collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: PIC-alimentação  (Lida 7814 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

1091286

  • Visitante
PIC-alimentação
« em: 13 de Julho de 2012, 00:04 »
Boa noite.
Estou a começar a programar PIC's, programei a com o clássico blink apenas para testar o pickit e o hardware pois nunca trabalhei apenas com um micro sem ser numa placa de desenvolvimento. O que acontece é que quando tenho a PIC alimentada por USB funciona tudo ok, mas quando alimento com um transformador que comprei nos chineses ela só funciona quando toco no dissipador do regulador de tensão, criando assim uma ligação à massa. Reparei que com o transformador do portatil a PIC não apresenta problemas. É normal o que me está a acontecer? Como devo fazer uma alimentação correta de uma PIC?
Cumprimentos.
« Última modificação: 13 de Julho de 2012, 00:24 por 1091286 »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PIC-alimentação
« Responder #1 em: 13 de Julho de 2012, 00:25 »
Terás os fios do transformador bem ligados, ou não anda ai um fio solto?
Não tens esquema/foto do que estás a montar?
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: PIC-alimentação
« Responder #2 em: 13 de Julho de 2012, 04:42 »
Boas, eu nunca toquei em PIC mas vou dar a minha ideia do que possa estar a acontecer, se com o USB ele funciona, e com esse transformador se é do chinês não,  pode ser dai mesmo, pois esses transformadores não são bem certos nas voltagens, digo isto porque também tenho um ou outro desse e para teres uma ideia 12V eu media e ele dava 17~22V em carga baixa bastante mas ainda assim nunca ia aos 12V fica nos 15V ou um pouco mais, e nesse caso esta a dar 5V e ele pode estar a dar 7 ou 8V ou ate mais, tente com algum transformador estabilizado a ver se acontece o mesmo. Apesar de estar a usar o regulador digo eu que isso possa acontecer, digo eu.... E claro como disse eu não percebo muito disto e posso estar a dizer uma barbaridade ;)

Abraço.

Edit: como o senso fiz, pode ser um fio solto ou mau contacto, se poder postar fotos era melhor ou um esquema.
« Última modificação: 13 de Julho de 2012, 05:04 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

1091286

  • Visitante
Re: PIC-alimentação
« Responder #3 em: 13 de Julho de 2012, 09:34 »
 Obrigado LoneWolf pela resposta. Eu confirmei as tensões à saída do 7805 com um voltimetro e tá tudo impecavel, alias, tenho um led para servir de luz de ON e ele acende. Caso complicado xD

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: PIC-alimentação
« Responder #4 em: 13 de Julho de 2012, 13:46 »
Boas, pois lá esta heheheh pouco ainda percebo, podia ser algo parecido porque o ditos transformadores tem tanta variação que podia estar a fazer o regulador se "passar". E realmente é complicado e esquisito, já agora pode fazer o que o senso diz? Pode ser mais fácil ajudar é que mais uns bons pares de olhos pode ajudar ;) ou melhor ajuda sempre hehehe é que nos as vezes estamos fartos de olhar para "aquilo" e o problema pode estar bem a nossa frente e nem o estarmos a ver ;) ui isso acontece-me muitas vezes  ;D

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

1091286

  • Visitante
Re: PIC-alimentação
« Responder #5 em: 13 de Julho de 2012, 13:51 »
Quando chegar a casa tiro foto mas é a coisa mais simples que pode haver. Se tivesse fios mal ligados a PIC também não ia funcionar com o transformador do portatil, mas com esse ela funciona bem. Obrigado pela ajuda!

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: PIC-alimentação
« Responder #6 em: 13 de Julho de 2012, 14:11 »
A alimentação do PIC deverá ser igual a qualquer outro...

Já agora, não programaste em modo "debugging", pois não? Esse só funciona quando ligado e a correr com o pickit.

Tal como já te disseram, isso será fios mais ligados. Verificaste os 5V na saída do 7805, então e verificaste a tensão directamente nos pinos VDD e VSS do PIC?


