collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ferro de Soldar novo ?  (Lida 4167 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Ferro de Soldar novo ?
« em: 26 de Outubro de 2017, 11:57 »
Olá,

Estou indeciso numa coisa, o meu ferro de soldar é uma daquelas estações da Velleman (imagem)

Já ando para comprar um JBC 40ST há algum tempo mas este Velleman tem dado para o que faço (nada extraordinário, é soldar umas coisas de vez em quando).

Neste momento quero soldar uns componentes SMD (ICs) e queria comprar uma ponta daquelas achatadas para facilitar. A minha dúvida é se compre uma dessas pontas para o Velleman (7,55€) ou se compre o JBC + a Ponta, por 50€  :P

Como nunca usei nenhum JBC, pergunto isto só para perceber a opinião de quem tem um. Se vale a pena inevstir já nele ou se continue no Velleman e compre mais esta ponta..  ;D

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ferro de Soldar novo ?
« Responder #1 em: 26 de Outubro de 2017, 12:22 »
Deixa-te estar.
O JBC pode ser muito bom, mas não tem controlo de potência, que para mim é um "no-go".

Já pensaste num clone hakko? +/-20€: https://www.ebay.com/itm/172710704419 , e carrada de ofertas de pontas baratas. Muito bom pelo preço!

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Ferro de Soldar novo ?
« Responder #2 em: 26 de Outubro de 2017, 13:06 »
 ;D ena não sabia da existência dos hakko.. parece-me uma boa escolha! Thanks

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ferro de Soldar novo ?
« Responder #3 em: 26 de Outubro de 2017, 13:14 »
Não é um Hakko, é um clone!
Os Hakko são muito bons ferros de soldar, mas infelizmente a marca não está interessada em vender os mesmos na europa a preços competitivos como faz noutros continentes.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ferro de Soldar novo ?
« Responder #4 em: 26 de Outubro de 2017, 13:41 »
Se só queres soldar SOICs, SOs e afins, 1206 e 0805 a ponta redonda do Velleman, embora não a ideal, serve perfeitamente, especialmente se aumentares ligeiramente o comprimento dos pads (nos componentes passivos).
Mesmo a soldadura mais difícil que já fiz, uma ficha com pinos de 0.2mm de largura e espaçamento inter-pino, embora não tenha sido fácil, foi com uma ponta redonda de 1mm (a de 0.5mm não tinha massa térmica suficiente, pino sim pino não estava ligado a um plano de massa).

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ferro de Soldar novo ?
« Responder #5 em: 26 de Outubro de 2017, 22:48 »
Uso um JBC 11W para smds, isto de se usar pontas xpto para cada terminal ou componente não é para mim. Bastante fluxo e uma boa solda, limpeza final e está feito.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Ferro de Soldar novo ?
« Responder #6 em: 27 de Outubro de 2017, 09:51 »
Boas,

Em tempos também tive um tópico parecido com este. O meu primeiro ferro também foi um Velleman. Após o mesmo avariar decidi comprar um novo. Optei pelo JBC 40S e foi um óptimo investimento. Gosto tanto do gajo que só não lhe dou um abraço porque queima  ;D ;) :)

Leve, aquece rápido, preciso (dá bastante mobilidade por ser leve). Parece que tenho uma caneta nos dedos. Mas não é tudo bom. Também tenho pontos negativos. Após estar a funcinar umas boas duas horas o corpo do ferro começa a ficar quente. Nada de mais, apenas tenho que puxar os dedos uns 5 mm para trás, pois o plástico começa a ficar bastante quente. No que toca a manter a temperatua no 380 graus não sei se a mantém sempre ao longo de umas 3 horas, por exemplo. Pois como não tenho sensor de temperaruta nunca tive a oportunidade de o controlar. A parte de aquecer o plástico não significa que a temp do ferro aumenta, apenas se deve ao isolamento. Pelo menos é esta a ideia com que fico. Pois nunca senti diferença no desempenho do mesmo, após trabalhar mais do que 3 horas, por exemplo.

Espero ter ajudado
Boa sorte

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Ferro de Soldar novo ?
« Responder #7 em: 27 de Outubro de 2017, 10:07 »
Obrigado pelo feedback.

Não sentes falta do controlo de temperatura no JBC?

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Ferro de Soldar novo ?
« Responder #8 em: 28 de Outubro de 2017, 03:35 »
Obrigado pelo feedback.

Não sentes falta do controlo de temperatura no JBC?

Para o tipo de trabalho que tenho desempenhado nos últimos tempos não!

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Ferro de Soldar novo ?
« Responder #9 em: 28 de Outubro de 2017, 06:04 »
hakko clone mas comprem ponta ha parte , pois aquelas que.o ferro trazia nao valem nada.

se o trabalho for sempre +/- a mesma coisa se calhar  o jbc  compensa. ate porque mantem a temperatura mais estavel apesar de nao ser controlada.

Agora hakko e mais versatil pode aparecer qualquer trabalho que consegues adptar. consegues ter um conjunto de pontas mais em conta €€.

eu tenho hakko e jbc antigo, so uso hakko pelas ponta chissel. a pega do hakko clone aquece um bocadito a do jbc nunca dei conta.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Ferro de Soldar novo ?
« Responder #10 em: 01 de Novembro de 2017, 16:49 »
Utilizei durante anos um JBC de 30w (modelo clássico cá em Portugal) e servia para "brincar" e para desenrascar enquanto não tinha outra coisa. No final do ano passado tive oportunidade de comprar uma estação de soldar barata (898D) e nunca mais peguei no JBC.

Acho que em 2017 comprar um ferro sem regulação de temperatura é um erro. Até os ferros mais baratos já têm essa funcionalidade que dá sempre jeito.
Eu comprei uma estação de soldar porque dá-me jeito uma pistola de ar quente (principalmente para dessoldar componentes e largar o isqueiro para as mangas termo-retrateis  ;) ), mas quem não precisar de uma pistola de ar quente, pode comprar ferros com regulação de temperatura muito baratos.

A troca de pontas dá muito jeito e uso frequentemente (soldar um conector grande com uma ponta pequena para SMDs é um bocado estranho), um kit de pontas é tão barato que já nem estou preocupado se alguma estragar-se e até estou a pensar um dia fazer um pequeno furo numa das pontas para ficar com uma ponta com "depósito" ( como esta https://www.hakko.com/english/tip_selection/img/work_type_07_drag.jpg para drag soldering).

Eu queixo-me do mesmo problema que o dio123, vou ter de comprar outro suporte/handle porque o que a estação trazia é de fraca qualidade e ao aquecer fez com que a rosca em plástico ficasse deformada e tive de andar com epoxy, para conseguir enroscar tudo bem. Outro problema é que a tolerância entre o elemento resistivo em cerâmica e as pontas não é o ideal e por isso há uma grande folga o que leva a que a condução térmica não seja a melhor/erros nas temperaturas. Já tentei preencher um pouco esse espaço com fita adesiva de cobre mas não dura muito tempo.