collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Preciso de Sugestões  (Lida 3833 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Preciso de Sugestões
« em: 07 de Janeiro de 2012, 15:35 »
Boas! No outro dia o chefe do lab onde estou a fazer o doutoramento ofereceu-me um telemóvel Huawei Ideos X3 que ele resgatou de uma estrada onde estava a ser atropelado pelos carros, pensando que se poderia aproveitar alguns componentes. Não tem bateria, não tem capa da parte de trás e tem uns riscos no ecrã. Experimentei ligá-lo com o cabo USB.. e não é que funciona? :P Tinha um bloqueio de ecrã, mas nada que não se resolvesse ao ligá-lo em root e fazer um factory reset. Dos testes que fiz, verifiquei que tem Android 2.3.3, acelerómetro funciona, leitor de cartões SD funciona, bússola funciona, GPS funciona, câmara funciona, saída de áudio com jack 2,5mm funciona, speaker funciona, mas GSM/3G, Wi-Fi, Bluetooth e Rádio FM não funcionam :( Parece que toda a componente RF do telemóvel está morta (excepto GPS). Já o abri todo para ver se via algo desligado mas nada. Já procurei na net por ROMs de Radio para este tlm mas nada... Posto isto.. alguém tem sugestões de como arranjar a componente RF ou de um novo uso para o telemóvel tal como está? :) Aqui vão algumas fotos:








« Última modificação: 07 de Janeiro de 2012, 16:36 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Preciso de Sugestões
« Responder #1 em: 07 de Janeiro de 2012, 17:18 »
Forno com ele, deve ter estalado alguma bola de solda que está por baixo do chip.
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Preciso de Sugestões
« Responder #2 em: 07 de Janeiro de 2012, 18:57 »
Boas, isso é um bom telefone a ser atropelado e ainda funciona o ecrã hihihihi se resistiu a isso não é o forno que lhe vai fazer mossa  ;D ;D mas fica um bocado encarquilhado hihihihih

mas deve de dar para aproveitar o ecrã para alguma coisa, o motor vibrador, mais que não seja para fazer um "robo" com uma escova de dentes e esse motor  :D tipo isto 

já não deitas tudo fora.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Preciso de Sugestões
« Responder #3 em: 07 de Janeiro de 2012, 19:08 »
Eu já tinha pensado numa aplicação mais robótica... já que tenho GPS, Acelerómetro e Bússola a funcionar.. com um processador a 600MHz, memória, câmara e uma interface áudio.. pensei em fazer um pequeno robô com processamento on board. Com a interface de áudio poderia enviar comandos para controlar os motores... Quantos de nós não gostaríamos de ter uma placa de desenvolvimento com todas estas potencialidades? :) Só tenho mesmo pena é de o Bluetooth ou o Wi-Fi não funcionarem :( Tornava o interface com outras coisas bem mais simples :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Preciso de Sugestões
« Responder #4 em: 07 de Janeiro de 2012, 19:21 »
Pois por ai já consigo passar lol esse caminho já é demais para mim neste momento, mas se fizeres algo com isso irei estar atento porque pode ser que consiga fazer alguma coisas com estes (foto a baixo) e mais uns tantos que arrumados algures dentro de um saco.


Abraços.

Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Preciso de Sugestões
« Responder #5 em: 07 de Janeiro de 2012, 19:41 »
Tenho uma caixa exactamente igual a essa, partida no mesmo local, cheia de telemoveis tambem...

Só sei que nao é a minha pq sao modelos diferentes :D

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Preciso de Sugestões
« Responder #6 em: 07 de Janeiro de 2012, 19:45 »
Lol desses tb tenho muitos :P Este torna possível fazer isso porque é Android. Com o Android SDK pode fazer-se tudo e mais alguma coisa ;) Tb tenho aqui uns HTC Polaris com windows mobile 6.5 mas nunca fiz nada com eles pk só uso Linux :) E parece que já alguém fez o que eu estava a dizer:

http://www.kickstarter.com/projects/peterseid/romo-the-smartphone-robot

msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Preciso de Sugestões
« Responder #7 em: 07 de Janeiro de 2012, 19:54 »
É as caixas que vem com os tele's da "vodafome" se fossem um pouco mais rijas eram otimas para se poder fazer alguma coisa, ate podia ser a tua Fifas foi-me oferecida a pouco tempo  :D :D :D os modelos são quase todos "recentes" ( ecrã a cores, camera, wireless, um ou outro com gps,.....esse LG branco na frente da foto e completamente novo, aquilo azul na caixa de cartão é um terminal de pagamento, com ecrã tactil, wireless, leitor de cartões e chips e mais umas quantas funcionalidades (também é novo), a ver se consigo algum dia fazer alguma coisa com esse terminal.

@msaleiro desses não tenho...ainda lol só deste tipo que se ve na foto. Desses do video tenho um mas não é IPhone é mais "Bufom" lololol como o marroquino lhe chamou  ;D ;D ;D

Abraços.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2012, 19:57 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Preciso de Sugestões
« Responder #8 em: 07 de Janeiro de 2012, 21:09 »
Podes usar um micro capaz de fazer host de USB, e usas a porta usb para falar com o micro para controlo de motores e sensores variados.
Avr fanboy

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Preciso de Sugestões
« Responder #9 em: 07 de Janeiro de 2012, 22:21 »
Sim, vi essa hipótese há bocado quando andei a procurar pelo Google Android Development Kit. Mas para isso tenho ainda que fazer update para Androis 2.3.4 no mínimo. Mas parece-me uma boa opção ;)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com