collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por almamater
[Hoje às 17:34]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[Ontem às 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Duvidas gerais.  (Lida 41582 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvidas gerais.
« Responder #120 em: 08 de Julho de 2014, 22:58 »
Meh, eu já acho que SPICE's no geral são uma desgraça, então usar SPICE's orientados á população que não entende nada de eletrónica, ainda gera mais dores de cabeça, chatices e confusão que usar uma ferramenta a sério.
Agarra no TINA da TI ou no LTSpice da LT, são gratuitos, e são simuladores em condições, testados por milhares de utilizadors, o LTSpice então é digamos que o Eagle dos SPICE's, GUI estranho e tudo lol.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.199
Re: Duvidas gerais.
« Responder #121 em: 08 de Julho de 2014, 23:10 »
Já vi que não sabes copiar esquemas, o problema aqui não é do programa.



Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #122 em: 08 de Julho de 2014, 23:16 »
Não estava a espera que fossem problemas de software, alias, entrei este ano para um curso de Electrónica automação e Comando, e é um programa bastante utilizado entre os professores e nas aulas, mais umas tentativas e tento noutro programa. (obrigado pela parte que me toca  >:(     :)

dropes, supostamente, esse interruptor "A" é um botão de pressão mas suponho que ao testar tenho de desligar e ligar...
esse interruptor " Z" é apenas opcional?, (no programa que utilizo não posso escolher o modelo dos transístores/mosfets

edit:

afinal consigo mudar o modelo.....
« Última modificação: 08 de Julho de 2014, 23:23 por cyberTron »
Cumprimentos,
Jaime

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #123 em: 08 de Julho de 2014, 23:35 »
já consegui simular o circuito, mudei os modelos dos transístores, mas não encontrei o modelo certo do mosfet, ele desliga correctamente, mas quando tento voltar a ligar, ele não "tranca" logo, tenho de esperar um pouco e depois voltar a carregar para que ligue, não tenho a certeza mas penso ser do condensador não?
obrigado por toda a ajuda!
Cumprimentos,
Jaime

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Duvidas gerais.
« Responder #124 em: 08 de Julho de 2014, 23:45 »
Também está no video a resposta ao não comutar imediatamente... andas com a cabeça no ar, larga o PC e vai ter com ela :D.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.199
Re: Duvidas gerais.
« Responder #125 em: 08 de Julho de 2014, 23:50 »
A ver se no curso entendes o que faz cada componente


Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #126 em: 08 de Julho de 2014, 23:56 »
a frase bastava, é esse o objectivo.
Cumprimentos,
Jaime

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #127 em: 09 de Julho de 2014, 01:36 »
Ora aqui estou eu outra vez, para variar com mais uma duvida, imaginem que têm dois circuitos separados, e que querem que passado algum tempo depois do 1º circuito estar ligado, o 2º circuito ligue automaticamente e permaneça ligado, no meu caso era de evitar condensadores grandes ou outro tipo de componente maiorzito,
 regras:
o sinal para ligar o segundo circuito pode vir ou não do primeiro circuito.

para facilitar a explicação, pensem num conjunto de LED's que se vão ligando sequencialmente, o meu objectivo era que quando um LED da sequência fosse ligado, o segundo circuito ligava automaticamente alguém tem uma ideia?

basicamente, vai ser um circuito parecido ou até igual ao que tive anteriormente a tentar fazer?
« Última modificação: 09 de Julho de 2014, 01:39 por cyberTron »
Cumprimentos,
Jaime

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Duvidas gerais.
« Responder #128 em: 09 de Julho de 2014, 02:04 »
O mais simples é uma resistência e condensador, e um par de portas schmitt-trigger, conforme quiseres o funcionamento (se não quiseres o mesmo delay ao desligar).

Mas se começas a complicar, não tarda muito começa a ficar mais barato, simples e versátil meter um micro.



Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #129 em: 09 de Julho de 2014, 02:17 »
pois, mas esse condensador já tinha de ter uma capacidade "razoável" e ao fazer dessa maneira estávamos a utilizar o tempo fornecido pela carga do condensador?
micro por agora está fora de questão :)
Cumprimentos,
Jaime

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvidas gerais.
« Responder #130 em: 09 de Julho de 2014, 02:26 »
555's e andar a escolher passivos a dedo para funcionar na breadboard e depois não funcionar numa pcb, só o tempo perdido, é atirar com um attiny45 de 50 centimos para cima, milhões de vezes mais versatil que qualquer coisa feita com IC's de 1970.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Duvidas gerais.
« Responder #131 em: 09 de Julho de 2014, 09:14 »
Não precisas condensadores gigantes. Os tempos são na ordem da constante de tempo RC.
Para uma resistência de 1Mohm (o maior valor habitual antes de começares de ter problemas com valores parasitas), cada uF é 1 segundo na constante de tempo (1M*1u=1E6*1E-6=1). Tens cerâmicos de 100u em SMD tamanho 1206 e 47u em 0805. Não sei a aplicação, mas parece-me pequeno suficiente :D
E se 100 segundo (1:40) é pouco, podes trocar a resistência por uma de 10M se tiveres alguns cuidados e passas para 1000s (um bocado mais de 15 minutos).
Ou então fazes um relógio, um contador, e ligas quando passar determinado numero de pulsos.  Só que já estás a falar em 2 ou 3 IC's lógicos (1x 74HC14 ou outro schmitt trigger para gerar clock, um 74hc4040 para contar,e podes necessitar de glue-logic) , e se quiseres mudar o tempo ou regular com precisão, estás lixado.

Um micro parece-me mais simples e económico e versátil como tinha dito.


Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: Duvidas gerais.
« Responder #132 em: 09 de Julho de 2014, 11:13 »
eu estava a precisar de intervalos de tempo mais na casa dos 2 segundos  e pelo que disseste não é preciso grandes valores. :)
só para saber se estamos a falar do mesmo, quando dizes um micro estou a assumir que é um "micro controlador" certo?
Cumprimentos,
Jaime

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Duvidas gerais.
« Responder #133 em: 09 de Julho de 2014, 12:14 »
Sim, microcontrolador.
Não precisas de condensadores grandes, mas precisas de meia dúzia de componentes de apoio, lá se vai o espaço poupado.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvidas gerais.
« Responder #134 em: 09 de Julho de 2014, 12:23 »
Depende, um soic8 e um 0806 de um 1uF de decoupling chega para funcionar sem se chatear.
Condensadores ceramicos smd com tensões(bias) DC perdem bastante capacidade, ainda á pouco o Dave fez um video sobre isso, e é algo que tambem já deves saber, vem em algumas app-notes decentes sobre condensadores.
Avr fanboy