collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ideia Entrada para 1Servo Robot Chalenge  (Lida 4364 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Reonarudo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 114
  • Nano Soldering Master
Ideia Entrada para 1Servo Robot Chalenge
« em: 28 de Maio de 2009, 11:58 »
Bem eu finalmente desisti do walker que está com problemas nas pernas que não vou conseguir resolver até o final do desafio mas que posto nos projectos concluidos logo que acabe. Aqui está a minha ideia de recurso:
Isto esta desenhado de forma a caber tudo dentro de uma daquelas caixas vermelhas de queijo TerraNostra que foi o que tambem usei para o walker XD

A ideia é a seguinte um submarino que mede a qualidade da àgua atravez da espectroscopia da mesma.


Hoje mais tarde coloco mais detalhes e algo mais perceptivel.


EDIT:

Ok removi o CMOS que não é necessário para o objectivo deste robot e estaria alimitar o nº de entradas no arduino.
Agora com mais bom aspecto fica aqui o desenho com atenção de que não está à escala mas com garantia que tudo cabe lá dentro.

« Última modificação: 28 de Maio de 2009, 12:30 por Reonarudo »
Leonardo Marques

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Ideia Entrada para 1Servo Robot Chalenge
« Responder #1 em: 28 de Maio de 2009, 12:15 »
Reonarudo,

Parece-me uma ideia bastante boa e com utilidade, talvez até existam empresas interessadas! Força com o teu trabalho e vai colocando aqui os teus progressos, se tiveres alguma dificuldade com alguma coisa é so colocares o teu problema aqui! E além do mais, há sempre representantes de várias empresas a espreitar o que se faz por aqui! :D

Excelente ideia! :D
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline Reonarudo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 114
  • Nano Soldering Master
Re:Ideia Entrada para 1Servo Robot Chalenge
« Responder #2 em: 28 de Maio de 2009, 12:40 »
Obrigado,
Mas isto tão depressa não anda para a frente porque o meu orçamento está super limitado.
Aproveito para esplicar que a espectroscopia seria feita consoante a quantidade de luz absorvida antes de acender o LED para medir a "quantidade de luz" ambiente e apos acender cada cor do LED para medir a "quantidade de luz" reflectida de cada cor e apartir daí criando um histograma de cor podiamos "medir a cor" da água, ou outro liquido navegavel.

Acho que poderia ser util para verificar a sujidade da água ou a existência de algum químico a alguma profundidade, limitado pelo alcanse do Xbee que não conheço dentro de água.

A desvantagem de retirar o CMOS é não poder analisar a imagem do liquido sobe efeito da cor pretendida que poderia dar mais alguma informação. Mas por outro lado baixa o custo de implementação e a quantidade de dados a serem processados pelo arduino que tambem não é nenhum super computador...
Leonardo Marques

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Ideia Entrada para 1Servo Robot Chalenge
« Responder #3 em: 28 de Maio de 2009, 13:05 »
Olha que às vezes dos conceitos e implementações mais simples, saiem os melhores aparelhos!
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Ideia Entrada para 1Servo Robot Chalenge
« Responder #4 em: 28 de Maio de 2009, 16:32 »
A ideia está boa :)

Agora um pouco off-topic pois não faz parte da avaliação do concurso. A comunicação dentro de água não é assim tão simples, pelo que sei há muito problemas associados a isso.

Offline Reonarudo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 114
  • Nano Soldering Master
Re:Ideia Entrada para 1Servo Robot Chalenge
« Responder #5 em: 28 de Maio de 2009, 21:50 »
Por acaso não sabia disso
Como alternativa em vez do Xbee nesse caso poderiamos armazenar tudo para um SD card e recolher a informação depois
Leonardo Marques

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Ideia Entrada para 1Servo Robot Chalenge
« Responder #6 em: 28 de Maio de 2009, 21:57 »
é um boa ideia. Aliás quem tiver por ai um xbee que o coloque dentro de um embalagem e que o mande para dentro de agua para ver se consegue transmitir dados

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Ideia Entrada para 1Servo Robot Chalenge
« Responder #7 em: 28 de Maio de 2009, 22:59 »
Citar
xbee que o coloque dentro de um embalagem e que o mande para dentro de agua para ver se consegue transmitir dados

Se for num reservatório de água pequenino.. provavelmente até vão conseguir.. agora se o metem a uns 2..3 metros de profundidade provavelmente é para esquecer.. as ondas electromagnéticas não se propagam dentro de água. Por acaso o projecto de investigação em que estou a trabalhar na UAlg pretende colmatar esse problema utilizando ondas sonoras que  podem até dar a volta ao planeta! Além disso o som dentro de água propaga-se mais depressa do que fora de água...fora de água tem a velocidade de cerca de 345m/s e dentro de água passa a ter velocidade de 1500m/s. Resumindo.. só funcionará para profundidades mesmo muito pequenas!
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Reonarudo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 114
  • Nano Soldering Master
Re:Ideia Entrada para 1Servo Robot Chalenge
« Responder #8 em: 29 de Maio de 2009, 20:46 »
Pois é confirmei ontem isso. Se bem que há técnicas alternativas novas de transmissão  que conseguem um alcance de +-1000m e tbr de 1Mbs era só uma questão de investigar como isso funciona e implementar.
http://www.wirelessfibre.co.uk/Content/press/articles/Eureka%20Nov%2005%20-%20Radio%20waves%20transmit%20info%20underwater.pdf

EDIT:
http://www.dtic.mil/cgi-bin/GetTRDoc?AD=ADA453796&Location=U2&doc=GetTRDoc.pdf
« Última modificação: 29 de Maio de 2009, 20:51 por Reonarudo »
Leonardo Marques

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Ideia Entrada para 1Servo Robot Chalenge
« Responder #9 em: 30 de Maio de 2009, 01:03 »
Eu sabia desses problemas porque existe um laboratório de submarinos na FEUP e sei que têm feito descobertas nesse sentido.