collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Quadcopter com GPS - Questões  (Lida 14286 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline silvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Quadcopter com GPS - Questões
« em: 29 de Agosto de 2013, 20:51 »
Olá a todos, sou novo por aqui e neste tema. Sou investigador e programador, gostaria de vos colocar algumas perguntas relativas aos quadcopters, existem à venda quadcopters em que seja possível alterar o software ou acrescentar funcionalidades a nível aplicacional?

Gostaria de fazer um sistema automático que retira fotos numa determinada posição GPS automaticamente a uma hora específica. É possível fazer algo com uma versão comercial ? É possível de alguma forma ligar um smartphone com android a este tipo de sistemas?

Não tenho bases de electrónica, mas estou disposto a começar a ler e estudar sobre estes assuntos.

Um Abraço a todos

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #1 em: 29 de Agosto de 2013, 21:35 »
Boas noites, existem muitas plataformas que é comprar e usar, ou muito próximo disso, existe muita oferta nesse campo, agora depende bastante do teu orçamento disponivel.
O que queres fazer garantidamente que já foi feito, já vi quad-copters praticamente autónomos, uns usado um router WRT54GL, outro usando uma BeagleBoard, podes fazer o mesmo com algo mais simples depende se muita coisa.
Para ligar a um telemóvel, podes usar wifi(tanto via "directa" como via servidor/página web) ou bluetooth, o maior problema no meio disso tudo que parece o mais simples é um sistema de recarregamento das baterias automático.
Avr fanboy

Offline silvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #2 em: 29 de Agosto de 2013, 22:42 »
Obrigado.

Diria que a carteira não é o mais preocupante. Estou disposto a investir em algo com qualidade, desde que depois consiga fazer a parte aplicacional e sofisticação. Podes-me indicar o mais indicado para este fim ?

Ou seja preciso algo em que eu possa interagir com o software do quadcopter para poder depois através do smartphone fazer uma série de operações. basicamente o Quadcopter necessira de ir a determinados pontos estratégicos, usar as capacidades do smartphone, e voltar à base.

As operações, inicialmente passarão por fotografia com relativa resolução. Posteriormente será aplicado um filtro de sinal à foto para retirar uma série de informações.

Estou pensar muito alto ?


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #3 em: 29 de Agosto de 2013, 23:34 »
Não, na verdade tens sistemas como os controladores do DJI que te permitem navegação entre waypoints entre outros sistemas. Tens por exemplo os microdrones que são soluções completas mas custam para cima de 30000€.

Queres uma solução para fins comerciais ou de investigação?

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #4 em: 30 de Agosto de 2013, 00:40 »
Podes tentar usar o ardupilot e usar uma maneira de o por a tirar fotos sozinho
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #5 em: 30 de Agosto de 2013, 01:00 »
implicará grandes voos ou automonia no ar? é para fazer prevençao de fogos?.. :P
Pq não droides aviao nas vez de quads? os avioes sao mais eficientes que os os quads, e entao smp ha a opçao de serem a gasolina o que aumenta autonomia de voo

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #6 em: 30 de Agosto de 2013, 01:06 »
se for eléctrico do género glider tem autonomias grandes
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #7 em: 30 de Agosto de 2013, 02:06 »
Á uma parte que não estou bem a entender, tu queres meter o telemovel no quad, ou queres o quad a falar com o telemovel?
Quanto ao onde, eis dois exemplos:
http://rtf.3drobotics.com/category_s/25.htm
http://www.turboace.com/turbo-ace-x830-d-f-quadcopter.aspx

É basicamente uma questão de procurar por RTF(ready to fly) quadcopter, se quiseres andar a pendurar cameras pesadas possivelmente tens de ir para um octo, até pelo extra da redundância de motor..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #8 em: 30 de Agosto de 2013, 04:10 »
Á uma parte que não estou bem a entender, tu queres meter o telemovel no quad, ou queres o quad a falar com o telemovel?
Quanto ao onde, eis dois exemplos:
http://rtf.3drobotics.com/category_s/25.htm
http://www.turboace.com/turbo-ace-x830-d-f-quadcopter.aspx

É basicamente uma questão de procurar por RTF(ready to fly) quadcopter, se quiseres andar a pendurar cameras pesadas possivelmente tens de ir para um octo, até pelo extra da redundância de motor..
pelo que percebi, ele quer apenas o quad a falar com o tlm (acho k n pretende o comando com o tlm..deve ser só pra receber logo as fotos no tlm...envio de fotos vias GSM...)

Melhor opçao será usar câmaras wireless RF dakelas minis com antena e depois um receptor ligado ao isqueiro do carro pra receber as fotos ou imagens video directamente numa TV ou pc..

Para fotos de qualidade, o ideal era uma câmara hero, mas estas ficariam guardadas no cartao de memoria...podia-se era inventar uma ligaçao do cartao de memoria pra uma board k fizesse o envio das fotos por wifi... (eu acho que ja vi cartoes de momoria com wifi...n entendi bem se o proprio cartao ja tem bluetooth incluido pra partilha de files sem tirar das maquinas, mas se é isso, até é uma cena fixe! :) )

..sem entender bem o projecto,  pode ser complicado indicar uma soluçao ideal...o que é obrigatorio? o quad é obrigatorio? as fotos com qualidade e com partilha em tempo real? automonia de voo? volume de fotos? kms?...

