collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [PIC] Mean time to fail  (Lida 4708 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
[PIC] Mean time to fail
« em: 04 de Junho de 2013, 15:44 »
Estou aqui a fazer um estudo do tempo de vida útil dos componentes que tenho numa PCB, o chamado mean time to fail. Mas, para o PIC, não estou a encontrar nenhuma informação sobre isso.. o datasheet não diz nada, ou pelo menos não encontro :S

Alguém que já saiba onde encontrar? ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: [PIC] Mean time to fail
« Responder #1 em: 04 de Junho de 2013, 16:20 »
EDIT: a única referência a tempo que o datasheet tem são os anos de retenção do código na FLASH e na EEPROM; pelo que li, é o critério para o cálculo do MTTF.

Então e em relação a ampops, por exemplo, como é calculado?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [PIC] Mean time to fail
« Responder #2 em: 04 de Junho de 2013, 16:34 »
Nunca tinha pensado nesta questão e até acho mal que no curso que frequentei, eng electrotecnica, esta questão nunca tenha sido abordado pois é bastante normal pessoas do meu curso desenvolverem produtos nesta area.

Será que porque os dispositivos "só" têm que durar 2 anos o pessoal não liga muito a isto?

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: [PIC] Mean time to fail
« Responder #3 em: 04 de Junho de 2013, 16:55 »
Nunca tinha pensado nesta questão e até acho mal que no curso que frequentei, eng electrotecnica, esta questão nunca tenha sido abordado pois é bastante normal pessoas do meu curso desenvolverem produtos nesta area.

Será que porque os dispositivos "só" têm que durar 2 anos o pessoal não liga muito a isto?

Não deste porque provavelmente também não sabiam. Infelizmente temos que partir pedra sozinhos, mas felizmente nos dias de hoje temos internet :D

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: [PIC] Mean time to fail
« Responder #4 em: 04 de Junho de 2013, 17:00 »
Sei que os picaxes tinham algo sobre isso...agora não me lembro de cor.

Sendo pic não dará ja uma boa ajuda?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [PIC] Mean time to fail
« Responder #5 em: 04 de Junho de 2013, 19:12 »
Sempre pensei que o tempo garantido em que os dados ficavam na flash e eeprom seria de 10 anos.
Já na ficha técnica da atmel têm isto:

"Reliability Qualification results show that the projected data retention failure rate is much less
than 1 PPM over 20 years at 85°C or 100 years at 25°C."

Logo acredito que estes micros durem esse tempo se forem bem tratados.
Só agora é que reparei, 100 anos, bolas, duram mais que a maioria das pessoas  :o

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: [PIC] Mean time to fail
« Responder #6 em: 04 de Junho de 2013, 21:14 »
So conhecia a expressão das aulas de redes e em especifico na escolha de equipamentos de rede. Claro que faz sentido de ser algo muito mais abrangente.

Acredito que um IC nas condições ideais chegue a esse tempo de vida, mas os factores externos da utilização devem de reduzir em muito essa utilização.

Numa outra nota, o mais normal do que o MTTF é mesmo a desactualização do equipamento ao nivel de tecnologia e isso tem de se utilizar as leis de Moore mais do que o proprio MTTF (pois o MTTF em algumas situações é gigantesco.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [PIC] Mean time to fail
« Responder #7 em: 05 de Junho de 2013, 11:01 »
Estou aqui a fazer um estudo do tempo de vida útil dos componentes que tenho numa PCB, o chamado mean time to fail. Mas, para o PIC, não estou a encontrar nenhuma informação sobre isso.. o datasheet não diz nada, ou pelo menos não encontro :S

Alguém que já saiba onde encontrar? ;)


MTTF mean time to failure
MTBF mean time between failures

para microcontroladores, visto que sofrem da necessidade de memoria interna, quando esta ficar com sectores estragados o micro deixa de ser usavel. Entao aplica-se MTTF porque o componente eh substituido por outro.

No caso de uma maquina/peca que possa ser reparada, aplica-se o MTBF, tempo entre falhas.
O MTBF depois da primeira falha eh drasticamente reduzido, pois a probabilidade de haver falhas acabou de aumentar.

Para componentes electronicos, tanto passivos como activos, se forem usados dentro dos parametros do datasheet, podem considerar-se quase "eternos".
Eh claro q hah casos de componentes falharem ao fim de algumas horas. Eh perfeitamente normal acontecer, os defeitos de fabrico tb acontecem.

mas MTBF e MTTF aplicam-se a pecas 100% operacionais e q se estragam devido a envelhecimento ou abuso das caracteristicas.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: [PIC] Mean time to fail
« Responder #8 em: 05 de Junho de 2013, 20:08 »
Obrigado pelas respostas. Mas componentes como ampops e afins, não fazem referência a esse tempo nos datasheets. Tenho de consultar uns livros para ver se fala lá de alguma coisa (preciso de documentação oficial pois é para fazer de referencia bibliografica de um trabalho)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [PIC] Mean time to fail
« Responder #9 em: 05 de Junho de 2013, 20:14 »
O principal é fazer de-rating aos passivos, nada de dissipar 200mW numa resistência de 250mW, usar eletroliticos sempre para o dobro da voltagem que vão ver, de preferência sempre de 105º, porque quanto maior a diferença de temperatura que tens entre o valor máximo e o valor a que eles funcionam maior o tempo de vida, ter atenção ás correntes de ripple que os mesmos vão ver.
IC's se nunca passares os absolute maximum ratings não deves ter problemas, tens eletrónica com 30 anos que funciona perfeitamente, só os passivos, principalmente eletroliticos secos ou rebentados é que costumam chatear.

Os maiores assassinos são calor e vibração.
Avr fanboy