collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Votação

Que programa de desenho de PCBs aconselham passarmos a utilizar!?

Eagle
12 (50%)
Kicad
5 (20.8%)
Orcad
2 (8.3%)
ExpressPCB
1 (4.2%)
FreePCB
0 (0%)
Outro (qual?)
4 (16.7%)

Votos totais: 24

Autor Tópico: Programa de desenho de PCBs  (Lida 25332 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline lobueno

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #15 em: 19 de Março de 2009, 14:01 »
Fixe fixe Thanks, acho que vou testar, a parte de simular o circuito interessou-me bastante!

Continua-me a fazer confusão a palavra "livrarias", o correcto é "Bibliotecas"  ;D

Obrigado pela correção ;) as vezes me confundo tbm hehe

Quanto a parte de simulação, é muito interessante mesmo.
Costumava programar microcontroladores da série 8051, mais precisamente o At89s52, e o conjunto proteus me ajudava muito, pois eu criava o circuito do 89s52 no isis (a principio algo bem básico mesmo, só o necessário para o microcontrolador funcionar, alem de leds nas saídas para observar como as mesmas se comportavam) e adicionava um código (um arquivo .Hex criado apartir de um arquivo.c por um programa qualquer (no caso pelo Keil uVision, que é um excelente programa diga-se de passagem) dava o "play" no programa, e o mesmo mostrava TUDO, mostrava as saídas do microcontrolador funcionando perfeitamente conforme o código, caso algo desse errado, eu conferia o código, se o código estivesse errado eu o arrumava, o salvava, ai era só dar play denovo no isis e assistir a simulação.

              Código funcionando perfeitamente? ai era só usar a integração Isis - Ares, e logo tinha aberto o Ares com a lista de componentes utilizados no circuito, bem como opções de face simples ou dupla face, distribuição automática de componentes, bem como a a criação de todas as trilhas pelo próprio programa, ou caso eu não gostasse, podia faze-las eu mesmo.
De fato, não tenho do que reclamar do conjunto proteus. hehe

Tenho uma dúvida... 
Gostaria de saber se posso postar um link para o proteus (pergunto isso, pois o software infelizmente é pago x.x). Mas é apenas uma pergunta, se não puder postar...sem problemas, quero apenas ajudar a comunidade ;)

PS: Se der tempo eu monto um circuito pelo proteus e tiro umas ss's, ai posto aqui.
« Última modificação: 19 de Março de 2009, 14:04 por lobueno »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #16 em: 19 de Março de 2009, 14:58 »
Claro que pode, e as SS tb sao bem-vindas.

Assim desse genero só conhecia o Altium, mas também é pago e n é pouco...

Offline lobueno

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #17 em: 19 de Março de 2009, 17:24 »
Ótimo saber  ;D

Bom, vamos lá.

A principio montei um circuito bem simples, Uma chave (para ligar/desligar o circuito), um resistor (para limitar a corrente do led, para que o mesmo não queime) e um led, além é claro da tensão de alimentação (5V) e terra (GND).

Circuito Montado


Ao clicar no botão "play" a simulação do circuito se inicia. Agora podemos ver linhas coloridas, sendo 1 vermelha, representando tensão positiva e 1 verde representando GND, como a chave esta aberta,o potencial positivo da fonte não é aplicado ao resistor e ao led, portanto os mesmos estão ligados diretamente pelo GND e o led permanece apagado.


Ao ligar a chave On/Off temos uma queda de tensão sobre o resistor, e a  corrente é estabelecida no circuito, agora o led ascende. Como podemos ver pelas linhas coloridas, agora o potencial positivo esta também sobre o resistor e o led e não mais apenas sobre a chave ON/Off e a linha de GND permanece ligada diretamente ao catodo do led.



Agora podemos utilizar alguns dos recursos do programa, como por exemplo, medir as quedas de tensão do circuito. Sempre que se quer medir uma tensão, deve-se adicionar um voltimetro em paralelo com o componente que se quer medir, como na imagem abaixo.



Podemos também media a corrente do circuito, para medir corrente em um ponto do circuito, abrimos o circuito e adicionamos um amperímetro em série com os demais componentes. O  amperímetro está em escala um tanto alta, (A) eu pessoalmente, prefiro na escala de mA ou uA, dependendo do circuito, porem, a idéia do post é só mostrar como funciona msm hehe.



Temos 5V de alimentação, no led temos uma queda de tensão de 2.09V e no resistor temos 2.91V. Pelas leis de OHM sabemos que:
V = R x I
I  = V / R
R = V / I

Portanto:

IC = Corrente total do circuito          VR1 = Tensão do Resistor 1       R1 = Resistência do resistor 1

IC = VR1 / R1          ou seja         IC = 2.91 / 100    ===>  29.1mA  Porém, devido a escala do amperímetro, o valor mostrado é 0.02A

Essa é uma simulação de um circuito simples, espero que tenha explicado bem (meu português não é dos melhores, e as vezes me perco um pouco durante o  texto xD)

Agora Vamos para a integração ISIS  -  ARES

Antes de começarmos temos que resolver um problema, os símbolos de Fonte de Alimentação (VCC ou nesse caso 5V) e terra (GND) não são adicionados a placa pelo ares, portanto não teremos como alimentar o circuito.

