collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Open Energy Monitor  (Lida 20273 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Open Energy Monitor
« Responder #15 em: 17 de Julho de 2012, 16:01 »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Open Energy Monitor
« Responder #16 em: 17 de Julho de 2012, 16:04 »
Também mandei vir um destes para experimentar, embora este seja un pouco diferente.

http://www.ebay.co.uk/itm/290734086938?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Open Energy Monitor
« Responder #17 em: 17 de Julho de 2012, 16:05 »
 ;D para ter uma ideia.. então numa casa 'normal' qual será o mais adequado? 30A certo?

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Open Energy Monitor
« Responder #18 em: 17 de Julho de 2012, 16:07 »
Eu acho que o de 100A é ideal ... porque 30A parece-me pouco.
30 A dá uns 7kW....
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Open Energy Monitor
« Responder #19 em: 17 de Julho de 2012, 17:04 »
E dispara o diferencial imediatamente não!?

Esquece o diferencial, naqueles sitios isso não existe quase. Hard-core power mesmo :)


Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Open Energy Monitor
« Responder #20 em: 17 de Julho de 2012, 17:10 »
Eu uso transformadores de intensidade de 1:2500.
Coloco uma resistência de Burden e tenho IAC->VAC directo, depois filtro para RFI e carrego o ADC diferencial do ATMEGA. Mesmo com 11bit, consigo medições satisfatórias.
Para ligar num ADC de micro que não tenha entrada diferencial directa, uso um Amplificador de Instrumentação, feito com ampops, e aí a coisa fica muito mais interessante, consigo ir buscar correntes <50mA-AC.

Atenção que vão precisar de medir o VAC directo e fazer as continhas da desfasagem da V e I, para medir as reactivas, etc.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Open Energy Monitor
« Responder #21 em: 17 de Julho de 2012, 17:41 »
pronto.. o asena estragou tudo lol

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Open Energy Monitor
« Responder #22 em: 18 de Julho de 2012, 00:18 »
pronto.. o asena estragou tudo lol

LOOOL ! ora essa....

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Open Energy Monitor
« Responder #23 em: 29 de Julho de 2012, 23:22 »
Citar
Atenção que vão precisar de medir o VAC directo

asena, qual a melhor forma de medir o VAC ? No site do energy monitor falam num transformador AC/AC. Como é que os multimetros medem VAC ?
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Open Energy Monitor
« Responder #24 em: 29 de Julho de 2012, 23:31 »
Os multimetros são isolados e estão flutuantes, não te baseies no que é feito num multimetro.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Open Energy Monitor
« Responder #25 em: 29 de Julho de 2012, 23:31 »
Os transformadores são caros, no ponto de vista de produtos comerciais. Só são usados se forem estritamente necessários.

Eu faço medições directas com divisor resistivo. É claro que tenho protecções do circuito na entrada.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Open Energy Monitor
« Responder #26 em: 29 de Julho de 2012, 23:33 »
Podes postar aqui um esquema/circuito de como fazes isso ?

Dava imenso jeito... e creio que não só para mim!
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Open Energy Monitor
« Responder #27 em: 29 de Julho de 2012, 23:37 »
Algo na casa de uma resistencia de 1 ou 2 Mohms para limitar a corrente máxima, como segurança, se calhar usaria duas de 1Mohm em série, assim no caso de uma se fundir em curto continua lá a outra, depois um divisor resistivo, op-amp para fazer a escala do sinal e para o centrar em 2.5v(se o micro correr a 5v, se correr a 3.3v, é centrar em 1.65v)  em vez de 0, e juntas uns diodos de clamping, antes da entrada do op-amp, e mantens o ground-plane longe dos traços que levam voltagem AC, para evitar possiveis arcos em caso de fusão de componentes, ainda podes adicionar uns MOV's para proteção logo na entrada do sinal.

Depois tens estes bichinhos da Analog:
http://www.analog.com/en/analog-to-digital-converters/energy-measurement/ade7753/products/product.html
http://www.analog.com/en/analog-to-digital-converters/energy-measurement/ade7763/products/product.html

E mais, mas em package relativamente facil de usar em casa, esses são dois deles.
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 00:09 por senso »
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Open Energy Monitor
« Responder #28 em: 30 de Julho de 2012, 02:30 »
obrigado senso.

Por agora preferia seguir o mais possivel o circuito do open energy monitor.

Se bem entendi o circuito deles, eles utilizam um conversor de AC-AC, para baixar a tensão para aproximadamente 9VAC.

Creio que isto é possivel fazer apenas com um divisor de tensão. Agora entendo que são necessárias as seguranças que o asena falou e que tu descreveste.

Estou a tentar desenhar um circuito para ver se entendi o que disseste, e assim que tenha isto pronto coloco aqui para, se não te importares, verificares se é mesmo isto.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Open Energy Monitor
« Responder #29 em: 30 de Julho de 2012, 09:22 »
Podes postar aqui um esquema/circuito de como fazes isso ?

Dava imenso jeito... e creio que não só para mim!


É por volta do que o Sense já te disse. Mas ligeiramente diferente.
Claro que já tens chips que te fazem algum trabalho, mas esses já têem uma máquina de estados que calculam energia também.

A protecção inicial é com MOV e Arresters, ambos também protegidos mais atrás ainda, para que não queimem quando há problema.
Depois tens um divisor de tensão "comprido", sempre com 5 ou mais resistências para aumentar o caminho e reduzir o arco eléctrico em casos de 2k/4k.
Não é necessário um ampop para escalar o sinal, a não ser que tenhas o teu divisor a sair com mVolt e queiras aumentar Volt. O que não faz sentido pois podias ter aproveitado o divisor para isso. Alimentas o divisor a um condensador cerâmico de 4.7u/10u, que vai ligar a um pull-up/down com resistências iguais, apenas para te polarizar o sinal e ligar directamente ao pino do micro. Assim, a tua ond está centrada em 2.5V/1.65V e podes medir os ciclos positivos e negativos. Muito importante para se poder medir a energia completa.

Não há necessidade de mais protectores aqui, nem díodos. Os picos de alta tensão que existem, são limitados na entrada pelos protectores. E ao longo do divisor de tensão, as resistências vão baixando linearmente a tensão.
A fonte de alimentação, normalmente não-isolada, é que tem mais protectores, para evitar que os kVolts queimem os reguladores.

Sendo as resistências do divisor de tensão, de 1% ou melhores, bem como o condensador+resistênciaspolarizadoras, consegues uma repetibilidade suficiente para conseguir medir a tensão da rede às dezenas de milivolt sem problema, com um ADC de 10-12bit.


Para medir correntes, o caso muda de figura e então ADC de 16+ bits são necessários para se obter uma boa medição. O mínimo de 12bit e mesmo assim o sinal tem muito ruido.
Com micros que têem ADC de 12bit, acabo por usar uma montagem de ampops em amplificador de instrumentação, desenhado e afinado por mim, com referência para VCC/2, e assim alimento o ADC com uma sinusoide perfeita de "Corrente", dentro da gama dinâmica de medição do ADC. Mesmo assim, para correntes abaixo de 500mA, é necessário aumentar a amplificação, para conseguir tirar o sinal do ruido.
Com micros de 16+ bits, normalmente agora com os front-ends a 24bits, os sensores ligam directos, sem amplificação. E a medição é excelente.


Os AVRs XMEGA têem uma coisa boa, é que medem sinais até -100mV, o que possibilita ligar um sensor directamente e medir o ciclo negativo sem recorrer a ter que pôr o sinal a meia escala. Mas claro... Muito ruido.



Aquilo que poderás fazer, tem mesmo a ver com aquilo que queres fazer.
Eu já não usaria transformadores para medir os sinais. São caros e desperdiçam energia. Mas são a única maneira de teres o circuito isolado da rede, incluindo se a tua PSU também está isolada.
Mas, hoje em dia, as medições são feitas directamente e as PSUs não estão isoladas.

Qualquer comunicação com o exterior, é optica/wireless/isolada-outra.