collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Vender um artigo em Portugal  (Lida 20969 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Vender um artigo em Portugal
« Responder #30 em: 28 de Outubro de 2014, 13:36 »
Nao ha mercado em Portugal para um bom EMC engineer. Ja no estrangeiro, o caso muda totalmente de figura.

Por exemplo, segundo ouvi dizer..
A Philips, tem uma equipa de engenheiros em que o trabalho deles é ... wait for it ... nao, nao é fazer certificacao! ..é para testar produtos de outras marcas / fabricantes para encontrar os que nao cumprem as normas e instaurar processos legais para os tirar de mercado!  :o  ;D  :'(


Tas a brincar mas enquanto eu estive na Dyson, havia uma equipe rigorozamente a fazer esse trabalho.

Como todos os outros aspiradores no mercado dizem que sao melhores que os Dyson, esta equipe testa todos os "ofensores", faz videos, faz medicoes precisas e envia tudo para os tribunais e 3rd-parties edoneas para comprovacao.

Ganham sempre pois os aspiradores sao mesmo os melhores.



Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Vender um artigo em Portugal
« Responder #31 em: 28 de Outubro de 2014, 13:40 »
Resumo da história.... estou lixado e começo a pensar se não valerá a pena estar quieto e deitar-me a dormir, como é típico de português...

O meu ponto de vista neste tipo de situacao, é, inicialmente ignorar completamente estas questoes.
Burocracias nao sao amigas do desenvolvimento. Talvez tenhas muito mais a ganhares se avancares com as tuas ideias do que decidir ao inicio que "nao é burocraticamente viavel", isto claro, estando a falar de um projecto pessoal desta natureza.
Se avancares vais ganhar muito mais conhecimento e mais à frente, com a necessidade de percorrer esses caminhos, vao surgindo pistas e ajudas que ajudaram a resolver esses problemas, caso realmente seja viavel avancar.

Mesmo q nao tenhas em mente "necessidades de certificacao" consideras para ti o que fizeres um prototipo, imagina que depois realmente ha interesse em avancar, podes contratar alguem ou empresa que te desenvolva o produto em termos de certificacao, manufacturabilidade, etc..


Ele tem qh que ver o que realmente ele quer fazer e pensar quantas unidades poderah vender no futuro. Se for algo na casa dos 50 ou menos de 100, entao digo-te ja que nao vale o esforco de todo o desenvolvimento pensanso que tem os custos de certificacao pelo meio. E as dores de cabeca contabilisticas para tao pouca quantidade de pecas.

Mas o Dave eh q sabe ;) ele eh q eh o mestre do projecto !!! :)



Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Vender um artigo em Portugal
« Responder #32 em: 28 de Outubro de 2014, 14:48 »
Se fosse a ti eu faria o seguinte:

1º Fazer um protótipo que a teu ver considerasse todas a normas necessárias;
2º Pensar num plano de produção (pequena escala);
3º Vender no ebay e no OLX;
4º Fazer muita publicidade em facebooks e outras plataformas do género;
5º Apresentar o projecto numa aceleradora de start ups;
6º Conseguir financiamento;
7º Começar a pensar em vender o teu produto "legalmente".

A ideia é começar a tentar ganhar alguns trocos o mais rapidamente possível para amortizar algum investimento e depois com o suporte e financiamento externo transformar o teu "protótipo" num produto.

PS: Eu nunca fiz nada disto. Tentei vender uns kits de electrónica a uma universidade mas foi acto único sem ideia de produção continuada. (Acho que até cobrei o serviço e não o material)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Vender um artigo em Portugal
« Responder #33 em: 28 de Outubro de 2014, 15:20 »
Citação de: Tech_JA
Citação de: Njay
(...) Quando pagas o IVA ao vendedor intra-comunitário, nunca mais vais ver esse valor de volta, mesmo sendo menor que 23%. Quando resolves pagar cá, sempre tens hipótese de vir a recuperar esse valor conforme o teu saldo do IVA.
Pois... mais uma... esta foi-me "vendida" nas finanças em que eu é que decidia se pagava o IVA na origem e esse valor era colocado no mapa de IVA ou então pedia para não cobrarem o IVA e os cálculos com o IVA a 23%. Sinceramente já nem sei o que está certo...
Que és tu quem decide se paga o IVA na origem ou não também é a informação que tenho, agora, a mesma informação que tenho diz-me que se o fizeres é IVA "perdido", o que faz sentido porque esse IVA foi pago a um país terceiro, o nosso estado não viu nada dele, logo não fazia sentido poderes "descontá-lo" cá, mas olha, não sei, tinha que ir outra vez vasculhar no código das transacções intra-comunitárias e não me apetece nada ::) .

