collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[30 de Abril de 2024, 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino  (Lida 72937 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #90 em: 04 de Março de 2014, 05:15 »
Relendo o post original, sem dar muita atenção ao titulo do tópico, o autor Sérgio Sena tem razão. Eu acho que há um "hype" exagerado sobre Arduino, tal como o é sobre Raspberry Pi (RPi).

Os PICs com "booloaders" para BASIC tais como Picaxe, e outros, são muito fáceis de utilizar e a oferta de soluções é mais económica. As aplicações feitas com os PICs com "bootloaders" são mais robustas e fiáveis.

Posso testemunhar, que em Portugal existem milhares de projetos e soluçõe baseados nos PICs, que aparentam ser PICs ordinários, mas que são com "bootloader" que permite o uso de BASIC. Existem linhas de produção, projetos rodoviários, produtos comerciais que levam dentro PICs que funcionam com BASIC. Quase todas as escolas secundárias e de formação portuguesas utilizam PICs com "bootloader" BASIC. Na minha empresa ALIATRON, enquanto que vendemos escassas dezenas de Arduino e chipKIT, vendemos centenas de PICs tais como Picaxe.

Quando começou todas a grande "febre" de Arduino eu quis saber o que era afinal Arduino. Apaixonei-me com Processing, o interface de IDE de Arduino. Escrevi até vários artigos com o IDE Processing e publiquei-os no meu blogue Redacacia. Os meus artigos comprovam que não é preciso Arduino para se utilizar Processing. Uma das coisas que adorei fazer foi "brincar" com Mobile Processing e criar aplicações para telemóveis.

Em suma: quero aproveitar para agradecer o autor do tópico por ter trazido aqui a discussão sobre Arduino. Espero que haja uma discussão serena e positiva sobre o Arduino. Como já me posicionei, eu não gosto de Arduino.
« Última modificação: 04 de Março de 2014, 06:05 por Tayeb »

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #91 em: 04 de Março de 2014, 10:43 »
Tayeb mas tu basicamente gostas mais de PICs do que AVRs.

E isso é uma questão de gosto pessoal. Eu por exemplo não gosto muito das ferramentas da Microchip e prefiro AVR mas como digo é uma questão pessoal mais do que tecnológica.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #92 em: 04 de Março de 2014, 10:54 »
Eu não utilizo as ferramentas da Microchip mas sim de terceiros. Não disse que gosto de PICs, o que eu disse é que não gosto de Arduino. A Microchip tem chipKIT que tem IDE Arduino. Aliás entre os microcontroladores não tenho preferências.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #93 em: 04 de Março de 2014, 11:37 »
Olá malta :)

Tenho acompanhado a discussão e gostaria de deixar aqui o meu ponto de vista.

Primeiro, um pouco da minha história neste mundo da electrónica/robótica. Era uma vez um jovem de Ciências e Tecnologias que, no 12º ano em Área de Projecto, gostava de desenvolver um robô, com o nome "ProtoVCI - Protótipo de Veículo de Combate a Incêndios"! Não tinha qualquer experiência nem formação em electrónica (tinha alguma experiência de programação), apenas uma enorme curiosidade e vontade de aprender, nem a minha orientadora de projecto me podia dar grande ajuda (era professora de Biologia e Geologia), mas com o acesso fácil à internet, resolvi lançar-me na selva e pedir ajuda. Acabei por vir parar aqui à LusoRobótica (os jovens que aqui estão há mais tempo lembrar-se-ão talvez), fórum ainda fresquinho, onde me indicaram o Arduino... ("Arduino? O que é isso???").

Pois pesquisei, pesquisei, li e re-li e resolvi então adquirir um Arduino para começar a fazer umas experiências! Sim, a primeira coisa que fiz foi o Blink, e por aí fui evoluindo... O primeiro passo foi FACÍLIMO, ao contrário do que acontece com a maioria dos sistemas embebidos, começam sempre por dar problemas, até o indivíduo perceber que tinha de alterar o bit X do registo Y, por exemplo!!

Mas claro, depois dos primeiros passos vêm maiores dificuldades:
- Como é que activo uma sirene de 12V pelo Arduino? E uma bomba de água (para apagar o fogo :P)?
- Como é que posso adicionar luzes/LEDs?
- Como é que posso controlar pelo PC? Lá fui eu aprender Python (não me perguntem porquê, não me apercebi da existência do Processing na altura - mais tarde fiz o port, obviamente :D)

E após alguns meses, tinha o meu protótipo a funcionar na totalidade ... por USB! :( Oh diabo, isto era mesmo bom era se fosse por Wireless... :/ Lá fui eu pesquisar... hmmm XBee? Quê, isto é só encaixar no Arduino no robô e do outro lado liga-se no USB e está a bombar? PERFEITO!

No fim ainda fiz um circuito em Veroboard com os componentes e o Arduino, um breakout para o XBee, tudo integradinho... deu-me um GOZO BRUTAL!! :D

Finalmente, tinha o meu protótipo como eu queria e tive uma excelente nota! Ainda fui a uma feira de projectos a Santiago de Compostela!!

Sabia todos os pormenores de como aquilo funcionava? Na altura não...
Aprendi alguma coisa? MUITA!
Influenciou o meu futuro? Concerteza, se não fosse este projecto, não estaria em ET em Aveiro, não estaria na equipa de futebol robótico e provavelmente era um frustrado que tinha desistido da electrónica porque era "muito complicado" (para a altura e para os recursos que tinha).

A minha opinião em relação ao Arduino é muito simples, e comparo-a um bocado com a discussão OSX/Windows. (estás tu agora a ler isto e a pensar...wtf?) Pois é... ora vejam:

- O indivíduo A tem Windows, tem um problema, farta-se de perguntar, mas ninguém o pode ajudar porque os PCs são todos diferentes, "ah a mim não me acontece isso".
- O indivíduo B tem OSX, tem um problema vai ao fórum e encontra logo resposta para o que precisa, porque tem lá milhares de pessoas com um sistema igual (ou muito parecido), já teve o problema e já o resolveu!

Penso que já perceberam onde quero chegar. Se eu na altura tivesse ido pelos PICs, tinha-me perdido, o projecto não se fazia, porque só os datasheets são medonhos, ainda para mais quando não se percebe o que está lá escrito...

O "hype" do Arduino e da RaspberryPi é muito simples: o suporte! Tens uma comunidade enorme de gente que responde rapidamente às dúvidas, e continuamente desenvolve soluções open-source que qualquer um pode pegar e usar. Aconteceu com os iPhones, Android, Macs, Arduino, Raspberry Pi.. e quem sabe um próximo será português (quick-things :) força nisso). Mas vejam o padrão e percebam a real importância de toda a gente estar sincronizada e a falar exactamente do mesmo hardware!! :)

Isso no PIC é impossível... Passas de um PIC18 para um PIC24, é completamente diferente, e é tudo menos claro e fácil para uma pessoa que esteja a começar... PIC32? Opah, já não é bem a mesma coisa que o PIC24! Mudas de modelo, os registos estão noutros sítios... é um mar de tantos modelos diferentes que os datasheets da Microship chegam a ter ERROS!!

Dito isto, estou totalmente em desacordo com a ideia de que o Arduino anda a estragar a formação. Não sei o que se passa noutras faculdades, mas na minha não se ensina Arduino, ensina-se assembly em PIC32 (MIPS). Não confio minimamente no Arduino para soluções mais profissionais (impensável!), mas considero uma excelente plataforma para fazer pequenos testes rápidos de prototipagem e quem quiser fazer essa luta Anti-Arduino vai apenas perder tempo, a não ser que surja com uma alternativa MUITO melhor...

Cumprimentos,
Ricardo Dias
« Última modificação: 04 de Março de 2014, 11:39 por microbyte »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #94 em: 04 de Março de 2014, 12:13 »
Obrigado pela partilha Microbyte. Teria conseguido fazer o mesmo projeto com Picaxe porr metade do dinheiro que gastou. E existe ainda chipKIT que utiliza IDE Arduino e o microcontrolador é PIC32MX.

Se acompanhar o que se faz nas escolas portuguesas o Picaxe ultrapassa em grande número de trabalhos ao Arduino. Se for ao Festival Nacional da Robótica aperceber-se-á que salvo rara excepção ninguém utiliza Arduino.

A minha empresa comercializa Arduino por razões estratégicas. Se falar com qualquer empresa que comercializa Arduino todos dirão que vendem Arduino por mesmas razões.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #95 em: 04 de Março de 2014, 12:52 »
Se calhar tu conseguerias ter feito o mesmo projecto com Picaxe, o microbyte não.

Para esta discussão o chipKIT e o Arduino são as mesma coisa. Plataformas com um IDE fraco e uma data de bibliotecas "mastigadas" que permitem ao utilizador construir projectos sem ter de perceber grande coisa. (Isto não é uma crítica acho as duas plataformas muito boas).

Não gostares de Arduino e gostares dos chipKITs é que a meu ver é um contra senso. Ou então, eu não percebi muito bem o que querias dizer.

E eu concordo com o microbyte nestes ponto, as comunidades e a bandeira de open source hardware é que dão o real valor ao Arduino e restantes plataformas.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #96 em: 04 de Março de 2014, 13:11 »
Só uma pequena nota:
(...) e a falar exactamente do mesmo hardware!! :)
Numa empresa, ou numa instituição, numa entidade, é bom; fora disso, é um mundo pintado todo da mesma cor ;)

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #97 em: 04 de Março de 2014, 13:34 »
Só uma pequena nota:
(...) e a falar exactamente do mesmo hardware!! :)
Numa empresa, ou numa instituição, numa entidade, é bom; fora disso, é um mundo pintado todo da mesma cor ;)
Não é verdade, porque tal como aconteceu comigo, quem tiver curiosidade vai explorar outras coisas, mas quando já tiver alguma "bagagem" para a variedade e quando estiver mais há vontade com alguns conceitos. Para mim é fundamental, não para empresas como dizes, mas principalmente para os iniciantes.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #98 em: 04 de Março de 2014, 13:44 »
Tens que olhar para o meu comentário num sentido muito mais lacto ;)

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #99 em: 04 de Março de 2014, 13:48 »
Obrigado pela partilha Microbyte. Teria conseguido fazer o mesmo projeto com Picaxe porr metade do dinheiro que gastou. E existe ainda chipKIT que utiliza IDE Arduino e o microcontrolador é PIC32MX.

Talvez seja verdade o que diz, mas programador + PICAXE não sei se ficava muito mais barato que o Arduino me ficou na altura :) acaba sempre por ser uma questão de opção (no meu caso, admito que não sabia sequer da existência do PICAXE na altura)

Mas façamos o seguinte exercício: Quantas empresas de média/grande dimensão conhecem, que têm datacenter próprio, a correr Linux? O Linux ficava-lhes de borla... :) Pois é, mas não tem suporte e no dia em que der para o torto, estão sozinhos...

No caso Arduino vs Picaxe é o mesmo, basta olhar para a actividade e dimensão dos dois fóruns oficiais :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.951
  • NERD!
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #100 em: 04 de Março de 2014, 14:26 »
Mas façamos o seguinte exercício: Quantas empresas de média/grande dimensão conhecem, que têm datacenter próprio, a correr Linux? O Linux ficava-lhes de borla... :) Pois é, mas não tem suporte e no dia em que der para o torto, estão sozinhos...
Google, Facebook e IBM tem-se safado bem com o Linux...

StarRider

  • Visitante
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #101 em: 04 de Março de 2014, 15:12 »
Boas,

De facto, cada vez mais este forum "está pintado da mesma cor" ... não existe projecto que não tenha arduino, não existe
uma duvida que não envolva arduino, são raras as honrosas excepções, e quando surgem praticamente não tem participação ...

Tinha gostado de ver a evolução do LR ter seguido noutro sentido, mas quando as opções variam entre arduino e picaxe
(como parece ser o caso) não posso deixar de sentir que se está a nivelar por baixo ... com o devido respeito por todos os
que preferem esse hardware, é somente o meu ponto de vista e espero que respeitem o mesmo, pois sei que existem
alternativas muito superiores,  e se calhar era interessante debater as diferenças entre MCUs num tópico à parte mas
não me parece que esse seja um tema que possa despertar o interesse da grande maioria dos membros.

O meu "problema" com o arduino (mais do que as questões técnicas ou filosóficas) está relacionado com as hegemonia
que o mesmo está a ter neste forum. É óbvio que este é um problema "meu"...  possivelmente estou no local errado.

Abraços,
PA



« Última modificação: 04 de Março de 2014, 15:19 por StarRider »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #102 em: 04 de Março de 2014, 15:50 »
Se calhar tu conseguerias ter feito o mesmo projecto com Picaxe, o microbyte não.

Para esta discussão o chipKIT e o Arduino são as mesma coisa. Plataformas com um IDE fraco e uma data de bibliotecas "mastigadas" que permitem ao utilizador construir projectos sem ter de perceber grande coisa. (Isto não é uma crítica acho as duas plataformas muito boas).

Não gostares de Arduino e gostares dos chipKITs é que a meu ver é um contra senso. Ou então, eu não percebi muito bem o que querias dizer.

E eu concordo com o microbyte nestes ponto, as comunidades e a bandeira de open source hardware é que dão o real valor ao Arduino e restantes plataformas.

De novo eu não disse que gosto de chipKIT, tal como eu não disse que gosto de PICs Não concordo que o microbyte não tivesse podido fazer o projeto com Picaxe ou outro micro semelhante.

Tenho visto poucos projetos de grande interesse com Arduino. E quando as coisas não funcionam no Arduino é muito difícil determinar porque muitas das bibliotecas se não todas elas estão mal documentadas. Para um principiante eu defendo Picaxe e outros microcontradores com "bootloarder" de BASIC.

Quero esclarecer que não existe programador para PICAXE. A programação é feita com cabo série ou cabo série USB.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #103 em: 04 de Março de 2014, 19:52 »
Linux com suporte =  RHEL
Tambem conhecido por Red Hat Entreprise Linux
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #104 em: 05 de Março de 2014, 04:03 »
Mas façamos o seguinte exercício: Quantas empresas de média/grande dimensão conhecem, que têm datacenter próprio, a correr Linux? O Linux ficava-lhes de borla... :) Pois é, mas não tem suporte e no dia em que der para o torto, estão sozinhos...
Google, Facebook e IBM tem-se safado bem com o Linux...
os computadores/terminais da radiopopular correm todas sobre linux (um dia fizeram a esperiencia de meter os dois sistemas windows e linux a correr o mm interface de operador de caixa e a versao que corria sob windows teve mais problemas e crashes que a versao linux e os funcionarios nem sabiam que havia terminais a correr sob o linux, depois disso mudaram pra linux).
Ha mtas lojas e empresas que correm em linux, openBSD, e sistemas unix mas as pessoas nao sabem porque os interfaces sao click and play e todos pipis que se confundem com sistemas mac, windos..por isso só nas empresas do estado qdo ha interesses e luvas é que fazem contractos com a micro$oft... porque a manutençao de sistemas linux para alem de ser menor é igualmente mais barata que noutros SOs...
(desculpem o offtopic)

Mas voltando ao arduino e essas coisas..a vantagem é ser opensource e haver uma comunidade inteira a resolver problemas. O mm vai acontecer com os tlms, ou ja está! pelo menos a nokia vai tentar.. isto se ao fundir-se com a microsoft nao lhe der cabo dos planos, mas está a produzir tlms onde se pode meter qq SO..ou seja, o cliente poderá escolher o SO que quer no tlm dele.. nao poderá ser bem o open-source, mas tudo que é feito com opensource tem essa mega vantagem de haver milhoes de pessoas a trabalhar de graça/por prazer e com intuito de melhorar as coisas.. quem quiser pode criar coisas de raiz e pra isso tem de saber! ou entao se quiseres pegas no trabalho que ja alguem fez e usares tu ou personalizares sem seres criticado! o arduino colmatou uma necessidade urgente de fazer coisas mais rapidamente para alguem que tinha poucas ou nenhumas bases e conseguir evoluir até onde quiser. Claro que tem as desvantagens que outra soluçoes fazem melhor, mas para isso existem outros produtos ou soluçoes.
Alem do mais, tb estamos na era modular, por isso a moda é ter hardware plug and play.. até os tlms vao ser modulares, pelos menos ha a google que vai tentar comercializar um tlm modular...