collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino  (Lida 72873 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #150 em: 09 de Março de 2014, 22:44 »
É meio C?
O compilador é o avr-gcc, logo, ou é c, ou é c++, agora meio C, não conheço.

É estilo C mas não é C. Se quer saber o que é C sugiro a leitura do link do documento pdf de MIT no seguinte link, mas antes leia o artigo todo do link:

http://www.hackvandedam.nl/blog/?p=762


Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #151 em: 10 de Março de 2014, 00:18 »
As bibliotecas utilizadas pelo Arduino são quase todas C++ existindo algumas em C.

Continuo achar que a maior das pessoas ainda não percebeu que o conceito "Arduino" é  simplesmente um conjunto de bibliotecas em C++ para um microcontrolador da Atmel.

Eu posso pegar nas bibliotecas da Microchip, por exemplo, e criar um projecto até algo complexo num PIC sem mexer em nenhum registo e sem saber grande coisa do que estou a fazer. A Microchip disponibiliza essas bibliotecas, tal como a Atmel, tal como todas as marcas decentes.

O pessoal do Arduino criou bibliotecas até bastante boas tendo em conta o número de plataformas em que elas podem ser utilizadas. Provavelmente a maior parte das pessoas neste fórum não seriam capazes de o fazer com a mesma qualidade. Lá porque estás a mexer em registos para configurar I/Os não quer dizer que o estejas a fazer da maneira mais correcta.

Outra coisa que admiro na comunidade Arduino é a partilha. Muitas bibliotecas foram criadas pela comunidade e o código é partilhado, se alguém acha que o consegue melhorar força, é essa a ideia.

Eu percebo que há pessoas que estando num nível mais avançado queiram discutir outro tipo de projectos. Mas não é criando um movimento Anti-Arduino que chegam lá.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #152 em: 10 de Março de 2014, 13:55 »
O IDE não é C nem tem elementos básicos de C. As bibliotecas são em C, mas existe o problema de muitas delas não estarem documentadas e que chamam outras bibliotecas mal documentadas confundindo ainda mais quem saiba pouca programação.

Eu não sou anti-Arduino, porém para o ambiente de ensino, ou quem quer aprender sobre microcontroladores, defendo que Arduino não serve. Serve para testar ideias e até experimentar com componentes.

Já vi casos gritantes de utilizadores que não sabem que podem precisar de alimentação externa, que os LED precisam de resistência, etc.

Critico também o form factor ARDUINO que limita o uso dos pinos do microcontrolador ATMEGA.

 

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #153 em: 11 de Março de 2014, 02:49 »
ja viram que quem abriu o topico e colocou a questao nunca mais se pronunciou e que o terá feito só pra por o pessoal em discussao?!  ;D cá pra mim o asena n quer criar nenhum movimento anti-coiso e queria animar o forum e pumba, largou a bomba e fugiu!? :P

(eu cá nunca tinha ouvido falar no grupo arduino na net...se calhar até existe, mas nunca vi qq noticia a dar tamanha importancia que nao aqui no forum!  ::))

Offline KaliKeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 87
    • DJ Puto_P
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #154 em: 11 de Março de 2014, 03:50 »
Para quem quiser dar um passo em frente e largar o Arduino de uma vez por todas, aconselho a lerem este post:
http://mc2.unl.edu/2013/10/03/getting-started-with-arm-microcontrollers/

São alternativas bem mais "potentes" que o Atmega328 do Arduino e bem mais baratas (não que o Atmega328, mas do que o Arduino em si)

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #155 em: 11 de Março de 2014, 04:57 »
Hugu, o Sena já há muito, creio eu sempre, se libertou das "algemas" de Arduino! A sério, eu já mandei PM a ele a que tempos, a perguntar porque não perticipou mais no tópico!

KaliKeira, você tem toda a razão. E existem ferramentas gratuitas, ou dadas de graça, se é isso que move os membros em direção a ARDUINO! Eu não sou grande partidário de coisas gratuitas. Não estou a dizer que não sou partidário de Open Source, o que é inteiramente outra coisa!

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #156 em: 11 de Março de 2014, 09:31 »
As bibliotecas estão em C++ e a programação é C++. Pode não suportar tudo o que o último standard de C++ suporta mas não deixa de ser C++.

http://www.atmel.com/Images/avr8-gnu-toolchain-3.4.3.1072-readme.pdf

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #157 em: 11 de Março de 2014, 09:50 »
Para quem quiser dar um passo em frente e largar o Arduino de uma vez por todas, aconselho a lerem este post:
http://mc2.unl.edu/2013/10/03/getting-started-with-arm-microcontrollers/

São alternativas bem mais "potentes" que o Atmega328 do Arduino e bem mais baratas (não que o Atmega328, mas do que o Arduino em si)

A melhor ideia para mim é: quem usa o arduino, deixar o software e começar a programar em C puro.
Depois quem já sabe programar atmegas, attinys afins em c# puro, ai sim dar um salto para o ARM.

« Última modificação: 11 de Março de 2014, 10:16 por dio123 »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #158 em: 11 de Março de 2014, 09:57 »
A melhor ideia para mim é: quem usa o arduino, deixar o software e começar a programar em c# puro.
Depois quem já sabe programar atmegas, attinys afins em c# puro, ai sim dar um salto para o ARM.
C# em micros???!?!?!??!?!

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #159 em: 11 de Março de 2014, 10:18 »
é uma falha mas confundi  c# com C.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #160 em: 11 de Março de 2014, 11:43 »
é uma falha mas confundi  c# com C.

Existe um projeto de microcontroladores em .Net. Chama-se Fez creio eu. Não teve muito sucesso.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #161 em: 11 de Março de 2014, 11:50 »
E o netduino, que é LENTO que dói.
Avr fanboy

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #162 em: 11 de Março de 2014, 11:57 »
E o netduino, que é LENTO que dói.

Pois tinha-me esquecido de Netduino. E ainda há o .NET Gadgeteer

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #163 em: 13 de Março de 2014, 17:31 »
Boas,

Muito já se falou é uma verdade, eu a pensar que toda esta "azia" talvez fosse pelo o IDE, ou será também pelo hardware? Não falo pelo atmega mas pela "placa azul"

Eu pergunto isto pois tenho feito umas pesquisas sobre algo que ando interessado e encontro isto ( foto em anexo) a ser comercializado por uma empresa que dizem ser umas das melhores para o ramo que andava a pesquisar.

pois assim não.....assim acredito que se fique com um pó a placa azul, para alguém que é profissional ( a trabalhar nesta área ) e ver isto.....ui 

PS : a ver se este fim de semana dou o passo para o "abismo"

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

StarRider

  • Visitante
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #164 em: 13 de Março de 2014, 17:53 »
Eu pergunto isto pois tenho feito umas pesquisas sobre algo que ando interessado e encontro isto ( foto em anexo) a ser comercializado por uma empresa que dizem ser umas das melhores para o ramo que andava a pesquisar.

Boas,

Já para não falar das questões legais ... para ser sincero nunca li a EULA do Arduino, mas  penso não ser permitido usar
o arduino em soluções comerciais, alguém pode confirmar ?

Já agora, e somente por curiosidade, esse "caixa" serve exactamente para ? ...  não consigo perceber pela imagem.


PS : a ver se este fim de semana dou o passo para o "abismo"

Qual deles ?  ;)

Abraços,
PA