collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dois receptores ir remote em um arduino???  (Lida 16473 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Donvan

  • Visitante
Dois receptores ir remote em um arduino???
« em: 11 de Julho de 2012, 17:50 »
Olá pessoal!

Já me fartei de pesquizar e não encontrei nada...

Alguém sabe como programar o arduino com a libreria IRREMOTE, para 2 receptores ir remote?

tenho um sensor na sala e outro no quarto, tenho cada sensor ligado a uma porta do arduino (ex: ir1- porta 2, ir2- porta 5.)

não estou a conseguir programar para receber os sinais no arduino, só consigo para um ou para outro.

se não houver solução programando, pensei em juntar os dois OUT's dos ir's com um diodo em cada out, para o sinal não passar de um para o outro e assim chegar os dois sinais á mesma porta. no caso de chegar dois sinais ao mesmo tempo, isso nao me preocupa muito, porque não creo que os vaia a usar ao mesmo tempo, ou estou na sala ou no quarto.

alguem sabe algo?

obrigado e Deus te abençõe!

Donvan

  • Visitante
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #1 em: 13 de Julho de 2012, 12:48 »
ainda sem mexer mais nisto por falta de tempo, lembrei-me de copiar a libreria irremote e editar-le alguns nomes.

tipo irremote2, recvpin2, etc, editado dentro da libreria.

deve funcionar, mais logo vou experimentar.

Donvan

  • Visitante
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #2 em: 13 de Julho de 2012, 17:26 »
Depois de mudar varios nomes, e funcionar bem a boblioteca editada, se juntar as duas, dá-me esse erro que não consegui resolver, alguem sabe como resolver?


IRremote2\IRremote2.cpp.o: In function `__vector_9':
C:\Users\7\Documents\Downloads\Arduino\arduino-1.0.1\libraries\IRremote2/IRremote2.cpp:264: multiple definition of `__vector_9'
IRremote\IRremote.cpp.o:C:\Users\7\Documents\Downloads\Arduino\arduino-1.0.1\libraries\IRremote/IRremote.cpp:264: first defined here

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #3 em: 13 de Julho de 2012, 17:46 »
Esse erro é dado porque essa biblioteca usa uma interrupção, e como cada cópia da biblitoeca está a definir a mesma interrupção com código diferente dá esse erro.
Avr fanboy

Donvan

  • Visitante
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #4 em: 13 de Julho de 2012, 17:49 »
consegui este codigo que nem usa bibliotecas nem nada e parece funcionar bem, vou testar melhor...

http://pscmpf.blogspot.pt/2010/01/arduino-and-ir-receiver.html

Donvan

  • Visitante
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #5 em: 13 de Julho de 2012, 19:33 »
Esse erro é dado porque essa biblioteca usa uma interrupção, e como cada cópia da biblitoeca está a definir a mesma interrupção com código diferente dá esse erro.

obrigado pela resposta!

e não há maneira de contornar esse erro?

o codigo que encontrei funciona para os dois ir's, no entanto tem um delay de 100ms que é uma eternidade para o meu projecto, devido a uns shift's 4051...

vou jantar, até logo e obrigado

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #6 em: 13 de Julho de 2012, 20:45 »
Depende de que chip estas a usar, mas podes sempre modificar a biblioteca para usar um outro interrupt... Claro que tens que investigar bem, porque vou assumir que essa biblioteca depende do timer para contar os pulsein ,mas se usares uma Mega 2560, os os timers 3,4 e 5 sao de 16 bits tb, tal como o timer 1 que deve ser a que essa biblioteca usa.
Da talvez uma vista de olhos aqui... E estuda bem os codigos, ja que eles permitem-te fazer seja o que for, desde que os compreendas bem primeiro...E uma questao de os alterares depois ao teu gosto e necessidade !
Epah nao pus o link pois nao ?!?lol
« Última modificação: 13 de Julho de 2012, 23:57 por iyahdub »
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #7 em: 13 de Julho de 2012, 22:07 »
Podes remover os delays do código que encontraste sem causar qualquer problema.
Avr fanboy

Donvan

  • Visitante
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #8 em: 13 de Julho de 2012, 23:40 »
Podes remover os delays do código que encontraste sem causar qualquer problema.

Ao remover o delay, os codigos recebidos pelo IR tornam-se incertos...vou ir testando até ter o que preciso.

Obrigado

Donvan

  • Visitante
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #9 em: 13 de Julho de 2012, 23:44 »
Depende de que chip estas a usar, mas podes sempre modificar a biblioteca para usar um outro interrupt... Claro que tens que investigar bem, porque vou assumir que essa biblioteca depende do timer para contar os pulsein ,mas se usares uma Mega 2560, os os timers 3,4 e 5 sao de 16 bits tb, tal como o timer 1 que deve ser a que essa biblioteca usa.
Da talvez uma vista de olhos aqui... E estuda bem os codigos, ja que eles permitem-te fazer seja o que for, desde que os compreendas bem primeiro...E uma questao de os alterares depois ao teu gosto e necessidade !