Citação de: asena
Sim e nao.
A parte de ligacao ah rede estah resolvida. A parte de certificacao de EMC/RFI nao, tens q ir p a camara de EMC e fazer os testes.

No te escapas :)
Sim, eu sei que é só em relação à parte de ligação à rede eléctrica,  sempre são menos umas normas para um tipo se preocupar.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Vender um artigo em Portugal
« Responder #34 em: 28 de Outubro de 2014, 15:54 »
Continuando a alimentar o tema, mas agora na vertente "certificacao CE", relembro que é uma "auto certificacao". A accao da certificacao é sempre do "fabricante" / importador final, que é o ultimo responsavel pela colocacao do produto no mercado. (e nao de laboratorios ou outras entidades externas)
Segundo sei, a certificacao CE, para a grande generalidade das areas que abrange, nao existe que o produto seja analisado/aprovado/etc por laboratorios certificados.
Quando um produto é enviado para um laboratorio par analise, é para o fabricante ficar com as certezas que o produto cumpre as normas requeridas. Tambem de salientar, que é o fabricante que tem de indicar ao laboratorio as normas que o equipamento tem de analisar e definir o ambito de funcionamento...etc

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Vender um artigo em Portugal
« Responder #35 em: 28 de Outubro de 2014, 20:12 »
Continuando a alimentar o tema, mas agora na vertente "certificacao CE", relembro que é uma "auto certificacao". A accao da certificacao é sempre do "fabricante" / importador final, que é o ultimo responsavel pela colocacao do produto no mercado. (e nao de laboratorios ou outras entidades externas)
Segundo sei, a certificacao CE, para a grande generalidade das areas que abrange, nao existe que o produto seja analisado/aprovado/etc por laboratorios certificados.
Quando um produto é enviado para um laboratorio par analise, é para o fabricante ficar com as certezas que o produto cumpre as normas requeridas. Tambem de salientar, que é o fabricante que tem de indicar ao laboratorio as normas que o equipamento tem de analisar e definir o ambito de funcionamento...etc


So existe "auto-certificacao" se o fabricante tiver uma camara laboratorio de testes certificada como idonea e certificada externamente por outra entidade.
Isto eh algo extremamente caro de ter e manter no dia-a-dia pois manter uma camara certificada exige uma serie de burocracia e credenciais q normalmente so os fabricantes com facturacao de milhoes eh q se preocupam.

O q normalmente o fabricante faz eh ter uma ou mais camaras de teste e afinar os produtos para que quando forem ao laboratorio externo certificado, passar ah primeira. Isso ja podes chamar "auto-certificacao", que melhor tem o nome de "auto-afinacao"

:)


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Vender um artigo em Portugal
« Responder #36 em: 28 de Outubro de 2014, 21:04 »
So existe "auto-certificacao" se o fabricante tiver uma camara laboratorio de testes certificada como idonea e certificada externamente por outra entidade.

De acordo com o que tenho lido, nao concordo, mas, isto 'e como as financas, depende de quem te atende o telefone no outro lado..

O que quero dizer com "auto certificacao" e' que 'e o fabricante ou representante legal do produto que tem de efectuar a marcacao CE. (Por exemplos nos USA isto ja nao 'e assim para a FCC part 15, em que a entidade 'e que tera' de aprovar e dar "luz verde" ao produto poder estar no mercado".

Com a marcacao CE, um laboratorio certificado (etc..) pode dizer "este producto cumpre com as normas xxx", mas esse laboratorio nao 'e (nem pode ser) o responsavel pela declaracao CE e declaracao de conformidade.

Apenas os produtos que necessitam de um "Notification body" sao obrigatos a efectuar testes por um laboratorio independente.

http://en.wikipedia.org/wiki/CE_marking#Self-certification
http://www.cesolutions.eu/self-certification/

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Vender um artigo em Portugal
« Responder #37 em: 28 de Outubro de 2014, 21:21 »
Sim, eh por esses caminhos.

Despois do fabricante ir certificar o produto no laboratorio externo, nao necessita de o fazer para cada peca. Basta colocar o autocolante na linha de montagem.

