collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Impressora 3D  (Lida 15070 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Impressora 3D
« Responder #30 em: 15 de Julho de 2020, 09:46 »
O preço parece-me bom considerando os extras (mesa de vidro é um must para mim).
Tanto quanto sei, o peso é sem considerar a bobine.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Impressora 3D
« Responder #31 em: 15 de Julho de 2020, 14:04 »
Ok, grazie.

Os gajos estão a tentar impingir me um seguro de envio por 4,27€, será que vale a pena, vocês usam isso? Nunca comprei no banggood.

"O seguro de remessa oferece proteção premium e segurança para seus itens valiosos durante o envio. Nós faremos o seu pacote novamente ou reembolsaremos você se for perdido ou danificado."

Se chegar danificado ou com falta de peças isso já está coberto pelas condições gerais deles, a única coisa que fica de fora é extravio/perda durante o envio (é registado).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Impressora 3D
« Responder #32 em: 15 de Julho de 2020, 15:07 »
Não tenho experiencia com esses seguros, mas na ultima encomenda que fiz deles fui demasiado rápido a confirmar a encomenda e caí nessa, mas eram só 0,30€ num pedido de 15€.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Impressora 3D
« Responder #33 em: 15 de Julho de 2020, 17:21 »
Olha a minha Anet A8 na altura comprei-a por 150€ na Gearbest e sim.. também esse extra mas acho que era 'priority line' por forma a vir por Espanha e assim.. e de facto na guia dos Ctt é como se tivesse sido enviada a partir de Espanha :)

Diria que pelo valor também não é muito..

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: Impressora 3D
« Responder #34 em: 15 de Julho de 2020, 18:38 »
Os gajos estão a tentar impingir me um seguro de envio por 4,27€, será que vale a pena, vocês usam isso? Nunca comprei no banggood.

Se o pagamento for feito por paypal não é necessário seguro. Já me aconteceu um extravio e pedi o reemolso à banggood. Não mo quiseram dar porque não tinha adquirido o seguro. Abri um caso no paypal explicando o ocorrido e o guito foi-me devolvido passados alguns dias sem qualquer stress.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Impressora 3D
« Responder #35 em: 16 de Julho de 2020, 14:13 »
Ok, obrigado pelas dicas :)
Agora é esperar e pensar no que é que vou fazer com aquilo ;D

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Impressora 3D
« Responder #36 em: 21 de Julho de 2020, 02:30 »
Viva

qual o material que devemos usar numa impressão para difundir luz?

A ideia é iluminar atraves de uma barra de LEDs a base de um objecto e o mesmo ficar iluminado...

Se imprimires com apenas 1 ou 2 layers de PLA branco consegues ter alguma transparencia (isso se nao tiveres filamentos translucidos). Eu por vezes ate queria que as impressoes que faco com o filamento branco fossem mais opacas!

Alias muitos lithophanes sao impressos assim

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Impressora 3D
« Responder #37 em: 21 de Julho de 2020, 21:50 »
O preço tem estado a subir e descer, deve estar a seguir o cambio, agora está a 194...

A Ender 3D Pro com a placa silenciosa e uma cama de vidro, que vos parece o preço?

https://pt.banggood.com/Creality-3D-Customized-Version-Ender-3Xs-Pro-3D-Printer-220x220x250mm-Printing-Size-With-Magnetic-Removable-Sticker-or-Glass-Plate-Platform-or-V1_1_5-Super-Silent-Mainboard-p-1535619.html?rmmds=category&ID=6285961&cur_warehouse=ES

Já agora, no filamento em geral, tudo o que diz "1KG" é incluindo o peso do carretel?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Impressora 3D
« Responder #38 em: 14 de Novembro de 2020, 00:51 »
Publiquei a minha primeira "coisa" ;D

https://www.thingiverse.com/thing:4653582

Alguém tem modelos publicados?
« Última modificação: 14 de Novembro de 2020, 21:10 por Njay »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Impressora 3D
« Responder #39 em: 14 de Novembro de 2020, 09:09 »
https://www.thingiverse.com/jm_araujo/designs

 Eu tenho um par de coisas, nada de especial mas na altura não não encontrei nada igual e por isso partilhei.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2020, 09:11 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Impressora 3D
« Responder #40 em: 14 de Novembro de 2020, 16:50 »
Hé la! Temos artistas :)

Belo design NJay, já sabias de OpenSCAD ou aprendeste de propósito? Dá vontade de imprimir uma :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Impressora 3D
« Responder #41 em: 14 de Novembro de 2020, 20:02 »
https://www.thingiverse.com/jm_araujo/designs

Nice, boa ideia a da pilha.

Belo design NJay, já sabias de OpenSCAD ou aprendeste de propósito? Dá vontade de imprimir uma :)

Nunca tinha usado o SCAD. Sei programar e tenho conceitos de 3D, e ainda por cima o SCAD tem uma linguagem muito simples, portanto foi muito fácil pegar e começar logo a fazer alguma coisa. Fiz tudo só a usar a cábula: https://www.openscad.org/cheatsheet/index.html

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Impressora 3D
« Responder #42 em: 19 de Novembro de 2020, 20:19 »
Então, só o jm é que publica modelos 3D? Mais ninguém faz nada, é tudo só a sacar da net e a imprimir ;D ?

