collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: VU meter com Atmega328p e lcd16x2  (Lida 44569 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #30 em: 23 de Janeiro de 2011, 22:56 »
SeeedStudio, 20$ para 10 pcb's de 5x5cm, double layer, silk-screen. solder mask, tudinho.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #31 em: 24 de Janeiro de 2011, 12:03 »
Single-layer ao mesmo preço de double-layer (com furos metalizados incluídos)? Onde?

Em quase todas as empresas em que vi preços de pcbs quando o preço não é o mesmo diferem poucos cêntimos.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #32 em: 25 de Janeiro de 2011, 00:56 »
SeeedStudio, 20$ para 10 pcb's de 5x5cm, double layer, silk-screen. solder mask, tudinho.

Isso é um preço estupidamente bom!
Depois partilha os resultados :)

Citação de: metRo_
Em quase todas as empresas em que vi preços de pcbs quando o preço não é o mesmo diferem poucos cêntimos.

E que empresas foram essas se é que se pode saber? :) Nas que conheço a diferença de single para double layer é significativa. Incluindo solder mask, não só têm duas camadas para colocar solda como têm de metalizar os furos, o que sai naturalmente mais caro.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #33 em: 01 de Fevereiro de 2011, 00:05 »
Acho que já estou a apanhar o jeito do Eagle, que acham do pcb, já tem umas quantas alterações, vêm assim algum erro estupido que eu não esteja a reparar/não saiba ainda, pois nunca fiz nenhuma pcb:



E com o groundplane:
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #34 em: 01 de Fevereiro de 2011, 04:39 »
senso, respeita o desenho mecânico dos componentes. Como tens, dificilmente conseguirás soldar os componentes. Repara por exemplo no regulador de tensão, está mesmo em cima de um condensador. Tens muito espaço na PCB que podes aproveitar para distribuir melhor os componentes.

- já correste o DRC? (muito importante!)
- o componente que indica "3.5mm" é para o DC power jack? Existem uns mais jeitosos (gosto pessoal) e mais comuns. Dá uma vista de olhos na library da Sparkfun: http://www.opencircuits.com/SFE_Footprint_Library_Eagle

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #35 em: 01 de Fevereiro de 2011, 04:46 »
Boas noites msr, e obrigado pelo teu comentário.

O jack 3,5mm é o jack de entrada de audio, a alimentação são aqueles dois headers á esquerda do LM7805.

Penso que não terei problemas com o regulador e o condensador, pois o condensador que está no pcb é de 25v e planeio usar condensadores de 16v, que são mais pequenos, mas mesmo assim acho que vou mover o regulador de tensão para a parte de baixo do pcb para depois o dobrar e ficar paralelo com o pcb, e com alguma limpeza das pistas deixo o groundplane inferior como dissipador.
Mas ainda tenho de imprimir o pcb numa folha de papel e ver se todos os componentes batem certo com os pads e assim.
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #36 em: 01 de Fevereiro de 2011, 15:53 »
voltando ao assunto do jack de 3.5mm, essa footprint parece um bocado esquisita, estes são bem mais comuns: http://www.sparkfun.com/products/8032 e não ocupam tanto espaço.

um attiny84 não seria suficiente para isso? tem exactamente 10 I\O, ADC e também ocuparia muito menos espaço.

de resto, à primeira vista não se vê nenhum erro, verifica com o DRC do sitio onde vais fazer os PCB's

se quiseres um serviço de PCB's bem mais barato dá uma vista de olhos aqui: http://iteadstudio.com/store/index.php?main_page=product_info&cPath=19_20&products_id=173

segundo li no fórum do arduino usam a mesma "fabhouse" que o seeedstudio, demoram é um pouco mais de tempo a entregar
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011, 15:56 por CBX »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #37 em: 01 de Fevereiro de 2011, 16:53 »
Não é esquesito, tambem é relativamente comum, o jack que tenho no pcb, é uma questão de ver qual comsigo comprar mais barato lol.
Um Attiny84 tem 512Bytes de Ram, estou actualmente a usar um pouco mais que isso e é dificil cortar mais no uso de ram, o fft precisa de muta ram para correr e pretendo expandir o projecto, e então os IO extra dão jeito.

Sim, ainda é mais barato lol, 10pcbs a menos de 10€.
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #38 em: 02 de Fevereiro de 2011, 19:50 »
Estado actual:
morto :(

Alterei os pinos onde ligo o lcd para deixar a porta spi livre e puff, nem um olá mundo o lcd me mostra :(

Actualização, voltou á vida, mas descobri um bug fantástico no código que gera as barras, e está algo dificil de dar cabo dele.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2011, 20:35 por senso »
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #39 em: 04 de Fevereiro de 2011, 16:02 »
senso, mas essa alteração foi ja na PCB que mandaste fazer?

CBX, esses preços são mesmo China Power. Absolutamente brutais!
Mas tens alguma experiencia em concreto com eles? Em quanto é que ficam os portes de 10 placas e quanto tempo é que demoram a chegar?


Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #40 em: 04 de Fevereiro de 2011, 16:21 »
apenas comprei uns componentes, demorou menos de 2 semanas a chegar

nunca mandei fazer pcb's ai, o que li foi no antigo fórum do arduino, a fab house é a mesma do(a) seeedstudio e os portes são $3usd

http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1284352545
(post #9)

11€ com portes por 10 pcb's, em que 5 garantidamente funcionam não é nada mau  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #41 em: 04 de Fevereiro de 2011, 22:05 »
Ainda não mandei fazer nada, estou á espera de ter os componentes todos na mão para não desenhar uma pcb com resistencias 1206 e depois comprar 0805 e ficar a pé, isto é para se fazer com calma, não tem pressa.
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #42 em: 14 de Fevereiro de 2011, 19:07 »
Mais um bocado a brincar com isto e o filtro começou a mostrar as suas fraquezas :(
Alguem tem sugestões, o Njay uma vez falou de um que acho que era simplesmente umas resistências, e como isto é para aprender, poderias repetir aqui ou meter um link para o outro post onde falas-te nisso Njay?
Se alguém tiver sugestões, força!
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #43 em: 14 de Fevereiro de 2011, 19:21 »
Mais um bocado a brincar com isto e o filtro começou a mostrar as suas fraquezas :(
Alguem tem sugestões, o Njay uma vez falou de um que acho que era simplesmente umas resistências, e como isto é para aprender, poderias repetir aqui ou meter um link para o outro post onde falas-te nisso Njay?
Se alguém tiver sugestões, força!

O que se passou ao certo que não percebi? Que filtro estás a usar?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #44 em: 14 de Fevereiro de 2011, 19:47 »
O que está ai nos esquemas acima, bem acho que op-amp fritou após umas horas de testes de código lol, saida sempre a 5v, e a resposta não era a melhor, ao usar um adc externo a fazer sampling a 100Ksps mostra-se um pouco lento a responder e cheira-me que os diodos não serão de todo a melhor coisa, mas não tenho aqui condensadores para fazer um simples divisor resistivo directo.
Avr fanboy