collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: bitalino  (Lida 13532 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: bitalino
« Responder #15 em: 05 de Novembro de 2014, 16:03 »
Metro, essa do drone a mandar uma boia não veio de um programa em que o Joe Grand fez o mesmo?

Se bem me recordo a primeira placa era muito pouco mais que uma breakout board para uns AFE da TI feita precisamente para esse tipo de equipamentos, já na altura achei meh.
Porque agora é inovador comprar um chip, seguir o esquema recomendado na datasheet e atirar uns headers arduino compatible para street cred?

I know, podem-me massacrar pelo meu tipo de comentário.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2014, 16:06 por senso »
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: bitalino
« Responder #16 em: 05 de Novembro de 2014, 16:14 »
Metro, essa do drone a mandar uma boia não veio de um programa em que o Joe Grand fez o mesmo?

Desconhecia, mas pelo que pesquisei a nossa ideia é mais antiga, ufaa :p A ideia surgiu de um colega meu para o Desafio Mar da PT já há cerca de 1 ano.

StarRider

  • Visitante
Re: bitalino
« Responder #17 em: 05 de Novembro de 2014, 16:44 »
[troll node=on]

"BITalino" ... só o nome já diz tudo !

Pegam num arduino metem uns sensores e vendem tudo por um preço exorbitante ... quando
é possível comprar os mesmos "componentes" por 1/4 do preço. Não me admiro nada que tenham COPIADO
tudo de outros exemplo na net.

Duas paginas (do bitalino e da plux) sem UMA ÚNICA PALAVRA EM PORTUGUÊS, a não ser na morada ... uma
vergonha !!!

Em suma, e sem rodeios ... uma bosta !

[troll node=off]

Abraços,
PA

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: bitalino
« Responder #18 em: 05 de Novembro de 2014, 17:05 »
Eu não vou tão longe, isto é, se há quem esteja a disposto a pagar por ter as coisas feitas tudo bem, é uma oportunidade para quem quiser vender, há pessoal que quer ligar e gastar o tempo noutras coisas e isso tem que ser pago. A mim o que me irrita é a maneira como vendem os produtos!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: bitalino
« Responder #19 em: 05 de Novembro de 2014, 17:10 »
Acho que nem copiaram bem, adorei logo o primeiro comentário na Sparkfun, https://www.sparkfun.com/products/12750 :
Citar
All analog and digital power supplies and grounds should be separated. The designers have sort of recognised this a little bit, but it could be better.
There is not one single decoupling capacitor on the analog power supply in the EDA, ECG and EMG analog modules!!

Até me sinto melhor por não ser só eu que acho uma palhaçada este tipo de coisas, mesmo o modelo comercial da Sparkfun, breakout de chips de 2€ a 20€, yay mas é da Sparkfun dude..
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: bitalino
« Responder #20 em: 05 de Novembro de 2014, 17:17 »
Acho que nem copiaram bem, adorei logo o primeiro comentário na Sparkfun, https://www.sparkfun.com/products/12750 :
Citar
All analog and digital power supplies and grounds should be separated. The designers have sort of recognised this a little bit, but it could be better.
There is not one single decoupling capacitor on the analog power supply in the EDA, ECG and EMG analog modules!!

Até me sinto melhor por não ser só eu que acho uma palhaçada este tipo de coisas, mesmo o modelo comercial da Sparkfun, breakout de chips de 2€ a 20€, yay mas é da Sparkfun dude..

Ai meu deus....

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: bitalino
« Responder #21 em: 05 de Novembro de 2014, 17:24 »
Lembrei-me agora do nome do programa, era o Prototype this, inventaram lá umas coisas engraçadas, pena a edição do programa ter sido feita mais para as massas, o Joe já falou sobre o porquê de o programa ter acabado, ou numa talk no DefCon, ou algures por ai assim, talvez num post no forum da Parallax, sem grandes certezas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Prototype_This!

A coisa do drone, no caso deles um avião lançado com foguetes(ou era ar comprimido) já data de 2009, não vou estou a acusar de plágio, simplesmente podem ter visto e ter ficado com uma ideia subliminal da coisa, até porque á coisas do programa que realmente tinham potencialidade para continuar o R&D.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: bitalino
« Responder #22 em: 05 de Novembro de 2014, 17:37 »
Eu via esse programa :) mas por acaso não fui eu que tive a ideia o meu colega é que queria a todo o custo usar o drone na praia para participar no desafio. Eu disse que era recente porque dei com esta noticia http://www.illawarramercury.com.au/story/2535183/uow-drones-offer-high-tech-help-for-lifesavers-video/ depois de ver o que disseste.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: bitalino
« Responder #23 em: 05 de Novembro de 2014, 18:12 »
é pah, bons ou maus eles tentam o melhor. Eu recebo a newsletter deles no g+ mas tb pouco mais sei deles.. ha coisas nos kickstarts bem mais foleiras e com mais apoio!..
Com muito ou pouco show off, o programa deve ter sido "chamado" pelo jornalista na vez da bitalino..porque do que vi, nao vi nehuma pessoa da bitalino a falar..
Portugal nao tem mercado porque nao ha procura, e as empresas portuguesas n sao menos que as outras empresas la de fora, claro que é mais complicado conquistarem mercados de fora onde ja ha mta concorrencia, e co portugal é visto com uma republica das bananas, mais complicado é vender o nosso produto aos outros!

