collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino + RFID + Electric Door Strike (ajuda)  (Lida 4651 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Carlcox89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Arduino + RFID + Electric Door Strike (ajuda)
« em: 24 de Julho de 2010, 15:08 »
Boas, sou novo nestas andanças, e portanto comecei por partes, pra já tenho o rfid reader (da parallax) a ler as tags e a permitir/negar algumas que defini, em conjunto com um led rgb que dá uma certa cor consoante a resposta do reader. No entanto agora estava a tentar acrescentar a isto um 'electric door strike' aka fechadura electrica, o material que tenho é:
Electric door strike (12Vdc, 450mA (max), Failsafe), Arduino Duemilanove, TIP120, Resistencia 565Ohm, 1N4007 e quero ligar a fechadura com um transformador 12V 2A (medi com o multimetro, dá 12.74V). O código que tenho para testar a fechadura é :
Citar
int doorPin = 4;

void setup() {
 Serial.begin(9600);
 Serial.write("READY");
 pinMode(doorPin, OUTPUT);

 digitalWrite(doorPin, LOW);
}

void loop() {
 while(Serial.available() > 0){
   char c = Serial.read();
   if (c=='1') {
     digitalWrite(doorPin, HIGH);
     Serial.write("ABERTA");
     delay(4000);
     digitalWrite(doorPin, LOW);
   }
 }
}

Nao estou a conseguir por a fechadura a funcionar, não sei se será do código... se das ligações, e gostaria que alguem  que percebesse do assunto pudesse dar uma ajuda de modo a conseguir por isto a funcionar ;)
Eu já experimentei as ligaçoes do arduino a' fechadura de duas maneiras diferentes que vi fazerem, mas mesmo assim nao dá...
Eu se ligar o transformador directamente a fechadura ela abre... por isso o problema nao está no transformador nem na fechadura. Não quero é estragar o arduino...

só pa acrescentar que tenho ligado assim:




Se eu desligar o arduino (pin 4) da breadboard, e fornecer energia do transformador aos cabos verde e azul a fechadura abre-se (nao era suposto so abrir se eu no arduino pusesse o pin em HIGH? O.O)
O que é que está de errado com as ligações ?
« Última modificação: 24 de Julho de 2010, 19:09 por Carlcox89 »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Arduino + RFID + Electric Door Strike (ajuda)
« Responder #1 em: 25 de Julho de 2010, 13:07 »
Acho bastante interessante mas infelizmente não é a minha área. Certamente que alguém das electrónicas te ajudará!

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Arduino + RFID + Electric Door Strike (ajuda)
« Responder #2 em: 25 de Julho de 2010, 15:08 »
o que diz na datasheet da fechadura?

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Arduino + RFID + Electric Door Strike (ajuda)
« Responder #3 em: 25 de Julho de 2010, 15:38 »
Podias explicar melhor isso metendo um circuito de como tens isso ligado. Mas deixa ver se percebi... se em vez da saída do arduino, ligares 12V a fechadura abre é isso? Então talvez necessites colocar 12V aí. Tens de ver no datasheet e se quiseres fornecer para dar-mos uma vista de olhos e também é sempre bom para conhecermos :)

Offline RicardoSantos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Arduino + RFID + Electric Door Strike (ajuda)
« Responder #4 em: 26 de Julho de 2010, 03:07 »
Supostamente, se ligares directamente ao transformador, estás a fornecer 12v á fechadura, logo ela abre-se... segundo isto Electric door strike (12Vdc, 450mA (max), Failsafe) está tudo ok,não estou a ver onde precisas do pin a High, se ligares directamente...

O pin a high ou a low é só para dizer quando abre e quando fecha... ou seja quando fornece os 12v ou quando deixa de fornecer...

Agora uma coisa quando ligas ao arduino estás a fornecer Tensão como? Directamente do Arduino ou do transformador?
Estas a ligar o Pin 4 onde?

Offline Carlcox89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Arduino + RFID + Electric Door Strike (ajuda)
« Responder #5 em: 26 de Julho de 2010, 10:51 »
Como é possivel verem pelas imagens, o cabo do pin4(arduino) passa por uma resistencia e depois é ligado à 'BASE' do TIP120.
No entanto já consegui por isto a funcionar, depois hei-de estruturar um topico novo nos projectos, com tudo o que consegui de modo a se alguem no futuro precisar de fazer o mesmo ou tirar ideias, não ser muito dificil ;)
obrigado a todos os que de alguma maneira tentaram ajudar!