collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino  (Lida 72351 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #180 em: 30 de Março de 2014, 13:40 »
Há uma grande procura de formações com Arduino: desde alunos a docentes estão a inscrever-se.

Porque Arduino? Certamente por causa de grande comunidade de utilizadores e po causa das soluções existentes. O que importa é se a solução funciona. Se não funciona o problema é inteiramente outro!...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #181 em: 30 de Março de 2014, 14:57 »
O caminho mais fácil nem sempre é caminho correcto.
Porque é tão divulgado... só vejo uma razão, falta de interesse para estudar, a nível escolar torna-se mais prejudicial que benéfico.

Bem, isso agora não me interessa e que cada um fique na sua, só acho mal estarem-se a misturar 2 temas e quando quero procurar alguma coisa o duino é considerado referência, à muito assunto de interesse sem se recorrer a ele e muito se aprende.

Mal conheço o Asena, só estive pessoalmente com ele no 1º encontro da LR em Lisboa em que apareceram poucos mas deu para muita discussão, há assuntos muito interessantes e gostava que se mantivesse assim.
« Última modificação: 30 de Março de 2014, 15:00 por dropes »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #182 em: 30 de Março de 2014, 16:45 »
Isso é uma estupidez, porque senao à uns anos atrás porque é que 99% das pessoas que compravam um computador, compravam com o windows e nao com linux?! ah pois, com linux era preciso aprender primeiro antes de usar o computador para outras coisas!.. Nao se trata de preguiça, nos dias de hj o mundo avança a 1000km/hora e nós nao nos podemos abrandar com coisas (nao inuteis) para alcançar outras! Nem toda a gente quer ser expert/doctor em electronica, nem toda a gente sabe ou tem tempo pra aprender tudo. O arduino é apenas uma plataforma estilo o windows, nao precisas de saber co funciona e nem é por isso que nao consigas fazer outras coisas com ele.. e nao é por isso que nao deixa de haver coisas interessantes feitas com o arduino. Claro se souberes co as coisas funcionam, consigas fazer coisas mais interessantes. Logo o arduino nao é apenas prós preguiçosos, mas como permite que outras pessoas menos cultas consigam fazer outras coisas que levariam anos ou muitos estudos, nao impede de fazer com que essa pessoa nao ganhe o bicho da electronica e queira aprender e aprofundar mais conhecimentos e depois entao aventurar-se com outras plataformas.

@dropes: nos cvs tb era costume escrever que uma pessoa sabe usar o office, o word, o excell e mm assim ha quem continue a incluir isso no cv...pra mim é estupido ja que hj em dia quem nao saiba mexer nessas ferramentas, é um analfabeto!

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #183 em: 30 de Março de 2014, 20:50 »
Hugu estamos a discutir dois assuntos diferentes. É como uma analogia anterior a de condutor de carro e mecânico.

O perigo está no condutor que se convence que é mecânico. Quem nunca tenha visto um carro ou souber como é que se conduz talvez nunca venha a ser um mecânico.

Arduino, tal como com Basic Stamp, os ciclos de desenvolvimento tornam-se muito rápidos. O plataforma Arduino faz perder o "medo" de mexer com a electrónica. Com poucas linhas de código se faz um LED piscar ou ler um sinal de entrada.


Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #184 em: 30 de Março de 2014, 21:40 »
O plataforma Arduino faz perder o "medo" de mexer com a electrónica.

E ainda bem, e não duvido que muita boa gente começou a mexer onde antes tinha medo.
PDI

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #185 em: 30 de Março de 2014, 23:04 »
Bem, quanto à resposta do Hugo nem vou comentar... é que não tem nada a ver com o problema em questão.

Só existe uma rivalidade ou neste caso "anti", quando somos influenciados por ela de forma negativa.
Se apenas existisse não me incomodava, se mete-se no meio de outros temas de meu interesse em que procuro informações e a solução vira-se para o dito, haja paciência.

Para quem começou desta forma como o Alfredo Garcia referiu, e tem medo de mexer em componentes, então não mexa em nada, caso contrário deixará o duino virando-se para a electrónica e vai estar constantemente a esbarrar-se com ele quando tiver dúvidas específicas.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #186 em: 30 de Março de 2014, 23:17 »
dropes, acho que o problema que pões nem é do duino, mas sim do google, antigamente colocava-se um sinal de menos numa palavra que não queríamos que aparecesse e se essa palavra estivesse em alguma pagina essa pagina não aparecia, mas o google não é mais que uma ferramenta de lucro( embora ajude muito) e como os outros vai atrás do que rende mais e se existe procura, ele oferece-a.

E não mexe porque, é a mexer que se evolui e se perde o medo(principalmente fazendo algumas asneiras).
PDI

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #187 em: 31 de Março de 2014, 13:52 »
O problema é que está misturado com outros circuitos, e também não vou colocar restrições de palavras por causa disso cada vez que quero pesquisar no google.

Essa de ter medo de mexer com electrónica nunca entendi, as tensões são baixas, o que pode acontecer além de um condensador rebentar ou de um transístor queimar não vai mais além, a não ser que se mexa em transformadores ou algo que está ligado à rede eléctrica... enfim

À mais de 20 anos que lido com electrónica e já tive alguns percalços, todos por distração, mais grave seria trabalhar com máquinas eléctricas em metalurgia ou carpintaria, ossos do oficio.  ;)

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #188 em: 31 de Março de 2014, 14:01 »
Não percebo qual o problema da solução se virar para o Arduino... Sendo o Arduino completamente aberto acho que consegues pegar nessa informação e retirares o que queres.

Antigamente era tudo com PICs para quem não ia à bola com PICs também tinha de levar com isso. O que é mais popular a dada altura é o que aparece nas pesquisas.