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #9 em: 30 de Agosto de 2013, 09:38 »
Olá a todos, sou novo por aqui e neste tema. Sou investigador e programador, gostaria de vos colocar algumas perguntas relativas aos quadcopters, existem à venda quadcopters em que seja possível alterar o software ou acrescentar funcionalidades a nível aplicacional?

Gostaria de fazer um sistema automático que retira fotos numa determinada posição GPS automaticamente a uma hora específica. É possível fazer algo com uma versão comercial ? É possível de alguma forma ligar um smartphone com android a este tipo de sistemas?

Não tenho bases de electrónica, mas estou disposto a começar a ler e estudar sobre estes assuntos.

Boas, eu tenho um quadcopter com gps e modulo bluetooth(testei e funciona), isso de tirar fotos num determinado ponto do gps é possivel com a gopro, uma ficha ligada, um canal no rádio(comando) activa-se o switch e tira uma foto ou começa uma gravação, desactiva-se o switch e a máquina desliga-se.

Para saber onde se encontra o quad no local desejado para a foto, existe o EZ-GUI para android, com o modulo bluetooth, e uma antena caseira é possivel aumentar o raio de alcançe mas não muito.

Para distançias grandes é com o voo FPV e um OSD(on screen display) assim sabe-se a localização do mesmo com as cordenadas no visor.

O meu quad até está a venda neste forum  :)
« Última modificação: 30 de Agosto de 2013, 09:42 por Nunito »

Offline silvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #10 em: 30 de Agosto de 2013, 12:20 »
Olá a todos, obrigado pelas respostas. Bem, eu quero investir neste projeto mas 30k é demasiado.
Penso que neste caso preciso mesmo de um quadcompter, visto serem muito ágeis e necessitam de pouco espaço para manobra.
Na minha ideia o smatphone irá acoplado ao quadcopter, fará parte integrante do mesmo, ou seja, eu preciso de o quadcopter e o smartphone partilhem informação entre eles, altura, posição GPS, para depois serem feitos algumas rotinas no Android. Vou fazer um pequeno diagrama de e colocar de modo a que me consiga explicar melhor.

Este projeto é para fins de investigação.
Podem encontrar o diagrama em anexo, estou com problemas em colocar aqui diretamente.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2013, 14:48 por silvador »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #11 em: 30 de Agosto de 2013, 16:14 »
Olá a todos, obrigado pelas respostas. Bem, eu quero investir neste projeto mas 30k é demasiado.
Penso que neste caso preciso mesmo de um quadcompter, visto serem muito ágeis e necessitam de pouco espaço para manobra.
Na minha ideia o smatphone irá acoplado ao quadcopter, fará parte integrante do mesmo, ou seja, eu preciso de o quadcopter e o smartphone partilhem informação entre eles, altura, posição GPS, para depois serem feitos algumas rotinas no Android. Vou fazer um pequeno diagrama de e colocar de modo a que me consiga explicar melhor.

Este projeto é para fins de investigação.
Podem encontrar o diagrama em anexo, estou com problemas em colocar aqui diretamente.

Para fins de investigacao e es tu que vais investir?

A minha questao de ser para fins comerciais ou de investigacao nao esta relacionado com o facto de querer ajudar ou nao mas sim com saber o tempo que tens para fazer a solucao, materiais, etc. acomcelho-te o projecto taulabs, um fork do openpilot.

consegues ter uma plataforma de desenvolvimento barata e de codigo aberto.

Offline silvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #12 em: 30 de Agosto de 2013, 17:29 »
metRo_, obrigado pela resposta. Sim, primariamente será investigação, depois poderá haver um produto. Aidna terei de fazer uma candidatura para este projeto. Mas gostava de já ter umas ideias para tal, ter algum background. Diria que poderei ter uns 2 anos para o projeto onde poderá haver uma ou 2 contratações de pessoal para trabalhar nesta área.

O TauLabs parece-me ser interessante, ainda por cima é open source. O Taulabs é o software falta o HW, pode ser carregado em que tipo de quadcopters ? Já trabalhaste com TauLabs?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #13 em: 30 de Agosto de 2013, 18:25 »
Sim :)
o taulabs foi um fork feito por alguns dos developers do openpilot e desde essa altura optei por seguir este ultimo projecto pois enquanto num a maioria do pessoal so quer e voar com o quadcopter neste desenvolve-se mais principalmente na area de navegacao.

Neste momento estou a espera que chegue um GPS para comecar a testar coisas como position hold, return to home, etc. Depois quero meter um raspberry por exemplo a fazer algum controlo de alto nivel.

Em relacao ao hardware tens desde 10€ ate 170€ depois tens o custo da estrutura que e comum a todos.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #14 em: 30 de Agosto de 2013, 18:28 »
no taulabs tb ja ha algum desenvolvimento em android para usar um tablet para receber dados de telemtria e fazer algum controlo.