collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Mais uma reparação - frigorífico Fagor  (Lida 18468 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Mais uma reparação - frigorífico Fagor
« Responder #30 em: 13 de Janeiro de 2019, 20:23 »
Enrolamento "aberto" quer dizer interrompido, fio partido. Aí terias uma resistência alta. Normalmente meço nos 2 sentidos, para o caso de em um deles haver algum díodo ou similar a afectar a medição.

Um link ao calhas acerca da medição de inductância com o método da ressonância LC:
http://www.electronoobs.com/eng_arduino_tut10_3.php
Uso um gerador de funções e o osciloscópio, mais um cap de 1uF filme e um díodo.

Normalmente não é preciso dessoldar os terminais, os circuitos que lá estão agarrados não influenciam nos testes a não ser que eles próprios estejam em curto (algum díodo, cap, IC), mas isso é fácil de detectar nas medições iniciais aos componentes ao redor.
Já cheguei até a testar o circuito de baixa tensão que as PSU alimentam, simplesmente injectando a tensão de alimentação depois do díodo rectificador. Este díodo não deixa a baixa resistência do enrolamento fazer um curto à alimentação injectada. Fiz isto uma vez porque a reparação da PSU ia ser custosa e queria ter a certeza de que o circuito alimentado estava a funcionar, não fosse eu gastar tempo e dinheiro a reparar a PSU e depois o resto não estar a funcionar (tinha ICs proprietários).
Obrigado pelo esclarecimento.

Citar
Os zener pifam sempre em curto. Díodos normais pifam em curto, às vezes em aberto. Nunca vi um díodo schokley :) .
Também não, mas também não os distinguiria, já que também existem...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Diodo_Shockley
Queria escrever schottky e fui googlar para não escrever mal e saiu-me o primo...  ::)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Mais uma reparação - frigorífico Fagor
« Responder #31 em: 13 de Janeiro de 2019, 21:08 »
Eu sei que eles existem, mas eu realmente nunca vi nenhum :)

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Mais uma reparação - frigorífico Fagor
« Responder #32 em: 16 de Janeiro de 2019, 12:04 »
A "GM328" que falei anteriormente cumpre todos esses requisitos, tem botão rotativo, pwm e frequencímetro, e ecrã a cores.

tens razão, aparece um monte deles...
ecran a cores para isto é um abuso... penso eu de que.

só não gosto muito é do desenho do pcb, o autor era fan de curvas a 90º, não percebo a vantagem.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Mais uma reparação - frigorífico Fagor
« Responder #33 em: 16 de Janeiro de 2019, 18:46 »
O díodo Shockley não conhecia mas conhecia (da papelada) este:

https://en.wikipedia.org/wiki/Tunnel_diode

Parecem iguais. Ou não?

SC

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Mais uma reparação - frigorífico Fagor
« Responder #34 em: 05 de Fevereiro de 2021, 01:57 »
Hoje este frigorífico voltou a pifar-me. O quadro disparou e quando o re-armei o frigorífico continuou morto.

Abri logo a caixa do topo, tirei a placa e fui verificar o cap que eu tinha substituído, e estava com uma ESR muito alta outra vez. Voltei a substituir por um que tinha ali à mão, mas nitidamente que este amigo precisa de ser um componente de boa qualidade, hei-de encomendar. Voltei a ligar a placa às fichas no frigorífico e o gajo já acorda, no entanto... o compressor não arranca. Desliguei-o e liguei várias vezes e nada.
Voltei a tirar a placa e fui medir outros caps, e um electrolítico de 1uF 400V também estava com a ESR muito alta. Não tinha nenhum e então abri uma lâmpada fluorescente compacta que tinha à mão para "deitar fora" e roubei-lhe um cap de 2.2uF 400V para substituir o da placa do frigorífico. Substitui e testei, o compressor arrancou à 1ª, e à 2ª e à 3ª. Ouve-se o click do relé quando o compressor arranca, que é quando o frigo é ligado à corrente.
Então meti a placa de volta na caixa e fechei tudo direitinho. Liguei-o e... o compressor não arrancou. Desliguei e voltei a ligar e aí já arrancou. Bolas. Para já vou deixar ficar assim para não estragar a comida e encomendar uns caps novos. Medi um outro de 10uF 16V SMD (penso que igual ao original que pifou na 1ª vez...) que tinha uma ESR.... estranha. Vou trocar também. Mas agora caminha que esta reparação não estava nos planos para hoje.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Mais uma reparação - frigorífico Fagor
« Responder #35 em: 05 de Fevereiro de 2021, 01:59 »
Nã sê....

O díodo Shockley não conhecia mas conhecia (da papelada) este:

https://en.wikipedia.org/wiki/Tunnel_diode

Parecem iguais. Ou não?

SC

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Mais uma reparação - frigorífico Fagor
« Responder #36 em: 21 de Janeiro de 2023, 07:58 »
Ontem o quadro disparou... pois claro, fui logo trocar o condensador que pifou originalmente (10uF) e o frigorífico voltou a funcionar.
Este frigorífico conserva tudo menos aquele condensador...

E já vai na 3ª ou 4ª reparação. Já vi a placa por aí à venda, cento e poucos euros. Parece que é usada em frigoríficos de mais 3 ou 4 marcas.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2023, 08:02 por Njay »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Mais uma reparação - frigorífico Fagor
« Responder #37 em: 21 de Janeiro de 2023, 10:08 »
E porque não encomendar uns condensadores "de jeito" à TME ou RS?
Depois de reparar 2 vezes um controlador de solar térmico com condensadores chineses (105°, dos bons ;D)  que só duravam um ano, mandei vir uns de 125° da TME e até hoje. Ficram mais caros que os chineses, mas muito mais barato que um controlador novo.
Antes que perguntem, é mesmo do condensador, está colado a um transformador que aquece numa caixa sem ventilação. Obsolescência programada.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2023, 10:12 por jm_araujo »