collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Problema Som Portátil  (Lida 5010 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Problema Som Portátil
« em: 05 de Outubro de 2020, 17:32 »
Olá.

Tenho aqui um Portátil que 'avariou' (Acer Aspire E15 serie), os donos não sabem bem o que aconteceu, apenas que tem uma porta USB estragada e não dá som.

De facto confirmam-se essas situações, pensei que o problema do Som ficasse resolvido com a remoção da porta USB em causa, pois os pinos estavam todos partidos e acredito que em curto:



Pensei em colocar uma nova mas o raio da porta é 'invertida', os pinos são do lado contrário ao habitual, mesmo assim ainda encontrei uma parecida (tb invertida) numa board antiga e tentei usá-la, mas depois a board não encaixava bem no chassi.. por isso resolvi deixá-la sem porta USB:



Pensei que o problema do som ficasse OK mas não, apenas se ouve algo via Headphones mas imenso ruído no canal LEFT, nos altifalantes do portátil não sai nada de nada, nem ruído.



Podia ser do Sistema operativo mas testei com LiveCds e é igual, achei engraçado que o ruído é diferente consoante o processamento de coisas (o arrastar de uma janela por exemplo), fiz um pequeno vídeo em 2 sistemas diferentes, no Windows é a loucura:


Por acaso encontrei o esquema desta Board (Link) mas vi umas resistências e uns diodos à volta do chip de Audio e estão Ok, mas não consigo ver muito mais.. é tudo estupidamente pequeno.

Pergunto se têm alguma sugestão.. a minha ideia, visto que o problema deve estar num componente qualquer danificado (pela porta USB ou não) no circuito Audio, adaptar uma placa de som USB destas:


Ligando os pinos USB diretamente na board e o Output (jack) diretamente nos altifalantes, deixando o jack do Mic caso necessário. Metia tudo dentro do portátil e junto da board, fazia apenas um furo para acesso ao jack do Mic. Pelo menos ficava com som..

Será má ideia?

Podiam dizer, então mas pq não ligas apenas a uma porta USB e pronto, só que dessa forma os speakers internos nunca iriam funcionar, e assim ao menos ficam a funcionar e liberto uma das 2 únicas portas USB que ainda existem.

P.S.: Ainda fui ver o preço de boards usadas\novas, pelo que vi ronda os 80€ lá fora.. e não vale a pena..
« Última modificação: 05 de Outubro de 2020, 17:35 por almamater »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problema Som Portátil
« Responder #1 em: 05 de Outubro de 2020, 19:10 »
Curtos entre 5V e D+/D- costumam na maior parte das vezes resultar num chipset frito e num laptop que nunca mais dá sinal de vida por ter o chipset torrado, porque a proteção que é colocada nas linhas D+/D- é minima e é quando existe.

Portanto, o chipset levou uma estorra, por acaso não rebentou de vez, mas o interface Azalia(que é quem fala com o DAC) ou está pifado ou levou o DAC atrás, esse ALC qualquer coisa mesmo ao lado dos jacks é o chip de audio(altifalantes internos, micro interno e jacks), deve custar 2-3€, pode ser que ao ser substituido volte á vida, se dá algum som pode ter feito ele de clamp ao curto.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Problema Som Portátil
« Responder #2 em: 05 de Outubro de 2020, 21:15 »
 :)

Obrigado pela explicação!

Bom.. também não custa tentar de facto mudar esse chip, vou ver onde comprar e esperar que chegue :)

Se não resultar, mal também não vai fazer

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problema Som Portátil
« Responder #3 em: 05 de Outubro de 2020, 21:20 »
Só para lembrar que é um QFN com um pad grandito no centro ligado á massa, tens de dar um pre-aquecimento á board ai a 80-90ºC durante 2-3 minutos para aquecer bem as layers internas.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Problema Som Portátil
« Responder #4 em: 07 de Outubro de 2020, 19:37 »
Olá de novo.

Perguntei ao 'proprietário' (familiar) disto o que queria fazer e dei as alternativas:

- Substituir o chip (não garantido que funcionasse), de qualquer forma mandei vir 1.
- Ou fazer uma invenção com a placa de som USB (e que pelo menos para já ficavam com Som desta forma)

Optaram para já pela 2ª opção.

Pensava eu que ia correr tudo bem.. claro que não! Fiz a minha 'extensão' USB para testar se realmente aqueles pinos da porta USB removida estavam Ok e se podia assim usá-los. Mas não.. os +5v e o Gnd estão lá, mas o D+ e D- não devem estar a funcionar porque não detecta nenhum dispositivo que eu ligue.


Desta forma, fui ver a datasheet da board e, o que salta assim à vista é um IC (diodo) de proteção para as linhas D+ e D- (não sei bem como funciona) mas, uma vez que a porta USB boa (3.0) que está ao lado também tem um IC destes. fiz umas medições de continuidade e tenho resultados diferentes:


Medições:
O D2011 é o que não tenho qualquer leitura entre os pinos 1-6 e 3-4, apenas entre os 2-5.
O D2010 tenho continuidade de 6->1,  5->2 e 6->3

Este IC é um "AZC099-04S"



O D2011 (associado à porta estragada) deve ter pifado certo? Terei alguma possibilidade de o contornar e fazer com que as ligações D+ / D- sejam feitas diretamente? Diria que se fosse possível, a nível de proteção era indiferente, pois esta porta USB não vai ficar acessível do exterior.. mas posso estar completamente errado.   :P

P.S.: Não lucro nada com isto.. é apenas para ver se tem alguma solução, na marca pediram 300€, noutra loja disseram que não há reparação e o portátil fez-me pena estar parado e nunca ter sido usado, pois isto aconteceu-lhe passado uns tempos de o terem comprado.  :P
« Última modificação: 08 de Outubro de 2020, 10:28 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Problema Som Portátil
« Responder #5 em: 08 de Outubro de 2020, 09:59 »
Isso é um "diode-clamp" para proteger de ESD (descargas electroestáticas), atenção que não tem que haver qualquer passagem entre os 1 3 4 6, são os pinos a proteger.
Com ele fora do circuito, se estiver bom, tens uma queda de diodo do GND para os pinos 1 3 4 6, e desses pinos para o VCC. Entre os pinos não deve haver nada.
Se estiver "queimada" deve ter passagem direta dos pinos ao VCC ou GND (os diodos quando falham normalmente em curto)

Os diodos internos o que fazem é conduzir qualquer pico acima de VCC ou abaixo de GND para respetivas alimentações, que como costumam ter uma impedância baixa, abafam esses picos. O zenner é para baixar ainda mais a impedância local se houver um pico mais abusado.

Se desconfias dessa proteção, e como é para ligar interna e permanentemente ao USB, é só tirar a mesma, podes deixar de fora.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2020, 10:01 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Problema Som Portátil
« Responder #6 em: 08 de Outubro de 2020, 11:50 »
 ;) Obrigado pela explicação!! Agora já percebi o que faz!

Bom.. não tinha muito a perder e removi-o da board..

A proteção do indutor L29 saltou quando descolei a fita adesiva que meti a proteger os componentes à volta.. mas pronto..

Liguei-a.. e por incrível que pareça agora detecta qualquer coisa quando ligo uma Pen por exemplo na extensão que fiz, mas infelizmente diz que não reconhece o dispositivo..:



O facto de não reconher pode ter a ver com o tamanho dos fios que estou a usar na 'extensão' manual que inventei ou pode ser algo pior?

Update: Já reduzi o tamanho dos fios, mudei umas configs no Windows mas o erro é sempre o mesmo.. vou desistir desta porta USB  >:( e da ideia da placa de som usb.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2020, 10:26 por almamater »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Problema Som Portátil
« Responder #7 em: 26 de Outubro de 2020, 22:01 »
A tensão de alimentação da porta USB está conforme?
Pode muito bem ter queimado entretanto e o que o windows detecta, ser um dispositivo com uma alimentação inferior ou via data.

O IC não me parece complicado trocar, vale bem a pena: