collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Inverno, aquecedores electricos "eficientes"  (Lida 1545 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Inverno, aquecedores electricos "eficientes"
« em: 19 de Janeiro de 2021, 10:44 »
Há sempre a discussão no inverno, qual a melhor forma de aquecer, qual a mais eficiente.

No caso do aquecimento eletrico,
todos os artigos que leio sobre o tema, não tem rigor ou analise "científica" e ignoram sempre que todos os métodos de aquecimento eletrico, (à exceção de Ar-Condicionado / Bomba Calor) a razão é sempre: 1 unidade de energia gera 1 unidade de calor.

Alguem conhece um bom artigo, com credibilidade, sobre o tema, que compare convecção e radiação e desfaça os mitos?
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2021, 10:51 por KammutierSpule »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Inverno, aquecedores electricos "eficientes"
« Responder #1 em: 19 de Janeiro de 2021, 15:07 »
Eu suponho que dará umas discussão infinita porque na verdade não será uma questão de eficiência mas do grau de conforto que satisfará ou não em função do que custa.

Exemplo (não entrando em bombas de calor). O termoventilador aquece rapidamente o ar mas faz barulho e tem tendência a arder. O aquecedor a óleo não tem tendência a arder, aquece mais junto ao tecto que na zona do solo e não faz ruído.  A escalfeta (aquela coisa que se coloca debaixo dos pés) gasta menos que os restantes, é confortável, mas tem que se ficar sentado. A eficiência dos 3 é a mesma.

Os velhotes tendem a gostar da escalfeta e depois arranjam problemas circulatórios graves por inactividade física.

SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Inverno, aquecedores electricos "eficientes"
« Responder #2 em: 19 de Janeiro de 2021, 16:55 »
Concordo, depende muito da experiencia pessoal. Tens muito tipos de aquecedor, mais rápidos vs que vão radiando lentamente, que aquecem o ambiente vs que radiam infravermelhos e só dão calor quando ligados e em frente deles, com ventilação forçada ou só convecção.
Acho que não há nenhum melhor que outro, a prova é que nas lojas se vendem de todos. Depende do gosto ou do fim a que se destina.

Lembrei-me até deste vídeo. A minha reação foi achar que era um aquecedor "parvo", mas depois de ver o vídeo, na utilização que o autor lhe dá faz todo o sentido. Com uma invenção à mistura ainda melhor :D