collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por almamater
[Ontem às 17:34]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Duvidas gerais.  (Lida 41590 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #75 em: 27 de Setembro de 2013, 23:12 »
ok, e quanto a corrente, tenho de por resistências para a baixar um pouco ou os motores podem funcionar com 1,3A?
na informação nos dois motores que vou usar para fazer ponte H está : Current: 0.20A (no load), 1.25A (Max)

e no outro motor está: No load current: 0.07A
Load current: 0.35A

como devo fazer num caso e outro?
« Última modificação: 27 de Setembro de 2013, 23:17 por cyberTron »
Cumprimentos,
Jaime

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Duvidas gerais.
« Responder #76 em: 27 de Setembro de 2013, 23:27 »
O que tá com a ventoínha vai ter uma carga constante, portanto vai drenar uma corrente constante. Para usares os díodos que indiquei essa corrente tem que ser abaixo aí de uns 150mA. Ou então uma resistência, já que a carga é constante; não tou a ver agora a ver bem como calculá-la mas teria certamente que ser de dissipação acima das normais de 1/4W.

Quanto aos outros não faço ideia, depende de como vão ser usados, e se a ponte tem limitação de corrente. Cabe-te a ti garantir que a corrente neles não ultrapassam os limites indicados, ou tendo limitação de corrente ou pela própria natureza da aplicação.

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #77 em: 28 de Setembro de 2013, 12:24 »
O que tá com a ventoínha vai ter uma carga constante, portanto vai drenar uma corrente constante. Para usares os díodos que indiquei essa corrente tem que ser abaixo aí de uns 150mA. Ou então uma resistência, já que a carga é constante; não tou a ver agora a ver bem como calculá-la mas teria certamente que ser de dissipação acima das normais de 1/4W.

Quanto aos outros não faço ideia, depende de como vão ser usados, e se a ponte tem limitação de corrente. Cabe-te a ti garantir que a corrente neles não ultrapassam os limites indicados, ou tendo limitação de corrente ou pela própria natureza da aplicação.

então tenho de por uma resistencia antes dos diodos de modo a que a corrente não passe os 150mA certo?ja agora, nestes casos devo ter em conta o sentido convencional ou o sentido real da corrente?
Cumprimentos,
Jaime

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Duvidas gerais.
« Responder #78 em: 28 de Setembro de 2013, 15:30 »
Se é para meter uma resistência não deves precisar dos díodos.

Em electrónica lidamos sempre com o sentido convencional da corrente, é esse que é indicado em todos os símbolos.

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #79 em: 28 de Setembro de 2013, 17:42 »
então, uma resistência pode reduzir a corrente e a tensão?
Cumprimentos,
Jaime

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvidas gerais.
« Responder #80 em: 28 de Setembro de 2013, 18:48 »
Não, está tudo ligado, por uma coisa chamada Lei de Ohm.
R = U/I.

Mas se o motor suportar a voltagem, é só ligar e siga, só consome a corrente que precisa.
Avr fanboy

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #81 em: 28 de Setembro de 2013, 19:56 »
obrigado, agora é que vai, não sabia essa parte do "o motor só consome a corrente que precisa" sendo assim é só por um/s iodo/s e está feito.

obrigado a todos!
Cumprimentos,
Jaime

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #82 em: 30 de Setembro de 2013, 20:38 »
Então a solução simples é isso, mete 2 a 4 diodos 1N4001/7 em série com o positivo do motor até a tensão se aproximar mais de 4V. Eles são capazes de aquecer um bocado, depende da corrente que o motor vai consumir nessas condições. Deixa as patas mais compridas; se fores montar num PCB deixa-os afastados do PCB, pelo menos 1.5 ou 2 cm. Desde que não fiquem a escaldar não deve haver stress (se conseguires aperta-los entre os dedos sem te escaldares durante o tempo que fôr preciso). Podes metê-los no caminho do fluxo de ar.

Boa noite, tive a falar com um professor meu para esclarecer umas duvidas e ele aconselhou-me também a por uns diodos, ele disse-me que não tinha de me preocupar com os diodos porque eles dó vão usar a corrente que necessitam, é verdade? e ele também disse que devia ser diodos zener (pelo menos acho que foi isso que ele disse) pode ser um qualquer ou tem mesmo de ser diodo zener?
Cumprimentos,
Jaime

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.199
Re: Duvidas gerais.
« Responder #83 em: 30 de Setembro de 2013, 20:59 »
Em cada díodo vais ter uma queda de 0.7V aproximadamente, não vão limitar a corrente apenas vão aquecer um pouco.
Quanto a usar zeners desaconselho, são apenas para gerar uma tensão de referência e não para potencias grandes, simplesmente não dissipam bem o calor e o mais normal é queimarem-se.

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #84 em: 30 de Setembro de 2013, 21:10 »
fogo então até o meu professor aconselha a usar um diodo, ele disse-me que a resistência é que pode aquecer...
o diodo serve ou não?
Cumprimentos,
Jaime

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvidas gerais.
« Responder #85 em: 30 de Setembro de 2013, 21:22 »
Existem carradas de diodos diferentes!
Uma coisa são zeners, outra coisa são simples diodos, outra coisa são diodos de efeito de tunel, outra coisa são diodos de schokley, outra coisa são diodos de schottky.
Para o que queres são diodos super comuns, uns simples 1N4001 servem perfeitamente.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Duvidas gerais.
« Responder #86 em: 30 de Setembro de 2013, 22:55 »
É simples cyberTron. Basta-te ir estudar a Lei de Ohm e da potência (Joule) para perceber isto.

Imagina que a ventoínha exige 4V a 0.1A e tu tens uma fonte de 6V (capaz de fornecer 0.1A). Para baixares os 6V para os 4V (de uma forma simples, sem conversores DC-DC comutados pelo meio), tens que "abater" 6-4= 2V de tensão sem abater a corrente. A 0.1A isto corresponde a 2V x 0.1A = 0.2W de potência que tens que dissipar, na forma de calor.

Se meteres uma resistência calculada para o efeito, ela vai ter que dissipar esses 0.2W, ou seja tem que ser uma resistência de 1/2W (0.5W) (as resistências devem ter pelo menos o dobro da potência que se espera que dissipem em continuo). Provavelmente ficará quentinha.

Se meteres 1 diodo zener, teria que ser um zener de cerca de 2V (não sei se encontras com facilidade valores assim tão baixos). Esse único zener teria tb que dissipar os mesmos 0.2W. Há zeneres de 0.4W, e de 0.5W, e de 1W e até de mais, pelo que em principio eu diria que pode ser utilizado. O zener costuma ser fisicamente mais pequeno que uma resistência de 1/2W, portanto eu diria que ele iria ficar mais quente do que a resistência (a mesma energia num volume mais pequeno aquece mais esse volume).

Se meteres vários diodos em série, digamos 3 para abater cerca de 2V, esses 3 terão que dissipar os 0.2W entre eles, ou seja, mais ou menos cada um irá dissipar 0.2W / 3 ~ 0.067W (67mW). Nestas condições acredito que cada um pouco aqueça.

Apesar de a resistência e o zener aquecerem notóriamente (acredito eu, não experimentei), ambos estariam a trabalhar dentro das suas especificações, nestas condições que indiquei (abater 2V com corrente de 0.1A). Qualquer das 3 soluções serviria. Noutra condições, é preciso fazer contas.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2013, 22:59 por Njay »

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #87 em: 22 de Novembro de 2013, 16:26 »
Boa tarde, alguém sabe de algum programa estilo "fritzing" que dê para testar o circuito que fazemos?
Cumprimentos,
Jaime

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.199
Re: Duvidas gerais.
« Responder #88 em: 22 de Novembro de 2013, 17:26 »
Costumo usar o multisim para simulações mas é mais profissional e não tem breadboards.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Duvidas gerais.
« Responder #89 em: 22 de Novembro de 2013, 18:57 »
Boa tarde, alguém sabe de algum programa estilo "fritzing" que dê para testar o circuito que fazemos?
Boas, o fritzing é só desenho.