collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Preços e fabricantes de pcb  (Lida 6615 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Preços e fabricantes de pcb
« em: 24 de Junho de 2017, 21:00 »
Olá,

Estou a desenvolver esta placa: http://imgur.com/a/jciwl

Para ter uma ideia de preços, quanto é que acham que custam mandar fazer uma destas?
Pelo que tenho lido aqui, não conseguirei mandar fazer apenas uma. Vai ser no minimo umas 5. Mas mesmo assim quanto é que será o valor?

E onde aconselham fazer?
Nota: Estava a pensar criar neste tópico uma lista de fornecedores de placas. À semelhança com o que fiz com as revistas!

Obrigado

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Preços e fabricantes de pcb
« Responder #1 em: 26 de Junho de 2017, 09:10 »
Olá,

Estou a desenvolver esta placa: http://imgur.com/a/jciwl

Para ter uma ideia de preços, quanto é que acham que custam mandar fazer uma destas?
Pelo que tenho lido aqui, não conseguirei mandar fazer apenas uma. Vai ser no minimo umas 5. Mas mesmo assim quanto é que será o valor?

E onde aconselham fazer?
Nota: Estava a pensar criar neste tópico uma lista de fornecedores de placas. À semelhança com o que fiz com as revistas!

Obrigado

A guimocircuito faz-te uma. Ja existem varias topicos com fornecedores de pcbs.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Preços e fabricantes de pcb
« Responder #2 em: 26 de Junho de 2017, 09:12 »
Boa, e é nacional  ;D
Que valor é que achas que atinge uma placa desta imagem? http://imgur.com/a/jciwl

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Preços e fabricantes de pcb
« Responder #3 em: 26 de Junho de 2017, 10:10 »
PCB manhosa.

Faltam furos de fixação (pode-se deixar a placa no ar ou colar a mesma com cola quente, mas é uma solução manhosa).
Faltam terminais para ligar ao mundo exterior (deve precisar no mínimo de alimentação).
Sem ver a camada do outro lado, parece-me que falta otimizar a colocação dos componentes (de repente se rodar 180º R1,R2 e R7,R8 encolhe logo algumas pistas que na camada visível andam às voltinhas)
Pistas estão todas da mesma espessura (as alimentações devem ser maiores para redizir impedância).
Pistas a passar muito junto aos pads quando tem espaço disponível para passar folgadas.
Espaço vago na camada superior que dava para meter um ground-plane.
Ausência de condensadores nas alimentações dos ICs (a menos que tenha SMD no backside, mas seria estranho com tanto componente TH).

Se foste tu que fizeste ficam as dicas para melhorar essa PCB. Se foi copiada de um site qq, consegues fazer melhor serviço se a desenhares tu mesmo e seguires as dicas acima.


Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Preços e fabricantes de pcb
« Responder #4 em: 27 de Junho de 2017, 00:39 »
Fui eu que fiz no proteus!  ;D
Ainda ando a testar o programa e partir pedra!

Citar
Pistas estão todas da mesma espessura (as alimentações devem ser maiores para redizir impedância).
Utilizei a medida de 35th em todas as pistas. Quais devem ser as medidas para alimentação e para comando?

Citar
Pistas a passar muito junto aos pads quando tem espaço disponível para passar folgadas.
Ainda estou atinar com os nomes. Trilha é o caminho até aos componentes. ilha é onde vai ficar a solda como o pino do componente no meio. E pad o que é?

Citar
Espaço vago na camada superior que dava para meter um ground-plane.
A placa ficou com dual-side, pistas dos dois lados. Acho que é assim que se chama. Mas pretendo colocar numa só fase. Imagino que seja mais barato, certo?
No bottom-layer coloquei o ground-plane.

Citar
Ausência de condensadores nas alimentações dos ICs (a menos que tenha SMD no backside, mas seria estranho com tanto componente TH).
Podes passar algum exemplo para ver como se faz? Condensadores de que valores? Cerâmicos?

Obrigado

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Preços e fabricantes de pcb
« Responder #5 em: 27 de Junho de 2017, 00:56 »
Fui eu que fiz no proteus!  ;D
Ainda ando a testar o programa e partir pedra!

