collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: PJBot - A minha primeira vez  (Lida 10024 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:PJBot - A minha primeira vez
« Responder #15 em: 30 de Março de 2009, 23:13 »
Se tiverem problemas com resets dos controladores quando os motores/servos começam a girar e estão a usar apenas 1 bateria, há uma solução simples e muito eficaz.

Primeiro têm que separar a alimentação da parte de potência da da parte de controle; depois "cortam" o positivo da parte de controle e colocam um díodo lá no meio, ficando assim em série, e um condensador electrolítico depois do díodo para a massa (o negativo). A imagem abaixo é algo que fiz para outro contexto mas ilustra o mesmo método. Imaginem que a parte "AVR core" é o vosso controlador e que ele já tem lá dentro um condensador ligado entre os pontos de alimentação (que é tipico).



Quando um motor arranca o consumo pode ser muito grande, bem maior do que quando o motor já está a rodar. Isto também acontece quando o motor é forçado, e quanto mais forçado mais consome. No limite, alguns motores, se lhes trancarmos o veio enquanto estão a ser alimentados, ficam a fazer um curto circuito à fonte de alimentação (baterias, pilhas, transformadores, ...). Os controladores fazem reset porque quando é debitada muita corrente da fonte, a resistência interna desta causa uma baixa de tensão, que, se for acentuada, pode causar o reset do controlador.

Ao colocarmos um díodo em série com a alimentação do controlador, estamos a "isolar" o circuito do controlador, e o condensador "segura" a tensão de alimentação durante alguns instantes, até passar a baixa de tensão. Estes "eventos" acontecem depressa, mas se pudessemos congelar o tempo no meio de um deles, e medissemos a tensão da fonte antes e depois do díodo, veriamos que a de antes é mais baixa; os motores baixam a tensão da fonte mas o circuito do controlador continua mais ou menos com a tensão habitual.

O díodo pode ser por exemplo 1 destes: 1N4148, 1N4001 a 1N4007, 1N5817 a 1N5819. O 1N4148 é um díodo pequeno e deve ser usado até uns 30mA (corrente consumida em contínuo pelo vosso circuito controlador). O 1N400x é ligeiramente maior e pode ser usado até cerca de 700mA. O 1N581x pode ser usado até perto de 1A e ainda tem uma queda de tensão bem menor (~0.4V versus ~0.9 para os outros, à corrente máxima em contínuo indicada). Os valores indicados são conservadores.

A escolha do condensador depende da corrente consumida pelo circuito controlador. O mais fácil é experimentar, começando com um condensador de 22uF e depois ir subindo até que o controlador não faça reset mesmo que forcemos os motores.
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 06:56 por Njay »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:PJBot - A minha primeira vez
« Responder #16 em: 30 de Março de 2009, 23:44 »
Excelente explicação Njay, acho que não deixas duvidas a ninguém.

Já agora, volta a alojar a imagem num serviço publico que o link para esse fórum não é visível por não registados.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:PJBot - A minha primeira vez
« Responder #17 em: 31 de Março de 2009, 06:54 »
Já agora, volta a alojar a imagem num serviço publico que o link para esse fórum não é visível por não registados.
Ups, sorry, não me lembrei! Já tá resolvido.