Este tópico devia estar noutro sub-fórum, não tem nada a ver com Electrónica.
By the way, o quick edit está estragado, quando damos ordem de gravar ele diz que a mensagem está vazia.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Impressora 3D
« Responder #43 em: 19 de Novembro de 2020, 21:02 »
Agora que já andei umas voltinhas com a impressora já posso dizer algumas coisas. Nunca antes tive qualquer contacto com impressão 3D, sou um noob total.

Comprei a Ender 3 Pro. Tive que aliviar o parafuso que controla o aperto do filamento, estava tão apertado que em algumas impressões com muitos backtrack partia o filamento.
Também tive que meter um "calço" na lateral da PSU que encosta à coluna vertical, pois de outra forma ao apertar os parafusos ela ficava desviada para dentro e a cama batia lá.
Uma cena chata no desempacotar foi que eu não fazia a menor ideia, nem eles avisam, que o veio roscado vertical vem dentro duma das extrusões.... e claro que assim que tirei o plástico inclinei um pouco e ele deslizou directo ao chão.
Não percebo porque é que a ventoinha constante está sempre ligada.... é que ainda por cima aquilo é a coisa que faz mais barulho de toda a impressora. Ainda vou ter que mexer naquilo para só ligar quando está em impressão (por exemplo quando o extrusor está alimentado).
A cama não é extremamente plana (ou o eixo do X, ainda não concluí)... Ainda assim dá para imprimir a generalidade das coisas sem problemas. Um raft resolve muitas coisa apesar de ser chato de tirar e adicionar algum tempo à impressão.

O branco natural é um branco com algum brilho e translucência. O 1º rolo que comprei foi um PLA Fil3D Branco Natural Inzea da Tucab (uma empresa Portuguesa que produz filamento). Depois comprei um PLA preto também da Tucab mas de um outro "grade", 4032D (que é o "normal" deles). A diferença que vejo entre eles é que o Inzea (que eles também chamam "PLA Pro") verga um pouco mais sem partir.
Zonas mais finas do Inzea branco natural ficam meio translúcidas. Qualquer defeito ou irregularidade de impressão nota-se muito quando impresso com este filamento por causa desta translucência quando é mais fino. Isto foi bom porque mostrou-me muitos detalhes de impressão que eu não percebi com o filamento "branco fosco homogéneo" que vem com a Ender, e tive oportunidade de melhorar as minhas impressões.

Só experimentei o (Ultimaker)Cura e o Slicer. Queria muito usar o Slicer porque corre em Linux mas ele faz algumas asneiras que eu ainda não percebi porquê e desisti. No Cura os perfis default para a Ender (qualidade baixa, standard, dinâmica ou alta) funcionam muito bem, mas se optimizarmos as coisas manualmente podemos imprimir bastante mais depressa... embora no final o ideal é quase ter um perfil para cada modelo. Há sempre alguns aspectos que têm que ser optimizados para cada modelo se quisermos imprimir depressa e bem. O Cura tem tendência para me deixar louco... porque demora imenso tempo (muitos segundos) a trocar entre perfis e noutras operaçoes simples relacionadas com os parâmetros... já dei a volta áquilo e não percebo porque faz isso (fica a ocupar CPU).

Acho que há muito por melhorar nos slicers. Eles vão ter que começar a olhar mais para a geometria dos modelos e a tomar decisões específicas acerca de como imprimir certas partes. Acho que é isso que está a faltar para melhorar a qualidade das impressões (logo à primeira e sem mexer no perfil) e tirar ao utilizador o ónus de ter que andar a ajustar parâmetros.

O último tweak que fiz nos meus perfis rápidos no Cura para a Ender foi corrigir um problema de levantamento dos cantos na base do modelo. Após algumas camadas (alguns mm), alguns cantos simplesmente levantavam da mesa e ficava com a impressão deformada, com o PLA que mencionei atrás. A partir da 2ª camada baixei a temperatura do extrusor (220º -> 215º) (mais alta na 1ª para aderir melhor à mesa), acelerei a ventoinha (para não deixar o plástico a encolher lentamente) e reduzi a temperatura da cama (60º -> 45º) (a 45º o plástico já não fica molenga e portanto não deforma).

E ter que comprar filamento ao Kg é muito chato.... especialmente com tantos que era fixe experimentar. Já me apetece começar a vender filamento "ao metro" :D ...
« Última modificação: 20 de Novembro de 2020, 12:02 por Njay »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Impressora 3D
« Responder #44 em: 20 de Novembro de 2020, 10:49 »
Um colega meu com uma ender pro queixa-se do mesmo, da mesa afundar no meio. É meio chato, a base de origem tem boa aderência e tem a vantagem de dar para tirar. O mais liso é o vidro (que é o que uso), mas a aderência tem manha. Há quem use borosilicato (pirex), mas eu usei vidro de janela que encontrei no lixo e até 60º tem-se aguentado bem.


Zonas mais finas do Inzea branco natural ficam meio translúcidas.

Parece que tens filamento ideal para litophanes. É quase um segredo da impressão 3D, há muita informação mas parece que quase ninguém fala neles, e os resultados são espetaculares!
« Última modificação: 20 de Novembro de 2020, 10:56 por jm_araujo »