collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fonte de bancada avariada  (Lida 4491 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Fonte de bancada avariada
« em: 12 de Fevereiro de 2013, 16:16 »
Olá, há uns anos comprei esta fonte e pouco a usei.. pois passado um tempo vi que as voltagens de saída não estavam bem, alguém sabe pq é que isto acontece? não sei a a mande já para o lixo..:








Não sei se ficou assim por alguma vez ter ligado algo de errado ou se já vinha com defeito.. as voltagens não batem certo e são muito elevadas..:


Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Fonte de bancada avariada
« Responder #1 em: 12 de Fevereiro de 2013, 16:59 »
isso pode ser do multímetro, reparas-te que sem a fonte ligada ja tinhas 2.7v?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fonte de bancada avariada
« Responder #2 em: 12 de Fevereiro de 2013, 17:05 »
isso pode ser do multímetro, reparas-te que sem a fonte ligada ja tinhas 2.7v?

humm por acaso agora testei medir umas pilhas e os valores tb nao batem certo.. raios estragou.se tb! A fonte não está bem que eu sei pq antes medi-a com outro multimetro que foi substituído por este há uns tempos.. pelos vistos já foi  ???

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Fonte de bancada avariada
« Responder #3 em: 12 de Fevereiro de 2013, 17:08 »
isso pode ser do multímetro, reparas-te que sem a fonte ligada ja tinhas 2.7v?

humm por acaso agora testei medir umas pilhas e os valores tb nao batem certo.. raios estragou.se tb! A fonte não está bem que eu sei pq antes medi-a com outro multimetro que foi substituído por este há uns tempos.. pelos vistos já foi  ???


referi o multímetro porque o meu também anda assim na medição de valores..

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fonte de bancada avariada
« Responder #4 em: 12 de Fevereiro de 2013, 17:11 »
Não sei que diga, ao medir uma pilha de 9v que está quase vazia diz que tem 8.46v qdo na realidade não tem, mas depos ao medir uma pilha de 1.5v já me diz bem (1.4v)

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Fonte de bancada avariada
« Responder #5 em: 12 de Fevereiro de 2013, 17:27 »
experimenta com outro multimetro ou se tiveres um regulador de tensao, ligas a fonte e medes a tensao, e assim tens mais certas do que se passa..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de bancada avariada
« Responder #6 em: 12 de Fevereiro de 2013, 17:39 »
Essa pcb tem muito mau aspecto, ficou mal lavada, está cheia de residuos de fluxo, e a solda em si tambem não é das melhores não, isso dá ideia de ser um transformador com vários enrolamentos, e o selector muda entre os vários enrolamentos, tem um retificador e um condensador ou dois, não vejo ai nenhum IC para regular a tensão, se assim for é normal teres mais voltagem em vazio, porque o transformador sem carga dá-te uma voltagem mais elevada.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fonte de bancada avariada
« Responder #7 em: 12 de Fevereiro de 2013, 19:00 »
Esse tipo de fonte só dá o valor certo caso tenha em carga os 2A, caso contrário o valor de saída é muito superior.
Como o Senso disse, sem IC de regulação não é possível ter a tensão certa, o que pode ser implementado caso tenhas alguns conhecimentos e ficas com uma fonte de bancada mais fiável.

Fiz o mesmo com um transformador de 1A, agora tenho 600mA mas os valores estão certos, prefiro assim.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fonte de bancada avariada
« Responder #8 em: 12 de Fevereiro de 2013, 20:19 »
Ah então é mesmo feitio da fonte, tb me pareceu que a pcb estava com umas cores muito estranhas.. testei medir com um "Mini Digital Voltmeter 0-30VDC ":



O resultado é +/- o mesmo de facto.. um IC regulador seria algum circuito com um LM317 ?


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de bancada avariada
« Responder #9 em: 12 de Fevereiro de 2013, 20:42 »
Sim, o mais básico e comprares um transformador ai de 16-18v AC, retificar, filtrar, usar um LM317 em TO-3 num dissipador grande, e um potenciometro, ou em vez de um TO-3 usar em TO-220 e adicionar um transistor para mais corrente de saida, tanta um circuito como outro estão na datasheet do LM317, o unico senão é que a voltagem minima será de 1.25v se não tiveres uma voltagem negativa, mas se não te fizer diferença é um circuito muito simples e prático.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fonte de bancada avariada
« Responder #10 em: 13 de Fevereiro de 2013, 20:30 »
O LM317 funciona bem com um transístor TO3 como o MJ15004, é barato e de simples montagem.
O que pode acontecer é não ficares com os 2A em 12V, mas isso não é de preocupar.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fonte de bancada avariada
« Responder #11 em: 13 de Fevereiro de 2013, 21:20 »
Se quiseres uma fonte que vá até zero, procura um esquema com um ampop. Mais logo vou ver se encontro um que usei há umas semanas para substituir o miolo duma fonte. Basicamente levou uma tensão de referência de precisão (TL431), um LM358 (ampop), um darlington com 2N3904 (bipolar NPN baixa potência) e um 2N3055 (bipolar NPN de potência). É fácil de montar eos componentes são baratos e fáceis de encontrar mesmo cá no nosso rectangulo.