Desde q nao haja qualquer alteracao alguma no produto, seja a nivel electronico, electrico, mecanico, plasticos, design, etc... em toda a vida do mesmo, nunca mais eh necessario certificacao extra.


Todo o processo eh moroso, especialmente para produtos complexos. Nas certificacoes q fiz e outras q acompanhei, foram necessarias algumas iteracoes do produto. Nomeadamente a filtragens de entradas e saidas e proteccoes contra descargas.

Conforme o andar do tempo, passamos a ter experiencia do q eh necessario para proteger o produto contra os testes da "vida-real" e normalmente as iteracoes reduzem-se para v2, raramente v3.



Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Vender um artigo em Portugal
« Responder #38 em: 28 de Outubro de 2014, 22:55 »
Sim, eh por esses caminhos.

Despois do fabricante ir certificar o produto no laboratorio externo, nao necessita de o fazer para cada peca. Basta colocar o autocolante na linha de montagem.

Desde q nao haja qualquer alteracao alguma no produto, seja a nivel electronico, electrico, mecanico, plasticos, design, etc... em toda a vida do mesmo, nunca mais eh necessario certificacao extra.


Todo o processo eh moroso, especialmente para produtos complexos. Nas certificacoes q fiz e outras q acompanhei, foram necessarias algumas iteracoes do produto. Nomeadamente a filtragens de entradas e saidas e proteccoes contra descargas.

Conforme o andar do tempo, passamos a ter experiencia do q eh necessario para proteger o produto contra os testes da "vida-real" e normalmente as iteracoes reduzem-se para v2, raramente v3.
ha coisas que n entendo, mas por exemplo os produtos electricos/electronicos que se vendem nas lojas dos chineses? haverá algum que tenha certificado?!.. duvido mm e nao vejo a asae ou a inpi a tirarem esses produtos à venda ao publico..

@david: mas se o produto que desenvolveste é assim tao revolucionario face aos que existem, porque nao entras em contacto com as actuais empresas que produzem os produtos actuais e propoes a venda da ideia a essas empresas?
« Última modificação: 28 de Outubro de 2014, 23:06 por Hugu »

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Vender um artigo em Portugal
« Responder #39 em: 29 de Outubro de 2014, 10:32 »
Em resumo.

O melhor mesmo é vender algumas dezenas (ou centenas já era muito bom) de unidades pela Internet ou dar a conhecer o produto a algumas lojas que possam "anunciar" a sua existência. Em seguida eu faço o despacho ou a entrega em mão.

Este parece ser mesmo o melhor caminho.... para já.

A questão do design de ambas as partes, quer física quer da parte electrónica, vou fazer tendo em conta o máximo de pormenores possíveis que me lembre e que consiga resolver.

@hugu, o produto não é assim " tao revolucionario face aos que existem", mas distância-se deles em pontos concretos, que embora este 2º protótipo ainda não esteja acabado, já há algumas certezas de melhoria.
Basicamente o que existe são coisas demasiadamente grandes e com algum desleixo (talvez devido à "não concorrência" e mercado especifico) no que realmente interessa.
No meu caso, preferi fazer tudo tendo em conta a realidade que conheço e que vivo. O que dá jeito, o que não dá jeito, o que os outros têm mal, o que se pode melhorar, etc...


Eu já suspeitava da complexidade e de todas as burocracias que se iriam gerar com isto... no entanto este tópico foi bastante bom (penso que todos concordam) para que se abrisse uma discussão e que possa servir de base para outros saberem que processo podem ou não seguir com o seu "novo produto".

 ;D ;D ;D

David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Vender um artigo em Portugal
« Responder #40 em: 29 de Outubro de 2014, 11:40 »
Meanwhile...

"Portugal é o 10º país do mundo onde é mais fácil iniciar um novo negócio."
http://observador.pt/2014/10/29/criar-um-negocio-em-portugal-e-mais-facil-que-nos-estados-unidos/

Segundo as teorias da conspiração, o apoio ao empreendedorismo e facilidade de criacao de empresas, é um esquema do governo para "reduzir artificialmente a taxa de desemprego" e para "is buscar mais impostos" dado que é mais caro fechar uma empresa do que criar e mal uma empresa começa a funcionar, tem de pagar segurança social, impostos..etc

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Vender um artigo em Portugal
« Responder #41 em: 29 de Outubro de 2014, 12:31 »
Ou somos (portugas) muito "espertos".... ou então não xD
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI