collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Covid-19  (Lida 17876 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Covid-19
« Responder #15 em: 28 de Março de 2020, 23:15 »
Aproveitando este tópico e já que estamos todos a viver esta situação e que tal a elaboração de um projcto?

Eu tenho na familia pessoas de idade e uma com problemas respiratórios graves, desta forma e face ao problema de falta de equipamentos para todos, tenho de à uns dias para cá a ler diversos artigos cientificos, sobre "curas/diminuição" de complicações respiratórias face a este novo virus.

Um dos estudos, era americano, onde afirmava, que termos as vias respiratórias em boas condições, antes ou durante a infecção diminuia o "ataque" tão severo desse bicho invisivel.

posto isto, temos uns equipamentos que são os nebulizadores, que são em alguns paises já utilizados, numa primeira fase da infecção, tendo até evitando a necessidade da utilização de ventiladores invasivos.

a minha opinião, apesar de fazer sentido, pensando engenheiramente no processo, ainda não ha casos de amostragem que permitam dar pareceres concretos, mas por o preço desses equipamentos, menos de 100€, penso que até se podia ter em casa, visto que máscaras não há  >:(

agora a parte de projecto...

imaginemos que pegamos numa garrafa de oxigénio e com um update a esses nebulizadores, em vez que ar do nosso ambiente conseguimos de forma controlada colocar na entrada esses oxigénio, ficariamos basicamente com um sistema de ventilador não invasivo caseiro.

a minha questão e a qual ainda não encontrei respostas é, como conseguir controlar a quantidade de oxigénio que é colocada no equipamento, visto ser conveniente o nosso corpo ter acima de 88% de O2.

será necessário um medidor de colocar no dedo, e saber como é que dai tiramos a informação de O2, um micro controlador e uma eletrovalvula na saida da garrafa..

em teoria até nem parece dificil... o que acham?


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Covid-19
« Responder #16 em: 28 de Março de 2020, 23:58 »
Oxigenação sanguinea NÃO É volume de oxigénio inspirado..

Brincar com oxigénio puro é má ideia, péssima até, porque oxigénio puro causa efeitos adversos no nosso corpo, nem sequer o pessoal de mergulho respira só oxigénio..

Nebulizadores, como indica o nome serve para nebulizar, ou seja, para pegar num liquido(medicamento) e transformar o mesmo numa neblina(um aerosol portanto) para que esse medicamento seja colocado diretamente nos pulmões para que o seu efeito seja mais rápido por estar a ser aplicado de forma directa.

Um nebulizador é uma pseudo máscara que injeta o medicamento, não é um sistema selado, muito menos será apropriado para chanatar uma injeção de oxigénio puro através de um.
Por exemplo:
https://www.worten.pt/beleza-saude-e-bebe/bebe/saude-do-bebe/nebulizador-laica-ne3001-MRKEAN-8013240200040

Se queres uma invenção caseira, tens sistemas SCUBA re-circulatórios, em que respiras sempre o mesmo volume de gás, mas o CO2 é removido e é injectado oxigénio á medida que é necessário, mas um sistema comercial são 3 mil € para cima, um caseiro, não é lá muito recomendado.

Podes sempre ir buscar botijas de trimix a uma loja de mergulho, só que não estou a ver uma pessoa mais velha a achar muito engraçado usar 20Kg de parafernália no dia a dia e andar a trocar botijas para ter um loop fechado de respiração.

Aplicar quarentena é no fim do dia a solução mais prática.
Avr fanboy

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Covid-19
« Responder #17 em: 29 de Março de 2020, 00:08 »
foi só uma ideia... eu tb estou de quarentena e respeito isso... no entanto pessoas com problemas continuam a ser obrigadas a ir trabalhar e a estar com outras pessoas que quem sabe até poderá ser uma daquelas que ainda hora andaram a passarinhar na ponte 25 de Abril...

é fdd estar em casa de mãos e pés atados, relativamente a este assunto, a ver todo isto...

eu tenho sempre fé que ás vezes de conversas de café nascem grandes ideias... embora agr o café só mesmo da máquina aqui de casa e a esplanada a secretária do PC...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Covid-19
« Responder #18 em: 29 de Março de 2020, 02:05 »
Lá porque o ventilador não-invasivo não parece viável, não quer dizer que não haja muito espaço para boas ideias noutras áreas de aplicação, directa ou indirectamente relacionadas com a problemática do COVID...  ;)

foi só uma ideia... eu tb estou de quarentena e respeito isso... no entanto pessoas com problemas continuam a ser obrigadas a ir trabalhar e a estar com outras pessoas que quem sabe até poderá ser uma daquelas que ainda hora andaram a passarinhar na ponte 25 de Abril...

é fdd estar em casa de mãos e pés atados, relativamente a este assunto, a ver todo isto...

eu tenho sempre fé que ás vezes de conversas de café nascem grandes ideias... embora agr o café só mesmo da máquina aqui de casa e a esplanada a secretária do PC...
.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Covid-19
« Responder #19 em: 29 de Março de 2020, 02:30 »
A ideia que tinha é que a necessidade do ventilador fosse ajudar a respirar pondo a mascara com uma pressão ligeiramente mais alta que a atmosférica com ar tratado, nalguns casos com e outros sem oxigeno, mas limpo e com humidade controlada.

Uma empresa espanhola está utilizando mascaras de mergulho da declathon para fazer ventiladores não invasivos.
Edit. afinal é uma empresa italiana.

https://observador.pt/2020/03/24/empresa-cria-ventiladores-a-partir-das-mascaras-de-mergulho-da-decathlon/
« Última modificação: 29 de Março de 2020, 02:32 por Alfredo Garcia »
PDI

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Covid-19
« Responder #20 em: 29 de Março de 2020, 02:56 »

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Covid-19
« Responder #21 em: 29 de Março de 2020, 03:03 »
https://intubationbox.com/

Essa caixa parece ser apenas para a manutenção ao doente protegendo os técnicos de saúde.

 Tradução google; "A caixa de intubação funciona sentada sobre a cabeça e os ombros de um paciente enquanto eles são intubados por um profissional. A caixa atua como um escudo protetor entre o paciente e a equipe médica, minimizando a exposição da equipe médica ao coronavírus (COVID-19)."
PDI

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Covid-19
« Responder #22 em: 29 de Março de 2020, 03:47 »
https://intubationbox.com/

Essa caixa parece ser apenas para a manutenção ao doente protegendo os técnicos de saúde.
(...)

Sim, é mesmo isso.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Covid-19
« Responder #23 em: 29 de Março de 2020, 11:17 »
A ideia que tinha é que a necessidade do ventilador fosse ajudar a respirar pondo a mascara com uma pressão ligeiramente mais alta que a atmosférica com ar tratado, nalguns casos com e outros sem oxigeno, mas limpo e com humidade controlada.

Uma empresa espanhola está utilizando mascaras de mergulho da declathon para fazer ventiladores não invasivos.
Edit. afinal é uma empresa italiana.

https://observador.pt/2020/03/24/empresa-cria-ventiladores-a-partir-das-mascaras-de-mergulho-da-decathlon/

Certo, são máscaras scuba, seladas portanto que permitem que consigas garantir o que entra e o que sai.

Não disse que é tudo más ideias, mas á coisas que é um bocado como o torpedo falhado do Musk, todos a atirar ideias para o ar para ver o que cola sem perderem sequer 5 minutos a entender o que é que um ventilador faz, não estou a dizer que é o teu caso, mas a quantidade de braços/cames a apertar sacos de reanimação a dizer que são ventiladores pela internet fora já enjoa, não são de todo a mesma coisa.
Avr fanboy

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Covid-19
« Responder #24 em: 29 de Março de 2020, 14:07 »
entao baseado na ideia italiana aqui apresentada continua a faltar um dado, que para mim, é muito importante...

o que é que regula a quantidade/pressão de oxigénio injetada? é suporto aquela tomada que esta no esquema ser uma ligação de hospital?

tem de haver pessoas a discutir as coisas práticas para apaziguar os infetados de forma pratica e rápida face à escassez de material.

Os médicos e infermeiros de terreno, que veem nas mãos como dada pessoa reage, infelizmente pouco tempo tem para vir a debates, e esses sim faziam falta, para que se conseguisse perceber tudo o que se podia fazer para os ajudar... agora se virem que faz debates são politicos e economistas, que unicamente pensam em €€€ e não nas vidas que se estão a perder, infelizmente essas pessoas não sabem o que quer dizer a palavra ÉTICA...

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Covid-19
« Responder #25 em: 29 de Março de 2020, 16:21 »
Tenho uma máscara dessas aqui, comprada na dekatlon, nunca a usei praticamente.. espero que não precise de a usar agora :\

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Covid-19
« Responder #26 em: 30 de Março de 2020, 09:48 »
(...)
o que é que regula a quantidade/pressão de oxigénio injetada? é suporto aquela tomada que esta no esquema ser uma ligação de hospital? (...)

https://hackaday.com/2020/03/25/ventilators-101-what-they-do-and-how-they-work/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Covid-19
« Responder #27 em: 30 de Março de 2020, 10:32 »
O guia oficial da organização mundial de saúde para fabricar desinfectante localmente:

https://www.who.int/gpsc/5may/Guide_to_Local_Production.pdf

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Covid-19
« Responder #28 em: 30 de Março de 2020, 22:16 »
O guia oficial da organização mundial de saúde para fabricar desinfectante localmente:

https://www.who.int/gpsc/5may/Guide_to_Local_Production.pdf

dificil mesmo é arranjar o alcool que há tipos que o levaram todo...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Covid-19
« Responder #29 em: 31 de Março de 2020, 11:19 »