collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sensor Indutivo e Capacitivo  (Lida 12361 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Sensor Indutivo e Capacitivo
« em: 18 de Junho de 2013, 00:29 »
Estou a fazer um projecto em que vou precisar de ligar estes dois sensores a um atmega32, já fiz a encomenda dos sensores pelo ebay só que a informação destes é muito vaga, apenas sei que são ambos NPN e tem uma alimentação DC 6-36V e uma corrente de saída de 300mA, mas não tenho mais informação nenhuma..
Como ainda não os recebi ainda não os pude testar, pretendo alimenta-los a 12V e ligar o terminal do sinal aos pinos do ADC do microcontrolador, só que estes 300mA são demais para os pinos e não faço a mínima ideia de qual é a tensão neste terminal...

Alguém já trabalhou com estes sensores que me possa fornecer mais informações?

acham que basta um divisor de tensão neste terminal para os poder ligar nas entradas ADC sem queimar o micro?
ou acham que deveria fazer outra coisa?



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor Indutivo e Capacitivo
« Responder #1 em: 18 de Junho de 2013, 00:40 »
Sensores de quê?
Pelo menos um link para a página de compra dos sensores, ninguem adivinha o que isso é..
Avr fanboy

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65


Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: Sensor Indutivo e Capacitivo
« Responder #4 em: 18 de Junho de 2013, 09:47 »
Estou a fazer um projecto em que vou precisar de ligar estes dois sensores a um atmega32, já fiz a encomenda dos sensores pelo ebay só que a informação destes é muito vaga, apenas sei que são ambos NPN e tem uma alimentação DC 6-36V e uma corrente de saída de 300mA, mas não tenho mais informação nenhuma..
Como ainda não os recebi ainda não os pude testar, pretendo alimenta-los a 12V e ligar o terminal do sinal aos pinos do ADC do microcontrolador, só que estes 300mA são demais para os pinos e não faço a mínima ideia de qual é a tensão neste terminal...

Alguém já trabalhou com estes sensores que me possa fornecer mais informações?

acham que basta um divisor de tensão neste terminal para os poder ligar nas entradas ADC sem queimar o micro?
ou acham que deveria fazer outra coisa?

Na saída desse sensor tens um transístor que dá no máximo 300mA!! Se o ATMEGA tiver a volta de 10K de impedância no pino ADC nunca vai atingir esse valor.
O problema é que o sensor é alimentado a 12V, embora seja NPN (Só coloca GND na saída) pode haver o risco de por qualquer motivo ele ter 12v à saída.

Podes usar um divisor de tensão mas o mais seguro era utilizar um opto-acoplador para isolar os dois circuitos. 
Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Sensor Indutivo e Capacitivo
« Responder #5 em: 18 de Junho de 2013, 11:32 »
Estou a fazer um projecto em que vou precisar de ligar estes dois sensores a um atmega32, já fiz a encomenda dos sensores pelo ebay só que a informação destes é muito vaga, apenas sei que são ambos NPN e tem uma alimentação DC 6-36V e uma corrente de saída de 300mA, mas não tenho mais informação nenhuma..
Como ainda não os recebi ainda não os pude testar, pretendo alimenta-los a 12V e ligar o terminal do sinal aos pinos do ADC do microcontrolador, só que estes 300mA são demais para os pinos e não faço a mínima ideia de qual é a tensão neste terminal...

Alguém já trabalhou com estes sensores que me possa fornecer mais informações?

acham que basta um divisor de tensão neste terminal para os poder ligar nas entradas ADC sem queimar o micro?
ou acham que deveria fazer outra coisa?

Na saída desse sensor tens um transístor que dá no máximo 300mA!! Se o ATMEGA tiver a volta de 10K de impedância no pino ADC nunca vai atingir esse valor.
O problema é que o sensor é alimentado a 12V, embora seja NPN (Só coloca GND na saída) pode haver o risco de por qualquer motivo ele ter 12v à saída.

