collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Modificação de lanterna  (Lida 20827 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Modificação de lanterna
« Responder #30 em: 11 de Outubro de 2011, 00:47 »
Jurava que não sabia que isto dava pano para mangas, pensava que isto era uma coisa simples

Resumindo para ver se entendi...

- Para Led´s branco convem sempre arredondar o valor maximo ( vcc) do led para baixo, do tipo 4.8 maximo para 4.5, e o mesmo acontece com a corrente.
Pergunta: então e o resto dos led´s de cor ? posso sempre fazer as contas aos máximos suportados pelo led ? tanto em Voltagem como Amperagem ? e nos led´s UV ?
- Circuito estabilizador de corrente
Pergunta: E o resto dos led´s de cor ? é necessário ? indiferente ? melhor prevenir que remediar ?

Outra questão, supondo que tenho os led´s brancos, com o valor certo nas resistências, mas neste caso na vez de estar a usar pilhas comum, estou a usar um transformador AC-DC 12V com 800 mA, neste caso é necessário na mesma o circuito estabilizador ? ou o transformador já faz a coisa ?

e para concluir :P sinceramente, não vejo onde esta a vantagem em utilizar o circuito estabilizador :S, entao, neste caso estou a utilizar pilhas 4.8 V 2000mA (acho eu) se lhe meter as resistências corretas, a voltagem nunca sobe, o máximo que pode acontecer é descer quando a pilha ficar fraca, na amperagem acontece o mesmo :S ... logo nao se devia queimar...

Amanha se tiver tempo, já meto aqui umas fotos do sucedido e da lanterna que quero modificar.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2011, 00:51 por Bony »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Modificação de lanterna
« Responder #31 em: 11 de Outubro de 2011, 01:55 »
Mas os leds ao aquecerem alteram a sua resistência e isso pode fazer com que consumam mais corrente, e depois aquecem mais e consomem mais corrente e puff.
Se usares uma fonte de corrente a corrente vai ser sempre constante, logo não há puff.
Avr fanboy

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Modificação de lanterna
« Responder #32 em: 11 de Outubro de 2011, 02:23 »
Os leds não são tão ruins! Tenho LEDs em casa ligados há muitos anos e funcionam perfeitamente (estão somente com um resistor)

Geralmente, quando calculo LEDs em geral, coloco sempre um pouco mais baixo independentemente da cor.


Respostas às perguntas:
1) Os LEDs brancos não tem muitas coisas em especial. Logo, caso queiras usar fonte de corrente em LED branco, podes usar nos coloridos também.

2) Quando usares um transformador, precisas abaixar um pouco mais a tensão (talvez com um zener), e de diodos. Não vejo necessidade em por condensadores para filtrar a tensão, pois o LED piscará tão rápido que não podemos ver. Um transformador não tem proteção contra a corrente! Ele pode fornecer até 800mA sem abaixar muito a tensão. O zener é mais indicado para evitar problemas. Se colocarmos um resistor, ele dissiparia muita potência e estaria mais vulnerável à variação de resistência interna do LED.


Um detalhe que me ocorreu agora:
Os que acreditam que fonte de corrente seja melhor, pensam em colocá-la para cada LED ou para todo o conjunto? Se for para cada LED, uma lanterna de 20 LEDs teria uma placa gigante. Se for para o conjunto, um resistor limita a corrente do mesmo modo.



Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Modificação de lanterna
« Responder #33 em: 11 de Outubro de 2011, 09:09 »
2) Não vejo necessidade em por condensadores para filtrar a tensão, pois o LED piscará tão rápido que não podemos ver.

Porquê? então LED vai estar a piscar à frequência de 100Hz, visto ser rectificação completa. Ou seja, vai estar sempre sem o brilho máximo, porque a corrente é pulsatória !
O COndensador estabiliza a tensão para que esta não seja pulsatória mas sim constante o mais possivel. Assim o LED já não pisca, mesmo que não se veja.




Um detalhe que me ocorreu agora:
Os que acreditam que fonte de corrente seja melhor, pensam em colocá-la para cada LED ou para todo o conjunto? Se for para cada LED, uma lanterna de 20 LEDs teria uma placa gigante. Se for para o conjunto, um resistor limita a corrente do mesmo modo.

Hum? Gigante se for com componentes discretos (com pernas). Com SMD é mínimo, e depois pode-se usar o espelho de corrente para cada LED e usar metade dos transistores, em vez de 2 por cada LED, passaria a ser 1 transistor por LED onde o primeiro LED tem sempre que ter 2 transistores.


Como se tem vindo a explicar, o uso de fonte de corrente é imperativo para ter os LEDs com o pleno de eficiência até ao fim da vida (muito muito longa).
Também podem usar resistências, mas o LED vai perdendo características, mesmo sem o olho humano notar; porque a variação é muito lenta.

mas não se esqueçam de uma situação ::
Há a maneira correcta de fazer as coisas e há a maneira desenrrascada de fazer as mesmas. Vai depender do orçamento.

custo de transistores (eu sei que é só uma lanternar, mas vamos ver em quantidade) ::
100pcs:€0.015 - http://pt.mouser.com/ProductDetail/NXP-Semiconductors/BC847T115/?qs=sGAEpiMZZMvTzqKFuy68GK46y1CNE9clcbN3s6KzgBA%3d

100pcs:€0.018 - http://pt.mouser.com/ProductDetail/ON-Semiconductor/BC848BWT1G/?qs=sGAEpiMZZMvTzqKFuy68GDlZXbzsTKXWdTvDbpsNzMU%3d

E se formos para os milhares, então ainda fica mais ridiculo.
Se for comprado directamente ao fabricante, então ainda baixa mais.


Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Modificação de lanterna
« Responder #34 em: 11 de Outubro de 2011, 10:08 »
Mas não podemos negar que acaba com parte do problema do aquecimento caso ele pisque...

Um detalhe: provavelmente a pessoa que pediu ajuda para isso não saberá usar/soldar componentes SMD e talvez nem calcular o transistor. Não poderíamos estar a criar todo este debate sem motivos?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Modificação de lanterna
« Responder #35 em: 11 de Outubro de 2011, 10:22 »
Mas não podemos negar que acaba com parte do problema do aquecimento caso ele pisque...

Não acaba, reduz. Aquecer, aquece sempre.
E o brilho também desce, a não ser que se aumente a corrente do LED.



Um detalhe: provavelmente a pessoa que pediu ajuda para isso não saberá usar/soldar componentes SMD e talvez nem calcular o transistor. Não poderíamos estar a criar todo este debate sem motivos?

Nunca é sem motivo. Não esquecer que a pessoa que necessita de ajuda, não é a única a ler o forum: pode aparecer mais alguém com sintomas semelhantes.
É sempre bom deixar informação disponivel.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Modificação de lanterna
« Responder #36 em: 11 de Outubro de 2011, 16:54 »
uma questão, supondo que temos uma bateria de 12v e fornece 2A (valores ao calha), usando um regulador 7805 para fornecer 5v aos leds e para calculo das resistencias nos leds usamos a lei de ohm, como já foi dito anteriormente.
na questao que eu quero chegar é a seguinte tendo leds em paralelo a tensao para eles vai ser igual, mas a corrente que o LM7805 tem de fornecer para cada led soma, ou seja se cada um trabalhar com 20ma se usar dois temos de somar o que da 40ma, agora usando os transistores para limitar a corrente e usando o esquema deste link http://lusorobotica.com/index.php?topic=2877.msg29554#msg29554 terei de fazer as contas para a corrente que preciso, se usar 4 leds da 80ma entao tenho de calcular a resistencia para que a  corrente a fornecer seja este valor

estou correcto do que disse?

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Modificação de lanterna
« Responder #37 em: 11 de Outubro de 2011, 21:50 »
algo me esta a escapar... diga-me lá o que é que vocês querem dizer com "fonte de corrente" ?

é que a minha fonte tanto fornece corrente como tensão :S

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Modificação de lanterna
« Responder #38 em: 11 de Outubro de 2011, 22:11 »
algo me esta a escapar... diga-me lá o que é que vocês querem dizer com "fonte de corrente" ?

é que a minha fonte tanto fornece corrente como tensão :S

numa fonte se estiver ligada tens sempre tensao nos terminais, caso ponhas algo ligada nela, entao ai estara a consumir um determinado valor de corrente

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Modificação de lanterna
« Responder #39 em: 11 de Outubro de 2011, 23:13 »
Realmente a fonte de tensão fornece tensão e corrente e a fonte de corrente também!

A diferença entre elas é sobre o que é fixo.
Numa fonte de tensão, a tensão é fixa, como exemplo: 12V DC. Se colocares uma carga de 100 ohms, terás uma corrente de 120mA.

Na fonte de corrente, a corrente é fixa e a tensão dependerá da carga. Exemplo dos LEDs, a fonte fornece 20mA e a tensão do LED dependerá de sua resistência interna.

Percebeste a diferença?
« Última modificação: 11 de Outubro de 2011, 23:32 por vicardosof »

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Modificação de lanterna
« Responder #40 em: 14 de Outubro de 2011, 12:34 »
Sim percebi :)

Aqui ficam umas fotos da coisa:

a lanterna original mordida pelo meu cao:



Led + resistors:



já tudo soldado e colado



















Suporte para as pilhas:



Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Modificação de lanterna
« Responder #41 em: 14 de Outubro de 2011, 14:05 »
Deixo aqui um pequeno video da lanterna ligada a fonte ... há certas posicoes que se ve que alguns led´s já se queimaram, mas nao é bem visivil. depois de fazer o filme deixei a lanterna ligada a fonte +/- 15 minutos ate que se fundiram os led´s todos lá aqueceram e pufff



estive a pesquisar sobre estabilizador de corrente, encontrei muitos esquemas, alguns que nem percebo :S mas em particular encontrei este que achei simples e pequeno, o que é bom porque assim cabe dentro da lanterna sem problema, agora nao sei é como alterar aquilo para ir ligar todos os led que tenho, que sao 9.

http://users.telenet.be/davshomepage/current-source.htm

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Modificação de lanterna
« Responder #42 em: 14 de Outubro de 2011, 14:51 »
Das primeiras linhas do Google ::


Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Modificação de lanterna
« Responder #43 em: 14 de Outubro de 2011, 23:43 »
Aquele fio que vai da resistencia 4.7k vai ligar onde ?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Modificação de lanterna
« Responder #44 em: 14 de Outubro de 2011, 23:51 »
Aplicando tensão, liga o circuito. Aplicando Massa, desliga o circuito.

Visto ser ligado numa lanterna, pode ligar directamente ao VCC.