Porque?
Resposta: Como sabemos a alimentação pode vir através de vários meios, por exemplo, por cabo serial ou um usb, ou  sata, ou qualquer outro tipo de cabo ou conector que se possa imaginar.
             
               Portanto fica por conta de quem monta o circuito resolver esse problema ( o mesmo acontece com chaves de liga/desliga por exemplo, pois existem muitos tipos diferentes e as mesmas raramente são ligadas diretamente a placa, salvo push bottons).

Vamos resolver isso então.



               O que fiz aqui, foi adicionar 1 conector qualquer (tem MUITOS modelos, os quais tem dimensões e quantidades de pinos diferentes, escolhi apenas um que possui uma distância boa entre os terminais, se não me engano esse conector é aquele presente nos shields para que os mesmos se conectem ao arduino) e ligar VCC em um de seus terminais e GND ao outro, logo ao alimentar esse conector todo o circuito será alimentado, como se fosse na simulação, porem agora tenho onde ligar os cabos provenientes da bateria ou fonte de alimentação do circuito (veremos isso de forma mais clara na simulação da placa pelo ARES).
          O mesmo foi feito com o Switch ON/OFF, um conector (do mesmo modelo do utilizado na alimentação) foi ligado em paralelo ao Switch, eu costumo soldar fios as chaves que vou utilizar e solda-los diretamente a placa, logo aproveito a distância entre os furos do conector ^^).

AGORA SIM :D

Com o circuito montado e testado, passamos o mesmo para o ARES, para isso, clicamos no icone ARES na parte superior direita da tela, como podemos ver na imagem seguinte:
Obs: Caso não tenha salvo o projeto ainda, salve-o agora.



Agora nos deparamos com a interface do ARES



            Na coluna da esquerda podemos ver os componentes utilizados no projeto (sem incluir voltímetros, amperímetro, e o ON/OFF (substituido pelo "Switch ON/OFF").


            Aqui podemos montar o circuito, adicionando componentes 1 a 1, de acordo com sua preferência, OU (*-*) fazer com que o ARES faça o trabalho pesado hehe. Para isso, devemos delimitar o espaço disponível para que o Auto Placer (ferramenta de adiciona os componentes automaticamente) trabalhe.
       
           Para isso devemos selecionar uma das formas geométricas disponíveis na barra da lateral esquerda. eu costumo usar a forma quadrangular.Antes de seleciona-la devemos selecionar a opção BOARD EDGE (cor amarela) disponivel na barra abaixo da tela preta. Após isso ,seleciona-se a forma com a qual se quer trabalhar, clica-se sobre a parte preta da tela e arrasta-se até alcançar o tamanho desejado.


 



           Agora ja temos a área de trabalho delimitada, podemos usar então a ferramenta auto placer, localizada na parte superior direita da tela.



           Selecionamos quais dos componentes o programa deve adicionar a placa sozinho (caso ja tenha adicionado algum componente a placa, e queira que o programa aidicione os demais) e clicamos em OK.



Aqui vemos como o programa adicionou os componentes a placa, defato não ficou la muito bom dessa vez hehe, mas asseguro que na maioria das vezes ele faz um bom trabalho, caso não goste da disposição dos componentes, basta apaga-los (selecionando-os todos de uma vez com o botão direito do mouse e apertando delete no teclado) ai é só refazer o ultimo passo. A cada vez o programa fara uma disposição diferente.



Fazendo a disposição manual dos componentes (ou simplesmente afastando-os um pouco) podemos ver pequenas linhas verdes saindo de seus terminais, essas linhas indicam onde aquele terminal deve ser ligado (de acordo com o circuito projetado no ISIS)


 
       Agora podemos usar outra função Muitíssimo importante e util, o Auto Router (esse nunca falha hehe) o auto router analisa as conexões necessárias entre os componentes e traças as trilhas entre os mesmos, (nesse ponto pode-se escolher a espessura das trilhas e ilhas, bem como seu formato e se a placa será normal ou frente e verso (ou dual layer, como preferirem).
      Para isso selecionamos a opção auto router na parte superiorr direita da tela
(desculpem pela falha na imagem, mas só vi agora hehe)



       Após selecionarmos as dimensões das trilhar e ilhas, o resultado obtido é o seguinte



Utilizei trilhas grossas, mas poderia ter escolhido outras mais grosas ou mais finas, fica a critério de cada um. Como podemos ver as trilhas ficaram da cor Azul, isso indica que a placa é single layer (ou placa normal, tendo componentes em apenas um dos lados da placa), caso a placa fosse dual layer, e (obviamente) caso a placa fosse dual layer, e teriamos tambem trilhas vermelhas (trilhas azuis de um lado da placa e vermelhas do outro).
Após organizar um pouco melhor o circuito e os limites da placa (afim de utilizar o menor espaço possivel) temos o seguinte resultado:



Os "nomes" dos componentes não serão impressos (a menos que você selecione a opção que diz respeito a isso) portanto estão la apenas para melhor entendimento da função de cada componente na placa, logo os mesmos podem ficar para fora do quadrado amarelo (delimitação do tamanho da placa) sem problema algum, afim de usar menos espaço.

