collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Contadores de electricidade que disparam mais 'cedo'  (Lida 5553 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Contadores de electricidade que disparam mais 'cedo'
« Responder #15 em: 24 de Janeiro de 2018, 10:34 »
Eu nos meus curtos 30 anos já vivi nesse país que era Portugal no início dos anos 90, e não era agradável para mim enquanto criança ficar às escuras ou sem puder ver o único episódio diário de desenhos animados que dava diariamente na TV (ainda sou do tempo em que não existiam canais privados de TV), imagino o que seria nos dias de hoje onde toda a indústria e serviços dependem enormemente da rede eléctrica.

Lembro-me perfeitamente de nos tempos da tv a preto e branco (anos 70 provavelmente) termos tido que comprar numa dada altura um estabilizador de tensão (uma caixa que pesava aí uns 2 Kg) porque havia alturas que as interferências (antena do prédio) eram tantas que não se via nada, a caixa resolvia 'magicamente' o problema.
Depois um dia avariou, e verificamos que já não era necessária porque as interferências já não aconteciam... Estamos a falar de um prédio em Benfica e não de uma instalação rural, nunca cheguei a saber qual era realmente o problema.

Há uns dias deu no telejornal uma noticia sobre uma área (uma rua, possivelmente) que ficou com 380v em vez dos 220v, não seria melhor que se preocupassem em fazer contadores que não deixassem isto acontecer ? É sempre melhor ficar sem luz que queimar uma serie de coisas dentro de casa.

Em Odivelas nessa epoca tambem acontecia o mesmo. Daquilo que me lembro as quebras de tensao da rede eram gerais e cronicas em toda a regiao de lisboa pelo menos. Quantas vezes no inverno nao se ficava sem luz durante horas porque os PT arreavam com a carga em demasia que lhes era pedida...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Contadores de electricidade que disparam mais 'cedo'
« Responder #16 em: 24 de Janeiro de 2018, 10:53 »
Não haverá aí uma mistura?
Haviam os estabilizadores para regular a alimentação das televisões. Eram um autotransformador que mudava automaticamente a saida utilizada para tentar manter os 220V. Eu tinha um em casa (inicio 80s) quando era puto porque morava na aldeia e as tensões variavam muito: poucos PT e cabos muitos longos, com as fases desequilibradas (220V, 190V, 240V ao neutro por fase era habitual), e cargas mais pesadas na linha (uma oficina de ferreiros, motores de água) que tornavam a rede uma desgraça. Sem ele a TV ia-se a baixo quando a tensão baixava muito. Mas isso nada tem que ver com a antena.

As interferências na antena que me lembro aparecer foi quando houve a moda dos CBs. O meu pai chegou a montar um mastro espiado com uns 10 metros de altura, e com amplificador (ilegal!) fez contactos com Brasil e Grécia. Mas os vizinhos não gostavam muito porque lhes lixava a novela. A culpa mais que do CB era dos amplificadores de TV que são de banda larga e saturavam quando levavam com os 27MHz e harmónicos.

Devia haver mesmo algum problema com a energia. Pura e simplesmente a imagem ficava muito escura e cheia de estática, depois passava, e voltava, etc, depois de levar a tv à loja umas duas ou três vezes o meu pai fez o que o técnico recomendou comprou o estabilizador e resolveu o problema. Entretanto a EDP deve ter resolvido o que quer que fosse que estava mal e o estabilizador lá ficou a fazer bzzzzzzz baixinho até que avariou.
Tínhamos pelo menos um radio-amador no prédio da frente, e até tinha uma antena passada ao nível do 4º andar entre o prédio dele e o nosso (um fio de 50 metros com uma caixinha no meio, devia ser para apanhar FM da china), mas ele devia fazer horas diferentes das nossas :-).
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Contadores de electricidade que disparam mais 'cedo'
« Responder #17 em: 24 de Janeiro de 2018, 11:05 »
Pura e simplesmente a imagem ficava muito escura e cheia de estática, depois passava, e voltava, etc,

Afinal não há mistura nenhuma :D
Era a esse comportamento que descreves que chamava "a TV ir abaixo": o sinal começar a desvanecer em ruído (som e imagem) e a imagem a ficar mais escura, e por vezes até encolher um bocado (falta de tensão de deflexão do feixe para fazer o varrimento até aos limites do cinescópio).