collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fazer/melhorar gerador de energia moto  (Lida 8594 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Fazer/melhorar gerador de energia moto
« em: 29 de Maio de 2013, 03:52 »
Boa noite



Tenho aqui uma moto de motocross, yamaha yz 250 (yz250j1 1997) e, como é típico nestas motos, não tem luz nem um gerador de electricidade suficientemente potente para adaptar uma. É isto que me trás cá hoje, para além de cá vir visitar o pessoal ;D.


Existem pelo menos 2 soluções para isto, uma delas passa por pôr uma bateria na moto e carregá-la em casa. Não é de todo o mais prático, mas talvez seja o mais barato.
A outra solução é comprar um gerador mais potente e um rectificador. Queima-se muita paca mas fica-se com uma coisa à maneira.

Estive a ver preços dos tais geradores/estatores e todos eles passam para lá dos 150€.
O estator original da moto é igual ao DESTA foto e um dos muitos que se podem comprar preparado para alimentar luzes é, por exemplo, ESTE, se repararem até tem mais 2 cabos.

Honestamente e tendo em conta o pouco que sei, os 2 geradores pareceram-me muito semelhantes, o que me leva a pensar que talvez alterar o original não seja muito complicado/caro.
É aqui que vos peço ajuda, talvez haja esta 3ª solução mas que certamente não a faço sem a vossa ajuda.


Eu ainda não estudei bem como funcionam os geradores das motos. Sei que o gerador original tem que alimentar a vela do motor e acho que tem de saber saber quando o fazer, ou seja, em que ponta da sua rotação fazê-lo.
Vou ver se trato de ler umas coisas para me informar mais um pouco.



UM BEM HAJA
« Última modificação: 29 de Maio de 2013, 04:03 por caxuda »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer/melhorar gerador de energia moto
« Responder #1 em: 29 de Maio de 2013, 07:10 »
Possivelmente o prato de bobines original já tem um enrolamento(possivelmente dois) dedicado a gerar 12v AC(mais ou menos 12v, deve-se atirar os 16-18v AC em altas), para o CDI, se bem que a tua mota pelo que consegui apurar não tem power jet eletrónico nem TPS, portanto não tenho total certeza nisto, mas 4 bobines para gerar os tipicos 300-400v AC para a faisca parece-me um bocado estranho.
Diria que esses pratos o que têm é só duas bobinagens para os 400v, e as outras duas são re-bobinadas para gerar os 12v, como já deves ter visto, tens no máximo uns 50w, e isto já é com bobines flutuantes que permitem retificação de onda completa.

Fazer em casa esquece, e re-bobinar isso, vai-te saber a uns 100-120€ no minimo, e é preciso que seja feito por alguem MUITO habituado a trabalhar com partes eletricas de motas e que saiba o que está a fazer.

Agarra num multimetro e mede as voltagens todas que tens nos vários fios, atenção que muito provavelmente não estão referênciados á massa.

Podes sempre pensar em montar ai outra eletrica, por exemplo de uma target(igual a tzr), se bem que isso envolve tornear o cone do volante, fazer prato adaptador de furação e escatelar o cone para ficar no devido ponto, pelo menos ficas com uma eletrica com luz potente(na casa dos 100-120w), mas pelo menos quem eu conheço que faz esses trabalhos de adaptação, não te escapas de largar 150-160€ pela eletrica mais o trabalho de a adaptar no sitio(feito em condições, não é como ves algumas no club dtr com parafusos em vez de cravos, a funcionar sem escatel, com ponto acertado a olho, etc..

Se andares pouco com a mota, uma LiPo 3S ai de 5000mAh até que nem é pior ideia, carrega depressa, pequena, leve...
Avr fanboy

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Fazer/melhorar gerador de energia moto
« Responder #2 em: 29 de Maio de 2013, 09:45 »
Bobina isso á tua maneira, fio com mais diâmetro(mais Amperes) a maneira de conseguires enrolar dentro do espaço disponível e a dar 12Volts.
Feito :)

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Fazer/melhorar gerador de energia moto
« Responder #3 em: 29 de Maio de 2013, 14:59 »
Desde já obrigado pelas respostas.

