collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto de domótica  (Lida 4674 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline grupo3

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Projecto de domótica
« em: 10 de Fevereiro de 2011, 12:06 »
Boas, somos um grupo de Área de projecto que tem como objectivo ligar a domótica à eficiência energética.
O que pretendemos fazer é uma maqueta de uma casa do futuro e temos algumas dúvidas. Vamos dividir a casa em Sala, Quarto, Cozinha, Jardim e WC.
1- Pretendemos colocar iluminação e portas automáticas em todas as divisões da casa. Que recomendam?
2- Nalgumas divisões gostaríamos de colocar estores automáticos. Estávamos a pensar utilizar motores Servo ou DC. Que recomendam e onde podemos arranjar?
3- Gostaríamos de utilizar um sistema anti-roubo. Estávamos a pensar utilizar um sensor para detectar movimento que ao ser accionado tocasse uma campainha e ligasse automaticamente uma Webcam de modo a retirar imagens. É possível?
4- Pensámos em colocar rega automática, mas parece-nos algo complicado devido à água, então pensámos em colocar LED's para simular a rega.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto de domótica
« Responder #1 em: 10 de Fevereiro de 2011, 15:13 »
Se querem portas automáticas e iluminação automática iram precisar de sensores de presença, poderão ser photogates feitos com led's infra-vermelhos, um par de cada lado da porta, terão de ter mais sensores dentro da divisão ou usar os sensores da porta, pois sabem em que sentido vai a pessoa e acender a iluminação da respectiva divisão, penso que é o mais facil.
Servos será melhor, digo eu, pois já têm uma caixa bastante desmultiplicada e porque o interface é bastante simples, mas terão de usar servos modificados para rotação continua, e ai iram precisar de meter interruptores ou sensores que digam quando o estore está todo aberto ou todo fechado, podem por exemplo comprar servos já modificados para rotação continua ao membro Njay, pesquisem pelo nome de utilizador dele e sigam os links da assinatura, o serviço é 5 estrelas.
Mais uma vez, uns quantos led's IR dispostos a fazer tipo de uma cerca invisivel seria o melhor, um simples buzzer é do melhor para a campainha, podem comprar no Sonigate, quanto á parte da WebCam, o mais facil para isso deve ser usar OpenCv e mandar dados por serial para o pc para activar a camera e guardar um filme/tirar muitas fotos, mas isso pode ser um pouco complicado.
Isso da água só depende de como fazem a maquete, mas meter água, pode literalmente meter água, uns led's azuis servem para demonstrar a ideia.

Agora, vou eu fazer perguntas.
Experiência de programação?
Porque só em Fevereiro é que se lembrar de colocar um pacote de duvidas, já é um bocadinho tarde, até Junho o tempo voa..
Que micro-controlador vão usar?
Experiência na área da electrónica, saber usar resistências, lei de ohm, condensadores, led's, pilhas/baterias, soldar a estanho?
Se não sabem programar é bom que se metam a estudar, e aconselho um Arduino(desculpem pessoal dos PIC's :/ )têm muitos exemplos na internet, simples de usar e de programar, mas convem ter algumas bases, se não vão patinar e muito, podem comprar na InMotion, que a loja da lusorobótica actualmente não é muito fiavel.

Trabalho feito, mostrem ai..
Avr fanboy

Offline grupo3

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Projecto de domótica
« Responder #2 em: 10 de Fevereiro de 2011, 18:12 »
Obrigado desde já pela resposta rápida ás nossas perguntas, ajudaram imenso :)
Quanto ás tuas perguntas, nós em termos de programação somos praticamente zeros, mas contamos com a ajuda de um professor de programação para nos ajudar com essa parte.

Nós pensámos em usar arduino, porque pela nossa pesquisa é bastante simples de usar, especialmente para programadores amadores como nós.

Na área da electrónica, um dos elementos do nosso grupo tem alguma experiência com os componentes e com a área em si.

Não serve de muito postar imagens do trabalho como ele está agora, visto que ainda só temos a infra estrutura. Esperamos, no entanto, poder mostrar algumas imagens do nosso trabalho e consequente desenvolvimento no futuro.

Obrigado pelo apoio, se tivermos mais algum tipo de perguntas, serão colocadas :)

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: Projecto de domótica
« Responder #3 em: 10 de Fevereiro de 2011, 22:27 »
Um colega meu fez uma maquete e conseguiu meter uns aspersores para fazer a rega.

Não vi a permenor como realizou mas penso que existem bombas de agua em tamanho mini.

Depois so precisam de um reservatório de água.

o meu colega colocou tambem um material (não sei o nome) que simulava a relva e que por baixo tinha tipo um espaço para onde ia a agua que depois voltava de novo ao reservatório.

isso tudo se escondia numa base da maquete com 10cm de altura.

Eu penso que isto deve funcionar. Pelo menos no meio colega funcionou, mas tambem não tenho a certeza se fez assim.

A parte mecanica é esta.

O resto depende do que se coinsiderar rega automática. Com uma hora programada para funcionar? algum interrupetor?


Rui Costa

Offline grupo3

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Projecto de domótica
« Responder #4 em: 17 de Fevereiro de 2011, 11:05 »
Um colega meu fez uma maquete e conseguiu meter uns aspersores para fazer a rega.

Não vi a permenor como realizou mas penso que existem bombas de agua em tamanho mini.

Depois so precisam de um reservatório de água.

o meu colega colocou tambem um material (não sei o nome) que simulava a relva e que por baixo tinha tipo um espaço para onde ia a agua que depois voltava de novo ao reservatório.

isso tudo se escondia numa base da maquete com 10cm de altura.

Eu penso que isto deve funcionar. Pelo menos no meio colega funcionou, mas tambem não tenho a certeza se fez assim.

A parte mecanica é esta.

O resto depende do que se coinsiderar rega automática. Com uma hora programada para funcionar? algum interrupetor?
A nossa rega automatica seria com uma hora programada para funcionar, mas ainda estamos algo reticentes quanto a este assunto. Iremos fazer algumas pesquisas e testes e depois decidiremos. Obrigado. :)

Offline grupo3

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Projecto de domótica
« Responder #5 em: 12 de Maio de 2011, 12:11 »
Bom dia de novo, desde a altura em que este tópico foi criado até agora a parte física do projecto foi concluída. No entanto, necessitamos de ajuda acerca da programação da porta e dos estores. O que nós pretendemos é ligar um sensor de luminosidade e, à medida que escurece, os estores fecharem. para tal ligámos um Parallax Continuous Rotation servo a um estore, mas precisamos de saber como o programar para atingir tal efeito. Temos também um servo ligado á porta, e um sensor PIR para detectar movimento. Neste caso pretendemos que a porta se abra e um LED acenda quando tal é detectado.

Qualquer ajuda era apreciada, obrigado :)

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Projecto de domótica
« Responder #6 em: 12 de Maio de 2011, 19:31 »
1. Sabem por um servo a rodar?
2. Sabem ler valores analógicos com o micro que estão a usar?

Juntam os 2 problemas, ou melhor, as soluções e têm o caso resolvido.

Offline grupo3

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Projecto de domótica
« Responder #7 em: 14 de Maio de 2011, 18:03 »
Nós compreendemos esses 2 conceitos, mas não fazemos como compor o código. Como tal, gostaríamos que nos cedessem um exemplo de como o código seria. Obrigado  ;)

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Projecto de domótica
« Responder #8 em: 14 de Maio de 2011, 19:41 »
Exemplo de código para um servo:
http://www.arduino.cc/playground/ComponentLib/Servo

Exemplo de código para ler de uma porta analógica:
http://www.arduino.cc/en/Tutorial/Potentiometer

Fonte: Google