Qto ao jornalista, eu gosto de ver a rubrica dele...ainda assim sao dos poucos programas sobre as tecnologias que dao na tv portuguesa.. tb so vejo de vez em qdo, e ha noticias tecnologicas que um gaijo ja conhece à bues, mas pronto, smp prefiro ver de novo isso do que as novelas ou a casa das badalhocas...


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: bitalino
« Responder #24 em: 05 de Novembro de 2014, 18:37 »
Citação de: senso
Se bem me recordo a primeira placa era muito pouco mais que uma breakout board para uns AFE da TI feita precisamente para esse tipo de equipamentos, já na altura achei meh.
Porque agora é inovador comprar um chip, seguir o esquema recomendado na datasheet e atirar uns headers arduino compatible para street cred?

A mim o que me irrita é a maneira como vendem os produtos!

Eu compreendo os vossos comentarios porque ja fui assim. Infelizmente/felizmente descobri que a realidade e' realmente negra! E o que assim à primeira vista nos parece estranho ou mau, é na realidade, muito mau!
Mas.. isto é do nosso ponto de vista.

O que a nós ("pessoas do nosso tipo") nao faz sentido, é porque é algo que nao nos é dirigido, o que nao quer dizer que faca sentido para outros.

Posso dizer que a maior parte das pessoas que conheci, envolvidas no desenvolvimento de "dispositivos medicos", nenhuma tinha o curso de electronica.
Logo nao sabem soldar, nem muito menos o que é "um chip da TI" ou uma application note ou um plano de massa.

Existem assim muito outro tipo de pessoas e realidades que desconhecemos que possam estar interessadas em pagar para ter algo "ja mastigado"... mesmo que seja mau! Pois a realidade é que nao sabem o que estao a comer, mas precisam de ser convencidas. E é isso que essa campanha pretende, convencer esse tipo de pessoas.

O dizer "ah, isto nao tem nada de inovador, é so um esquema copiado do fabricante"
Se virem por exemplo o Hub da SmartThings
https://www.flickr.com/photos/ashuj/9647707480/in/set-72157635334165100/
que foi comprada recentemente por $200 milhões.
http://techcrunch.com/2014/07/15/samsung-to-scoop-up-smartthings-for-around-200-million/

O hardware "é só" um "PIC ligado a um MAC" (provavelmente copiado de alguma application note da microchip) e "ligado a uns módulos e ICs".

Tivemos também ah tempos uma discussão semelhante no caso da impressora 3D Beethefirst. Dizem as mas línguas: "mas isto não tem nada de inovador e é caríssimo! Isto é só uma copia de uma impressora opensource"

É preciso reconhecer o trabalho e valor extra que está nesse "só".

StarRider

  • Visitante
Re: bitalino
« Responder #25 em: 05 de Novembro de 2014, 18:50 »
Boas,

Eu penso que neste caso o problema vai muito alem da simples "banha da cobra", pois a área da
saúde  publica não pode ser tratada de animo leve como este senhores fizeram.

Basta lerem os comentários, que o senso já partilhou, no site da sparkfun:
https://www.sparkfun.com/products/12750

O sistema tem graves problemas de concepção e implementação, a ideia com que fico destes
senhores é que são mesmo incompetentes pois nem sequer sabem copiar.

Abraços,
PA

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: bitalino
« Responder #26 em: 05 de Novembro de 2014, 18:53 »
Esse exemplo não é dos melhores porque estás a falar de um produto que não se desenvolve numa semana, só o facto de usarem vários sistemas de comunicação faz com que não possa ser mal feita se não nem sai do desenho e tens todo o software desenvolvido de apoio ao sistema.

Mas acho que o teu ponto de vista se resume a isto:
Existem assim muito outro tipo de pessoas e realidades que desconhecemos que possam estar interessadas em pagar para ter algo "ja mastigado"... mesmo que seja mau! Pois a realidade é que nao sabem o que estao a comer, mas precisam de ser convencidas. E é isso que essa campanha pretende, convencer esse tipo de pessoas.
Isto acontece porque há pessoas que não são sérias. Eu como disse anteriormente sei que existem estas pessoas, da mesma maneira que nós não desenvolvemos chips mas os utilizamos há outras pessoas que requerem algo de mais alto nível ainda e quem encontrar esses mercados deve aproveitar para fazer dinheiro, mas se vão perder tempo a fazer as coisas que as façam bem! Se não hoje é bitalino, amanha como correu mal é bytalino, etc, etc.

Como já disse anteriormente, andei a passear por revistas/jornais e tv à custa de uma ideia e o ponto alto ia ser o telejornal da RTP e eu disse ao meu colega que não ia e no nosso caso ainda estávamos em fase da ideia, quer dizer podia dizer o que me apetecia, mesmo assim depois do exagero que foram as outras entrevistas disse ao meu colega que se ele quisesse ia sozinho. É que nos dizíamos que a ideia era boa mas demorava o seu tempo a ser concretizada nas entrevistas aparecia que dentro de um ano estávamos nas praias a salvar pessoas. E o que nesta entrevista me incomoda mais é que não é só o jornalista que faz esse exagero, o pessoal da empresa participa ativamente!