Uso um arduino Uno, tenho 3 register's 595 e 2 mux/demux 4051...

se me poderes dar uma ideia de usar outro interrupt em das bibliotecas! senão tenho que passar horas a investigar sobre isso...

Obrigado

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #10 em: 14 de Julho de 2012, 00:00 »
http://www.ladyada.net/learn/sensors/ir.html
Este e o link que nao coloquei da ultima vez...
Se queres entao manda-me a bliblioteca para dar uma vista de olhos...
O senso e melhor que eu nesse aspecto , mas nao me importo de ver se o consigo fazer... Mas aviso-te ja que nao tenho aqui as minhas cenas, por isso so amanha ou isso e que posso experimentar com o meu sensor ( aqui so tenho os PICS).
Ja agora que arduino estas a usar ?!? Eu so tenho o UNO e o MEGA 2560.. Pelo menos com um desses posso ao menos certificar-me que trabalhe...

PS- ele tem razao senso...sem os delays, tb tive problemas com o meu, na altura

PS2- Existe outro codigo na net que nao encontro, ja que era bem completo, e ate de dava um array em C pronto a usar, do comando /botao que estivesses a usar...
Em relacao aos sensoores, disseste que os tens ligados ao mesmo arduino... Os cabos estao muito longe ?!? Eles podem estar a perder o sinal se sim , ou a criar data nao fiavel devido ao barulho criado !!
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, 00:03 por iyahdub »
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #11 em: 14 de Julho de 2012, 00:06 »
Ahhh esper, estas a usar 595's e um 4051 ?!?
Isso e melhor pores esquematica tb...
Eu posso tentar ajudar-te a ver se consigo implementar, mas atencao que ainda nao vi sequer a biblioteca... Nao espero que seja facil ja que  pulseIn faz parte da implementacao do arduino...mas nao aleija em ver ( apesar de nao me cheirar ser facil lol~)
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Donvan

  • Visitante
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #12 em: 14 de Julho de 2012, 00:09 »
http://www.ladyada.net/learn/sensors/ir.html
Este e o link que nao coloquei da ultima vez...
Se queres entao manda-me a bliblioteca para dar uma vista de olhos...
O senso e melhor que eu nesse aspecto , mas nao me importo de ver se o consigo fazer... Mas aviso-te ja que nao tenho aqui as minhas cenas, por isso so amanha ou isso e que posso experimentar com o meu sensor ( aqui so tenho os PICS).
Ja agora que arduino estas a usar ?!? Eu so tenho o UNO e o MEGA 2560.. Pelo menos com um desses posso ao menos certificar-me que trabalhe...

PS- ele tem razao senso...sem os delays, tb tive problemas com o meu, na altura

PS2- Existe outro codigo na net que nao encontro, ja que era bem completo, e ate de dava um array em C pronto a usar, do comando /botao que estivesses a usar...
Em relacao aos sensoores, disseste que os tens ligados ao mesmo arduino... Os cabos estao muito longe ?!? Eles podem estar a perder o sinal se sim , ou a criar data nao fiavel devido ao barulho criado !!

o arduino é o UNO. a biblioteca é a IRremote(estava a tentar duas IRremote, editando os nomes de uma para não entrar em conflito...só falta mesmo o interrupt)

quanto ao PS2, funcionam bem os sensores, mesmo com o codigo do delay. mas o delay faz com que deixe de funcionar um led displayx4 que tenho ligado a um demux4051, que precisa de microseconds...

Donvan

  • Visitante
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #13 em: 14 de Julho de 2012, 00:13 »
Ahhh esper, estas a usar 595's e um 4051 ?!?
Isso e melhor pores esquematica tb...
Eu posso tentar ajudar-te a ver se consigo implementar, mas atencao que ainda nao vi sequer a biblioteca... Nao espero que seja facil ja que  pulseIn faz parte da implementacao do arduino...mas nao aleija em ver ( apesar de nao me cheirar ser facil lol~)

preferia usar as duas bibliotecas IRremote editadas(uma), do que o codigo com delay. já que funciona melhor a IRremote...
Quanto a configuração do material, etc. coloco amanhã, que agora tenho de sair.
Muito obrigado pelo interesse e pela ajuda!!!

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Dois receptores ir remote em um arduino???
« Responder #14 em: 14 de Julho de 2012, 00:42 »
Em relacao ao delay, o que o senso se calhar quis dizer- e nos nao percebemos na altura- foi usares os mesmos microsegindos para fazeres a contagem do tempo necessario para esperar ate fazer a leitura em vez do delay.
Para usares duas bibliotecas terias que ter criado uma nova funcao para chamar, parece-me( sem ter lido ainda a biblioteca claro), dai nao ter resultado...So vendo
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!