collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Home-made encoder  (Lida 8430 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Home-made encoder
« em: 27 de Junho de 2012, 15:13 »
Boas, ultimamente tenho andado a tentar construir um encoder relativamente simples, a minha última criação foi um encoder com um simples led vermelho e uma resistência sensível a luz (ldr) tal como mostra a imagem:



A questão e que a saída deste sistema é analógico e com um tempo de atraso relativamente alto, o que faz com que o sinal que obtenho não seja muito fiável como podem ver pelas imagens obtidas com o processing do sinal analógico:



(sinal obtido com o motor em rotação uniforme) (P.S. o sinal em questão é o de cima)

A questão e que como podem ver o sinal não e muito sequencial varia muito na amplitude e pior que isso a primeira vista também no tempo.
Eu poderia melhorar isto utilizando um led de alta luminosidade e um ldr com menor resistência bem como aumentar a área preta no rotor (chapa do encoder, e pinta-lo um pouco melhor :p)
A questão e gostaria que me dessem ideias de como melhorar este sistema, já estive a ver fotodíodos mas não sei se a implementação e tão simples como esta e se os mesmo apenas são sensíveis aos leds infravermelhos ou se há vários tipos de fotodíodos para diferentes frequências de onda, se os infravermelhos atravessam a parte preta etcetc

P.S. estive a ver este video, gostava de saber como e que ele consegue uma forma de onde digital daquelas? ele usa o tal foto diodo certo?

Qual a gama de preços destes diodos nas lojas fisicas de electronica +-?

Aguardo sugestões.
Muito obrigado desde já, e desculpem a minha falta de experiencia.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Home-made encoder
« Responder #1 em: 27 de Junho de 2012, 17:33 »
Muitas(senão todas) as impressoras têm destes:



De um lado LED IR e do outro um fotodiodo sensível a IR que dá valores analógicos(que se metem em digitais facilmente com um trasistor e uma resistência(ou um potenciómetro e até controlas a sensibilidade quando queres sem mexer no programa));

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Home-made encoder
« Responder #3 em: 27 de Junho de 2012, 20:41 »
O plástico não permite passagem de infra-vermelhos, e se permitir a passagem, vai atenuar bastante a intensidade do led.
Isso do ruido, pode ser por teres simplesmente pintado com uma caneta, experimenta meter fita cola preta onde tens isso pintado, e é normal ter ruido, mas isso filtras em hardware, para além de que usar ADC para encoders é muito lento.
Avr fanboy

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Home-made encoder
« Responder #4 em: 27 de Junho de 2012, 21:39 »
Muitas(senão todas) as impressoras têm destes:



De um lado LED IR e do outro um fotodiodo sensível a IR que dá valores analógicos(que se metem em digitais facilmente com um trasistor e uma resistência(ou um potenciómetro e até controlas a sensibilidade quando queres sem mexer no programa));

Nos ratos também encontras disso e o encoder já feito.
Alfredo Garcia

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Home-made encoder
« Responder #5 em: 27 de Junho de 2012, 23:24 »
Boas em muitos equipamentos encontras disso, como foi falado, impressoras, ratos,...., depois tens outros equipamentos, nao com nesse formato...., por ex. nos comandos das tv's tens um emissor IR, na tv tem o receptor, em alguns telemoveis tb encontras....

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Home-made encoder
« Responder #6 em: 28 de Junho de 2012, 00:08 »
Ratos de "bolinha" vem logo com o circulo furado com 30-50 "buracos".

Infelizmente não cabem num dos meus projectos correntes... mas queria mesmo usar.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Home-made encoder
« Responder #7 em: 28 de Junho de 2012, 01:20 »
Para melhorares o teu sistema usa fita cola preta em vez da caneta, de forma a ficar completamente opaco.
Aumenta o numero de zonas pretas.
Faz as leituras em modo digital.
Acho que assim vais conseguir melhorar os resultados.

Se quiseres evoluir ainda mais, então troca isso por um encoder em condições que podes encontrar facilmente em ratos de bola ou em impressoras.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Home-made encoder
« Responder #8 em: 28 de Junho de 2012, 09:16 »
Ok muitíssimo obrigado, por acaso tenho 3 desses encoders de impressora mesmo aqui  : ) o que acontece e que não estava a conseguir nada com eles e decidi criar o meu próprio.

Eu hoje a noite e amanha vou voltar a experimentar desta vês com o "osciloscópio Arduíno" o da impresora e o actual com fita preta.

Muito obrigado pelas sugestões logo digo o que consegui.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Home-made encoder
« Responder #9 em: 28 de Junho de 2012, 20:30 »
poliveira estive a ver os produtos no link que enviaste, muito obrigado, mas gostava de comprar em loja física em lisboa, por exemplo nesta loja:   http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=324_278_284
 Eles têm uns dispositivos chamados led receptor de infravermelhos esse e que é o tal foto díodo certo?
Se assim for vai sair mais barato do que pensei  : )

Ps. Podem mandar um esquema do tipo fritzing ou semelhante desse tal circuito analógico para digital que referiram acima? desculpem mas a minha experiencia na electrónica e quase nenhuma

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Home-made encoder
« Responder #10 em: 28 de Junho de 2012, 21:13 »
poliveira estive a ver os produtos no link que enviaste, muito obrigado, mas gostava de comprar em loja física em lisboa, por exemplo nesta loja:   http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=324_278_284
 Eles têm uns dispositivos chamados led receptor de infravermelhos esse e que é o tal foto díodo certo?
Se assim for vai sair mais barato do que pensei  : )

Ps. Podem mandar um esquema do tipo fritzing ou semelhante desse tal circuito analógico para digital que referiram acima? desculpem mas a minha experiencia na electrónica e quase nenhuma
Precisas do par emissor/receptor, os integrados da tayda já são um par.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Home-made encoder
« Responder #11 em: 28 de Junho de 2012, 23:36 »
Quer disser que não posso usar um par emissor/transmissor por exemplo este conjunto?
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=324_278_284&products_id=54757
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=324_278_284&products_id=54755
Apenas preciso de um simples sinal analógico ou digital não queria complicar com aqueles receptores mais caros com frequência e isso.

Por enquanto acabei por melhorar um pouco o meu ultimo sistema utilizando um led de alta luminosidade e fita cola preta, também melhorei o código usando uma maior frequência e o resultado melhorou bastante:)



Uploaded with ImageShack.us

Mesmo assim ainda quero experimentar os fotodíodos caso possa usar um par LEDIR/FOTODIODO semelhante aos que mencionei nos links que eu pus acima (baratinhos)