Possivelmente o prato de bobines original já tem um enrolamento(possivelmente dois) dedicado a gerar 12v AC(mais ou menos 12v, deve-se atirar os 16-18v AC em altas), para o CDI, se bem que a tua mota pelo que consegui apurar não tem power jet eletrónico nem TPS, portanto não tenho total certeza nisto, mas 4 bobines para gerar os tipicos 300-400v AC para a faisca parece-me um bocado estranho.
Diria que esses pratos o que têm é só duas bobinagens para os 400v, e as outras duas são re-bobinadas para gerar os 12v, como já deves ter visto, tens no máximo uns 50w, e isto já é com bobines flutuantes que permitem retificação de onda completa.

Fazer em casa esquece, e re-bobinar isso, vai-te saber a uns 100-120€ no minimo, e é preciso que seja feito por alguem MUITO habituado a trabalhar com partes eletricas de motas e que saiba o que está a fazer.

Agarra num multimetro e mede as voltagens todas que tens nos vários fios, atenção que muito provavelmente não estão referênciados á massa.

Podes sempre pensar em montar ai outra eletrica, por exemplo de uma target(igual a tzr), se bem que isso envolve tornear o cone do volante, fazer prato adaptador de furação e escatelar o cone para ficar no devido ponto, pelo menos ficas com uma eletrica com luz potente(na casa dos 100-120w), mas pelo menos quem eu conheço que faz esses trabalhos de adaptação, não te escapas de largar 150-160€ pela eletrica mais o trabalho de a adaptar no sitio(feito em condições, não é como ves algumas no club dtr com parafusos em vez de cravos, a funcionar sem escatel, com ponto acertado a olho, etc..

Se andares pouco com a mota, uma LiPo 3S ai de 5000mAh até que nem é pior ideia, carrega depressa, pequena, leve...

Há uma coisa que ainda não percebi. O prato de origem tem 4 bobines, o prato para luz tem também 4 bobines. Qual será especificamente a diferença entre eles?

Quando falas nos 50w falas no prato de origem? Está-me a parecer que se eu arranjar umas luzes leds me safo com a bobine de origem.

Quanto ao fazer em casa. Pois, eu bem vejo o pessoal a afinar as partes eléctricas com a história da pistola de ponto e o caraças e quando aquilo não fica bem estraga-se tudo ;D


Tenho o meu multimetro em Coimbra, a falta que ele me tem feito... a ver se arranjo um emprestado...


Aproveito para deixar aqui o diagrama electrónico de uma moto igual à minha mas de 1998 (yz250k1). Pode ser que ajude.

O motor é o mesmo, muito provavelmente o gerador é também igual.


Bobina isso á tua maneira, fio com mais diâmetro(mais Amperes) a maneira de conseguires enrolar dentro do espaço disponível e a dar 12Volts.
Feito :)

Nunca bobinei nada, não sei como é...
Já aprendi mais uma coisa, "mais diametro, mais amperes"  8)


Edit:
Mais uma foto:

« Última modificação: 29 de Maio de 2013, 15:17 por caxuda »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Fazer/melhorar gerador de energia moto
« Responder #4 em: 29 de Maio de 2013, 17:36 »
Há uma coisa que ainda não percebi. O prato de origem tem 4 bobines, o prato para luz tem também 4 bobines. Qual será especificamente a diferença entre eles?

Deverá ser umas bobines com menos amperes para alimentação da electrónica da mota e outras bobines já preparadas para fornecer bons para as luzes.



Nunca bobinei nada, não sei como é...
Já aprendi mais uma coisa, "mais diâmetro, mais amperes"  8)


Pois assim já é mais complicado bobinar em casa.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Fazer/melhorar gerador de energia moto
« Responder #5 em: 11 de Junho de 2013, 23:49 »
De novo


Já arranjei para aqui 8 pilhas recarregáveis porreirinhas, arranjei um suporte para as mesmas e já fiz a eléctrica toda à moto.
Pus nas tampas de radiador uma fita de LED's toda xuning ;D só para ver se não me chateiam até arranjar uma luz como deve ser.

A bateria não tem tanta capacidade como sugeriste Senso, tem apenas +/-2300mah, mas como as luzes da moto são todas LED's parece-me que vai ser suficiente.
Ainda não andei muito com a moto desde que tenho as luzes, para aí 30 min, mas até agora não carreguei a bateria e continua com a mesma potência de luz.

Agora queria ver se encontrava uns terminais para dar um pouco mais de mobilidade às coisas, isto é, quando quiser tirar a bateria ou um farol, não ser preciso cortar o fio  :)
Já estive a ver o que queria no ebay, mas estava a ver se conseguia arranjar por cá.
Algo muito próximo disto:


Se alguém souber onde se arranja uns tantos destes para já ficar para a próxima, esteja à vontade para dizer.



UM BEM HAJA ;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer/melhorar gerador de energia moto
« Responder #6 em: 11 de Junho de 2013, 23:55 »
O mais barato será mesmo do eBay, eu já andei á procura, e tenho algures as referências de fichas dessas da Molex, macho e fêmea, e tambem os terminais machos e fêmeas para cravar, deve ficar nuns 4€ cada par, ou tens mesmo fichas á prova de água, por exemplo de 2 pinos:
http://www.ebay.com/itm/10-Kit-2-Pin-Way-Waterproof-Electrical-Wire-Connector-Plug-/310681317174?pt=Car_Audio_Video&hash=item48560caf36&vxp=mtr
Avr fanboy

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Fazer/melhorar gerador de energia moto
« Responder #7 em: 11 de Junho de 2013, 23:58 »
do que conheço: http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=324_640_394

mas nada bate os preços que encontras no ebay e afins.


Cumps

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Fazer/melhorar gerador de energia moto
« Responder #8 em: 12 de Junho de 2013, 00:05 »
O mais barato será mesmo do eBay, eu já andei á procura, e tenho algures as referências de fichas dessas da Molex, macho e fêmea, e tambem os terminais machos e fêmeas para cravar, deve ficar nuns 4€ cada par, ou tens mesmo fichas á prova de água, por exemplo de 2 pinos:
http://www.ebay.com/itm/10-Kit-2-Pin-Way-Waterproof-Electrical-Wire-Connector-Plug-/310681317174?pt=Car_Audio_Video&hash=item48560caf36&vxp=mtr

4€ cada par :(
Pois então terá de vir do ebay.

Por acaso também andei a ver essas à prova de água, mas depois pensei que todas as motos que tive até agora nunca tinham conectores à prova de água e nunca tive problemas. Com isto, lixei-me um bocado para a água.

Já agora alguém sabe como se chamam aquelas peças que interligam todos os fios que lá inserimos?


edit:
do que conheço: http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=324_640_394

mas nada bate os preços que encontras no ebay e afins.


Cumps

Digo-te já que me estás a fazer mudar de ideias. Acho que vou comprar mesmo cá.
http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=324_640_1356

Os conectores estanques estão mais baratos cá que vindo de UK...

Tens bom feedback dessa loja?


Obrigado ;)
« Última modificação: 12 de Junho de 2013, 00:08 por caxuda »

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Fazer/melhorar gerador de energia moto
« Responder #9 em: 12 de Junho de 2013, 09:45 »
Feedback da loja tenho apenas para compras presenciais, pois é perto de minha casa! de compras online nao sei, mas acredito que funcione igualmente bem!

Ve quanto te pedem de portes, se valer a pena posso ir la comprar e enviar em correio verde ou assim...


Cumps

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Fazer/melhorar gerador de energia moto
« Responder #10 em: 12 de Junho de 2013, 17:06 »
Feedback da loja tenho apenas para compras presenciais, pois é perto de minha casa! de compras online nao sei, mas acredito que funcione igualmente bem!

Ve quanto te pedem de portes, se valer a pena posso ir la comprar e enviar em correio verde ou assim...


Cumps


Obrigado jorge_rc.
Estive a olhar melhor para aquilo e afinal não compensa. Aquelas fichas nem sequer trazem os terminais.
Vou encomendar do ebay.

Abraço ;)