collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: bitalino  (Lida 13291 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
bitalino
« em: 05 de Novembro de 2014, 10:19 »
http://sicnoticias.sapo.pt/programas/futurohoje/2014-11-05-Investigacao-nacional-cria-kit-com-sensores-que-permite-criar-aplicacoes

Porque é que este pessoal não se afirma como uma empresa que desenvolve umas placas de desenvolvimento? Fazem um alarido, meu deus!!!

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: bitalino
« Responder #1 em: 05 de Novembro de 2014, 10:45 »
Apanhei ontem essa "reportagem" por acaso, e também achei o mesmo, "much ado about nothing".

E a campanha kickstarter, pendurarem-se em ALS e "affordable care" num equipamento eletrónico sem aprovações para fins médicos é para o perigoso. E não me parece que a consigam facilmente. Um EEG numa placa do tamanho de um selo não deve cumprir todos os parâmetros de isolamento, robustez, anti-estática e sei lá mais o quê. Ao primeiro litígio (não tão improvável quanto isso) desaparecem.

A ideia não é má (sensores biométricos acessíveis), parece-me que estão com o enquadramento errado, querem parecer mais do que o que são.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2014, 10:47 por jm_araujo »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: bitalino
« Responder #2 em: 05 de Novembro de 2014, 10:49 »
Eh o marketing e os contactos a funcionar! Em Portugal as "connections" sao muito importantes.
Ha outras start-ups com trabalhos verdadeiramente inovadores mas q nao teem "lugar-ao-sol" pq nao conhecem gente q os possa mostrar na TV. Enfim.

Avanca-se pela qualidade de trabalho e nao pelo show-off, foi o q sempre fiz e continuarei. Valeu a pena mudar o meu lugar de trabalho e laboratorio para o UK, ao menos aqui os clientes nao choram os orcamentos e aceitam as opinioes da pessoa q vao contratar p lhes fazer os trabalhos. Em 2 anos no UK fiz mais trabalho do q 10 anos em PT. Enfim.
Desculpem o desabafo.

A pulseira nao tem nada de inovador, esta aqui ja estao muito ah frente :: https://www.thalmic.com/en/myo/


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: bitalino
« Responder #3 em: 05 de Novembro de 2014, 11:02 »
Eu e um amigo meu ganhamos um desafio da PT há cerca de um ano com a ideia de utilizar um drone para entregar uma boia salva-vidas, a ideia é boa mas neste momento não vai muito mais alem que isso mas ainda deu para aparecer na tv e numas revistas/jornais e nós dizemos 'a' os jornalistas escrevem 'AAAAA' agora os próprios dizerem 'AAAAA' ou não têm noção do que fazem ou é tudo pessoal de marketing. Tive que chegar a um ponto e convencer o meu colega que já era show-off a mais!

Atenção que eu não tiro mérito a quem anda para a frente e se conseguirem vender muitos kits melhor ainda, agora só porque um estudante do MIT comprou um kit dizer que a faculdade esta a usar o kit!? oh valha-me me deus!! Para mim têm mais mérito se conseguirem vender 1000 kits a dizer que fazem uns kits que facilita a utilização dos sensores do que a vender 100000 e dizerem que criaram uma tecnologia toda xpto...

Avanca-se pela qualidade de trabalho e nao pelo show-off, foi o q sempre fiz e continuarei.
Também acredito que se for pelo show-off este vai acabar mais tarde ou mais cedo tal como os 15 minutos de fama!

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: bitalino
« Responder #4 em: 05 de Novembro de 2014, 11:12 »
Da minha experiencia nestas andancas, posso dizer que a iniciativa necessita de ::

- uma pessoa "cheer-leader", para falar, para ir ter reunioes de marketing e mostrar a empresa/produto/ideia

- uma pessoa q faca o seguimento com o suporte de cotacoes / vendas (a cotacao deve ser sempre dada no prazo de 12h ou entao contactar a explicar o pq necessitar de mais de 24h)

(se estas as duas anteriores forem uma soh, melhor ainda pois o discurso e o controlo da coisa sai melhor)
(nao necessita de ser tecnicamente habil, mas necessita de compreender o produto)

- uma pessoa dedicada exclusivamente a hardware

- uma pessoa dedicada exclusivamente a software


... e claro, um bom produto ou ideia, pois sem isso por mais conversa q se tenha, a coisa nao anda :)


StarRider

  • Visitante
Re: bitalino
« Responder #5 em: 05 de Novembro de 2014, 11:52 »
Boas,

O trabalho em equipa é sempre mais proveitoso, não somente pelo facto que o time to market é bastante
reduzido mas também, e a meu ver a grande vantagem, pelo facto de que em equipa surgem sinergias que
são impossíveis de conseguir quando se tem um projecto de "one man show".