Cumps
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: PIC-alimentação
« Responder #7 em: 13 de Julho de 2012, 14:21 »
Boa noite.
Estou a começar a programar PIC's, programei a com o clássico blink apenas para testar o pickit e o hardware pois nunca trabalhei apenas com um micro sem ser numa placa de desenvolvimento. O que acontece é que quando tenho a PIC alimentada por USB funciona tudo ok, mas quando alimento com um transformador que comprei nos chineses ela só funciona quando toco no dissipador do regulador de tensão, criando assim uma ligação à massa. Reparei que com o transformador do portatil a PIC não apresenta problemas. É normal o que me está a acontecer? Como devo fazer uma alimentação correta de uma PIC?
Cumprimentos.


Pode nem ser da alimentação, embora se manifeste por aí.
Cheira-me a configurações de I/Os ou lixo no pino de MCLR (Reset).

# Todos os pinos que não usares, vais colocá-los como SAÍDA
# Verifica se o pino MCLR tem os 5V e se tem um condensador lá ligado. Pode até ter a resistência de pull-up ou o condensador com a soldadura estalada.

Mais pormenores só mesmo com foto e análise detalhada do problema depois destas despistagens.


BTW: PIC é um microcontrolador, logo é do género masculino -> o PIC

1091286

  • Visitante
Re: PIC-alimentação
« Responder #8 em: 13 de Julho de 2012, 14:48 »
O modo de debug serve para quê?(desculpa a ignorancia) Eu sei que é tipo a simulação mas em hardware. De qualquer maneira não tá compilado nesse modo. Não verifiquei aos pinos do PIC, escapou me! Como disse, quando chegar a casa tiro foto. Obrigado.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: PIC-alimentação
« Responder #9 em: 13 de Julho de 2012, 14:51 »
O modo de debug serve para quê?(desculpa a ignorancia) Eu sei que é tipo a simulação mas em hardware. De qualquer maneira não tá compilado nesse modo. Não verifiquei aos pinos do PIC, escapou me! Como disse, quando chegar a casa tiro foto. Obrigado.



O modo de Debug serve para correr o código passe-a-passo, dentor do Micro.
É óptimo para despistar problemas.

É preciso é que o PIC suporte o modo directamente. Alguns de gamas mais baixas necessitam de um módulo externo apropriado.

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: PIC-alimentação
« Responder #10 em: 13 de Julho de 2012, 14:52 »
No modo debug, podes correr o código e ver em determinados breakpoints o que se está passando...

Mas o melhor mesmo é medires a tensão nos pinos de alimentação, colocar uma foto boa e ainda mostrar o código que estás usando.
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

1091286

  • Visitante
Re: PIC-alimentação
« Responder #11 em: 13 de Julho de 2012, 14:54 »
Asena, o MCLR tá a 5v de certeza. Mas se fosse um desses problemas com a alteraçao da alimentação (entre os dois transformadores) o problema não se deveria manter?
Estou a seguir este tutorial: http://www.pic18f.com/18f4550-c-tutorial/2009/11/16/tutorial-4-hello-world-program-in-c/

E então com o modo debug no mplab pode condicionar o funcionamento da PIC? Desculpem as perguntas mas ainda estou a aprender.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: PIC-alimentação
« Responder #12 em: 13 de Julho de 2012, 14:58 »
Boas, ora esta ai o homem dos PIC's hehehehehe ( sem ofensa asena ;)  ) pois falto dizer essa, e condensador tem? Também não sei se isso usa cristal e aquelas coisas todas como o atmel.

Abraços.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: PIC-alimentação
« Responder #13 em: 13 de Julho de 2012, 14:59 »
Asena, o MCLR tá a 5v de certeza. Mas se fosse um desses problemas com a alteraçao da alimentação (entre os dois transformadores) o problema não se deveria manter?
Estou a seguir este tutorial: http://www.pic18f.com/18f4550-c-tutorial/2009/11/16/tutorial-4-hello-world-program-in-c/

E então com o modo debug no mplab pode condicionar o funcionamento da PIC? Desculpem as perguntas mas ainda estou a aprender.


Quando queres usar o PIC sózinho, deves compilar em RELEASE.
Se o quiseres usar para fazer Debug passo-a-passo do código, então deverá ser no modo DEBUG.

Esse exemplo que estás a usar, tem o código muito incompleto. Muito mesmo.
Executa as sugestões que dei noutro post, e testa. Não te vou dar o peixe, prefiro dar-te a cana.