collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: motores dc  (Lida 11079 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: motores dc
« Responder #15 em: 03 de Julho de 2011, 23:44 »
boas pessoal eu estou aqui a postar uma pergunta que é Aonde e que eu posso encontrar motores dc de 12v com redutor que tenham bastante força?
Eu gostava que fossem do estilo destes
pois manda-los vir dessa loja e complicado e não sei se compensa pois fica quase mais caro o envio do que os próprios motores ou seja e eu estou a falar de dois motores.
Espero que me respondam

nao é dum pára-brisas é um motor/elevador de janelas.
Eu tenho um, mas faz-me falta a mim... se tivesse mais, ou se conseguir arranjar outro arranjava-te um tb..

pra que keres um motor com redutor e com força? explica a tua necessidade pra ver se tenho ou arranjo-te alguma coisa porreira!

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: motores dc
« Responder #16 em: 04 de Julho de 2011, 00:03 »
eu vou precisar de dois para fazer uma coisinha assim deste tipo
eu precisava de uns transistores potentes para aguentar com eles
A minha ideia é utilizar uma ponte H daquelas do xicombd para cada motor
Alguma ideia onde arranjar os transistores de preferencia em Portugal????
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: motores dc
« Responder #17 em: 04 de Julho de 2011, 00:59 »
Que eu conheça, não há. Os transístores de tipo P em geral são mais lentos e portanto os fabricantes não investem muito neles. O melhor MOSFET tipo P que eu já encontrei é o IRF4905, que faz 20mOhm, mas só 1 é pouco para 30A contínuos (dissiparia 18W em calor, e muito mais que 18W durante PWM!), por isso terias que ter no mínimo 2 ou 3 em paralelo.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: motores dc
« Responder #18 em: 04 de Julho de 2011, 01:03 »
ou seja de eu meter dois transístores de 19A fico com 38A max.????
Se for assim presisava de alguem que soubesse trabalar com o eagle para adicionar mais transistores na placa do xicombd
mas penso que so seja necessario fazer isso nos transistores tipo P para nao deixar a placa enorme
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: motores dc
« Responder #19 em: 04 de Julho de 2011, 19:41 »
Se meteres em paralelo MOSFETs (bipolares não dá, pelo menos não directamente) aumentas a corrente que por lá pode passar (cada MOSFET com a sua resistência de base). Não podes é fazer contas com a corrente máxima que diz nas datasheets, porque esses valores são medidos em condições muito optimistas. É melhor fazer as contas à potência dissipada.
Se trocares os MOSFETs P na placa do xico por estes IRF4905 podes ter maus resultados, também não dá para trocar simplesmente e esperar que vá correr tudo bem. O design desse circuito não garante que não há "passthrough"; isto é quando um P e um N estão ligados ao mesmo tempo, ainda que por breves momentos, criando um curto circuito na alimentação e rebentando os MOSFETs todos em muito menos de 1s.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: motores dc
« Responder #20 em: 04 de Julho de 2011, 20:07 »
se queres fazer um tanque, pk n usas os motores dc de aparafusadoras co fez o XicoMBD e o Amando?

O tanque do amando (n faço ideia k controladora usou, mas pergunta-lhe):
https://www.facebook.com/home.php#!/photo.php?fbid=2022851622333&set=a.1964153994929.109403.1575265174&type=1&theater

O tanque do XicoMBD:
http://www.franciscodias.net/robots/the-tank-project

Se achas k keres um movimento  mais slown e com maior binario, podes fazer n ligando directamente o motor à roda motora, mas arranjar um conjunto pinhão-roda dentada pra desmultiplicar o movimento ou entao dois tambores e uma corrente, tipo usando um o'ring... e os tambores fazes na boa em madeira!


Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: motores dc
« Responder #21 em: 04 de Julho de 2011, 21:49 »
sim eu estive a ver e reparei que nos carros os motores que são usados para subir as janelas têm um fusível de 20 A e isto para os dois e muitas vezes são ligados ao mesmo tempo e o fusível que eu saiba ainda não queimou por isso se eu metesse dois transistores tipo P e metesse um fusível em cada motor podia prevenir dar cabo dos mosfet's
mas agora também gostava de saber como e que se pode prevenir o tal curto circuito pois eu vou usar um radio controle e o codigo que eu tenho isso e possivel que aconteça
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: motores dc
« Responder #22 em: 05 de Julho de 2011, 21:57 »
pessoal desculpem o multipost mas eu  precisava de ajuda para alterar a ponte H do xicombd de maneira que fosse no passthrough pois eu não quero andar a trocar de mosfets cada vez que o meu dedo se desviar um bocado ao conduzir o tank mas agora para esclarecer umas duvidas este tank terá que ter força para poder puxar no mínimo um pequeno reboque para transportar algumas coisas e
tera que ter alguma força para poder andar em qualquer terreno e subir terrenos com grandes inclinações pois eu no futuro pretendo inserir alguns sensores um modulo gps e uma camera sem fios para o puder mandar em "missões de patrulha" de por isso tera que ter alguma autonomia
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: motores dc
« Responder #23 em: 05 de Julho de 2011, 22:20 »
Esse circuito tem que ser muito bem pensadinho. E além que de vai precisar de espaço, essa PCB.

Mesmo que se coloquem MOSFET de potência, tem que se usar um bom dissipador para esfriar os picos de corrente que o motor vai precisar. Já para não falar do funcionamento normal.

E, como estamos a falar de uma carga indutiva, o motor, não esquecer que vai haver muita energia electromagnética guardada nos enrolamentos do motor, que tem que ser dissipada quando se desliga a alimentação do mesmo.
Essas centenas de volts geradas (sim, centenas) podem arruinar o MOSFET prematuramente, e/ou o resto do circuito.
Circuitos Snubber especiais, para estas cargas, devem ser desenhados/adicionados a cada braço da ponte-H, para que haja protecção continua.

Estas considerações podem ser desprezadas em cargas miniatura, como são os carrinhos/robots-pequenos, pois os motores são de potência quase desprezivel.

Cargas grandes, como esses motores, devem ter os circuitos de comando protegidos.


Mesmo usando relés, os contactos devem ser "snubbados" :), para evitar o arco eléctrico ao desligar os mesmos.


Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: motores dc
« Responder #24 em: 05 de Julho de 2011, 22:28 »
Eu tenho muito tempo pode assim dizer-se para realizar este projecto mas gostava de o acabar para o fim deste verão.

Eu faço o que for necessário (a não ser que o preço seja elevado) para melhorar a ponte H pois o projecto em que eu as quero usar vai ter muito espaço por isso o tamanho não é importante

Só uma informação eu quero usar uma ventoinha de um computador por cima de cada ponte H
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: motores dc
« Responder #25 em: 05 de Julho de 2011, 23:07 »
A ventoinha vai-te ajudar no calor, mas não vai ajudar aos Volts extra que os MOSFET não podem suportar.
Cuidado com isso.

Procura no Google sobre Snubber Network, ou parecido. Há muita informação de como os fazer.


Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: motores dc
« Responder #26 em: 06 de Julho de 2011, 00:31 »
se eu usar uns condensadores potentes claro não conseguirei eliminar isso?
« Última modificação: 06 de Julho de 2011, 10:16 por dvdt »
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: motores dc
« Responder #27 em: 06 de Julho de 2011, 00:35 »
É muito mais que condensadores.
Isso para ser bem feito é usar half bridge drivers que tratam de gerar o sinal com a voltagem certa para os mosfets e te dão isolamento galvanico, não queres um mosfet a entrar em curto e dar-te com a tensão dos motores na electrónica de 5v ou 3.3v, ai vai ponte H, electrónica, e talvez até motores e baterias se elas não gostarem de curto-circuitos.

Uma ponte H para correntes elevadas é tudo menos uma coisa trivial e se não a sabes desenhar, dificilmente em 2 meses o vais aprender se não tiveres boas bases de electrónica.
Avr fanboy

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: motores dc
« Responder #28 em: 06 de Julho de 2011, 10:21 »
eu praticamente só sei mesmo as bases da electrónica mas eu tenho muita gente que me pode ajudar mas eu queria começar as fazer as coisas por mim mesmo de maneira que pudesse aprender mais

Mas eu penso que se voces me derem umas dicas eu me vou conseguir safar deste problema
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: motores dc
« Responder #29 em: 06 de Julho de 2011, 12:02 »
1 ou 2A é uma coisa, 20 ou 30A é outra, dá para rebentar pistas de um pcb e matar mosfets a torto e a direito em milisegundos.
Avr fanboy