collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: LR, passado, presente e futuro  (Lida 23011 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #15 em: 22 de Janeiro de 2018, 14:48 »
A quantidade de forums que morreram porque o FB é mais versátil e posso estar no telemóvel, e depois passados 15 dias ninguem encontra nada porque não existe hierarquia de nada, e o search é completamente inutil, mas viva o FB.

De resto, o que se nota aqui é ego, ego e mais ego, se aquele diz que a minha ideia não serve vou escrever uma dissertação sobre um tema random.

Tipo, o que raio têm os PALOP a ver com esta conversa?

É basicamente atirar barro á parede para ver o que cola ???

Qual é que é a utilidade de tudo quanto é tópico divergir para outro assunto completamente á sorte?

Podem-me chamar nomes, mas virarem filósofos num forum de eletrónica quando metade do que dizem não se aproveita, não faz de vocês mais intelectuais nem ganham internet points.

Eu não tenho dito nada, á muito tempo, porque isto vive á base de drama, se querem drama, adicionem 20 moças no FB e vivam as loucuras do drama fabricado ao minuto.

OMG parti uma unha, adeus mundo.

acabaste de dizer tudo.
podia recomendar-te para mudares de nick porque nem Senso fazes nem non-sense consegues ser.
mas isso sou só eu a recomendar.
acertaste em algo, talvez por conheceres demasiado bem quiçá...
"De resto, o que se nota aqui é ego, ego e mais ego,"...

nem todas as dissertaçoes sobre o ego precisam de ser grandes,
podem ser curtinhas como a tua...

;)  ;D ::)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #16 em: 22 de Janeiro de 2018, 14:53 »
Acho que estás a exagerar e a tratar casos individuais como se fossem norma.

Em todo o caso, cada um da a essas pessoas a relevância que pretende. Tal como não podemos obrigar as pessoas a virem cá, não devíamos de as impedir (salvo casos extremos).

Normalmente ignorar é a melhor resposta.

Tens razao Tiago na parte sublinhada. mas tambem no resto do "escrito".

mas se calhar tambem é porque a maior parte dos membros desta comundidade deixaram de dar relevancia aos DDT's do LR é que acaba tambem a comunidade luso-robotica por ficar ás moscas...
é uma pescadinha de rabo na boca, ou um loop em linguagem robotica...

Se calhar nesta comunidade em especial o remedio passa por ser medicaçao auto-imposta pelos proprios doentes, para que comecem a sentir-se saudaveis de novo.

Em todas as comunidades de seres humanos, sejam na internet ou numa qualquer esplanada de café, faz sempre falta um pouco de psicologia para manter o ambiente equilibrado. Por enquanto so os robot's ainda nao precisam disso, mas so por enquanto...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #17 em: 22 de Janeiro de 2018, 16:38 »
Normalmente ignorar é a melhor resposta.

Ignorar nunca é a melhor resposta.
Nem nos foruns nem noutro sitio e/ou situação qualquer.

Não me interpretes mal, não ando a ignorar as pessoas que se dirigem a mim, pelo contrário, contudo a experiência leva-nos a identificar quem apenas quer "flame wars", seja online, seja offline.

Se alguém esta parado no transito ou faz algo que não deve, em vez de julgar, dou o beneficio da dúvida, a pessoa ou não sabe o que fez ou está transtornada com algum problema pessoal, deixa-a ir à vida dela em vez de estar a mandar vir.

O mesmo faço online, se alguém simplesmente quer provocar, não estou para ai virado, tenho mais sítios onde investir o meu tempo e o meu estado de espírito, contudo se alguém quiser ter uma discussão pertinente sobre qualquer tema que seja, estou all in e acho que todas as discussões (troca saudável de pontos de vista) são sempre produtivos, quer seja para confirmarmos o nosso ponto de vista, quer seja para mudarmos o nosso ponto de vista sobre determinado assunto, mas decididamente tiram-nos da zona de conforto e fazem-nos sempre aprender, nem que seja aprender a transmitir as nossas ideias de outra forma.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #18 em: 22 de Janeiro de 2018, 16:44 »
Normalmente ignorar é a melhor resposta.

Ignorar nunca é a melhor resposta.
Nem nos foruns nem noutro sitio e/ou situação qualquer.

Não me interpretes mal, não ando a ignorar as pessoas que se dirigem a mim, pelo contrário, contudo a experiência leva-nos a identificar quem apenas quer "flame wars", seja online, seja offline.

Se alguém esta parado no transito ou faz algo que não deve, em vez de julgar, dou o beneficio da dúvida, a pessoa ou não sabe o que fez ou está transtornada com algum problema pessoal, deixa-a ir à vida dela em vez de estar a mandar vir.

O mesmo faço online, se alguém simplesmente quer provocar, não estou para ai virado, tenho mais sítios onde investir o meu tempo e o meu estado de espírito, contudo se alguém quiser ter uma discussão pertinente sobre qualquer tema que seja, estou all in e acho que todas as discussões (troca saudável de pontos de vista) são sempre produtivos, quer seja para confirmarmos o nosso ponto de vista, quer seja para mudarmos o nosso ponto de vista sobre determinado assunto, mas decididamente tiram-nos da zona de conforto e fazem-nos sempre aprender, nem que seja aprender a transmitir as nossas ideias de outra forma.

completamente de acordo.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #19 em: 22 de Janeiro de 2018, 22:18 »
Boas noites, segundo o meu registo já ando por aqui à 7 anos, numa busca rápida pude confirmar que o fórum já existia 3 anos.
Quando entrei a participação geral era considerável, estávamos no boom do Arduino (penso que também eu cheguei até ao fórum através de pesquisas sobre o que era o Arduino) e como tal "toda a internet" fervilhava em volta disso.
Na altura penso que era o único espaço em Portugal onde era discutida a electrónica e robótica enquanto hobby, apesar de nunca ter tido uma expressão enorme online tinha movimento regular com tópicos novos diariamente ou quase.
Entretanto o Boom passou e a comunidade de Users "permanentes" foi diminuindo.
Nos dias de hoje a quantidade de novos users parece-me ser muito reduzida, e o núcleo de Users "permanentes" é praticamente o mesmo que conheci quando entrei.

Quanto a mim esta falta de participação não se deve a "quesílias\guerras" mas sim como diz o Senso à mudança de "modas", hoje em dia a moda é o IOT, tudo o que disser IOT tem audiência garantida é a BUZZWORD do momento.
Ser Maker nos dias de hoje é comprar meia dúzia de módulos chineses e controlar coisas em casa, não se procura saber como as coisas funcionam nem é preciso saber de electrónica pois existem módulos para todos os gostos e feitios a preço da chuva na China. Além de "não ser preciso" procurar informação técnica a ajuda que procuram (no verdadeiro espírito Ctrl C\ Ctrl V Arduino que ainda usam para programar os ESP's) fazem-no por novos meios, Facebook e afins são as BBS's dos dias de hoje. Não foi só Luso-Robótica que sofreu com isso mas muitos outros fóruns.
Por esta mudança de moda o luso-robótica mantém-se praticamente apenas com os users iniciais, aqueles que fizeram o Luso-robótica, apesar de só conhecer um user pessoalmente a ideia que tenho é que este núcleo que existe desde o início quando iniciaram o luso-robótica seriam na sua maioria estudantes com muitas ideias, muitos projectos e também muito tempo para participar\aprender\ensinar, nos dias de hoje estarão todos muito provavelmente na mesma situação que eu, muitas ideias, alguns projectos e muito pouco tempo para os realizar à "custa" do trabalho, família e outras "obrigações da vida adulta".

Infelizmente não vejo melhorias na participação, sei que não será fácil atrair novos users e mais projectos, mas também não quero que a essência do Luso-Robótica mude...

P.S.: Está um pouco confuso, foi escrito aos bocados, mas deve dar para perceber.
P.S.2: Quanto às quesílias talvez amanhã me debruce sobre o tema que hoje já "roubei" muito tempo à família e amnhã o emprego obriga a levantar cedo.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #20 em: 22 de Janeiro de 2018, 23:18 »
Desde logo, o facto de vir aqui opinar só significa uma coisa: suponho que existem muitos users como eu, já com alguns anos de casa, que apesar de não colaborarem diariamente ou regularmente, continuam a ver o fórum. É o meu caso!

Registei-me em 2009, quando os projectos nas cadeiras do politécnico começaram a mexer e quando me envolvi na robótica/eletrónica, e acabei por envolver a LusoRobotica também no FNR2010. Lembro-me bem de telefonar ao Tiago num sábado à tarde a pedir apoios para o FNR2010 e passado umas horas tinha uma resposta positiva de alguém que demonstrava (e demonstra) uma grande dedicação a esta causa. Já aqui o Tiago referiu que a participação no FNR2010 foi uma coisa em grande (não sei se grande demais, nem tenho de saber), mas a verdade é que eram tempos em que o fórum tinha uma grande adesão e movimento de ideias/projectos/conhecimentos. A loja LR funcionava e começava a ter alguma fama.

Mas depois vieram os módulos oferecidos da china pelo ebay, apareceu o face, os milhares de posts e vídeos por essa internet fora que, de uma forma enganosa, já não impulsionam a que a malta se inscreva aqui: é tudo chave na mão, é só encaixar as peças do puzzle e está feito. Ou a malta tem dúvidas sobre copiar/colar código ou a malta tem dúvidas mais aprofundadas pois querem aprender e/ou está na área do desenvolvimento.

Contra mim falo, pois sou moderador de um espaço aqui no fórum sobre o qual não me debrucei devidamente nem impulsionei o que devia. Por falta de tempo, essencialmente.

O futuro: o futuro é feito das pessoas e não tenho dúvidas que existem aqui users com vontade (o pessoal da velha guarda vai-se mantendo) e, acima de tudo, com um conhecimento tremendo das coisas.

Independentemente das coisas: vejam o número de problemas que o LR já resolveu; o número de ajudas que já deu; o número de posts que aqui existem. Portanto, e falo por mim, vale a pena não deixar o barco ir ao fundo!

Nota: será este o momento ideal (apesar de não ser o mais fácil) para um encontro de "LusoRoboticanos"? ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #21 em: 23 de Janeiro de 2018, 11:17 »
Epah vi agora que me inscrevi aqui em 2011, ja la vão quase 7 anos.
Continuo a vir aqui todos os dias, é o meu primeiro bookmark no Chrome  e tudo. Ultimamente não tenho tido projectos de interesse para aqui postar por isso a minha actividade é muito passiva.
Não gosto de envolver nas discussões que andam para ai.
Mas sinceramente gostava de ver este forum renascer com projetos a serio.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #22 em: 23 de Janeiro de 2018, 11:41 »
Eu também ando cá a uns anos, outro problema, é que quem tem hoje em dia projectos assério não partilha, simplesmente vai à caça de uma startup..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #23 em: 23 de Janeiro de 2018, 11:45 »
Um projecto a sério ser material para startup, ou anda tudo convencido que é preciso outro kickstarter para piscar leds com um arduino ou então..
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #24 em: 23 de Janeiro de 2018, 11:56 »
Um projecto a sério ser material para startup, ou anda tudo convencido que é preciso outro kickstarter para piscar leds com um arduino ou então..

Sim bem verdade.. Acredita que já vi muita coisa.. :)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline StarRider

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #25 em: 29 de Setembro de 2018, 21:53 »
Boas,

Entrei no LR em 2009, em 2015 abandonei o LR por vários motivos (apaguei o meu registo e muitos dos meus posts/tópicos) ... desentendimentos com alguns membros e falta de tempo, no entanto este sempre foi de longe o forum de língua portuguesa que mais prazer me deu participar.

É com alguma nostalgia que hoje olho para esses tempos, na altura existiam em médias mais de 100 posts por dia, foi com muita surpresa que hoje ao passar por aqui percebi que o movimento é praticamente nulo. O pessoal migrou para o Facebook ? Para outros fóruns ? Sinceramente não faço a mínima ideia, o que me apercebi foi que muitos ainda continuam a passar por aqui todos os dias ... apenas parece que ninguém tem assuntos para lançar.

Abraços,
PA

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #26 em: 30 de Setembro de 2018, 10:49 »
Viva StarRider, bem-vindo de volta!

Não me lembro de 100 posts por dia, talvez em dias de guerra em algum topico :P

No meu entender, nao vejo que haja aqui muita gente que tenha migrado. Acho que não tem é havido renovação.
Imagino que as pessoas que eram mais activas tenham deixado de estar com tempo disponivel ou desinteressado por actividades da área.

As novas pessoas ( em idade e idade na área ) que começam, devem estar a ir para a outras plataformas: facebook, etc.

Recentemente registei-me num groupo do facebook ( " passo a publicidade " )
www.facebook.com/groups/MovimentoMakerPortugal/

Tem 3500 membros, está "bastante activo", mas só uma duzia de pessoas diferentes é que colocando alguma coisa.

Os grupos do facebook tem a facilidade das pessoas "aderirem" ao grupo, sem fazer parte dele nem participarem.
Facilita tambem colocar mais participaçoes, mas de conteudo pouco relevante.. partilha de outros links ou sites... sem adicionar propriamente discussões.
O formato dos grupos do facebook também, na minha opinião, dificultam o desenvolvimento de discuções mais sérias e dar mais desenvolvimento a topicos mais tecnicos.

Também existe um Slack do http://hardwarecity.org
onde estao algumas pessoas ligadas a hackathon, à criação / empresas de produtos etc. É pouco activo e é um chat.



Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #27 em: 30 de Setembro de 2018, 17:52 »
Discordo com a possibilidade de migração para outros sítios pois o movimento maker que falam é quase tudo importado uns sonoff umas 3d e pouco mais nada de novo em projectos.

A LR é um pouco mais que isso temos aqui pessoas com formação com obra feita basta ver alguns tópicos são um verdadeiro manual .

Na minha opinião  a falta de participação depende de novas ideias e isso prejudica o fórum, alguns tópicos bastante  mastigados .

Penso que a maioria dos membros vem aqui regularmente mas não participa porque não há nada de novo em guerra  ;D ;D ;D

A minha modesta opinião  que não conta para nada ;)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #28 em: 30 de Setembro de 2018, 20:27 »
desculpem o desabafo mais ao fim de duas semanas ja' nao aguentava com os posts do bruno horta nessa pagina tamanha era a desinformacao que era partilhada :|

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #29 em: 30 de Setembro de 2018, 23:35 »
desculpem o desabafo mais ao fim de duas semanas ja' nao aguentava com os posts do bruno horta nessa pagina tamanha era a desinformacao que era partilhada :|

Ainda nao devo ter feito duas semanas  ;D
..acho que compreendo o desabafo, mas no entanto... nesse sentido..  havera pessoas que se identificam mais com esse estilo de pessoas e forum.

Tambem de certa maneira poderiamos comparar o forum zwame, haveria topicos que poderiam ser discutidos aqui tambem ou viceversa, mas os utilizadores nao mudam muito de foruns ao mesmo tempo.