que usa-se os i/o directamente) e que teria de usar um transistor. por isso decidi usar os de anodo comum
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/