Pessoalmente encontro vantagens em concentrar na mesma pessoa (ou grupo de pessoas) o hardware e o
firmware desde que a/as pessoas tenham valências para tal, se bem que depende sempre da dimensão do
projecto. Já no que toca ao software (na perspectiva de programação não embebida mas de sistemas
periféricos, como uma interface para ou OS externo por  exemplo) uma pessoa/equipa independente pode
ter vantagens em vários aspectos.

Abraços,
PA

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: bitalino
« Responder #6 em: 05 de Novembro de 2014, 11:58 »
Eh o marketing e os contactos a funcionar! Em Portugal as "connections" sao muito importantes.
Infelizmente  :-\

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: bitalino
« Responder #7 em: 05 de Novembro de 2014, 12:29 »
Ao clicar do link vi que a reportagem é "daquela rubrica feita por aquele senhor" da SIC..
Nunca suportei ver aquela rubrica porque não sou o tipo de publico a qual ela se dirige, penso que nao se pode julgar a empresa / produto / objectivo ao ver esta rubrica.

Esta rubrica é aquela que depois o meu pai vê e vem falar comigo: "Então os gajos já fazem isto e aquilo e não sei o que?! Tas a par dessa tecnologia?!"

A verdade é que há muitas "empresas powerpoint" e que vendem.. "powerpoints".

A empresa do bitalino (que nao é nova), esta a lançar uma campanha no kickstarter:
https://www.kickstarter.com/projects/bitalino/bitalino-revolution
Que nao está a correr tao bem quanto provavelmente esperado.
Vamos a ver o que acontece depois...

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: bitalino
« Responder #8 em: 05 de Novembro de 2014, 12:40 »
E a campanha kickstarter, pendurarem-se em ALS e "affordable care" num equipamento eletrónico sem aprovações para fins médicos é para o perigoso. E não me parece que a consigam facilmente. Um EEG numa placa do tamanho de um selo não deve cumprir todos os parâmetros de isolamento, robustez, anti-estática e sei lá mais o quê. Ao primeiro litígio (não tão improvável quanto isso) desaparecem.

http://bitalino.com

Citar
Disclaimer

bitalino is not a medical device nor is it intended for medical diagnosis and provided to you "as is," and we make no express or implied warranties whatsoever with respect to its functionality, operability, or use, including, without limitation, any implied warranties, fitness for a particular purpose, or infringement. we expressly disclaim any liability whatsoever for any direct, indirect, consequential, incidental or special damages, including, without limitation, lost revenues, lost profits, losses resulting from business interruption or loss of data, regardless of the form of action or legal theory under which the liability may be asserted, even if advised of the possibility of such damages.


Citar
A ideia não é má (sensores biométricos acessíveis), parece-me que estão com o enquadramento errado, querem parecer mais do que o que são.

Eu acho que estão no enquadramento certo. O target são makers, DIY, investigadores, universidades etc.
Não sei se referias ah algo que possa ter passado na reportagem, que está cheia de "floridos".

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: bitalino
« Responder #9 em: 05 de Novembro de 2014, 12:46 »
metRo_ és daquela empresa que meia volta anda na UPTEC com um quadcopter?