Podes usar um divisor de tensão mas o mais seguro era utilizar um opto-acoplador para isolar os dois circuitos.


e com o opto-acoplador já não é necessário o divisor de tensão?

o 4n25 seria apropriado neste caso? sei que é o mais usual e barato.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Sensor Indutivo e Capacitivo
« Responder #6 em: 18 de Junho de 2013, 14:06 »
Com o optocoupler apenas precisas de ligar uma resistência de 10K entre os 5V e o pino de entrada do arduino como se faz com um interruptor normal.

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Sensor Indutivo e Capacitivo
« Responder #7 em: 18 de Junho de 2013, 22:29 »
Com o optocoupler apenas precisas de ligar uma resistência de 10K entre os 5V e o pino de entrada do arduino como se faz com um interruptor normal.

quais 5V?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor Indutivo e Capacitivo
« Responder #8 em: 18 de Junho de 2013, 22:46 »
Para quê opto-isolador?
Isso dá-me ideia que são sensores on-off, se tiverem uma saida proporcional á distância, deve ser altamente não linear e vai depender de que material está a ser aproximado ao sensor, mas 4mm de distância de leitura, pouco menos e era um botão de pressão..

Vais usar esses sensores para quê mesmo?
Avr fanboy

Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: Sensor Indutivo e Capacitivo
« Responder #9 em: 18 de Junho de 2013, 23:48 »
Para quê opto-isolador?
Isso dá-me ideia que são sensores on-off, se tiverem uma saida proporcional á distância, deve ser altamente não linear e vai depender de que material está a ser aproximado ao sensor, mas 4mm de distância de leitura, pouco menos e era um botão de pressão..

Vais usar esses sensores para quê mesmo?

4mm pode parece pouco. Mas é o típico dos sensores industriais. São sensores para apenas saber se tem ou não objecto. Não são usados para medir distância. O opto-isolador apenas como prevenção, já que é para alimentar o sensor a 12V.
Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial

Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: Sensor Indutivo e Capacitivo
« Responder #10 em: 18 de Junho de 2013, 23:53 »
Com o optocoupler apenas precisas de ligar uma resistência de 10K entre os 5V e o pino de entrada do arduino como se faz com um interruptor normal.

quais 5V?

O LED do opto-acoplador ficaria ligado na saída do sensor. E na saída do opto-acoplador é que terias de colocar uma resistência de 10k aos 5V.
Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor Indutivo e Capacitivo
« Responder #11 em: 18 de Junho de 2013, 23:54 »
Divisor resistivo e está despachado.
Se vai ser usado como on-off nem sequer precisa de usar adc.
Avr fanboy

Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: Sensor Indutivo e Capacitivo
« Responder #12 em: 18 de Junho de 2013, 23:59 »
Certo, aquilo como é NPN mete à saída o GND. Quase que dava para meter uma resistência aos 5v e tinha na saída do sensor 5v/0v embora estivesse alimentado a 12v. Mas é tudo uma questão de opção.
Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Sensor Indutivo e Capacitivo
« Responder #13 em: 19 de Junho de 2013, 00:29 »
Divisor resistivo e está despachado.
Se vai ser usado como on-off nem sequer precisa de usar adc.

eu pretendo ligar ao adc para apartir dai comandar servo motores,

estes sensores vão estar num tapete rolante para selecção de diferentes materiais, materiais esses que vão ser separados através de uns servo motores através dos canais pwm, daí o adc..assim fica tudo ali no micro, foi da maneira que aprendi, mas outras opções também são válidas :)

Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: Sensor Indutivo e Capacitivo
« Responder #14 em: 19 de Junho de 2013, 09:48 »
Divisor resistivo e está despachado.
Se vai ser usado como on-off nem sequer precisa de usar adc.

eu pretendo ligar ao adc para apartir dai comandar servo motores,

estes sensores vão estar num tapete rolante para selecção de diferentes materiais, materiais esses que vão ser separados através de uns servo motores através dos canais pwm, daí o adc..assim fica tudo ali no micro, foi da maneira que aprendi, mas outras opções também são válidas :)

Se o sensor é ON/OFF de nada adianta ligar ao ADC
Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial