collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[30 de Abril de 2024, 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino  (Lida 72942 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #105 em: 05 de Março de 2014, 04:24 »
Isso de ser open source e por isso toda a gente olha para o código é a maior estupidez que se diz sobre open source.
NINGUEM olha para código dos outros, prova disso, bug massivo na biblioteca gnuTLS que dura á 9 anos e existe registo de que em 2008 houve uma queixa disso via email, ninguem ligou..

No mundo das fadas, unicórnios, arco-iris a brotar de potes de moedas e do open-source existem auditorias de código, revisões e unit-tests que funcionam, no mundo real, quando compila sem dar erros está bom, se á coisa que mete impressão é código a compilar com warnings, meh compila e modos que trabalha, bota para o repositório que está bom.

http://arstechnica.com/security/2014/03/critical-crypto-bug-leaves-linux-hundreds-of-apps-open-to-eavesdropping/
Avr fanboy

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #106 em: 05 de Março de 2014, 09:42 »
Isso do forum ter muitas questões sobre arduino, deve-se ou facto da grande maioria das pessoas estar a iniciar-se em electronica/ programação.

Digo mais uma vez. Mais vale começar com o arduino, do que nunca começar.

O acho que o problema não é hardware mas sim software arduino,  concordo que uma pessoa que chegue a mundo use o arduino, mas depois deve  envoluir deixando o software do arduino.
  Agora parte dos users na net usam o arduino e nao saem dai, depois os blogs é só projectos com o arduino.




Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #107 em: 05 de Março de 2014, 10:44 »
Isso de ser open source e por isso toda a gente olha para o código é a maior estupidez que se diz sobre open source.
NINGUEM olha para código dos outros, prova disso, bug massivo na biblioteca gnuTLS que dura á 9 anos e existe registo de que em 2008 houve uma queixa disso via email, ninguem ligou..

No mundo das fadas, unicórnios, arco-iris a brotar de potes de moedas e do open-source existem auditorias de código, revisões e unit-tests que funcionam, no mundo real, quando compila sem dar erros está bom, se á coisa que mete impressão é código a compilar com warnings, meh compila e modos que trabalha, bota para o repositório que está bom.

http://arstechnica.com/security/2014/03/critical-crypto-bug-leaves-linux-hundreds-of-apps-open-to-eavesdropping/

O código aberto tal como Linux tem uma maior curva de aprendizagem, Há muitas aplicações que não funcionam no Linux e nem todo o hardware é compatível. Em grandes empresas onde todos os processos são de grande responsabilidade financeira aposta-se mais nos sistemas comerciais, porque podem responsabilizar o fornecedor dos processos e até exigir indemnização. Os diretores seguem a via "save my ass!", o que é deveras compreensível.

A vantagem principal do código aberto é que funciona com poucos ou escassos recursos de hardware. É claro que é gratuito e é mais fácil fechar "buracos" de segurança porque podemos olhar para o código e nós próprios podemos alterá-lo, sendo condição "sine qua non" que o código esteja razoavelmente documentado, o que muitas vezes não acontece.

Existe a 3ª via, o de empresas comerciais que trabalham no código aberto, aproveitando o "hype" tipo Arduino, e que fornecem ferramentas de código aberto. É este o caso com chipKIT da Microchip. Porque a Microchip não está agarrada à filosofia e ideologia "Arduino", já oferece aos utilizadores mais I/Os nos mais recentes chipKIT os quais já não são com perfil "form factor" Arduino. O IDE continua a ser Arduino, mas não só, agora pode-se escrever código em "C" ou em "Assembler" e programar e depurar um chipKIT a partir de MPLAB-X! Como todos sabem, não se pode depurar o código de "Arduino", e a única maneira existente é de se acrescentar comandos série e visualizar a execução no programa Terminal.

Neste contexto com a 3ª via, avizinha-se uma grande revolução de compatibilidades e de todos poderem evoluir com novas ferramentas usando o mesmo hardware! Deixa-se de culpar as ferramentas!





« Última modificação: 05 de Março de 2014, 10:48 por Tayeb »

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #108 em: 06 de Março de 2014, 10:42 »
Tayeb o arduino também se pode programar utilizando o AVR Studio. Aliás a própria Atmel suporta as bibliotecas Arduino. É uma boa ferramenta de marketing.

StarRider o tópico que propões parece interessante. Eu não tenho grandes conhecimentos sobre arquitecturas de microcontroladores mas é uma area que gosto e acho que esse tópico me poderia abrir os olhos sobre algumas arquitecturas.

Uma questão que eu tenho é sobre as vantagens de utilização de soft processors contra os micros mais comuns. Quando é que é vantajoso usar um ou outro entrando também com custos e tempo de desenvolvimento.


Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #109 em: 06 de Março de 2014, 11:32 »
Tayeb o arduino também se pode programar utilizando o AVR Studio. Aliás a própria Atmel suporta as bibliotecas Arduino. É uma boa ferramenta de marketing.


Como expliquei com Arduino temos que acrescentar saída série e enviar o valor que queremos ver no Monitor Série para depurar, mesmo creio eu com AVR Studio com os "break points" e não parece ser assim tão linear:

http://playground.arduino.cc/Main/DevelopmentTools

Com o chipKIT além de poder desenvolver sketches com MPIDE (o IDE compatível com Arduino da Microchip) e depurar com o programador Digilent chipKIT PGM ou Microchip PICkit 3, pode desenvolver código em C ou Assembler com as ferramentas que tem para PICs, e com o mesmo programador/depurador.

Tem problemas de I/Os? Pode usar nos novos chipKIT com muito mais número de portas. Em suma: não estará "agarrado" ao form factor de Arduino!


« Última modificação: 06 de Março de 2014, 11:50 por Tayeb »

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #110 em: 06 de Março de 2014, 13:02 »
Eu li esse link um bocado na diagonal, mas pelo que percebi utilizam a porta série para debug. A vantagem é que não há hardware adicional.

No entanto, caso tenhas um AVR Dragon ou outro debugger da Atmel podes fazer o mesmo tipo de debug como se tivesses só o microcontrolador. No projecto do AVR Studio só tens de carregar as bibliotecas Arduino. O framework deles no fundo é só isso.

Relativamente aos IOs o Arduino também tem vários form factors MEGA, Leonardo, Due, etc etc...

Eu acho que a vantagem do ChipKit é simplesmente um melhor processador por um preço mais baixo. Os compiladores é que podem ser mais caros (depende do que se quer fazer) e só a partir dos XC32 é que suportam C++.

https://www.microchip.com/pagehandler/en_us/devtools/mplabxc/

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #111 em: 06 de Março de 2014, 14:59 »
Eu li esse link um bocado na diagonal, mas pelo que percebi utilizam a porta série para debug. A vantagem é que não há hardware adicional.

No entanto, caso tenhas um AVR Dragon ou outro debugger da Atmel podes fazer o mesmo tipo de debug como se tivesses só o microcontrolador. No projecto do AVR Studio só tens de carregar as bibliotecas Arduino. O framework deles no fundo é só isso.

Relativamente aos IOs o Arduino também tem vários form factors MEGA, Leonardo, Due, etc etc...

Eu acho que a vantagem do ChipKit é simplesmente um melhor processador por um preço mais baixo. Os compiladores é que podem ser mais caros (depende do que se quer fazer) e só a partir dos XC32 é que suportam C++.

https://www.microchip.com/pagehandler/en_us/devtools/mplabxc/

Miguel é necessário um programador para debugging ICE (In-Cricuit Debugging). AVR Dragon custa $50 e faz OCD (On Circuit Debugging). Há a possibilidade de JTAG ICE (embora não sei bem os Arduinos têm estes pinos ligados) mas estamos a falar de cerca de $300 e de novo temos o problema de saber se funciona bem com Arduino.

chipKIT MX3 contém 42 pinos de E/S (form factor não é Arduino):



UNO32, uC32 e Mega32 têm form factor equivalentes às placas Arduino.

A vantagem adicional de chipKIT às que citou é que a Microchip não tem nada que defender a ideologia "Arduino". Assim, não estando preso ao conceito Arduino, pode criar soluções diferentes para quem se habituou com o ambiente Arduino permitindo evoluir para a maneira tradicional de lidar com microcontroladores (sabendo sobre registos, endereçamentos etc.)
« Última modificação: 06 de Março de 2014, 15:21 por Tayeb »

StarRider

  • Visitante
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #112 em: 06 de Março de 2014, 15:21 »
Boas,

Era interessante derivar este tópico (a partir da mensagem "jmiguelff  Hoje às 10:42") num novo
tópico onde se podia explanar todas as alternativas e diferenças entre as diversas arquitecturas.

Abraços,
PA




Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #113 em: 06 de Março de 2014, 18:32 »
Boas,

Era interessante derivar este tópico (a partir da mensagem "jmiguelff  Hoje às 10:42") num novo
tópico onde se podia explanar todas as alternativas e diferenças entre as diversas arquitecturas.

Abraços,
PA
Nem mais!

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #114 em: 07 de Março de 2014, 09:38 »
Boas,

Citar
mas estamos a falar de cerca de $300 e

Ora ai esta uma das razoes para a malta ir para "Arduinos" .....é muito guito para que quer começar.

O bom deste topico é que se acabou por falar em alguns posts sobre software ( que eu desconhecia) pode ser que seja desta que largo o IDE

Abraço e obrigado
 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #115 em: 07 de Março de 2014, 10:57 »
Boas,

Citar
mas estamos a falar de cerca de $300 e

Ora ai esta uma das razoes para a malta ir para "Arduinos" .....é muito guito para que quer começar.

O bom deste topico é que se acabou por falar em alguns posts sobre software ( que eu desconhecia) pode ser que seja desta que largo o IDE

Abraço e obrigado
 

Acho que Arduino e os shields é que são muito "guito" para começar. Existem soluções alternativas mais em conta e que funcionam bem.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #116 em: 07 de Março de 2014, 11:27 »
O que eu vejo é muita parra e pouca uva, no fundo os únicos que realmente mostraram algo palpável foram o Senso e o Sena, que tem tópicos onde tentam mostrar outro caminho.
Nem todos que utilizam o arduino o fazem com shields, que essas são muito caras, mas acabam ao mesmo tempo sendo económicas para quem não percebe o suficiente de eletrónica, não ficar dependente da necessidade de encomendar o serviço a um técnico.
PDI

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #117 em: 07 de Março de 2014, 11:40 »
Citar
Acho que Arduino e os shields é que são muito "guito" para começar

Sim são, o arduino em si não os shields é para esquecer....e essa é uma das razoes para os meu projectos demorarem muito a fazer, procuro por alternativas e o que acabo por fazer é os meus shields o que depois acabo por ter probs com as bibliotecas, dai andar a tentar editar as bibliotecas e tal.....talvez se largar o IDE de vez e partir para outra as coisas se resolvam.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #118 em: 07 de Março de 2014, 12:31 »
Citar
Acho que Arduino e os shields é que são muito "guito" para começar

Sim são, o arduino em si não os shields é para esquecer....e essa é uma das razoes para os meu projectos demorarem muito a fazer, procuro por alternativas e o que acabo por fazer é os meus shields o que depois acabo por ter probs com as bibliotecas, dai andar a tentar editar as bibliotecas e tal.....talvez se largar o IDE de vez e partir para outra as coisas se resolvam.

Mas com este exercício certamente que aprende muita coisa.

Está de parabéns porque esta é uma das boas vias para saber o porquê das coisas.

Tenho um amigo professor que aproveita tudo, adquiriu para a escola várias estações de dessoldadura para remover componentes em material doado, o qual iria parar ao lixo se ele e os alunos não reaproveitassem o material.

A eletrónica já não tem mistérios. Felizmente a informação e as ferramentas estão muito divulgados. Já lá vão tempos quando era difícil arranjar um folheto técnico do componente.

Já agora sobre largar o IDE, terá que passar por uma nova curva de aprendizagem. Vai na mesma talvez ter que criar bibliotecas ou aproveitar já feitas, a não ser que siga o caminho de usar PICs com "bootloader" BASIC tais como Picaxe, ou Basic Stamp.
« Última modificação: 07 de Março de 2014, 13:00 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #119 em: 07 de Março de 2014, 12:55 »
O que eu vejo é muita parra e pouca uva, no fundo os únicos que realmente mostraram algo palpável foram o Senso e o Sena, que tem tópicos onde tentam mostrar outro caminho.
Nem todos que utilizam o arduino o fazem com shields, que essas são muito caras, mas acabam ao mesmo tempo sendo económicas para quem não percebe o suficiente de eletrónica, não ficar dependente da necessidade de encomendar o serviço a um técnico.

Os shields são feitos para facilitar a ligação ao Arduino. Existem já shields com breadboard que são também uma boa via para quem não quer adquirir material a mais.

Eu já apresentei aqui muitos projetos, porém notei que geravam pouco interesse. Talvez porque os trabalhos não dizem nada ao público alvo. No início coloquei cá pdf dos projetos (vejam sobre PSoC).  Cheguei à conclusão que o esforço valia, porque não gerava nenhuma discussão.

Contrário aos membros Sena, Senso, Hugu, Njay, Microbyte e outros, não apareço regularmente para apoiar às questões colocadas por membros. Muitas das vezes leio as perguntas, ou dúvidas colocadas porém com minha satisfação algum membro responde, e mostra como se faz, ou orienta a alguma solução. Se me apercebo que o caminho que se dá não parece ser satisfatório, intervenho de acordo com os meus conhecimentos.

     
« Última modificação: 07 de Março de 2014, 12:56 por Tayeb »