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: bitalino
« Responder #10 em: 05 de Novembro de 2014, 12:55 »
metRo_ és daquela empresa que meia volta anda na UPTEC com um quadcopter?

sim :p

PS: já sei quem és :)

PS2: não somos empresa :p

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: bitalino
« Responder #11 em: 05 de Novembro de 2014, 13:45 »
metRo_ és daquela empresa que meia volta anda na UPTEC com um quadcopter?
Ainda a dias andei na UPTEC :)

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: bitalino
« Responder #12 em: 05 de Novembro de 2014, 14:00 »
KammutierSpule, leste a campanha do kickstarter?
Não podem dizer que não é um dispositivo médico, e depois passar parágrafos sem fim a defender-lo para fins medicinais, explorando as ultimas modas nessa área (ALS, affordable care) que tocaram recentemente nas sensibilidades de muita gente. Para mim retira muita credibilidade aos seus autores.
E fazer um disclaimer tipo "Terms of Service Agreement" que ninguém lê também não os vai proteger.

O objetivo devia ser o mercado Maker/DIY e ensino, mas estão apontados a ele com delirios de grandeza que terão dificuldades em materializar.
Vê os comentários que já tem no kickstarter a perguntar se está disponível para end-users: é exatamente ao que me refiro, o produto está muito longe de lá chegar.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: bitalino
« Responder #13 em: 05 de Novembro de 2014, 14:18 »
Isso mesmo.

Soh os custos de certificacao nas normas Medicas/etc, eh maior do q estao a pedir no Kickstarter. (todo o processo, nao apenas de papeladas)

Certificar para ter a estampa CE eh simples.
Certificar para usar no corpo humano... aih a coisa torce pq eh complexo e infelizmente espero q nao tenham q ir buscar consultores estrangeiros para o fazerem. Se o quiserem fazer, claro.

Estar sob a alcada de kit/desenvolvimento/maker, tira completamente (pensam eles) a agua do capote.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: bitalino
« Responder #14 em: 05 de Novembro de 2014, 15:07 »
Eu acho que voces nao estao a ver a mesma campanha que eu! :)

Eu não tenho nenhuma ligacao à empresa, apenas conheço o "trabalho" deles ha algum tempo (esta placa por exemplo já é a segunda versão que fazem, a primeira até estava à venda na sparkfun) e este é o meu único bias (== saber que eles nunca fizerem nenhum produto para end-user).

Eu não vejo a função destas placas diferentes de um qualquer outro projecto tipo "arduino", por isso estar a achar exagerado a vossa apreciação.

Qual é a credibilidade de um "dispositivo medico" que é anunciado e vendido no kickstarter?! Acho que não faria qualquer sentido :) Por isso acho que o target não é esse..
E o produto como me parece ser apresentado, nao é para end-users. Um end-user nao vai andar a soldar placas! Nem a desenvolver código..

Do site da campanha, primeira frase:
Citar
BITalino is designed for anyone interested in building

"building" é diferente de "use"

Citar
BITalino is a low-cost, purpose-built, all-in-one hardware and software toolkit designed for quick and easy creation of cool projects with body signals, development of quantified self wearable devices or apps, and/or learning how to build medical devices.

Citar
Who is it for:
Makers, Students, Developers, Professors, Researchers, Quantified-Selfers

Relativamente à questão de "dispositivos medicos",
Citar
can be used by virtually anyone interested in creating projects [..] affordable medical devices and personal diagnostics apps.

O facto de alguém adquirir este produto por estar interessado em criar projectos na area de dispositivos medicos não faz deste projecto um dispositivo medico.

Por outro lado, nao estando a par do assunto, mas nao podem colocar "dispositivo medico" tudo no mesmo saco. Existem diferentes classificações do que é ou não um dispositivo medico e a finalidade / aplicação / âmbito a que se destina.
Mesmo que o vosso problema, fosse problema, não seria de quem vende, mas de quem usa / compra que teria de de usar o equipamento certificado etc.. Não estou a ver agora o os hospitais a começarem a usar dispositivos DiY so porque ficam mais baratos?! :) Logo nunca iriam comprar algo que nao tivesses as certificações necessárias.

Eu também não gosto de showoffs, esta campanha tem o habitual showoff como todas as outras. Eventualmente (no video? nao me lembro.. ) devem ter usado algumas expressões "tecnicamente" incorrectas, só porque soava espectacular.. eventualmente a campanha de marketing é criada por pessoas que não conhecem a área...

Quem está interessado tem de filtrar o que lhe interessa.

Eu pessoalmente não estou nada interessado, é uma área que não tenho qualquer interesse :) So gosto de analisar as coisas como elas são.