collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Arduino]Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs  (Lida 61595 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
[Arduino]Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs
« em: 26 de Junho de 2008, 13:01 »
Dia 3:
 
Ok, então estamos prontos para começar a fazer algum código.

Eu pensei.. e acho que podemos fazer uma daquelas lâmpadas giras que mudam de cor que se utiliza para por na secretária.. mas como é que elas funcionam?

Bem, o que elas tem basicamente é 3 lâmpadas das cores principais, e jogar com estas para produzir varias cores. Bem, eu não tenho um LED verde mas vou utilizar um amarelo.. espero que faça algum efeito engraçado.

Vamos primeiro que tudo ligar resistências de 220 Ohms para obtermos uma boa intensidade de luz, mas evitando que estes se queimem.

Mas porque 220 Ohms? Eu não percebo nada de resistências..

Sabemos pela lei de Ohm que:

V = R x I

Onde V é os 5 Volts a que funciona o Arduino, e I é a intensidade de corrente que pretendemos ter.

A corrente que os LEDs suportam variam muito pela cor que estes emitem, e principalmente a sua dimensão (capacidade de dissipação de temperatura), mas esta anda entre os 20mA e os 50mA.

Para garantirmos que não estragamos nada vamos nos ficar pelos 20, 22mA, tendo a certeza de que estes vão dar boa luz, e não se queimarão.

Assim:

R = V / I
 
R = 5V / 0,022A

R = 227,27 Ohm
(que nos dá jeito utilizar resistências de 220 Ohms por serem muito comuns no mercado)

Ligamos assim os 3 LEDs a saídas digitais, para o caso PINs 11, 12 e 13, mas em cada um destes colocamos uma resistência em série ligada à massa (GRD).

Vamos fazer código de modo a que os LEDs pisquem.


O código elaborado no vídeo encontra-se em anexo desta página e pode ser descarregado.

Espero que tenham gostado.
« Última modificação: 24 de Março de 2010, 23:45 por TigPT »

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs (Blink2)
« Responder #1 em: 19 de Julho de 2008, 15:19 »
Detectei uma pequena gralha nos comentários do código. Logo nas primeiras linhas, referes-te sempre ao pin 13, em vez de 11, 12 e 13. Não é que seja muito importante, mas achei por bem avisar!

O tuturial "dia 2" já está feito, mais logo em principio experimento este, mas tou com uma dúvida. Só tenho cá resistencias de 390ohms, será que acende alguma coisa?

Outra duvida, depois de ter feito upload do "Blink", como é que faço com que o Arduino pare de piscar o led? Isto é, como faço OFF ou reset ao bixo?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs (Blink2)
« Responder #2 em: 20 de Julho de 2008, 18:18 »
Olá, agora estou no pda, o que dificulta um pouco a resposta, mas sim podes usar uma de 390, o que provoca é menos luz nos leds. mas nunca menos que 220 ohms, ou podes os queimar.. por isso eu aconselhar 330..

Quanto a desligar o arduino, ou tiras o jumper que ele tem ao pé da alimentação, ou removes a alimentação. depois corrijo o código.. Obrigado.

(editado)

Já vi o erro no código, do arduino, e vou corrigir, quanto às resistências, depois a ver se faço um post explicativo para que todos passem a entender, visto não ser magia nenhuma mas sim compreensível. Qualquer cosia não hesites em postar que nós te possamos ajudar, é para isso que o LusoRobotica serve  8-)

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs (Blink2)
« Responder #3 em: 21 de Julho de 2008, 15:00 »
Já fiz a experiência com 3 leds e realmente funcionou, apesar de 2 deles (os que levaram com 390ohms em série) brilharem com menos intensidade. Estava com receio é que a queda de intensidade fosse tanta que mal se visse luz  :D

OK, obrigado! Vou dando notícias à medida que for fazendo mais experiencias (e caso tenha acesso à net, pois com as férias pelo meio é capaz de não dar muitas vezes)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs (Blink2)
« Responder #4 em: 21 de Julho de 2008, 15:21 »
Boa, fica então para referencia que 390 ainda dá, embora pouco.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs (Blink2)
« Responder #5 em: 23 de Fevereiro de 2009, 14:59 »
Detectei uma pequena gralha nos comentários do código. Logo nas primeiras linhas, referes-te sempre ao pin 13, em vez de 11, 12 e 13. Não é que seja muito importante, mas achei por bem avisar!