Citar
Pistas estão todas da mesma espessura (as alimentações devem ser maiores para redizir impedância).
Utilizei a medida de 35th em todas as pistas. Quais devem ser as medidas para alimentação e para comando?
Vão a olho, o maior que der desde que não estorvem e consiga manter a dimensão por todo o caminho.
Citar
Citar
Pistas a passar muito junto aos pads quando tem espaço disponível para passar folgadas.
Ainda estou atinar com os nomes. Trilha é o caminho até aos componentes. ilha é onde vai ficar a solda como o pino do componente no meio. E pad o que é?
Trilha é brasileiro, em tuga é pista.
pad é ilha (que também é brasileiro), não sei o nome tuga

Citar
Citar
Espaço vago na camada superior que dava para meter um ground-plane.
A placa ficou com dual-side, pistas dos dois lados. Acho que é assim que se chama. Mas pretendo colocar numa só fase. Imagino que seja mais barato, certo?

Nem sempre, há fabricantes que não faz diferença por causa da panelização e porque as single-sided são cada vez mais raras.
Citar
No bottom-layer coloquei o ground-plane.
Citar
Ausência de condensadores nas alimentações dos ICs (a menos que tenha SMD no backside, mas seria estranho com tanto componente TH).
Podes passar algum exemplo para ver como se faz? Condensadores de que valores? Cerâmicos?

Obrigado

Da última vez que te falei sobre os condensadores chamaste-me pedante. Safa-te!

https://www.eevblog.com/forum/beginners/why-use-a-bypass-capacitor-for-each-ic-in-the-circuit/
« Última modificação: 28 de Junho de 2017, 10:15 por jm_araujo »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Preços e fabricantes de pcb
« Responder #6 em: 30 de Junho de 2017, 14:21 »
- Nao querer usar condensadores

- Pensar q condensadores sao overrated

- Desdenhar com quem chama a atencao para o uso de condensadores

- Mandar vir com quem tenta ensinar sobre as necessidades de usar condensadores e seus beneficios.

-> Estah a ter a receita certa para q o seu caminho como developer seja curto e escasso.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Preços e fabricantes de pcb
« Responder #7 em: 05 de Julho de 2017, 02:38 »
Olá a todos,

Recentemente deparei-me com esta placa: http://imgur.com/a/AwR3V
Acham que a largura das pistas está boa? Com esta foto é possível dar alguma opinião?

Obrigado

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Preços e fabricantes de pcb
« Responder #8 em: 05 de Julho de 2017, 03:19 »
Olá a todos,

Recentemente deparei-me com esta placa: http://imgur.com/a/AwR3V
Acham que a largura das pistas está boa? Com esta foto é possível dar alguma opinião?

Obrigado
À primeira vista, as pistas não deviam ter aqueles ângulos rectos. Espessuras e afastamentos entre elas, tudo depende das correntes e tensões que existam no circuito, o banho de estanho a quente que as pistas levaram, compensa a espessura caso fosse um ponto crítico.
« Última modificação: 10 de Julho de 2017, 22:35 por brunus »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Preços e fabricantes de pcb
« Responder #9 em: 05 de Julho de 2017, 09:24 »
Olá a todos,

Recentemente deparei-me com esta placa: http://imgur.com/a/AwR3V
Acham que a largura das pistas está boa? Com esta foto é possível dar alguma opinião?

Obrigado


Depende do q queres fazer ?

- quanta corrente a circular ?

- quantos volts vao estar presentes ?

- a q frequencia ?

- sao sinais diferenciais ?

- a q temperatura e humidade ?

- a q altitude acima do mar ?

- etc, etc...



Offline Michelle

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Preços e fabricantes de pcb
« Responder #10 em: 19 de Setembro de 2017, 07:23 »
Olá, se você está considerando um fornecedor, posso recomendá-lo neste https://www.ourpcb.com/

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Preços e fabricantes de pcb
« Responder #11 em: 19 de Setembro de 2017, 10:20 »
MODERACAO
ATENCAO A ULTIMA MENSAGEM :: SPAM SPAM SPAM

No entanto nao a apaguei pois pode servir de base para pesquisas.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Preços e fabricantes de pcb
« Responder #12 em: 25 de Setembro de 2017, 23:18 »
Num ataque de senilidade avançada resolvi fazer um circuitozinho no easyeda.com e mandei fabricar.
Estamos a falar que uma cena pequena com menos de 10 componentes e só com um layer (mas com 2 o preço era o mesmo). E o preço de mandar fazer 5 pcb (é o mínimo) foram 2 US$ (dois) e 7 e tal de shipping (nas costas de caravanas de camelos artríticos que com sorte chegam cá antes do natal).
Nem sequer estou muito confiante que o circuito funcione mas estou curioso para ver a qualidade do produto. Acho que este preço deve ser completamente imbatível.

É claro que se pode pagar 20 e tal US$ de shipping para ter cá as coisas mais depressa, mas no meu caso não fazia sentido nenhum.

Quando chegarem (se chegarem, o tracking só diz que já saiu de Singapura) eu dou feedback.



Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.