collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Que melhor material para não bloquear os UV?  (Lida 4912 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Que melhor material para não bloquear os UV?
« em: 28 de Janeiro de 2020, 22:54 »
Que tipo de material translúcido será menos bloqueador dos raios UV, destes que listo?
São itens que se arranjam nas lojas tipo Leroy Merlin ou de fácil acesso

Policarbonato 3mm
Placa PVC 2.5mm
Vidro sintético (designação na loja AKI) 2.5mm
Vidro sintético anti-reflexo 1.2mm (idem AKI)
Vidraça de janela 3mm
Vidro de scanner 3mm
Acrílico 2.5mm

Gama UV, seria na gama dos UV para fotossenbilização.

Acho que já alguém aqui algum user andou a testar alguns materiais, mas não encontro o tópico e não sei como foram os resultados aos testes.



Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Que melhor material para não bloquear os UV?
« Responder #1 em: 30 de Janeiro de 2020, 23:47 »
Vidro, diria eu.

Fiz testes aqui:



SC.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Que melhor material para não bloquear os UV?
« Responder #2 em: 31 de Janeiro de 2020, 18:07 »
Como funcionou na prática? Não fez mais testes a outro materiais, como o vidro de scanners por exemplo?
E onde arranjou os filtros? Os filtros não quebram também os UV?
Não experimentou jogar com as inter-distâncias das lâmpadas ou mesmo colocar mais lâmpadas e com a altura do vidro para ver qual a melhor maneira de homogeneizar a luz UV?

E aquelas App que lêem os valores UV, seria uma boa ajuda até para testar diferentes tipos de lâmpadas ou podemos dar cabo da câmara do tlm com estas lâmpadas UV?
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2020, 18:18 por brunus »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Que melhor material para não bloquear os UV?
« Responder #3 em: 31 de Janeiro de 2020, 18:40 »
O vídeo acima é o segundo de dois. O primeiro é este e eu suponho que respondo lá à maioria dessas dúvidas:



O vidro que usei veio de um vidraceiro. Não testei outros vidros porque os não tinha em dimensões apropriadas.

Entretanto, não me parece que possa estragar a câmara tanto mais que o UV é, a olho nu, muito mais potente do que no meu telemóvel (usado na gravação) transparecia, o que significa que o meu telemóvel é um bocado cegueta ao UV. Quanto a medições com telemóveis, não sei. Eu preferi usar a luminescência como método de medição e a olho.

Atenção que estas lâmpadas emitem muito mais UV do que parece. Cuidado com os olhos. Se possível use óculos amarelos. Embora a olho nu elas já pareçam bastante potentes, são-no ainda mais potentes do que os olhos nos parecem transmitir. A força da luminescência comprova-o.

SC.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Que melhor material para não bloquear os UV?
« Responder #4 em: 31 de Janeiro de 2020, 18:45 »
Neste outro vídeo, aos 2:30, falo dos resultados.



sc

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Que melhor material para não bloquear os UV?
« Responder #5 em: 31 de Janeiro de 2020, 19:53 »
Atenção que estas lâmpadas emitem muito mais UV do que parece. Cuidado com os olhos. Se possível use óculos amarelos. Embora a olho nu elas já pareçam bastante potentes, são-no ainda mais potentes do que os olhos nos parecem transmitir. A força da luminescência comprova-o.
Mas essa lâmpadas não são aquelas que são usadas nas discos bares para criar aquele efeito fluorescente na roupa branca? E não se distribuem óculos especiais nesses sítios :)
E que diferença têm essas em relação às lâmpadas usadas nas armadilhas dos mosquitos e moscas?


Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Que melhor material para não bloquear os UV?
« Responder #6 em: 31 de Janeiro de 2020, 22:18 »
Conforme o comprimento de onda tens 3 UV's
Não deves querer "brincar" com lâmpadas de UV-C que são normalmente usadas para fins germicidas.

Há sensores de UV baratos para os arduinos pelo que deves conseguir fazer uma medição quantitativa dos vários materiais, só não sei se são confiaveis.

Um video o Big Clive sobre o assunto.


Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Que melhor material para não bloquear os UV?
« Responder #7 em: 31 de Janeiro de 2020, 22:28 »

[/quote]
Mas essa lâmpadas não são aquelas que são usadas nas discos bares para criar aquele efeito fluorescente na roupa branca? E não se distribuem óculos especiais nesses sítios :)
E que diferença têm essas em relação às lâmpadas usadas nas armadilhas dos mosquitos e moscas?
[/quote]

Provavelmente são do mesmo tipo e são de evitar. Sempre que pareçam fracas mas provoquem uma luminescência dos diabos quer dizer que só vemos uma quantidade minúscula do que lá está.

As das moscas provocam pouca luminescência ... quando não são do tipo piranha. Devem ser colocadas em locais que não deem hipótese de ser directamente olhadas. Conheço um gajo que tinha uma mercearia e andava no médico porque sentia areia nos olhos. Teve a sorte de lá aparecer um vendedor de lâmpadas que o alertou.

SC

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Que melhor material para não bloquear os UV?
« Responder #8 em: 02 de Fevereiro de 2020, 22:15 »
Boas  :)

Tenho usado lâmpadas fluorescentes normais com sucesso, até que pode demorar mais um bocadinho, mas nem me importo.
Recuperei a caixa de um scanner para o aparato.
Entre as lâmpadas e o vidro, coloquei um daqueles filtros dos LCDs para ficar mais homogéneo.

17min em FR4 com duas lâmpadas de 10W, mínima largura de pista 0.2mm usando acetatos

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Que melhor material para não bloquear os UV?
« Responder #9 em: 02 de Fevereiro de 2020, 23:30 »
Quando fiz o trabalho acima referido, fiquei espantado porque bastavam 20 a 30 segundos para impressionar a película. O UV era muito mais forte do que parecia.

SC

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Que melhor material para não bloquear os UV?
« Responder #10 em: 03 de Fevereiro de 2020, 13:59 »
20...30 segundos é muito rápido, isso requer um temporisador e uma boa uniformidade de exposição  :o

Lembro-me que o 1º expositor que fiz, literalmente com um backlight LCD demorava 50min   :-[

De qualquer forma sempre era mais rápido do que as canetas de acetato... experimentem um circuito de 13ICs à mão usando as canetas, uma experiência a não repetir  : ;D

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Que melhor material para não bloquear os UV?
« Responder #11 em: 03 de Fevereiro de 2020, 22:45 »

 Conheço um gajo que tinha uma mercearia e andava no médico porque sentia areia nos olhos. Teve a sorte de lá aparecer um vendedor de lâmpadas que o alertou.

SC

O talhante aqui do bairro tinha a lâmpada do exterminador de moscas queimada foi comprar outra e o tipo que o atendeu, deu-lhe uma lâmpada germicida por engano, o resultado foi baixa para os dois( talhante e empregado) quase cegos, mas recuperaram após umas semanas,
Na aquariofilia utiliza-se filtro UV nalguns casos e quando andei pesquisando algo para que a lâmpada não ficasse banhada pela agua que a poderia danificar e tirar a eficiência já que não ia deixar atingir a temperatura ideal de funcionamento, o que é aconselhado é uma manga de quartzo pois é o material utilizado pelas fabricas é o material das próprias lâmpadas.
PDI

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que melhor material para não bloquear os UV?
« Responder #12 em: 04 de Fevereiro de 2020, 10:08 »
Ou mais fácil, vidro borosilicato(talvez chamem na giria de quartzo).
Avr fanboy