collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Motherboard morreu?  (Lida 6991 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Motherboard morreu?
« em: 21 de Abril de 2013, 18:07 »
Olá, preciso de algumas ideias pq já esgotei as minhas..

Tenho um sistema Intel QuadCore numa motherboard Gigabyte GA-EX38-DS4, o PC estava a trabalhar e de repente desliga durante 4 segundos, volta a arrancar sozinho e nunca mais voltou à vida, o monitor fica a preto e não faz o Boot.

- Já tirei e testei memórias, desliguei discos, mudei a gráfica e nada..
- inclusive tirei o processador e já testei ligá-la sem processador, só com gráfica e memórias e nada..
- Testei as fichas da fonte (molex) e da ficha de 6 pinos que liga à gráfica (e tb a dos 12v auxiliar do processador) e todas têm voltagens correctas (5 e 12v)
- O dissipador é um Thermalright daqueles maiores e faz algum peso na board, será por isso que estragou? será board queimada assim do nada?!

A baord liga pq ela tem uns leds ("Phase Led") que monitoriza a energia que se está a gastar e esses leds ligam mas a board não faz mais nada..! 

P.S.: Não estava nada em overclock..
« Última modificação: 21 de Abril de 2013, 18:19 por almamater »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Motherboard morreu?
« Responder #1 em: 21 de Abril de 2013, 19:07 »
Já fizeste reset à bios na motherboard?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Motherboard morreu?
« Responder #2 em: 21 de Abril de 2013, 19:27 »
sim, tirei a pilha, testei com uma pilha nova e tb testei sem pilha e meter um jumper nos pinos de reset mas mesmo assim nada...

testar com outra fonte nao me parece, esta parece boa, uma board nova anda nos 55euros e esta era porreira..

nem da BIPs nem nada..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motherboard morreu?
« Responder #3 em: 21 de Abril de 2013, 21:24 »
Começava mais por suspeitar da fonte, quando tentas ligar, as voltagens realmente continuam como devem?
Avr fanboy

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Motherboard morreu?
« Responder #4 em: 21 de Abril de 2013, 21:32 »
se não dá beeps o problema deve ser mesmo da board, consoante o nº de beeps consegue-se saber se há problema com algum periférico, um beep após o arranque significa OK.
vê se consegues flashar a bios, há algumas boards em que se arrancares com uma floppy usb com os ficheiros apropriados te reflasha a bios para a versão correcta.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Motherboard morreu?
« Responder #5 em: 21 de Abril de 2013, 21:46 »
exprimenta outra fonte de alimentação.

Por acaso já me aconteceu algumas vezes os pcs ligar mas nao dá sinal de vida, nem imagem, nem bips.
Depois muita insistencia acabar o ligar e fica bom.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Motherboard morreu?
« Responder #6 em: 21 de Abril de 2013, 22:23 »
Para tirar as dúvidas tenho de testar com outra fonte.. mas penso que seja mesmo da baord. Flashar a BIOS sem ela arrancar? não acredito que consiga mas posso tentar ver se dá. Porcaria dos computadores.. de 1 momento po outro passam-se

Offline pedromendes10

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 33
Re: Motherboard morreu?
« Responder #7 em: 21 de Abril de 2013, 22:26 »
Se a board não apita, parece-me ser da board mesmo, aqui à tempos aconteceu-me isso numa board asus que tinha meio ano, foi para a garantia, veio uma nova e até hoje nao voltei a ter problemas.
Eng. Física

Universidade de Aveiro

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Motherboard morreu?
« Responder #8 em: 22 de Abril de 2013, 10:36 »
Ainda testei ontem a board com outra fonte (apenas não liguei o cabo dos 12v Extra para o processador pq a fonte não tinha), liguei-a apenas com memória, gráfica e sem processador e nada! que treta..

Estas boards 775 estão quase esgotadas, há uma Gigabyte a 55€.. possa! Não me apetecia nada gastar dinheiro neste sistema, mas para trocar para um i3 ou i5 acho que não vale a pena, este    QuadCore 9300 ainda está fixe.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Motherboard morreu?
« Responder #9 em: 22 de Abril de 2013, 11:29 »
Boas,

Bem isso também já me aconteceu......

Saka as ram's fora e liga o pc, se apitar voltas a meter e tiras a gráfica se voltar a apitar voltas a meter e ficas a saber que não é board.

É que isso ja se passou comigo mas com pc's que estão muito tempo desligados/arrumados mas depois de fazer isso que disse ele volta a vida....agora o porque disso não sei....neste momento tenho um que estava assim....depois disso la arrancou mas não passa da bios.....diz que não tem teclado.....enfim va se la perceber isto lol

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline André Silveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Motherboard morreu?
« Responder #10 em: 22 de Abril de 2013, 21:53 »
Aconteceu-me o mesmo com o meu pc, mas no meu caso foi uma ram que queimou e ainda nem substitui  a motherboard porque ainda nao encontrei uma que se enquadre nos restantes componentes do computador. que são os seguintes:
Fonte ATX;
Chipset skt775;
Gráfica AGP;
Podia simplesmente optar por uma pcie, mas não queria ficar com uma gráfica solta em casa :/

Offline pedromendes10

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 33
Re: Motherboard morreu?
« Responder #11 em: 22 de Abril de 2013, 23:29 »
Eu tenho aqui uma board 775 parada em casa, só não tenho a certeza se a ethernet funciona com o cabo, de resto trabalha bem, se te interessar dá uma apitadela
Eng. Física

Universidade de Aveiro

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Motherboard morreu?
« Responder #12 em: 23 de Abril de 2013, 01:40 »
Neste momento ainda estou indeciso entre a board ou fonte, todos os fios da fonte estão com as voltagens boas menos o fio Cinzento! Pelo que li é o self-test da fonte e que dá o Ok para o sistema arrancar. Supostamente tem de estar com voltagem entre 0-5V mas geralmente acima dos 2.5/3v que será o HIGH.
Neste caso eu medi 0.05v (escala de 20v no multimetro) o que não é nada..  será por isto? Medi noutras fontes que tenho e os valores são superiores (5v) no fio cinzento..

OCZ600MXSP

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Motherboard morreu?
« Responder #13 em: 23 de Abril de 2013, 16:09 »
Boas, e já fizeste o teste com outra fonte ligada no PC? e essas medições fizeste foi com a fonte ligada na board ou fora? se retirares alguma coisa (tipo a RAM) o pc da beeps?
Eu não percebo nada de fontes de PC, e não tenho a certeza, mas esse fio cinza não é entrada? Que "diz" a fonte que esta Power oK e que pode continuar?

Dei uma pesquisa e a quem diga que se for fonte pode ser so um simples díodo ou ate mesmo a zona de filtragem da fonte, mas caso isto esteja bom pode ser so o botão de reset que se passou. Tenta tirar todos os fios que vem da caixa e que ligam na board, e depois das o start do pc com um jumper ou uma chave.

Por acaso gostava de ver resolução a isto pois como tenho 2 PC's ali que volta e meia fazem isto era bom saber o que provoca isto para assim resolver da próxima vez que me acontecer ;)

Abraço. 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Motherboard morreu?
« Responder #14 em: 24 de Abril de 2013, 10:06 »
Era mesmo da fonte, com a nova já tudo funciona bem! Grr.. tudo indicava que seria a Board mas afinal não, menos mal. A fonte foi mais cara do que uma board nova mas ainda bem que não foi a board que se estragou pq gosto mesmo desta Gigabyte DS4.

Agora tenho uma fonte praticamente nova (mas fora da garantia) que funciona tudo menos o fio cinzento.. ainda para mais uma fonte modular! que treta...