collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB  (Lida 12441 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« em: 30 de Novembro de 2015, 14:07 »
Boa tarde a todos,

Alguém conhece algum software que através do gerbers + BOM mostre a localização de todos os componentes com uma determinada referencia?

Os que encontrei só fazem das nets e dava jeito ter de componentes.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #1 em: 30 de Novembro de 2015, 20:13 »
O que tu queres é mais um boardview, o gerbv permite ver gerbers.
Mas sinceramente o que tu precisas é de deixar os designadores todos e depois é só seguir o BOM, ou ter o layout aberto e ir vendo quem é quem.
Avr fanboy

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #2 em: 30 de Novembro de 2015, 20:41 »
Senso o que eu procuro é um programa que me faça a selecção de componentes por nome e valor e mostre me o local.

Imagina uma pcb com 200 componentes e ter que soldar todos a ter que seguir layout. É mais fácil ter algo que faça a filtragem do componente e mostre-o que assim soldas logo todos.


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #3 em: 30 de Novembro de 2015, 22:22 »
Senso o que eu procuro é um programa que me faça a selecção de componentes por nome e valor e mostre me o local.

Imagina uma pcb com 200 componentes e ter que soldar todos a ter que seguir layout. É mais fácil ter algo que faça a filtragem do componente e mostre-o que assim soldas logo todos.
e isso existe em algum software?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #4 em: 30 de Novembro de 2015, 22:38 »
Tendo designadores é só seguir, sem os teres, tens de ter um mapa do pc com os mesmos, por exemplo se gerar um pdf no altium do layout, depois é só andar com a seta para baixo que corre a lista dos componentes, sempre que seleciona um centra esse componente no ecrã, ou geras um boardview(não faço ideia como lol, mas uso regularmente para esquemas de boards de portateis), mas aquilo é algo antiquado e não tens tecnicamente uma lista, tens sempre de escolher 1 a 1.
Tambem 200 componentes não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Solda por tipos e não por posição, caps 100n, siga eles todos, res 1k, res 10k, res x, começas pelas maiores quantidades até estares a soldar só os componentes que tens só um de cada..
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #5 em: 30 de Novembro de 2015, 22:44 »
Se 'e para soldar `a mao, exporto os gerbers para um formato imagem(vectorial de preferencia) e tenho feito isso manualmente com 3rd part softwares (eg: inkscape ou gimp)
Depois la pinto (Faco rectangulos as cores) no sitio dos componentes.
Posso criar varias paginas e depois vou mudando.
(como diz o senso, por tipo de componentes.. )

Mas ja devia haver algum software (opensource de preferencia :P) q fizesse isso.. ja..

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #6 em: 30 de Novembro de 2015, 23:27 »
Senso, são mesmo muitos componentes... quem os solda sabe isso mas se houvesse um software que desse para filtra por tipo de componente era mais fácil.

Um que vi é este:
http://www.unisoft-cim.com/view-markup_download.htm

outro que gostei mas não faz o pretendido é este:
http://www.zofzpcb.com/

será que daria para fazer um ficheiro do silk com varias camadas e depois desse para seleccionar?

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #7 em: 01 de Dezembro de 2015, 19:10 »
O EagleCAD 7.5 saiu..ao que parece tem novas funcionalidades...procura ver se tem algo do que queres..

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #8 em: 01 de Dezembro de 2015, 22:44 »
Se 'e para soldar `a mao, exporto os gerbers para um formato imagem(vectorial de preferencia) e tenho feito isso manualmente com 3rd part softwares (eg: inkscape ou gimp)
Depois la pinto (Faco rectangulos as cores) no sitio dos componentes.
Posso criar varias paginas e depois vou mudando.
(como diz o senso, por tipo de componentes.. )

Mas ja devia haver algum software (opensource de preferencia :P) q fizesse isso.. ja..
Olha, outra funcionalidade fixe a implementar no kicad :P ...era preferivel apostar nestas funçoes que em rendering do 3D pra mostar o relevo da fibra de vidro :P

outro que gostei mas não faz o pretendido é este:
http://www.zofzpcb.com/

será que daria para fazer um ficheiro do silk com varias camadas e depois desse para seleccionar?
e nao faz o que queres, olha se fizesse! XD

Isso de ter layers dentro de layers ja era mta camada :P, mas tb acho que deveria haver uma funçao do genero pois tb acho que seria uma boa funçao a ter e que muita gente usaria de certeza.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #9 em: 02 de Dezembro de 2015, 08:21 »
Olha, outra funcionalidade fixe a implementar no kicad :P
...era preferivel apostar nestas funçoes que em rendering do 3D pra mostar o relevo da fibra de vidro :P

Hugo,
Já testaste o gerberview do kicad? o que te faz falta no gerberview que seja necessário implementar para o teu trabalho com este programa?

É de muito mau tom inferiorizar o excelente trabalho que o Mário está a fazer para o kicad e para a comunidade mundial que usa este programa e ele é apenas um dos imensos programadores que estão a melhorar constantemente o programa.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #10 em: 02 de Dezembro de 2015, 08:39 »
BTW para soldar os componentes eu coloco o kicad para mostrar so as referencias dos componentes, como fui eu que tambem desenhei a PCB tenho ideia de onde andam os componentes, quando nao encontro, carrego no atalho T e pesquiso o componente.
A encomenda na Mouser faco-a usando a importacao da BOM e assim o saquinho dos componentes tras um campo com a referencia do componente.

O que eu pensei em fazer e no caso do kicad seria simples do que ja andei a ver, era ter um campo de pesquisa e com um leitor de codigo de barras lia o saco e ele dizia-me onde estava o componente.

Teres uma lista e ir percorrendo esta lista para soldar os componentes nao e' muito bom, ja testei e perdes muito tempo atras dos componentes. Para mim a maneira mais facil e' ir pegando saco a saco e ver onde e' esse componente. Faz uma divisao inicial por tamanho de componentes.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #11 em: 02 de Dezembro de 2015, 08:57 »
Olha, outra funcionalidade fixe a implementar no kicad :P
...era preferivel apostar nestas funçoes que em rendering do 3D pra mostar o relevo da fibra de vidro :P

Hugo,
Já testaste o gerberview do kicad? o que te faz falta no gerberview que seja necessário implementar para o teu trabalho com este programa?

É de muito mau tom inferiorizar o excelente trabalho que o Mário está a fazer para o kicad e para a comunidade mundial que usa este programa e ele é apenas um dos imensos programadores que estão a melhorar constantemente o programa.

Nao levei a mal, ele estava na brincadeira. Se nao estivesse tambem nao levava a mal.

Eu nao conheco praticamente do resto da implementacao do kicad para alem do 3d-viewer (que estou a desenvolver). Por isso nao sei como isso se pode fazer.
Podem colocar wishes neste site:
https://bugs.launchpad.net/kicad
ou tentar pedir sugestoes / discutir neste forum:
https://forum.kicad.info/
ou juntar-se ah mailling list de developers e enviar directamente as ideias:
http://launchpad.net/~kicad-developers

O ideal, era meterem maos ah obra e implementarem o que sentem falta. ... Eu sentia falta do relevo da fibra de vidro :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #12 em: 02 de Dezembro de 2015, 22:03 »
Olha, outra funcionalidade fixe a implementar no kicad :P
...era preferivel apostar nestas funçoes que em rendering do 3D pra mostar o relevo da fibra de vidro :P
É de muito mau tom inferiorizar o excelente trabalho que o Mário está a fazer para o kicad e para a comunidade mundial que usa este programa e ele é apenas um dos imensos programadores que estão a melhorar constantemente o programa.
falei pro kammu e nao pra outro qq...acho que tenho um à vontade pra falar em tom de brincadeira com ele, e saber que nao vai levar a mal ao contrario de outros em que ja nem me atrevo a falar nem a brincar!.. (mau tom é a constante perseguição ou estar smp a levar para o mal tudo e mais alguma coisa que se diga.)

Hugo,
Já testaste o gerberview do kicad? o que te faz falta no gerberview que seja necessário implementar para o teu trabalho com este programa?
sim já, ainda ontem usei e ainda me vejo grego pra fazer algumas coisas basicas que faço com outros softwares do genero.. tvz nao saiba ou ainda nao percebi co fazê-lo, mas nao consigo gerar um simples layout em pdf a partir dum gerber no kicad... ou gerar a silkscreen da board, ou entao clonar mais pcbs no mesmo gerber file...

O que eu pensei em fazer e no caso do kicad seria simples do que ja andei a ver, era ter um campo de pesquisa e com um leitor de codigo de barras lia o saco e ele dizia-me onde estava o componente.

Teres uma lista e ir percorrendo esta lista para soldar os componentes nao e' muito bom, ja testei e perdes muito tempo atras dos componentes. Para mim a maneira mais facil e' ir pegando saco a saco e ver onde e' esse componente. Faz uma divisao inicial por tamanho de componentes.
isso tb era interessante, mas co se fazia para implementar isso? é que para associares comps da mouser ou doutra loja qq, terias de primeiro criar ou ter uma BD dos comps dessas lojas e associar ao layout dum componente.. esse componente que fosses usar, teria de suportar tb outras referencias/codigos de barras de outros fornecedores e associar 10mil componentes para 4 ou 5 fornecedores é mta BD..
Ou ias metendo o codigo do fornecedor cada vez que usasses um comp no teu projecto? (outra coisa é tb haver comps cujo o layout é igual para varios produtos identicos, mas com ref fornecedor diferente..), mas se permitisse associar na BOM o codigo do componente no fornecedor em que o projectista tivesse escolhido durante o processo de desenho da pcb ja era interessante.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2015, 22:20 por Hugu »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #13 em: 02 de Dezembro de 2015, 22:39 »
sim já, ainda ontem usei e ainda me vejo grego pra fazer algumas coisas basicas que faço com outros softwares do genero.. tvz nao saiba ou ainda nao percebi co fazê-lo, mas nao consigo gerar um simples layout em pdf a partir dum gerber no kicad... ou gerar a silkscreen da board, ou entao clonar mais pcbs no mesmo gerber file...

O gerverviewer do kicad e' bastante basico/simplista. Nao da para muita coisa a nao ser essencialmente.. visualizer o gerber.
No GerbView do kicad, pelo que entendo nao da para gerares nada nem editares
Vi agora que tem la a opcao "export to Pcbnew" .. e depois la eventualmente podes fazer o que quiseres.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #14 em: 02 de Dezembro de 2015, 22:58 »
.. tvz nao saiba ou ainda nao percebi co fazê-lo, mas nao consigo gerar um simples layout em pdf a partir dum gerber no kicad... ou gerar a silkscreen da board...
Para gerares o layout em pdf ou o silkscreen da board usa o PCBNEW (o programa onde desenhas a placa):

KICAD>PCBNEW>FILE>PLOT e escolhes os layers que pretendes fazer o pdf.