collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Cortes de Energia Elétrica  (Lida 2008 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Cortes de Energia Elétrica
« em: 10 de Janeiro de 2021, 12:51 »
Olá a todos, nestes últimos dias tenho tido quedas de eletricidade devido a cortes da EDP, ao início pensei que fosse um problema meu, pois era apenas na minha casa, o prédio tinha luz e os vizinhos ao lado também. Abri avaria via apoio EDP Distribuição e disseram que iam enviar uma equipa.. nunca chegou.

De terça para quarta foi quando ocorreu o 1º corte, depois quarta às 10:30 da manhã foi restabelecida. Tudo ok.

Quarta às 22:00 voltou a falhar e só voltou no dia seguinte às 18:30, para depois falhar novamente às 21 e só aparecer de madrugada já de quinta feira..

Não tinha qualquer feedback às avarias que abri via telefone e via App (App essa que é muito estranha, podemos abrir umas 20k avarias que aquilo aceita sempre e desaparecem, não ficamos com histórico nem qualquer acompanhamento), siceramente pensei que fosse melhor.

Das N chamadas que fui fazendo e das poucas (3) que consegui que me atendessem, uma das operadores referiu que de facto havia uma avaria que me afetava.

Entretanto com o Facebook percebi que havia mais pessoas na zona com o mesmo problema e mais tarde pela SIC vi uma notícia de falhas e cortes da EDP noutros locaia (Amadora, Odivelas, etc.). Pessoas com máquinas de lavar avariadas, que estavam a lavar quando a luz falhou etc. Por acaso aqui em casa tivemos sorte, a máquina tinha acabado precisamente no momento em que a luz faltou. Mas já a TV e PCs estavam ligados.. Até tenho receio de ligar a impressora 3D.. não vá falhar a meio de uma impressão..

Posto isto, dizem ue é um aumento do consumo devido ao frio que se faz sentir, até percebo, mas e nos outros anos? Isto nunca me tinha acontecido, o que é pode falhar (tecnicamente) na rede de distribuição para que isto aconteça? É apenas curiosidade minha..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Cortes de Energia Elétrica
« Responder #1 em: 10 de Janeiro de 2021, 13:16 »
Em teoria todos pagamos a aluguer/potência contratada para que a EDP/REN saiba qual a potência instalada e tal nunca acontecer, mas parece que não é bem assim..
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Cortes de Energia Elétrica
« Responder #2 em: 10 de Janeiro de 2021, 20:30 »
Então! Não há nenhuma rede de distribuição com capacidade para 100% de capacidade para 100% dos clientes. Era um enorme desperdício de recursos e dinheiro e ninguém teria dinheiro para pagar o serviço prestado.
É um jogo de equilíbrio constante entre os custos e qualidade de serviço, e é dos principais problemas que os engenheiros (de todas as áreas) tem de  dar resposta.
Até me veio às memória os Erlangs na faculdade....
 

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Cortes de Energia Elétrica
« Responder #3 em: 13 de Janeiro de 2021, 11:58 »
Então! Não há nenhuma rede de distribuição com capacidade para 100% de capacidade para 100% dos clientes. Era um enorme desperdício de recursos e dinheiro e ninguém teria dinheiro para pagar o serviço prestado.
 

Isso percebe-se, m mas não se percebem outras duas coisas:
  1 - Porque a EDP disse quando criou a taxa de potência contratada que ela servia para garantir que haveria sempre capacidade suficiente
  2 - Por que a EDP não avisa que se está a chegar ao fundo do tacho?

Entretanto, se derem aqui uma vista de olhos, percebem por que isso acontece.

https://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/InformacaoExploracao/Paginas/DiagramadeProdu%C3%A7%C3%A3oE%C3%B3lica.aspx

O que não se percebe é por que insistem em demolir centrais térmicas (Sines, por exemplo).

SC

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Cortes de Energia Elétrica
« Responder #4 em: 13 de Janeiro de 2021, 21:37 »
Nunca tive grandes problemas (A não ser com trovoadas muito intensas)
Lembro-me que ha +15 anos onde morava, numa zona central numa cidade, as falhas eram constantes.

Depois disso, muito raramente me lembro de falhas de energia
No ano passado só me lembro de uma que durou ainda 1 ou 2 horas.