collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: amplificador duvida  (Lida 23276 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #15 em: 15 de Novembro de 2010, 21:02 »
nao tens mesmo problema. 12v sao para alimentar os ampop's, portanto nao altera nada
amanha já vou montar dois circuitos desses para ter dois canais, n sei é se faço uma placa para ele ou n, mas provavelmente vou usar.


cump

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: amplificador duvida
« Responder #16 em: 16 de Novembro de 2010, 00:26 »
Há 2 versões do LM386, uma podes alimentar até 15V a outra até 22V. Para ligar num carro, a versão de 15V é mesmo à justa e não recomendo. Por outro lado, o ambiente eléctrico dum carro é bastante agreste e era melhor teres um regulador de tensão / protector (há links para esquemas em tópicos aqui no fórum), pelo que se calhar vale a pena meter logo um 7809 para regular para 9V e assim respeitar o circuito (a 12V ele vai dar mais potência, mas também vai dissipar mais potência no chip, e eu não sei se ele pode dissipar essa potência extra).

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #17 em: 16 de Novembro de 2010, 19:21 »
a versão que tenho dos lm386 é o LM386N-1

http://www.national.com/mpf/LM/LM386.html#Overview
http://www.national.com/ds/LM/LM386.pdf

ou seja é a versão de max. 15v

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #18 em: 18 de Novembro de 2010, 21:56 »
boas,


depois de montar o circuito, na placa e ligar a 12v comecei a ver que os lm386 começavam a aquecer, por isso inserir um lm7809 na entrada para alimentar o circuito a 9v, mas mesmo assim os lm386 aquecem que se fartam

porque será que isto acontece?

Offline fred gomes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 238
Re: amplificador duvida
« Responder #19 em: 19 de Novembro de 2010, 19:52 »
Boas.
Acontece-me o mesmo no rectificador que fiz.
Experimenta colocar um dissipador de energia no LM7809, cortas um pedaço dum metal e aparafusas ao LM (aquilo tem lá um buraco própio para isso).
cumprimentos,
Fred

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: amplificador duvida
« Responder #20 em: 19 de Novembro de 2010, 19:58 »
Então 1W em 4Ohm dá cerca de 0,5A se não estou em erro, e isso ainda é muita fruta para um integradozinho pequenino.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #21 em: 19 de Novembro de 2010, 20:10 »
bem,

Boas.
Acontece-me o mesmo no rectificador que fiz.
Experimenta colocar um dissipador de energia no LM7809, cortas um pedaço dum metal e aparafusas ao LM (aquilo tem lá um buraco própio para isso).


sempre pos um dissipador nos reguladores, mas n é como ele que estou preocupado é com o lm386


Então 1W em 4Ohm dá cerca de 0,5A se não estou em erro, e isso ainda é muita fruta para um integradozinho pequenino.


eu retirei o lm386 que aquecia bastante, e deixei os outros que tinha uma temperatura normal, por isso o outro deve estar esgragado, la terei de comprar outro para experimentar xD

>------------

agora o meu problema vem da distorção bahhh....  liguei a um mp3 e da a musica mas com determinadas batidas da musica ele distorce bastante, ate como o volume baixo e pensei se usar uns filtros resolveria o problema, o que acham?


 fred gomes chegaste a fazer algum circuito destes?
« Última modificação: 19 de Novembro de 2010, 20:16 por andre_f_carvalho »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: amplificador duvida
« Responder #22 em: 19 de Novembro de 2010, 22:35 »
Experimenta ligar uma resistência do sinal positivo da entrada á massa, ai com 10k ou 30k, depois do condensador de 0.22
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #23 em: 20 de Novembro de 2010, 17:21 »
boas,

experimentei com uma resistência de 10k e não deu resultado

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: amplificador duvida
« Responder #24 em: 20 de Novembro de 2010, 20:08 »
É normal aquecer. Se distorce em algumas batidas é porque a fonte de alimentação não consegue dar corrente suficiente ou porque estás a ultrapassar a potência máxima de entrada/saída do LM (tens que baixar o volume do MP3).

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #25 em: 20 de Novembro de 2010, 20:31 »
É normal aquecer. Se distorce em algumas batidas é porque a fonte de alimentação não consegue dar corrente suficiente ou porque estás a ultrapassar a potência máxima de entrada/saída do LM (tens que baixar o volume do MP3).

a fonte dá max 1.5A, estou a usar um mp3 marca creative zen 512mb e no volume nº5 já começa de distorcer mas é com certos tipos de sons, tipo se tiver a dar o som calmamente e depois começar uma voz ou os instrumentos a da mais garra aquilo e só ruído na musica por todo o lado

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: amplificador duvida
« Responder #26 em: 20 de Novembro de 2010, 20:46 »
É o mesmo, a distorção ocorre quando o nível do sinal ultrapassa um certo valor. Se a música for mais calma ou baixinha não se nota nada, mas quando vem um som mais forte esse som provoca a distorção, por "cliping" (corte, ou alizamento, do topo do sinal; é como se faz um distorcedor ou overdrive para guitarra). Tens que baixar o volume até nunca haver nenhuma distorção, e aí sim estarás dentro dos limites do amplificador.

Agora, se estavas à espera de ter um "g'anda som" no carro com esse amplificador de 1W, vai ser um g'anda desilusão pa ti. Precisas de pelo menos uns 20W por coluna para o carro.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 20:49 por Njay »

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #27 em: 20 de Novembro de 2010, 20:55 »
nepia, pelo menos que desse para ouvir o som normalmente



então usarei este circuito, já que tenho  dois la4440 em casa :P

em anexo o circuito, ou aconcelham este http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/196
« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 21:08 por andre_f_carvalho »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: amplificador duvida
« Responder #28 em: 20 de Novembro de 2010, 21:34 »
Podes sempre experimentar juntar dois condensadores de 6700 ou 10000uF na alimentação para ter alguma corrente em reserva para essas batidas mais fortes.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #29 em: 20 de Novembro de 2010, 21:50 »
Podes sempre experimentar juntar dois condensadores de 6700 ou 10000uF na alimentação para ter alguma corrente em reserva para essas batidas mais fortes.

tenho la dois de 100uf, mas n deve resolver a questão do ruido, como o Njay disse
É o mesmo, a distorção ocorre quando o nível do sinal ultrapassa um certo valor. Se a música for mais calma ou baixinha não se nota nada, mas quando vem um som mais forte esse som provoca a distorção, por "cliping" (corte, ou alizamento, do topo do sinal; é como se faz um distorcedor ou overdrive para guitarra). Tens que baixar o volume até nunca haver nenhuma distorção, e aí sim estarás dentro dos limites do amplificador.

Agora, se estavas à espera de ter um "g'anda som" no carro com esse amplificador de 1W, vai ser um g'anda desilusão pa ti. Precisas de pelo menos uns 20W por coluna para o carro.