collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Crawler 4x4  (Lida 7395 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Crawler 4x4
« em: 03 de Maio de 2010, 00:42 »
A pedido do sr TiagoPt, e como ele está interessado e tambem não me custa nada partilhar, mostro o projecto que a noite me vou intertendo e vou inventando..Basei-a se num 4x4 e um dia mais tarde pretenderei controla-lo atraves do meu telemovel.

Neste momento está a funcionar com um comando da wii nunchuck, embora que tenho que comprar uma bateria para alimentar este menino, pois são 2 servos e 2 motores DC a queimar energia...Espero que isto lhe de ideias caro Tiago, a si e a quem quiser fazer algo assim.

Deixando me de falinhas aqui vai as fotos:  ;D ;D

Ora aqui foi a parte mais trabalhosa, atraves de chapa de aluminio de 1,2mm e varias tentativas a fazer chassi's, saiu-me este...




depois foi só cortar um pedaço de vidro acrilico de 10x10cm e ele encaixou que nem uma luva...
Através de 3 meses a tentar arranjar o mais baratinho possivel consegui em leiloes arranjar umas suspensoes e 2 transmissões... Ja trazem caixa de velocidades e motores incluidos  8) 8) 8)





Depois foi so lhe juntar o nosso melhor amigo, o arduino na placa de acrilico....




Juntei lhe ali uns fios....assim todos juntos a ver se davam faisca mas afinal não, com sucesso tinha os motores a trabalhar..




Depois disso, mais uma negociata e tal, e arranjei umas rodas a maneira para lhe colocar, e testei a suspensão, ate que ponto ele conseguiria torcer o eixo da frente sem que as rodas de traz levantassem...para meu espanto ele consegue torcer os eixos ate uns 9cm...mais coisa menos coisa...








Agora quero deixar aqui so um realce, espero que isto sirva de ideia para o caro Tiago, e se precisar de alguma coisa pode contactar alguma coisa, e quando digo Tiago,  digo qualquer pessoa que precise de ajuda e que eu saiba ajudar...

Posso tambem dizer que nao tenho electronicas e pouco percebo disto o que vou fazendo e ao fim de semana e o que aprendo e com voces, sei que
não está nada extraordinario mas para primeiro brinquedo gosto muito...

Ja agora deixo aqui o link com as medidas de chassis, para quem quiser imprimir e fazer um, esta a escala... e so fazer o download clicando na imagem e imprimir...Caso nao apareca os chassi's clicar em "Templates" no canto Superior esquerdo...
http://offroader5.freeservers.com/templates.html

Código não deixo, porque por enquanto está em fase de testes e em constante modificação, quando colocar coloco uma coisa ja +- encaminhada..

 ;) ;)

Cumprimentos...

« Última modificação: 03 de Maio de 2010, 00:48 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Crawler 4x4
« Responder #1 em: 03 de Maio de 2010, 15:07 »
Espectacular! Tinha visto de relance hoje de manhã e deixei o tab aberto para mais tarde voltar a ver com atenção e responder à altura.

Realmente tens ai um senhor projecto, e já o estou a imaginar com um IMU para que ele possa escalar autonomamente. :P

Parabéns e força com isso... tens ai muito por onde brincar. (reanimaste-me o bichinho que já tinha para esse tipo de chassis)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Crawler 4x4
« Responder #2 em: 03 de Maio de 2010, 16:34 »
IMU? traduz me la isso que ainda sou leigo em electronica  :P :P :P

Tenho interesse nestas coisas e asseito sugestões...

cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Crawler 4x4
« Responder #3 em: 03 de Maio de 2010, 16:48 »
http://en.wikipedia.org/wiki/Inertial_measurement_unit

Algo como isto ou até mais simples mas o objectivo é que ele saiba qual a sua posição relativamente ao solo para poder decidir perante esses dados.
http://loja.lusorobotica.com/search.php?orderby=position&orderway=desc&search_query=imu&submit_search=Pesquisa

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Crawler 4x4
« Responder #4 em: 03 de Maio de 2010, 20:20 »
Espetaculo, desconhecia completamente por acaso ja tinha pensado nisco mas fazer com um simples acelerometro medindo as inclinações, destes 4 que estão na sua pesquisa qual deles aconselha?

Cumprimentos..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Crawler 4x4
« Responder #5 em: 03 de Maio de 2010, 20:38 »
Nenhum... aconselhava este:

http://loja.lusorobotica.com/16-triple-axis-accelerometer-breakout-mma7260q.html

Mas preocupa-te primeiro com o core e depois brincas com o acelerometro.

Força com o projecto.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Crawler 4x4
« Responder #6 em: 04 de Maio de 2010, 01:26 »
ok ok  :P :P

Isto nao estará pronto tao cedo pois o dinheiro e tempo nao abundam e o mais importante o conhecimento tambem nao e muito ;) ;)

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Crawler 4x4
« Responder #7 em: 06 de Maio de 2010, 09:45 »
Um crawler....(baba...hehe)

Tu já tens um acelerometro até. O Nunchuk ;)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Crawler 4x4
« Responder #8 em: 06 de Maio de 2010, 21:07 »
e tipo a imitaçao de um crawler autonomo Fifas  :P :P :P

Ya eu sei, mas nao me apetece dar cabo do comando  ;D ;D


Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Crawler 4x4
« Responder #9 em: 07 de Maio de 2010, 01:08 »
Se nao usares o comando, podes simplesmente mante-lo "agarrado" ao chassi do crawler...nao precisas de o estragar...

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Crawler 4x4
« Responder #10 em: 10 de Maio de 2010, 02:10 »
Mas e que eu nao tenho comando nenhum, a unica coisa que aqui esta de um crawler e as transmissoes e os motores...

o resto foi feito homemade e as rodas tinha as para aqui perdidas...

E a minha intençao e ou controla-lo pelo telemovel ou autonomo...algo do genero ainda nao sei bem...e algo para ir inventando ao longo do tempo  ;D ;D ;D

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Crawler 4x4
« Responder #11 em: 10 de Maio de 2010, 02:28 »
Quanto custa uma estrutura, transmissões e motores, um conjunto como o que tens aí?

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Crawler 4x4
« Responder #12 em: 10 de Maio de 2010, 08:23 »
Mas e que eu nao tenho comando nenhum, a unica coisa que aqui esta de um crawler e as transmissoes e os motores...

atão, mas não tens o nunchuk que aparece nas fotos? era a isso que me referia. Podes sempre usar o nunchuk como acelerometro. e não precisas de o estragar para fazer isso ;)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Crawler 4x4
« Responder #13 em: 13 de Maio de 2010, 15:31 »
Caro Metro isso depende muito dos negocios que arranje, se for ao forum e-modelismo consegue por vezes arranjar coisas interessantes e muito baratas... alem do ebay e claro, os preços podem variar entre 25€ e 200€ +-....eu por acaso arranjei isto tudo por uma bacatela de 40€...
Ate os servos de 8kg vinham incluidos e e tudo novo, segundo o dono estas transmissoes não se arranja peças ca em portugal para elas por isso ele quiz despacha-las... Vieram transmissoes + motores + servos....
Em relaçao a estrutura fui eu que a fiz manualmente... ;)

Caro Fifas, quando disse "Um Crawler", eu disse que nao tinha comando nenhum, mas era comando de radio modelismo, e voce tava se a referir ao comando nunchuck....sim o nunchuck e meu...

e em relação ao acelerometro do nunchuck, entao como posso utilizar o acelerometro dele sem  estragar??

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues