collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Starman  (Lida 6566 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Starman
« em: 07 de Fevereiro de 2018, 14:27 »
Já que ninguém fala nisto... vai um manequim num fato espacial sentado num Tesla Roadster a caminho de uma órbita perto de Marte. Também um grande projecto robótico (não o carro em si :) ).

(imagens tiradas do live feed)



Que dizer... boa viagem :D!
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2018, 14:29 por Njay »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Starman
« Responder #1 em: 07 de Fevereiro de 2018, 14:59 »
 O Stig desta vez excedeu-se (mais fãs do TopGear original?)

Estive para postar ontem mas fiquei sem bateria no tablet :)
O lançamento foi qualquer coisa. Não o apanhei LIVE (hora de jantar), mas vi-o com 30 minutos de atraso, quase conta.
O aterrar dos boosters laterais em paralelo é quase de ficção científica.
O "Life on Mars" do Bowie não podia ter sido mais apropriado.
E dei uma gargalhada quando vi a referência ao "The Hitchhiker's Guide To The Galaxy"
E segundo o Musk no twitter queimaram um bocado a mais e em vez de Marte vai até à cintura de asteroides!


PS: Sou o único que ao ver as aterragens verticais se lembra do Hergé?

« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2018, 15:03 por jm_araujo »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Starman
« Responder #2 em: 07 de Fevereiro de 2018, 15:29 »
O Stig desta vez excedeu-se (mais fãs do TopGear original?)

Lol!!!...

Citar
O aterrar dos boosters laterais em paralelo é quase de ficção científica.

Foi brutal. O próprio Musk disse na conferência de imprensa qualquer coisa como "uau, foi mesmo como na simulação".

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Starman
« Responder #3 em: 07 de Fevereiro de 2018, 16:56 »
estou completamente fora deste assunto mas peço a vossa ajuda para entender a finalidade de enviar um Tesla para a cintura de esteriodes

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Starman
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro de 2018, 17:33 »
Primeiro teste funcional do foguete Falcon Heavy.
O Tesla Roadster serviu de lastro do teste, e como é uma empresa privada, o Musk mete o que quer no foguetão. Neste caso o retorno que está a ter em publicidade é claro está uma valente cereja no topo do bolo!
Podia ter metido uma caixota com pedras, mas não tinha tanta pinta ;D

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Starman
« Responder #5 em: 07 de Fevereiro de 2018, 20:39 »
Citar
O aterrar dos boosters laterais em paralelo é quase de ficção científica.
Foi brutal. O próprio Musk disse na conferência de imprensa qualquer coisa como "uau, foi mesmo como na simulação".
nao estou bem a par da qtidade exacta das tentativas/testes que fizeram aos landings verticais dos foguetes auxiliares, mas aquilo acho que andou nos 50-50.. aqueles que fizeram numa plataforma no mar, acho que nao tiveram sucesso em nenhuma situaçao (pelo menos nao me apercebi ver um sucesso numa dessas plataformas dessas. Claro que nesta situação deverá ser o triplo da dificuldade).
O landing ao mesmo tempo (nao creio que foi propositado ter tal sincronismo e o landing foi independente em cada um, mas como correu em ambos em ciclos mais ou menos iguais, aquilo acabou por coincidir com o landing ao mesmo tempo) e mesmo que corresse mal num, penso que criaram uma distancia de aterragem mais ou menos segurança pra que a queda dum deles nao destruisse tb o outro (penso eu de que). Alguem faz ideia a que distancia estavam os ptos de aterragem dos foguetes um do outro? É que tb aquela filmagem no angulo de registo engana mto qto à distancia real de ambos os foguetes.

Citar
E segundo o Musk no twitter queimaram um bocado a mais e em vez de Marte vai até à cintura de asteroides!
6 meses pra ir a marte, ai jasus..acho piada qdo falam de planetas gémeos ao da terra a milhoes de anos luz como se fosse uma esperança pra uma segunda casa qdo destruirmos completamente o nosso planeta..

estou completamente fora deste assunto mas peço a vossa ajuda para entender a finalidade de enviar um Tesla para a cintura de esteriodes
eu ouvi/li qq coisa sobre o facto de ser teste de uma carga com uma inercia complicada e pra testar os calculos complicados pra corrigir uma carga pouco ou nada centrada.. mas aquilo "acabou" por ser um mega golpe publicitário... porque bem podia ter alugado pra levar um satélite ou um roover pra ir a marte resgatar o computador que Matt Damon deixou em marte qdo ficou abandonado por mais de um ano XD


p.s.: só fiquei a saber agora nas noticias, mas o foguetão central devia ter aterrado na tal plataforma no mar e falhou a plataforma por falta de "combustivel"... vao ter de destruir aquela plataforma porque está embruxada! lol
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2018, 20:51 por Hugu »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Starman
« Responder #6 em: 07 de Fevereiro de 2018, 21:13 »
É isso, o Tesla fez parte do lastro, payload de teste. Aparentemente era o carro do próprio Musk. Como era o 1º voo do foguetão (Falcon Heavy), nenhuma empresa ia meter lá o seu satélite ou a sua carga.

Tendo em conta que a capacidade de carga é de 16.8 toneladas (nos voos para os arredores de Marte) e o carro de certeza que pesa menos de 2 ton, penso que devem lá ter metido alguma carga "dummy" extra, apesar de não ter ouvido falar nisso.

O Musk disse que não estavam a contar com a recuperação de nenhum dos 3 rockets, portanto o que quer que fosse recuperado era lucro. Ele disse até que, se tivesse que escolher recuperar alguma coisa, escolhia recuperar as asas "grelha", que são extremamente caras e difíceis/morosas de fabricar (feitas de titânio).

O rocket central era para aterrar na plataforma marítima mas falhou porque 2 dos motores não re-arrancaram. O rocket não conseguiu travar o suficiente e aterrou na água a ~500 Km/h a 100m da plataforma, mas como o embate foi tão grande voaram destroços para todo o lado e 2 dos motores da plataforma sofreram danos e ficaram inoperacionais (a plataforma é operada remotamente).
Acho que me lembro de ter havido pelo menos uma aterragem marítima bem sucedida.

Pelas imagens que já vi, estão pelo menos 3 camaras apontadas ao carro, de frente, de lado e uma "ao ombro" do Starman. As imagens que meti no 1º posta são das camaras de frente e de lado. O payload está em rotação, não sei se foi propositado, para irmos vendo o fundo a mudar.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2018, 21:19 por Njay »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Starman
« Responder #7 em: 07 de Fevereiro de 2018, 21:58 »
nao estou bem a par da qtidade exacta das tentativas/testes que fizeram aos landings verticais dos foguetes auxiliares, mas aquilo acho que andou nos 50-50.. aqueles que fizeram numa plataforma no mar, acho que nao tiveram sucesso em nenhuma situaçao (pelo menos nao me apercebi ver um sucesso numa dessas plataformas dessas. Claro que nesta situação deverá ser o triplo da dificuldade).
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Falcon_9_and_Falcon_Heavy_launches#Flight_landings_by_outcome
Tem bastante sucesso. As primeiras tentativas foram nas plataformas porque se correr mal a vizinhança não se importa, mas depois de atinarem foi sempre a aviar.
Citar
O landing ao mesmo tempo (nao creio que foi propositado ter tal sincronismo e o landing foi independente em cada um, mas como correu em ambos em ciclos mais ou menos iguais, aquilo acabou por coincidir com o landing ao mesmo tempo) e mesmo que corresse mal num, penso que criaram uma distancia de aterragem mais ou menos segurança pra que a queda dum deles nao destruisse tb o outro (penso eu de que). Alguem faz ideia a que distancia estavam os ptos de aterragem dos foguetes um do outro? É que tb aquela filmagem no angulo de registo engana mto qto à distancia real de ambos os foguetes.
soltaram-se ao mesmo tempo e fazem uma rota optimizada de retorno, e perfeitamente natural que aterrem ao mesmo tempo.

Se se estragassem a principal preocupação é com as infraestruturas. Os foguetes por muito bons que estejam não são para reutilizar, vão ser todos desmontados à procura de falhas e possíveis problemas para melhorar os próximos. Eventualemte peças boas poderão ser reutilizadas, mas não é um dos focos deste género de missões (mas no futuro poderá ser por forma a tornar os voos mais baratos). Pensa que todos os Apollo, Soyuz, tanque principal do Space Shuttle, Ariane, Trident e sei lá que mais nunca aterraram nada de volta. Os únicos  que se recuperavam eram os boosters dos Space Shuttles e por vários erros (Ler o 2ª bio do Feynmann) teve como consequência o acidente do Challenger.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Starman
« Responder #8 em: 07 de Fevereiro de 2018, 22:48 »
Espetacular. Acho que a aterragem sincronizado foi só para se exibirem. E conseguiram.

Saudades do TopGear original....

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Starman
« Responder #9 em: 08 de Fevereiro de 2018, 15:04 »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Starman
« Responder #10 em: 09 de Fevereiro de 2018, 10:02 »
Boosters a aterrar e "sonic booms"


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Starman
« Responder #11 em: 09 de Fevereiro de 2018, 10:41 »
Eu sinceramente não tinha lido nada sobre isto e acabei por ver nas notícias à noite e no próprio dia. Depois vi o vídeo do lançamento e sim.. brutal. e quando mostram a parte dos foguetes auxiliares a aterrar é qualquer coisa.. devem ter o patrocínio da DJI  :P

Quanto ao carro é algo estranho, há quem diga que é mais lixo no espaço, mas como não sabemos o que se passa lá para cima, e desde que não nos caia em cima.. é deixá-lo ir :)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Starman
« Responder #12 em: 09 de Fevereiro de 2018, 10:59 »
Já é impressionante assistir remotamente, nem imagino ver ao vivo.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Starman
« Responder #13 em: 09 de Fevereiro de 2018, 11:12 »
Têm aqui o video completo do lançamento e da aterragem dos impulsionadores.
Ja tinha visto o ano passado os videos dos primeiros testes e continuo a ficar impressionado
com esta proeza.
Faz-me lembrar a proeza do Buzz Aldrin e do seu colega...

"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Starman
« Responder #14 em: 12 de Fevereiro de 2018, 02:23 »
Boosters a aterrar e "sonic booms"
bem impressionante a chama que quase é o dobro do foguetao e a descida dos foguetes aos olhos dos espectadores que assitiram ao lançamento, mais que os que passaram na tv (que quase pareciam nao mais que um scketch saído de mais um filme cheio de CGI) e é como diz o tigPT, ao vivo seria mil vezes melhor.
(nao sigo muito, mas impressiona. Era uma coisa que gostava de assistir e estava na minha lista de desejos de assistir um dia e ao vivo a um lançamento de um space-shuttle, mas o tal acidente do Challenger, andava eu na 2ª ou 3ª classe e marcou bastante um gaijo).

Mas tinha ideia que os vai-e-vens eram reutilizados quase integralmente e que apenas retificavam os tijolos esubstituíam os tijolos danificados ..e o acidente fora devido ao descolamento dum dos tijolos por se ter soltado por estar mal colado ou posicionado ja que o escudo termico era feito com tijolos diferentes um dos outros e nenhum era igual a outro...ou isso foi no Colombia..

E o Musk, com este sistema, é a ideia que vende, de poder reutilizar ao maximo os foguetes/foguetoes propulsores, claro que estes primeiros vao ser desmontados até ao ultimo parafuso para verificarem tudo ao pormenores, mas na cabeça do homem aquilo nao é mais que um negocio pra ganhar dinheiro..tvz pra enterrar no projecto do hiperloop...

Aquelas imagens e videos do tesla no espaço é fantochada ou sao mesmo reais? é que entendi que estavam ou iriam emitir imagens reais a partir do carro (terá piada daqui a 6 meses, mas pelo que percebi, vai falhar marte e nao vai ficar agarrado à orbita dele (grande barraca pros tempos actuais..ao que parece o unico sucesso e novidade foi o regresso de 2 dos 3 foguetes propulsores)).

E ninguem conseguiu apanhar a descida do foguete principal, pois nao?
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2018, 02:50 por Hugu »