collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Primeira tentativa em consertos electrónicos  (Lida 8458 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Primeira tentativa em consertos electrónicos
« em: 22 de Outubro de 2012, 21:16 »
Tenho cá em casa um Video Cassette Recorder Sony SLV-SE 300 que está avariado.
Queria ver se o consertava só por uma questão de prática porque mesmo que o consiga consertar vai ser para retirar tudo o que conseguir.

Por onde devo começar? (vou pôr por passos, a ideia é eu e quem quiser descobrir algo do género seguir estes passos para ser mais fácil e eficaz a descobrir a fonte do problema)
1- Já testei o fusível com o multímetro em contínuo e ele apita logo está ok certo? (testei nos dois sentidos e ele apitou nos dois sentidos, mas senão me engano existe um componente qualquer que se apitar dos dois lados significa que está avariado, qual é?)
2- ...
3- ...

Deixo aqui umas fotos do interior para freguês ver, mas também para me puderem ajudar a identificar alguns componentes que não tenho a certeza do que são e para que servem:
A1- Cabeça de leitura (identificado por PDI)
A2- Motor DC
B1: Filtragem de 230VAC, estabilização de onda e picos (identificado por dropes)
B2: Filtragem de 230VAC, estabilização de onda e picos (identificado por dropes)
B3: Transformador por comutação (identificado por dropes)
B4: Filtro HF (identificado por dropes)

EDIT: A foto B, é da placa onde liga a alimentação do vídeo.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, 18:48 por borntonag »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #1 em: 22 de Outubro de 2012, 21:40 »
Pois o meu primeiro pensamento foi: Devem ser os capacitadores mas eles até parecem bem mas devias medi-los com uma cena própria que já não me lembro o nome.
Pois de resto não me parece.
Mas se pensas que são os motores mede a resistência dos filamentos do motor e dos transformadores
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #2 em: 22 de Outubro de 2012, 22:16 »
Eu não penso que seja dos motores, secalhar expliquei-me mal.
O que está nas fotos gostava que me dissessem apenas o que é e para que serve.

Para testar condensadores, li que testava com o multímetro em valores altos de resistência (10k - 1M) e ligava as pontas de acordo com o sentido normal do condensador, se o valor fosse a zero e imediatamente a seguir para infinito está ok, se ficasse em zero está estragado. É isto?

Mas testar isto um a um é coisa para uma tarde inteira lol

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #3 em: 23 de Outubro de 2012, 12:27 »
Qual é a avaria?
O motor a1 é a cabeça de leitura.
Alfredo Garcia

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #4 em: 23 de Outubro de 2012, 16:56 »
Boas,

Citar
Mas testar isto um a um é coisa para uma tarde inteira lol

Ora ai esta uma razão pela qual muitas vezes as reparações são mais caras que comprar certos aparelhos, por vezes o técnico pode demorar minutos como horas a encontrar o prob.

Mas na verdade o que o video faz? ou melhor não faz hehehehe, chega a ligar, não liga....? Se não ligar podes começar por testar a fonte de alimentação, se esta estiver boa passas ao próximo passo, que é testar onde essa fonte liga e testar os componentes nessa "linha".

Abraço. 

Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #5 em: 23 de Outubro de 2012, 17:48 »
Não liga mesmo, portanto a primeira coisa que testei foi o fusível mas acho que está ok.
Agora testo os outros componentes? A placa de alimentação é a que tem os componentes B1,...,B4 que não consegui identificar.

Mas como sugeres que faça?
Resistências - vejo qual é o valor pelas cores e testo para ver se o valor corresponde?
Condensadores - testo como disse em cima ou é preciso algum aparelho próprio?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #6 em: 23 de Outubro de 2012, 18:38 »
B1: Filtragem de 230VAC, estabilização de onda e picos
B2: Filtragem de 230VAC, estabilização de onda e picos
B3: Transformador por comutação
B4: Filtro HF

Dos componentes que escolheste garanto-te que não está nenhum avariado.
Tens alguma tensão nos pinos da ficha de saída?
Troca aqueles 3 condensadores pequenos perto do IC de 8 terminais (IC101).
Se não der em nada, verifica se o condensador grande tem tensão (+-320V), o transistor de potência está em condições.
Existe algum curto nos condensadores de saída (têm de ser medidos)?
Se não for nada disto diria o próprio IC101.

Offline banji

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #7 em: 23 de Outubro de 2012, 18:40 »
boas, Se ele nao liga quer dizer que o problema deve estar na fonte de alimentação, o que eu costumo a fazer quando é assim é o seguinte:

ligo o aparelho à corrente electrica e começo a medir as tensões, começa em 220v depois devera ir ate um transformador para reduzir a tensão , depois deveras ter reguladores de tensao etc... quando vir que deveria ter num local determinada tensao e nao tenho volto atras e vejo aonde esta o problema....

espero que tenha ajudado :)

Offline banji

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #8 em: 23 de Outubro de 2012, 18:43 »
hehehso agora e que vi as fotos ja viste se tem tensao no transformador?? se tiver tudo ok se não pode ser do varistor que nao tenha arrebentado mas esteja danificado basta tirar que fica a funcionar, se tiver tensao no transformador ve aqueles 4 diodos se estao a rectificar depois vê aque ic1 penso ser um acopolador optico ....

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #9 em: 23 de Outubro de 2012, 18:49 »
O transformador é da alta frequência e não se pode medir nada nele a não ser a frequência de funcionamento.
Se um varistor queimar é por pico de tensão e o fusível vai juntamente, pelo que ainda está bom.
O único acoplador óptico é o que está em cima de B3.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #10 em: 23 de Outubro de 2012, 19:10 »
Obrigado a todos pelas respostas, eram mesmo que precisava e estou ainda a estudar o que disseram mas tenho algumas (muitas) dúvidas ;D

Dos componentes que escolheste garanto-te que não está nenhum avariado.
Eu só "escolhi" aqueles componentes porque não tinha a certeza do que são, e a tua resposta era mesmo o que procurava! Não quis dizer com aquilo que eles pudessem estar avariados, só que só estou habituado a ver e trabalhar com resistências, leds, condensadores, bobines, díodos e ampop's.

Tens alguma tensão nos pinos da ficha de saída?
Pode parecer estúpido (estou a iniciar nisto acho que tenho um desconto) mas não sei quais são os pinos que te referes, isto da corrente liga em CN001 que é o que está ao lado do fusível e depois liga à placa do vídeo em CN101 (canto superior direito da imagem).

Troca aqueles 3 condensadores pequenos perto do IC de 8 terminais (IC101).
Se não der em nada, verifica se o condensador grande tem tensão (+-320V), o transistor de potência está em condições.
Existe algum curto nos condensadores de saída (têm de ser medidos)?
Posso ligar a alimentação à placa estando esta fora do vídeo ou vai dar mau resultado?
Como vejo se existe curto nos condensadores? Vejo qual é o valor do condensador e meço aos terminais para ver se corresponde?

Se não for nada disto diria o próprio IC101.
Este IC, e todos os outros, tudo bem que são circuitos integrados mas que funções têm? Este por exemplo qual deverá ser a sua função?

heheh so agora e que vi as fotos ja viste se tem tensao no transformador?? se tiver tudo ok se não pode ser do varistor que nao tenha arrebentado mas esteja danificado basta tirar que fica a funcionar, se tiver tensao no transformador ve aqueles 4 diodos se estao a rectificar depois vê aque ic1 penso ser um acopolador optico ....
O varistor é o que está ao lado do fusível? Como posso medir a tensão no transformador?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #11 em: 23 de Outubro de 2012, 19:29 »
Sim, o conector é esse mesmo, procura pelo gnd e vai lendo as tensões dos terminais para ver se a fonte está mesmo queimada.
Não há problemas em ligar a fonte sem ter nada ligado, tem apenas atenção ao condensador grande e seu circuito positivo, antes de qualquer medição este tem de ser descarregado por resistência +-10ohms mas sem tocar nos seus terminais obviamente.
Podem haver condensadores em curto isso acontece muito nas fontes de PCs entrando em esforço, colocas o multímetro em ohms e medes a resistência de cada um.
O IC101 regula o dutty cycle e frequência do transístor de potência, recebe um sinal do acoplador óptico e auto-ajusta-se para manter a tensão sempre constante independentemente da corrente consumida.
Os varistor é aquele ao lado do fusível e se estivesse queimado até pela foto dava para ver, se o fusível está bom esquece passa à frente.

O transformador é de ferrite por comutação, não funciona a 50Hz mas a uma frequência por volta dos 50kHz a 200kHz, assim pode ser mais reduzido e controlado, procura informações sobre eles, quase todas as fontes têm um.
A tensão deste transformador não pode ser medida, mas podes medir pelo cátodo do D30 e GND (o maior díodo)

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #12 em: 23 de Outubro de 2012, 19:47 »
Melhor não podia pedir, muito obrigado ;) embora tenha de estudar e ver uns vídeos para ver se encaixo bem algumas das coisas que falaste.

Como descarrego o condensador por resistência, é pôr uma resistência aos terminais sem tocar com as mãos nos mesmos?
Tenho aqui um pdf que diz "short out the leads to the capacitor for at least a second to discharge it." Isto serve para os mais pequenos é?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #13 em: 23 de Outubro de 2012, 20:00 »
Todos os condensadores devem ser descarregados antes de medidos, ficas sem multímetro ou sem dedos, estando eles no circuito não podes obter grandes informações, por isso tens de os sacar e descarrega-los directamente 1seg, os maiores não recomendo descarregar directamente por shunt, usa uma resistência de baixo valor. Se tiveres capacimetro também ajuda.

Podes descarregar o maior com uma resistência, mas não toques com os dedos nos dois terminais ao mesmo tempo... quer dizer, podes experimentar mas deixa marca.

ps: a 1ª coisa que se faz ao reparar uma fonte comutada é trocar todos os condensadores pequenos, são baratos e ao secarem com o calor vão perdendo capacidade aumentando a tensão de saída entre outros problemas.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, 20:09 por dropes »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #14 em: 23 de Outubro de 2012, 20:14 »
Reparei num pormenor a fazer zoom na imagem, existem 2 resistências-fusível R105 e R107?!, mede a ver se alguma está aberta.