                     E aqui temos o resultado final de um trabalho rápido e simples (poderia ter ficado melhor, mas assim fica mais fácil de compreender as funções do programa além do que é apenas uma demonstração do que o programa pode fazer).

Placa com vista superior:



Placa com vista inferior:



Lembrando que onde estão os conectores podem ser soldados fios (provenientes de uma bateria por exemplo (no caso da alimentação) ou pode-se usar conectores fêmeas e encaixa-los na placa.

Bom, é isso pessoal, o programa realmente é bom, caso tenham alguma dúvida, postem e (se eu souber hehe) terei prazer em responder ^^.

Obs: Posso adicionar um link do Programa+crack?

Obs2: Desculpem, eu sei que ficou meio pesado, mas quis ser mais claro possível hehe.
« Última modificação: 19 de Março de 2009, 17:34 por lobueno »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #18 em: 19 de Março de 2009, 18:11 »
excelente post ;)

talvez o Tig queira mover este post mas depois ve-se....

quanto ao link do programa, penso que nao seja bom meter aqui, mas mais logo mando-te uma pm com detalhes :) entretanto quero discutir uma coisa com o TigPT :)


Offline lobueno

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #19 em: 19 de Março de 2009, 18:54 »
excelente post ;)

talvez o Tig queira mover este post mas depois ve-se....

quanto ao link do programa, penso que nao seja bom meter aqui, mas mais logo mando-te uma pm com detalhes :) entretanto quero discutir uma coisa com o TigPT :)



obrigado  :D
                   Caso o post seja movido, peço que me avise, pois tem algumas informações interessantes que gostaria de  adicionar, como:

•   As configurações iniciais dos programas (Isis e Ares) como por exemplo, a cor das linhas e a direção das correntes que aparece nas imagens (a principio o programa não as mostra)

•   Como adicionar componentes,fontes de alimentação (incluindo VCC e GND) a simulação no ISIS

•   Posso ainda adicionar informações referentes a como utilizar o Electra auto router presente no ARES, esse pode ser utilizado quando o circuito é mais complexo, pois, apesar de demorar alguns segundos em geral oferece um resultado mais satisfatório na elaboração das trilhas da placa além de raramente apresentar erros.

•   Como configurar as espessuras das trilhas e ilhas (isso ajuda MUITO quando trabalhamos com muitos componentes ou ainda quando a corrente do circuito é elevada)

•      Como reproduzir um circuito quando se sabe que o mesmo funciona entretanto não se tem o componente correto na biblioteca. (essa opção serve para a produção da placa, pois quando se sabe que o circuito efetivamente funcioná, não ah necessidade de simulação).

•   Além é claro de mais Imagens pois essas eu postei apenas para ilustrar o funcionamento do programa, gostaria de adicionar mais algumas imagens e explicações mais detalhadas sobre o processo.

Bom, acho que é isso, se lembrar de mais alguma coisa posto aqui.  :)


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #20 em: 19 de Março de 2009, 19:29 »
Faz  um post com o que meteste aqui com o nome proteus ou algo assim, que depois apagamos estes e metemos um link para o teu, obrigado pelo bom tutorial, vou ler mais atentamente! ;)

Offline lobueno

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #21 em: 19 de Março de 2009, 19:34 »
Faz  um post com o que meteste aqui com o nome proteus ou algo assim, que depois apagamos estes e metemos um link para o teu, obrigado pelo bom tutorial, vou ler mais atentamente! ;)
blz!  :)

Hoje não terei mais tempo, pois daqui a pouco estou saindo (tenho prova de eletrotécnica hj)xD , mas amanha pela manha eu monto um tutorial mais detalhado, com mais imagens e mais informações. ;)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #22 em: 19 de Março de 2009, 20:24 »
Faz  um post com o que meteste aqui com o nome proteus ou algo assim, que depois apagamos estes e metemos um link para o teu, obrigado pelo bom tutorial, vou ler mais atentamente! ;)
blz!  :)

Hoje não terei mais tempo, pois daqui a pouco estou saindo (tenho prova de eletrotécnica hj)xD , mas amanha pela manha eu monto um tutorial mais detalhado, com mais imagens e mais informações. ;)
Obrigado pela dedicaçao, nao há pressa. Boa sorte com a prova, e quanto ao link para download, nao o pode meter, mas qualquer um sabe onde encontrar.. google! Fifas.. depois vai ao msn para falarmos entao.