collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Atmega32 com Arduino  (Lida 4312 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline terran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Atmega32 com Arduino
« em: 17 de Maio de 2010, 00:58 »
Boas pessoal,

Andei a procurar no fórum e não encontrei, por isso desde já as minhas desculpas se vou repetir o tópico.
Em tempos soube que era possível usar o bootloader de um arduino no atmega8 e assim programar um atmega vulgar. Há coisa de meio ano mandei vir em conjunto com um professor e um colega de vários atmega32, sei programa-los por avr, mas será possível introduzir o bootloader do arduino? Se sim, como?

Desde já os meus agradecimentos-

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Atmega32 com Arduino
« Responder #1 em: 17 de Maio de 2010, 01:02 »
Se isso existe deve haver informação no fórum do Arduino em http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl para o Arduino8 já tinha visto e também já tinha visto para os normais atmega168 e atmega328 mas a 20Mhz. Para o 32 nunca vi nada. Tens sempre o MegaLoad e sempre que usei só posso aconselhar.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Atmega32 com Arduino
« Responder #2 em: 17 de Maio de 2010, 09:18 »
Se o que tens em mente é usar "programas Arduino" no mega32, não vai funcionar.

Offline terran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: Atmega32 com Arduino
« Responder #3 em: 17 de Maio de 2010, 10:51 »
Se o que tens em mente é usar "programas Arduino" no mega32, não vai funcionar.

Não, queria mesmo era usar as bibliotecas do arduino já que ter de as fazer em C para AVR dá muito trabalho. É só mesmo a nível de bibliotecas. Não sei se me faço entender.

Por exemplo, no arduino basta fazer do tipo serial.begin(9600); em C/avr é sempre preciso mais, é preciso andar com os registos de um lado para o outro.
« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 11:42 por terran »

Offline terran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: Atmega32 com Arduino
« Responder #4 em: 09 de Novembro de 2010, 02:31 »
Para não abrir outro tópico aqui deixo, alguém sabe de novidades sobre usar o bootloader do arduino num atmega32? Já li algures que dava mas não sei como o fazer, se alguém souber se dá, como o gravar e assim, agradecia.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Atmega32 com Arduino
« Responder #5 em: 09 de Novembro de 2010, 03:02 »
O atmega32 é bastante diferente do atmega328p usado no arduino, até podes meter lá o bootloader que quiseres, porque para começar o atmega32 tem menos pinos com capacidades pwm, os nomes dos registos são diferentes, muitas coisas diferentes mesmo, e as bibliotecas do arduino não têm o código certo para funcionar com o atmega32, porque é que não fazes tu umas funções para usar o adc, usart, para o pwm e assim?
Podes ver os meus tutoriais sobre como usar C sem funções pipi do arduino com um atmega328p e tirar de lá ideias de como usar C simples e limpinho e criar as tuas funções, até porque todas as bibliotecas que existem para o arduino são cópias(muitas delas mal copiadas) de antigas bibliotecas de outros avr's, logo nem das bibliotecas sentes falta alguma.
Avr fanboy

Offline terran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: Atmega32 com Arduino
« Responder #6 em: 09 de Novembro de 2010, 10:39 »
Olá, és de Aveiro? :D Eu também sou, quer dizer, estou cá a trabalhar  ;)

Eu em C sei trabalhar bem, eu queria era experimentar o arduino mas sem ter de comprar um placa para o efeito se desse e como tenho lá alguns atmega32, aproveitava esses vários e experimentava.

Sendo assim, lá vou continuar com o meu velhinho C :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Atmega32 com Arduino
« Responder #7 em: 09 de Novembro de 2010, 14:16 »
Não sou de Aveiro mas estudo na universidade de Aveiro, o arduino é uma placa para iniciantes que não sabem programar, como já sabes programar os atmega sem recurso ás funções do arduino não ganhas muito com isso, quer dizer, fazes as coisas mais rápido é claro, mas se já usas avr's á uns anos já podias ter criado uma pequena biblioteca tua com essas funções.
Avr fanboy