collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sensores do carro com arduino  (Lida 21029 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #30 em: 29 de Outubro de 2010, 00:23 »
sim isso já está na lista a muito :D

isto é para o meu projecto que tenho na assinatura, quando tiver tempo irei criar um tópico com todos os detalhes

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #31 em: 29 de Outubro de 2010, 01:10 »
Em tempos desenhei e montei isto para por no meu carro (nunca cheguei a experimentar no carro):









Ao pé da pinça vermelha nas fotos, está um 7805. Como podem ver não há assim muita coisa que consuma muito, o consumo máximo se bem me lembro andava abaixo dos 100 e poucos mA. Tive que colocar um pedaço de aluminio para dissipar o calor, e mesmo assim o pedaço, mesmo com consumo minimo, ficava mornito. Se fosse hoje tinha desenhado com um conversor DC-DC comutado.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2010, 01:14 por Njay »

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #32 em: 29 de Outubro de 2010, 01:12 »
que tipo de conversor DC-DC comutado?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #33 em: 29 de Outubro de 2010, 01:16 »
Há montes deles :). Um da topolgia buck ("redutor"). Dá uma olhadela pela wikipedia.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #34 em: 29 de Outubro de 2010, 01:17 »
Para encontrares numeros de referência em si o asena estava sempre a falar num da National ou algo assim um LM3xxx que ele falava maravilhas deles.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #35 em: 29 de Outubro de 2010, 01:20 »
Há montes deles :) . Um da topolgia buck ("redutor"). Dá uma olhadela pela wikipedia.


eu não conhesso essa utilização de conversor DC-DC comutado, sei o que é por isso é que perguntei

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #36 em: 29 de Outubro de 2010, 01:20 »
Recomendei-te uma olhadela pela wikipedia porque vi que não sabes ou não tens uma boa noção do que são, e lá explicam bem (pelo menos na versão inglesa, na portuguesa confesso que ainda não vi).

Aquela placa acima foi a cena mais complicada que já soldei. Na segunda foto, junto ao canto inferior esquerdo, pode não parecer, mas estão 13 componentes SMD :). E há outros 21 na parte de baixo.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2010, 01:24 por Njay »

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #37 em: 29 de Outubro de 2010, 01:24 »
Recomendei-te uma olhadela pela wikipedia porque vi que não sabes ou não tens uma boa noção do que são, e lá explicam bem (pelo menos na versão inglesa, na portuguesa confesso que ainda não vi).

Aquela placa acima foi a cena mais complicada que já soldei. Na segunda foto, junto ao canto inferior esquerdo, pode não parecer, mas estão 13 componentes SMD :)
tenho de dar uma olhadela


em relação a placa, se usa-ses uma placa com o desenho feito por ti era mais fácil:P do que nestas perfuradas

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #38 em: 29 de Outubro de 2010, 01:26 »
Pois era, era muito mais fácil, mas eu na altura ainda não sabia que era :). É por isso que ainda hoje tenho pavor a fazer montagens com mais de meia dúzia de componentes numa placa perfurada :)

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #39 em: 29 de Outubro de 2010, 01:30 »
Pois era, era muito mais fácil, mas eu na altura ainda não sabia que era :) . É por isso que ainda hoje tenho pavor a fazer montagens com mais de meia dúzia de componentes numa placa perfurada :)


lol, isso até pede aconselhamento medico xD

é na brincadeira :P

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #40 em: 29 de Outubro de 2010, 13:10 »
muito bom Njay  :o

Offline oxytech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #41 em: 29 de Outubro de 2010, 13:58 »

Citação de: blundar
Piggy Back controllers allow stock ECUs to do things that they normally can't do, like run larger injectors or deal with boost. Remember that piggyback controllers work by altering sensor signals before they get to the ECU.

Most of the time, the primary signal being messed with is the Map Sensor. This is critically important in a Speed Density car. The Map Sensor is used by the ECU to guess how much air is going into the car, and therefore how much fuel to supply in order to match airflow. When you "lean" out a car with an AFC, you are simply decreasing the Map Sensor signal - the ECU responds to the decrease in manifold pressure by supplying less fuel. When you "richen" a car with an AFC, you are simply increasing the Map Sensor signal - the ECU responds to the increase in manifold pressure by supplying less fuel.

The change in fueling happens for a reason: if you look at a fuel table, Map Sensor values correspond with columns. When you increase or decrease the signal from the Map Sensor, you are simply making the ECU use a different column than it originally would have used. (see Understanding Maps if you need some help understanding reading Fuel and Ign tables)

But wait, isn't the Map Sensor used for determining ignition requirements too? When you "lean" out a car with a Piggy Back, you also in all likelyhood advanced timing. When you "richen" a car with a Piggy Back, you also in all likelyhood retarded timing. Look at trends horizontally (as MAP changes) in an ignition table, and you will see why this happens. This helps explain why so many boosted cars running on the "AFC hack" have issues due to excessive ignition advance.

The bottom line: Piggy Back Controllers suck because you cannot independently adjust fuel and ignition. Any changes to fueling will produce a change in ignition too, and often this is undesirable.


achei útil postar isto aqui. a ideia de ligar um arduino aos sensores do carro também já me passou pela cabeça ;D ate cheguei a fazer código para ler o VSS (vehicle speed sensor) mas por falta de disponibilidade ainda não o testei na pratica.

cumps

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #42 em: 14 de Novembro de 2010, 23:27 »
estou a iniciar um projecto um pouco similar ao teu. mas eu é só para monitorizar e não alterar os parâmetros a centralina!

estou a por sensores que a centralina não tem e mais tarde penso em ligar obdo e ler os da centralina mesmo....