O tuturial "dia 2" já está feito, mais logo em principio experimento este, mas tou com uma dúvida. Só tenho cá resistencias de 390ohms, será que acende alguma coisa?

Outra duvida, depois de ter feito upload do "Blink", como é que faço com que o Arduino pare de piscar o led? Isto é, como faço OFF ou reset ao bixo?

eu usei de 1K 1000 ohms... lol eu tenho mt receio de queimar LED's xD

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:[Arduino]Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs
« Responder #6 em: 23 de Fevereiro de 2009, 15:08 »
hahaha... fazes bem, desde que chegue para ver o led :P

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:[Arduino]Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs
« Responder #7 em: 23 de Fevereiro de 2009, 15:28 »
hahaha... fazes bem, desde que chegue para ver o led :P

via-se e mt! as vermelhas viam-se mais, por precisarem de menos coiso...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:[Arduino]Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs
« Responder #8 em: 27 de Agosto de 2009, 00:44 »
Vejamos...

A corrente máxima num LED normal é cerca de 20mA. A luminosidade do LED é proporcional a esta corrente, ou seja, quanto maior a corrente mais luz, e vice-versa.

O cálculo apresentado pelo TigPT funciona perfeitamente na medida em que é um cálculo conservador, isto é, vão sempre dar a um LED uma corrente bastante abaixo dos tais 20mA "ideais" e portanto o LED está sempre "seguro".

Agora, se colocarem 5V, uma resistência de 220 Ohms e um LED e depois forem medir a corrente, qual é o valor dela? Quem é que aceita o desafio?
« Última modificação: 27 de Agosto de 2009, 01:01 por Njay »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:[Arduino]Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs
« Responder #9 em: 27 de Agosto de 2009, 00:52 »
Visto que um led típico mantém um ddp de 0,7v aos seus terminais, a corrente ideal para 1 único led ligado a uma alimentação de 5V é obtida com uma resistência de 195.(45) já que a tensão na resistência vai ser de 5-0,7

No caso apresentado a corrente real é apenas de 19,54mA (isto apenas por cálculos, mas que quiser agarrar num multímetro que confirme)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:[Arduino]Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs
« Responder #10 em: 27 de Agosto de 2009, 00:59 »
Nope. Monta lá o circuito e mede :)...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:[Arduino]Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs
« Responder #11 em: 27 de Agosto de 2009, 01:04 »
Então faz tu e depois posta tudo muito direitinho que eu de momento não tenho disponibilidade para desmentir a lei de ohm. ;)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:[Arduino]Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs
« Responder #12 em: 27 de Agosto de 2009, 01:06 »
Lol!!... Não se trata de desmentir a Lei de Ohm, ela está correctissima (desde que andes bastante mais devagar do que a luz :), calculo). O "problema" está noutro lado.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:[Arduino]Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs
« Responder #13 em: 27 de Agosto de 2009, 01:12 »
Então eu fico a aguardar que sua excelência se lembre de postar algo concreto para que todos fiquemos mais instruídos.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:[Arduino]Dia 3 - Iniciar ao código do Arduino, com LEDs
« Responder #14 em: 27 de Agosto de 2009, 01:13 »
e então? quem tem a pilinha maior?

O "problema" está noutro lado.

onde tá o problema, njay.. (explica como se eu nunca tivesse visto as leis mais básicas à frente, sff)