collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [AJUDA] Arduino + Motor Drive CD's  (Lida 4432 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
[AJUDA] Arduino + Motor Drive CD's
« em: 23 de Junho de 2011, 00:43 »
Boas Pessoal...

Pois é estou de volta, depois de muito tempo de ausencia, mas tempo esse que desperdicei em formação na area da informatica.
Sei que tenho alguns projectos por ai pendentes, mas quero dizer que nao estao esquecidos, apenas parados....

Venho pedir ajuda, visto que para um desses projectos pendentes, preciso de controlar o motor que faz rodar o cd com o arduino, e nao estou a ver muito bem como o fazer, ja dei um procurada aqui pelo forum mas nao achei nada, e na net nao achei nada que realmente servisse para o meu caso.

Entao vinha-vos pedir uma ajuda visto que voces podem saber alguma dica ou algum tutorial porreiro...
Aqui ficam os fotos para verem o que pretendo controlar... (Se for possibel... :P)




Os Melhores CUmprimentos
AndréD.

P.S-> Um abraço especial ao TigPT, ao metRo_ e ao FIFAS....

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [AJUDA] Arduino + Motor Drive CD's
« Responder #1 em: 23 de Junho de 2011, 00:48 »
Se não me engano esse motor é um brushless, logo o mais facil de usar será um ESC para RC.
Avr fanboy

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: [AJUDA] Arduino + Motor Drive CD's
« Responder #2 em: 23 de Junho de 2011, 02:09 »
Boas...

É o seguinte numerei a ficha que seque para o motor DC que faz "correr" o laser, e para o motor brushless, para me ajudarem a compreender a mesma... Ora aqui fica a imagem...



Então com um multímetro em continuidade conclui que o 1 o 2 e o 3 estão em contacto, e vao para o topo do motor onde DIZ W, U, V, respectivamente, e nesse W, U, V ta um fio em cada um que vem das bobines.
Depois o 4 vai ligar a um componente com 4 patas, que nao faço ideia do que seja, e liga na pata 1 e na 4, de salientar que existem 3 componentes destes um para o W outro para o U e outro para o V, mas o 4 da ficha tem contacto neles todos.

1          2
-----------
|           |
-----------
3          4

O 5 é igual ao 4 mas tambem faz contacto no 2 alem do 1 e do 4.
O 6 faz contacto igual ao 4, mas no componente do U faz contacto no 1 no 3 e no 4.
O 7 e o 8 fazem contacto igual ao 4, mas no componente do V fazem contacto em todos os 4 pinos.
O 9 e o 10 fazem contacto igual ao 4, mas no componente do W fazem contacto no 1 no 2 e no 4.
O 11 faz contacto igual ao 4 com e ainda liga a uma resistência denominada de R2.
O 12 e o 13 sao para um botao de pressao...
O 14 e o 15 sao para o motor que faz "correr" o laser.

Ok, eu sei que isto é um bocado vago, mas será que com esta descrição podem dar-me umas luzes?

Cumps
AndréD.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [AJUDA] Arduino + Motor Drive CD's
« Responder #3 em: 23 de Junho de 2011, 02:24 »
Esses U, W e V serão as 3 fases do motor, mas pensei que esses chips pequenos fossem sensores de Hall para o controlador do motor ter feedback da rotação, mas com essa mistura de fios não sei bem se serão sensores de hall ou simples mos-fets para amplificar os sinais.

EDIT:
Estive a olhar para o pcb e diria que os 3 traços que vão ás bobines serão os que passam na parte de baixo do pcb, pois são os mais grossos de todos, o resto será para alimentar e tirar sinais dos 3 chips que presumo serem sensores de hall.
Avr fanboy

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: [AJUDA] Arduino + Motor Drive CD's
« Responder #4 em: 23 de Junho de 2011, 02:36 »
Boas...
Ok, entao queres dizer que arranjando um ESC, iria utilizar essas tres fazer certo?
Se sim, entao mas se aquilo tá tudo ligado, nao estou a perceber...

Btw, com experiências, BUUUUUM Atmega 328 ARDEU... :P

Cumps
AndréD.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [AJUDA] Arduino + Motor Drive CD's
« Responder #5 em: 23 de Junho de 2011, 02:39 »
Isso não é coisa que se controle directo com um micro-controlador, um motor brushless do tamanho desse motor de drive deve custar ai 5€ na hobbyking, e mais 5€ por um ESC.
Avr fanboy

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: [AJUDA] Arduino + Motor Drive CD's
« Responder #6 em: 23 de Junho de 2011, 05:22 »
Boas...
Amigo, é obviu que nao estava a controlar directo... :P Tava a fazer umas experiências com outro motor Dc normal mas quando fui aplicar 12v de uma fonte externa esqueci-me de desligar a alimentação que tinha feito inicialmente a partir do arduino...

Em relação ao meu problema do brushless vou ver isso onde falas.t e depois ja posto aqui qualquer coisa...
Mas já agora, o objectivo era controlar mesmo aquilo, visto que tinha em mente utilizar aquele conjunto para um projecto... De qualquer das formas vou dar umas vista de olhos no hobbyking...

CUmps
AndréD.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: [AJUDA] Arduino + Motor Drive CD's
« Responder #7 em: 23 de Junho de 2011, 15:32 »
se preferires fazer o controlador dá uma vista de olhos aqui:
http://blog.spingarage.com/build-a-diy-brushless-motor-controller-in-a-d

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: [AJUDA] Arduino + Motor Drive CD's
« Responder #8 em: 23 de Junho de 2011, 18:26 »
Boas...
Bom link sim senhor... E tive a ver fica bem mais barato do que comprar o ESC (Não contando o trabalho é claro, mas tbm sem trabalho nao se chega a lado nenhum). De qualquer das formas, vou comprar o material para desenvolver isto, mas tenho um colega que pratica aeromodelismo e ele de certeza que me arranja o ESC dado ou muito barato.... xD E sempre fico uma coisa mais bonita...

Muito obrigado pelo link, já está em bookmark.

Agora como queimei o Atmega estou pendurado... :P nem para tras nem para a frente, so para a semana e que vou continuar com isto. Até la vou pesquisando pode ser que encontre alguma cena porreira... A vocês pessoal á vontadinha para darem opiniões e dicas...