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: bitalino
« Responder #27 em: 05 de Novembro de 2014, 19:30 »
Esse exemplo não é dos melhores porque estás a falar de um produto que não se desenvolve numa semana, só o facto de usarem vários sistemas de comunicação faz com que não possa ser mal feita se não nem sai do desenho e tens todo o software desenvolvido de apoio ao sistema.

Eu não tenho questionado a parte técnica deste projecto. Realmente este forum era o local indicado para analisar essa parte! Mas eu estou a defender a parte "não técnica" do projecto :)

Isto acontece porque há pessoas que não são sérias.  [..]
mas se vão perder tempo a fazer as coisas que as façam bem!
[..]
É que nos dizíamos que a ideia era boa mas demorava o seu tempo a ser concretizada nas entrevistas aparecia que dentro de um ano estávamos nas praias a salvar pessoas.
[..]
E o que nesta entrevista me incomoda mais é que não é só o jornalista que faz esse exagero, o pessoal da empresa participa ativamente!

Eu nao considero que essas pessoas "não são serias". mas eh uma realidade dificil de entender. eu compreendo porque dizes isso, porque estou habituado a ver comerciais e as equipas de marketing a vender "ar dentro de um frasco"... mas há pessoas que procuram e compram "ar dentro de um frasco" !

Como vos disse a realidade eh muito negra e o que tu disses-te eh exactamente o que acontece: "eh vendido um produto que não existe, com uma suposta qualidade estupenda e que estará pronto para ser comercializado já para o ano que vem!" !

Acho que podem ficar descansados que nenhum produto real será feito com o bitalino, logo a vossa saúde esta a salvo.

Contudo, continuo a achar que a ideia eh boa e faz sentido para o fim a que se destina.

Um dos destinos, por ridículo que pareça, vai ser para por exemplo startups desenvolverem dispositivos médicos e fazerem "entrevistas na TV de um produto que vai salvar vidas para o ano" e, a parte ridícula, 'e que dentro da caixa do dispositivo ira estar um bitalino a funcionar com uma das suas aplicações de exemplo! ... e alguém vai dizer "oh! isto nao tem nada de inovador! isto 'e um bitalino a correr um exemplo copiado da net!"  :P

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: bitalino
« Responder #28 em: 05 de Novembro de 2014, 20:18 »
Um dos destinos, por ridículo que pareça, vai ser para por exemplo startups desenvolverem dispositivos médicos e fazerem "entrevistas na TV de um produto que vai salvar vidas para o ano" e, a parte ridícula, 'e que dentro da caixa do dispositivo ira estar um bitalino a funcionar com uma das suas aplicações de exemplo! ... e alguém vai dizer "oh! isto nao tem nada de inovador! isto 'e um bitalino a correr um exemplo copiado da net!"  :P

Para mim é um dos problemas deste projeto: isso nunca vai acontecer, mas quem o compra vai julgar que é uma possibilidade pela forma que é vendido. O que eles vendem não é próprio para qualquer fim medicinal.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: bitalino
« Responder #29 em: 05 de Novembro de 2014, 21:21 »
O que eles vendem não é próprio para qualquer fim medicinal.

.. eu sei ja tou a ser chato. :)
Provavelmente pode-me ter escapado alguma coisa que eu nao vi no video ainda (nao considero o que foi dito no video da SIC)

Mas acho que o "fim medicinal" esta' a ser mal entendido. Vou dar um exemplo de um "fim medicinal" no tipo de area que acho q o bitalino pode ser aplicado:

Uma pessoa tem um acidente, tem baixa medica, 'e operado, etc.. começa a recuperar e o medico manda a pessoa fazer fisioterapia.
A fisioterapia consiste fazer um movimento completo de levantar / baixar numa maquina a perna.. para cima. para baixo.. tudo em cima tudo em baixo.
E fazer isto Xis vezes por sessão! e vai aumentando...

Então vamos fazer um projecto "medicinal" com um arduino, que tem um sensor em cima e em baixo para detectar se o movimento foi completo e fazer a contagem, com o objectivo de saber se o tratamento esta a ser feito correctamente e sem baldas!

Este 'e um exemplo do uso do Arduino para fins "medicinais" se assim quiserem chamar..

Este e' um exemplo real que tive conhecimento de um projecto de curso de um aluno de biomedica... claro que isto nunca chegou a existir num produto e so serviu para escrever a tese. Mas o aluno que e' da area de biomedica, para desenvolver o seu conceito e analise apenas precisou de comprar um arduino e escrever algum codigo...

O mesmo exemplo pode ser extrapolado a outros casos.. e engloba-se no target deles de: "Students, Professors, Researchers".. por isso eles fazem referencias a universidades pomposas.. para ver se atrai outras universidades a usarem o kit para "brincarem"..

Ninguém vai desenvolver nenhum produto, mas apenas desenvolver teorias e casos de estudo..